segunda-feira, 30 de abril de 2007

II e III Divisões

Subidas e descidas confirmadas

Subidas: Valdevez (III), Caldas (III), Lagoa (III), Quarteirense (D), Arouca (D), Morais (D), Figueirense (D), Igreja Nova (D) e Valenciano (D), E. Portalegre (D), Vidago (D)

Nota: U. Madeira e Fátima (II) garantiram presença nos ply offs de acesso à LH

Descidas: D. Chaves (LH), Maia (II), D. Sandinenses (II), U. Lamas (II), Portomosense (II), Mirandense (II), Brarreirense (II), E. V. Novas (II), Cabeceirense (III), Canedo (III), P. Brandão (III), Bidoeirense (III), Lourel (III), Serpa (III)

CAMPEÃO NACIONAL - TÉNIS DE MESA



O SPORTING conquistou ontem o 29º título de CAMPEÃO nacional de ténis dem mesa, sucedendo o S. Roque.

Resultado do PlayOff:
Sporting 4 2 S. Roque

Liga Bwin - 27ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA

  1. D. Aves. A equipa ganhadora da jornada. Venceu fora a Naval e beneficiou da derrota do beira mar e do empate de V. Setúbal. Uma passo grande rumo à permanência.
  2. P. Ferreira. Apesar do empate (e da má arbitragem), a verdade é que mais uma vez a equipa está no positivo da jornada. A equipa está mais perto da Europa, já que o adversário mais directo (U. Leiria) continua com os mesmos 4 pontos de distância e já só faltam 3 jogos.
  3. Boavista. Após várias críticas, esta semana merece elogios. Foi uma vitória inteiramente justa, aquela que conseguiu frente ao (favorito) FC Porto. Uma exibição muito boa e urge a pergunta "Por onde andava este Boavista?"
  4. Varela. Um golo merecido para um dos melhores do V. Setúbal
  5. Dady. Já é um dos melhores marcadores do campeonato
  6. Sporting. Um empate que pode valer 6 milhões de euros

NEGATIVO DA JORNADA

  1. Carlos Duarte. Pela 1ª vez refiro a arbitragem no meu blog. Foi muito má a sua prestação no P. Ferreira-U. Leiria
  2. Marítimo. Ainda não foi desta. Empatou em Setúbal. Época (novamente frustrante. Contudo um + para Lipatin.
  3. Dauto Faquirá. Desde que renovou ainda não ganhou.
  4. Naval. Não há meio de ganhar. Será Rogério Gonçalves o salvador?
  5. V. Setúbal. A permanência (e o futuro) estão seriamente comprometidos.
  6. Fernando Santos. O Benfica empatou 1-1 em casa. nem campeonato (nem 2º lugar), nem Taça de Portugal, nem Europa. Mais uma época asem ganhar nada. note-se no entanto a exibição de Miccoli e o tempo de que o SLB não perde par o campeonato.

Liga de Honra - 27ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  1. V. Guimarães. A equipa vimaranense goleou o Rio Ave, 2º classificado e o sonho da subida fica mais perto de se realizar. Mesmo assim, dista ainda 2 pontos. Destaque ainda para Rabiola
  2. Portimonense. A vitória (pela margem mínima) perante o D. Chaves permitiu que a equipa saísse da zona de descida.
  3. Gil Vicente, Portimonense, Vizela e Olhanense. Todos venceram e fugiram aos lugares de despromoção
  4. Gouveia. O médio faz valer a sua experiência (33 anos) e em 3 meses já é o melhor marcador do Vizela (6 gm). Tem rubricado excelentes golos e exibições. Pedra basilar na (previsível) permanência do Vizela

NEGATIVO DA JORNADA

  1. D. Chaves. Confirmou-se o previsível: a DESCIDA de divisão. A equipa transmontana 22 anos depois regressa à 2ª divisão, depois da derrota de ontem frente ao Portimonense. Pergunto porquê? É certo que a equipa tem uma estabilidade (directiva e financeira) invejável, mas os jogadores são de qualidade duvidável (recrutados na sua maioria a clubes secundários). Outros vieram já em cima do fecho do mercado e não compensarem as saídas de jogadores influentes. Cássio e Wegno deixaram saudades. Contudo há a assinalar pelo menos dois nomes Riça e RUI SAMPAIO (este é ex júnior, proveniente dos escalões de formação, marcou 3 golos e tem conseguido boas exibições). Mais causas: a competência dos treinadores. Se António Caldas desiludiu, Ricardo Formosinho e António Borges foram más escolhas.
  2. Ol. Moscavide. Já se previa, caiu em zona de descida. Muito prometeu na 1ª volta, mas esta 2ª está a ser verdadeiramente horrível...
  3. Trofense. E agora sem Reguila? A equipa não ganha nem marca.
  4. Feirense e Santa Clara. Que acabe o campeonato! As equipas estão totalmente desmotivadas.

sábado, 28 de abril de 2007

CAMPEÃO NACIONAL - HOQUEI


O FC PORTO sagrou-se esta tarde CAMPEÃO nacional de hoquei em patins.

Venceu o SL Benfica por 5-0.

O FC Porto sagrou-se hoje hexacampeão d e hóquei em patins, feito inédito na modalidade, ao golear o rival Benfica (5-0 ), no terceiro jogo da final do "play-off", disputado no Pavilhão Municipal de Fânzeres.

Os dragões chegaram ao 16º título do seu historial, depois de conseguirem hoje a terceira vitória sobre o Benfica, no espaço de uma semana e após os triunfos nos dois primeiros jogos (3-2 nas grandes penalidades em Fânzeres, e 2-3 no tempo regulamentar na Luz).

O Benfica, que conta com 20 títulos de campeão, necessitava de uma vitória para poder continuar a sonhar com o troféu que lhe foge desde a época 1997/98.

Esta temporada com a introdução de um modelo de "play-off", com a final a jogar-se à melhor de cinco, acreditava-se que o equilíbrio poderia ser maior, mas o FC Porto dominou a fase regular e acabou por se impor nos jogos finais ao Cambra, Oliveirense e Benfica.

No encontro de hoje, que contou com a presença de Pinto da Costa no apoio à equipa, o FC Porto não deu quaisquer hipóteses e ao contrário do equilíbrio verificado nos quatro jogos disputados esta época entre as duas equipas, foi de uma supremacia avassaladora.

Os golos do hexacampeão foram apontados por Reinaldo Ventura, Emanuel Garcia , Filipe Santos, Jorge Silva e Pedro Gil.

In O Jogo

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Superliga 26ªJ

POSITIVO DA JORNADA
  1. Paulo Duarte. Finalmente uma vitória (1-0 ao Nacional de Jokanovic)
  2. P. Ferreira. Quem diria... a equipa com o plantel mais curto e com um orçamento baixo e rigorosos, já está em zona europeia
  3. FC Porto. Está quase... Destaque positivo para Bruno Alves.
  4. Alecsandro. O avançado do Sporting é discreto. Mas nesta jornada marcou 3 golos à Naval. Já leva 7

NEGATIVO DA JORNADA

  1. 2 jogos à 2ª feira? Porquê?
  2. Boavista. Mais uma derrota. a equipa está a atravessar um péssimo momento, como há muito não se via. Jaime Pacheco não correspondeu às expectativas. Com a forma de jogar bastante característica, a equipa para além de não conseguir bons resultados, exibições, ganha só na indisciplina
  3. Marítimo. falhanço total esta época. O novo treinador não fez bem à equipa. O clube que tanto dinheiro gasta na formação, não aposta nela na equipa principal (!). Impões-se a questão. Para quê tanto investimento na formação, se não é devidamente aproveitado?
  4. Mariano Barreto. O mesmo da semana passada

Liga de Honra 26ª Jornada





POSITIVO DA JORNADA
  1. Leixões. O vencedor da jornada. Reassumiu finalmente a liderança - 5 jornadas depois e a ter perdido para o Rio Ave. O Leixões ganhou 2-0 ao Vizela (golos de J. Gonçalves e P. Moita)e perante um estádio bem composto (5.500). Venceu o convenceu
  2. Gabi. O médio ofensivo contratado ao Fiães (II D) marcou o seu 3º golo e contribuiu +para a vitória por 3-0 do Feirense contra ao Olhanense.
  3. 4 dos 5 últimos venceram (Estoril, Gil Vicente, Portimonense e Gil Vicente). Mal ficou o Ol. Moscavide que perdeu com o último (D. Chaves)
  4. Rabiola. O médio torna a destacar-se. tem 19 anos, foi formado no V. Guimarães e pode ser encarado como uma das revelações do campeonato. Mas pergunto, porquê só agora é que está nos seniores?

NEGATIVO DA JORNADA

  1. Ol. Moscavide. 8 jogos sem ganhar. De uma posição confortável na tabela, cai para antepenúltimo, a 1 ponto de cair em zona de descida. O clube "satélite" de SCP e SLB está em maus lençóis.
  2. Penafiel. O que se disse na semana passada, com a agravante de 3 jogadores terem sido expulsos.
  3. Santa Clara. Depois do Feirense, esta semana foi a equipa açoriana a dizer adeus à subida de divisão, que perdeu em casa 0-1 com o Varzim.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Carlos Brito despedido

Já era esperado.
Caros Brito foi despedido do Nacional, ainda antes da época acabar.

O Nacional anda longe da Europa e por diversas vezes foi aqui referida a sua má performance.

Já é a 2ª vez que Carlos Bruito não cumpre com os objectivos depois de no ano passado ter ficado fora da zona europeia com o Boavista. Parece que se dá mal fora de Vila do Conde.

O ex-treinador será sucedido pelo, até então técnico principal da equipa de Juniores do Clube, a disputar actualmente o Campeonato Nacional da I Divisão - Zona Sul. O sérvio Pedrag Jokanovic, de 38 anos, irá orientar a equipa até ao final da época. Na sua ainda curta carreira como treinador, Jokanovic conquistou o Campeonato Regional da I Divisão em Juniores, tendo conseguido assim a subida à I Divisão Nacional.

O Nacional está apostar num jovem e promissor técnico.

(Faz lembrar a ascenção de Paulo Bento a treinador principal dos seniores do Sporting com as devidas adaptações, obviamente)

terça-feira, 17 de abril de 2007

Benfica 0 0 Sp. Braga


O Benfica ontem empatou a zero bolas com o Braga e pode ter comprometido a única conquista que lhe resta: o campeontao.

Esta semana foi negativa em todos os aspectos:

Campeonato: o SLB não ganha há 3 jogos e ciu para 3º. está a 5 do FCP e a 1 do SCP. As chances de conquistar o 1º lugar são reduzidas e até o 2º lugar que dá apuramento directo para as competições europeias está em risco.

o ano de 2006 foi um deserto. A equipa não ganhou rigorosamente nada. 2007 parece que vai ser a mesma coisa.

Taça de Portugal: já era. Foi eliminado por uma equipa da LH: o Varzim

Taça UEFA: eliminado nos 1/4 final pelo Espanhol.


O FCP ainda pode ganhar o campeonato

O SCP ainda pode ganhar a Taça.


É este o triste cenário benfiquista.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Daúto Faquirá renova com o E. Amadora


Dauto Faquirá renovou hoje por mais uma no com o E. Amadora.

Um voto de confiança concedido ao treinador.


A minha opinião é de que é um decisão correcta. Daúto cumpriu os objectivos e bem. Para além disso promoveu vários jogadores que poderão ser uma futura fonte de receuita para o Estrela. Um exemplo é Tiago Gomes.

Paulo Bento pode renovar até 2009


Com contrato até 2008, a SAD do Sporting pretende estender o vínculo até 2009.

A minha opinião será publicada em breve, noutro post, no blog.

Frase da jornada

"Não basta uma simples inscrição para uma equipa se transformar numa séria candidata às competições europeias."
.
.
Pedro Rocha, in O JOGO
relativamente à exibição do P. Ferreira

Voleibol: Playoff

SP. ESPINHO: 3 VITÓRIA: 0
Parciais:30/28, 25/19 e 25/16
.
Arbitros: Arnaldo Rocha e Vitor Gonçalves do Porto
.
Sp. Espinho: João Brenha, Roberto Reis, Miguel Maia, Sandro Correia, Giba, Kibinho (seis inicial) Hugo Ribeiro (libero) Everton Almeida, Miguel Costa
Treinadores: Rui Pedro e Filipe Vitó
.
Vitoria: Pedro Azenha, Fabio Durigati, Hugo Gaspar, Allan Cocato, Eurico Peixoto, Andre Santos (seis inicial) Filipe Cruz (libero), Paschoal Martins, Fernando Ribeiro, Diogo Frada e João Malveiro
Treinadores: Marco Queiroga e Paulo Costa

LIGA VITALIS - 25ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA

Ghilas. 8º golo no campeonato para além de se cotar como o melhor joagdor do V. Guimarães e um dos melhores organizadores do campeonato.


  1. Leixões. Venceu e convenceu em Olhão. Uma prenda para os 1.000 adeptoa que foram até Olhão
  2. João eusébio e Vitor Oliveira. Está quase!
  3. Gouveia. O bis de ontem foi de 2 excelentes golos. Quem sabe não esquece, com muita classe. A equipa esrá em 10º lugar com a permanência praticamente garantida.

NEGATIVO DA JORNADA

  1. Santa Clara. O mau resultado (e exibição) em Vizela deitaram por terra o sonho da subida.
  2. Portimonense. A jogar em casa, com a estabilidade e o repto dado por Fernando Rocha. em jogo importante, a equipa limitou-se a empatar.
  3. Penafiel. Falta ambição à equipa.
  4. Estoril. Um dos derrotados da jornada. Para além de perder em Guimarães, viu todos os adversários ganharem pontos. não se vê golos nem boas exibições. Quer-se mais atitude.
  5. Feirense. Uma 2ª volta muito má. Permanência atingida.
  6. Ol. Moscavide. Buscam-se vitórias.

SUPERLIGA - 25ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  1. Beira Mar. Conseguiu a 1ª vitória fora num jogo de tudo ou nada. A equipa para além de ganhar ainda contornou um resulatdo inicial adverso.
  2. D. Aves 4ª vitória no campeonato, 1ª fora e 1º consecutiva. Os últimos 2 gs podem ser resulatdo de algum deslumbramento com o resultado 1-4. No final ficou 3-4 com a equipa a reconhecer que entrou em "pânico". Res. final 3-4. Vitória moralizadora.
  3. Bruno Alves. Um golo merecido. Rei do jogo aéreo e coma titularidade indiscutível. Quem o viu e quem o vê.
  4. Sporting. 4-0 resultado esclarecedor.
  5. Jorge Jesus. (os mm elogios da semana passada)
  6. Bis de Paulo Sérgio, Garcês e Edgar

NEGATIVO DA JORNADA

  1. Carlos Cardoso. A derrota com o Beira Mar pode ter posto a época em cheque. Os adeptos contestários têm razão. Opções iniciais discutíveis.
  2. Daúto faquirá. Perdeu 3-0 com o Belenenses, muito por culpa da revolução (escusada) no 11 inicial onde só manteve o quarteto defensivo. A permanência ainda não está garantida
  3. Mariano Barreto. Muitas expectativas se criaram. Ainda não ganhou em casa e os resultados e a exibição não são boas.
  4. Carlos Pereira (presidente do Marítimo). A mudança de treinador não surtiu os efeitos esperados. Derrota pesada. Sinceramente não percebi qual a sua estratégia em contratar um treinador espanhol e com pouca experiência a meio da época. Objectivo Europa falhado.
  5. Académica. (as mesmas criticas da semana passada)

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Campeonatos Secundários

2ª Divisão
O Pontassolense está a ser uma desilusão. A equipa não ganha há 4 meses e tem o Freamunde a 1 ponto.
O U. Madeira, depois de ter começado mal o campeonato, já é lider isolado. Mesmo perdendo em Ol. Azemeis, beneficiou da derrota do SCE que era 2º.
O Fátima continua firme na liderança. Ganhou 4-1 ao Lus. Açores
Na Série D, a mais competitiva. Um lugar para 4 equipas... Real, Louletano, Atlético e Odivelas.
Mais uma vez o Louletano vacilou num momento crucial. O EV Novas desceu à 3ª divisão

3ª Divisão
O Bidoeirense desceu aos distritais

Liga de Honra - 24ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA

  1. Rio Ave. Indubitavelmente o melhor da jornada. A equi+pa ganhoui depois de estar a perder e está quase na Superliga.Novo recorde batido - 15 jogos sp a pontuar. O Rio Ave era das que menos expectativas tinha depositado, face ao plantel e discurso.
  2. Portimonense. Finalmente uma sapatada na crise de resulatdos.
  3. Mendonça. O bis de sábado explicou porque foi ao Mindial e é um dos melhores da LH
  4. Nuno Amaro. Um dos melhores LE vincou esse estatuto. marcou frente ao Gondomra

NEGATIVO DA jORNADA

  1. Feirense. Gorou-se a esperança da subida de divisão. O discurso da culpa ser dos árbitros não pega.
  2. Ol. Moscavide. A equipa está quase nos lugares de descida. O declive da curva descendente é acentuado (7 jogos sem pontuar, 6 derrotas !!!)
  3. António Fiuza... Após tanta confusão, saiu derrotado e não tem dinheiro para pagar salários
  4. D. Chaves. No comments!

Superliga - 24ª Jornada

+
  1. Jorge Jesus. O prof. venceu o aluno. Sem dúvida o melhor treinador da SL. Mesmo começando coma a indefinição do caso Mateus, a equipa está isolada no 4º lugar e nas 1/2s finais. AMBIÇÃO não falta. Tem tudo para dar o salto.
  2. Jesualdo Ferreira. Após exibições pavorosas na 2ª parte e o discurso populistas da culpa das más exibições ser dos árbitros. A equipa venceu e convenceu.
  3. Moreira. Até que enfim o D. Aves ganhou com um golo solitário deste jogado
  4. Geraldo. O central goleador bisou e já vai em 3. Importantíssimo para a vitória do P. Ferreira.

-

  1. Académica. Uma época futebolistica para esquecer. Falta ATITUDE aos jogadores. Revela que a preparação da época foi feita em cima do joelho. E deu no que deu. O calendário tb não ajuda
  2. Mariano Barreto. Muitas expectativas se geraram, mas até agora saíram td goradas.
  3. Sp. Braga. A promoção de Jorge Costa não convenceu ninguém. A equipa já está em 5º com o Paços de Ferreira à perna.
  4. Carlos Brito. Torna a falhar mais uma vez os objectivos. O Nacional foi eliminado logo na eliminatória da UEFA e está mto longe dos lugares europeus. Esta derrota em Paços foi muito comprometedora.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Espanhol 3-2 Benfica

Nuno Gomes e Simão.

O Espanyol bateu o Benfica por 3-2, mas deixou escapar uma importante vantagem que poderia ser decisiva no jogo da 2.ª mão.

Fernando Santos mexeu onde não devia e a equipa encarnada só se encontrou depois de estar a perder por 3-0.

No entanto, com os golos de Nuno Gomes e Simão em apenas três minutos, os encarnados deixam a eliminatória em aberto para o jogo da Luz daqui a uma semana.

Destaques:
F. Santos surpreendeu ao deixar Rui Costa e Miccoli no banco com João Coimbra e Derlei no onze titular (!!!).
Nota negativa para a actuação de Nélson.
2 golos em 3 min.