quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

TL - Meis Finais


São conhecidos os finalistas:o Sporting e o V. Setúbal.
Ontem, passaram os favoritos.
É tempo de dar a minha opinião sobre a prova.
A ideia é boa, mas penso que trouxe pouco de novo ao futebol português.
O formato acabou por falhar. Mas o mais curioso é que foi feito pelos próprios clubes.
Os grandes apostaram pouco na competição, caindo no errro de subestimar os adversários teoricamente mais fracos. O único clube, que ganou alguma coisa, foi, efectivamente, o Fátima. E muito graças à eliminação do FC Porto.
As receitas que poderiam advir da competição parece-me que não corresponderam ao desejado. Foram poucos os estádios com muito público. Aliás não percebi, porque razão o Penafiel e o Beira Mar, da LH, jogaram 2 vezes fora e os da Liga 2 vezes em casa nesta fase de grupos. E como é que alguns clubes da LH, não lucararm nada, mais concretamente os da LH que jogaram fora na 1ª eleimnatória e perderam.
A aposta em jogadores menos rodados só aconteceu nos grandes e o resultado está à vista (recordo-me da 1ª parte do Fátima-FC Porto). Apenas o Sporting se safou, porque utilizou jogadores mais experientes.
Claro, do ponto de vista comercial, sem FCP e SLB, perde interesse.
Há várias coisas a mudar para a próxima época...

domingo, 27 de janeiro de 2008

SL - 17ª Jornada

Já se realizaram 2 jogos: o empate do SCB com o CFB e a vitória do SLB sobre o VSC.
Comecemos por Braga. As coisas não estão bem. A equipa já não ganha há alguns jogos ... No ataque, há uma depêndencia extrema de R. Linz. Que aliás, é o que tem valido ao SCB na UEFA. A renovação da equipa técnica, tardia na minha opinião, trouxe mudanças, mas apenas inicialmente. No jogo da TP, em que o Braga foi eliminado na Amadora foi o culminar de, parece-me, uma pressão a que os jogadores estão a ser alvo, talvez até deles próprios. A verdade é que o único título que poderiam conquistar esvaneceu-se no passado sábado, quando o EAm marcou de gp. O plantel tem muita qualidade, mas nota-se os jogadores pressionados e deprimidos. Nesta situação o papel de psicólogo cabe, em larga medida, ao treinador Manuel Machado (MM).
Depois do scketch dos Gato Fedorento, é caso para perguntar: será que a mensagem e as palavras de MM não são entendidas dentro do balneário?
Ontem no jogo VSC-SLB assistimos ao mau comportamento dos adeptos. Lançaram foguetes para o relvado, queimando a rede de uma das balizas e interrompendo o jogo; atiraram objectos para o relvado e ainda um apoiante foi esfaqueado. Enfim, estragaram a festa (desnecessariamente). Dentro do relvado, assistiu-se a um excelente espectáculo de futebol. O VSC deu a 1ª parte de avanço ao SLB, que aproveitou e marcou 2 golos. Era clarissimo que os jogadores vitorianos estavam a acusar a pressão de poderem ascender ao 2º lugar. Os jogadores do SLB, mais habituados a estas situações, estavam mais calmos. Também era só o que faltava se assim não fosse... Na 2ª parte assiti a um VSC completamente diferente... mais solto, consistente e a jogar muito melhor futebol. Quanto a Ghilas não sei o que estava a fazer no banco. Marcou um golo justo. No entanto, a figura da partida foi Cardozo que bisou e está agora a 8 golos dos 20 prometidos (já marcou 6 na SL, 3 na LC e 3 na TP). Gostei muito do seu 2º golo. É verdade que não tinha ninguém à sua frente, mas colocou a bola direitinha no fundo da baliza, de forma exemplar.
No clássico, o Sporting venceu bem o Fc Porto. Começo pelo Sporting. Fantástica e excelente exibição de Pereirinha. Fez esquecer Abel. Quaresma não teve hipóteses e muito menos Hélder Barbosa. Vuk e Izamilov também estiveram bem. Patrício não fez nenhuma grande defesa. Aliás discordei de algumas avaliações que, na imprensa, na atribuição de notas aos jogadores, deram a mesma nota ao guarda redes e a Pereirinha. Na verdade, ele não fez nenhuma defesa decisiva... Farnerud confirmou aquilo que tudo a gente já constatou ... Não sei porque Paulo Bento insiste em bater no ceguinho. Enfim ...
Quanto ao FCPorto, quando soube o Cech ia ser titular, previ logo um mau resultado. O rapaz parece que traz azar. Sempre que joga a titular, o FCP nunca ganha. Aliás, nem eu, nem ninguém percebeu porque razão ele jogou a titular e, ainda por cima, jogou mal. Achei também Jesualdo um pouco conservador. Se a equipa estava a perder por 2-0 aos 16' porquê esperar pelo intervalo para mexer. Elogo para o pôr o Mariano Gonzalez. Erros do treinador !!!
Helton esteve muito mal no 1º golo mas seria injusto culpá-lo pela derrota.
Quanto a Quaresma, repudio a sua reacção aquando da substituição. Inaceitável e reincidente. Foi egoísta e individualista quando não se apressou para sair (a equipa estava a perder), a recusa em cumprimentar o treinador e a forma como atirou a garrafa de água para o chão.
Cheira-me é que está a precisar da terapia de choque do Co Adriaanse, a ver se muda a sua má atitude. Ou mudas ou não jogas. Parece que é mesmo isso que ele está a precisar.
Fora do jogo, o FCP continua muito bem posicionado. 11 ptos para o SCP e 8 para o SLB é muito ponto
POSITIVO DA JORNADA
  • U. Leiria. Uma vitória ao fim de 17 (!!!) jornadas, tem de ser considerado como o positivo da jornada. Nota para João Paulo que é o 3º melhor marcador da equipa. Mesmo assim a situação ainda é critica
  • Benfica. Grande vencedor da jornada. Ganhou em Guimarães (e afastou-se dele), diminuiu de 11 para 8 a distância para o líder e está mais confortável no 2º lugar. Gostei bastante do 3º golo de Cardozo. A baliza estava vazia, mas o remate foi perfeito.
  • Sporting. Eficaz, q.b. Grande exibição de Pereirinha
  • Beto, guarda redes do Leixões. Exibição soberba. A jogar assim, é bem provável que chegue à selecção
NEGATIVO DA JORNADA
  • Adeptos mais fervorosos que mancharam alguns jogos de futebol, neste fim de semana
  • P. Ferreira. Desperdiçou um penalti, perdeu em Leixões e caiu em zona de descida
  • Naval. 5 jogos sem ganhar. Cheira a crise!
  • FC Porto. Desde as opções do treinador, a Quaresma, passando por Farias, Helton e Mariano

LH - 17ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  • Bertinho. O jogador freamundense bisou e é o melhor marcador da sua equipa. Aliás compõe o trio "mortífero" de ataque da LH. Com patinhas de gato, os capões já estão em 6º a apenas 4 pontos da subida
  • Penafiel. Ganhou, nos Açores, por 0-3 e está agora a apenas 3 pontos da permanência. De repente, tudo mudou
  • Miguel Ângelo, central do Portimonense. Agora no melhor. Marcou io golo da vitória frente ao favorito Rio Ave, perto do fim. O PSC continua em último, mas com mais esperanças!

NEGATIVO DA JORNADA

  • Fátima. 7 jogos sem ganhar. Que se passa coma equipa? Serão os efeitos da perda de mediatismo da TL?
  • Rio Ave. O único dos 6 primeiros a perder. Já não vence à 4 jogos. Desta feita perdeu no Algarve, no terreno do último classificado. terroso, um ex júnior marcou o único golo. Destaque para a promoção de mais um júnior: Ricardo Martins.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

TP - 1/16 final

Os favoritos venceram.
Contudo houve algumas excepções:

Surpresas:
  • SERTANENSE. Era, é e será o resistente da 3ª Divisão. Eliminou fora o Penafiel (LH) nas gp. Agora tem a honra de receber o FCP. Houve taça em Penafiel!
  • Moreirense. Passou aos 1/8 ultrapassando o BM que não está bem desportivamente. Aliás na próxima eliminatória passará uma equipa da IIª D já que Moreirense e At. Valdevez jogam entre si
  • Sp. Braga. Esta negativa. Ainda não vai ser desta que o SCB vai ganhar alguma coisa. Os sucessores de Jesualdo, com excepção da TU, ainda não fizeram melhor que ele.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Caso Meyong

O caso Meyong tem marcada esta semana desportiva.
O jogador foi utilizado irregularmente. Disso ninguém tem dúvidas.
Quem tem a culpa? Naturalmente quem o contratou e não leu os regulamentos que deveria ter lido. Pela conferência de imprensa dada, as culpas recairam sobre Carlos Janela.
Pergunto então: não há confiança entre os dirigentes do Belenenses?
Como pode um clube histórico e conhecedor das regras (veja-se como se defendeu à ano e meio a propósito do caso Mateus) cometer uma falha destas?
Há ano e meio, o Gil Viecnte conquistou o direito desportivo de estar na Liga em 2006/07, mas não o admnistrativo, em favor do Belenenses. Agora, em relação à Naval acontece a mesma coisa. Desportivamente os 3 pontos pertecem ao Belenenses, mas admnistrativamente serão (ao que tudo indica) da Naval.
Pesam mais os admnistrativos.
É caso para dizer que "o feitiço se virou contra o feiticeiro".
Quem também sai mal é Meyong que ficará 6 meses sem jogar, mas regras são regras e são iguais para todos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

SL - 16ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  • FC Porto. Jogo muito bom e resultado estupendo. Está a ser um autentico "passeio" o campeonato para os dragões
  • Boavista. 4 jogos sem perder e com 3 vitórias. Joaquim Teixeira chegou em boa hora!
  • V. Guimarães. Chega ao 3º lugar isolado com todo o mérito. Excelente trabalho de Manuel Cajuda e seus pares. A próxima jornada é com o SLB. Se ganhara passa para 2º. Grande campeonato!

NEGATIVO DA JORNADA

A crescente perda de interesse do campeonato, na luta pelos lugares cimeiros. Os 2 grandes de Lisboa já praticamente desistiram de lutar pelo título e ainda só vamos a meio ...

  • Benfica. O que é que se passa coma equipa? Depois do desaguisado entre Kat e Luisão, que resultou num castigo distinto para os 2 jogadores (o de Luisão foi muito mais leve apenas por ser capitão - como se fosse menos culpado ... ), rubricou uma das suas piores exibições. Luisão ainda afectado precipitou-se4 algumas vezes e esteve mal. Pior Rui Costa que viu cartão amarelo no final do encontro por "palavras" dirigidas, de formas mais impulsiva ao árbitro. Como se já não bastasse a perda de pontos atrás de pontos (nos últimos 6 jogos para o campeonato só venceu 1), nota-se uma equipa de cabeça perdida, desunida e sem atitude. Camacho já viu lenços brancos
  • U. Leiria. Éder, Alhandra (expulsos) e João Bartolomeu (este ao proferir palavras de descrença na manutenção às rádios) não ajudam em nada a difícil situação desportiva da UDL.
  • Naval. 4ª derrota consecutiva.

LH - 16ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  • Fangueiro. De regresso ao futebol português, bisou em Águeda frente ao Beira Mar. Regressou aos golos e colocou o Vizela em zona de subida
  • Valdomiro. Central goleador, é dos melhores marcadores da equipa. Após uma passagem fracassada pela U. Leiria, graças ao seu golo o Trofense lidera isoladissimo

NEGATIVO DA JORNADA

  • Vitor Pontes. Ainda vive à cvusta do estatuto (não passa disso) de adjunto de Mourinho e seu delfim. Porém aos poucos vamo-nos apercendo da sua competência. Um campeonato razoável em Leiria e descida do V. Guimarães e pelo andar do campeonato tembém do Portimonense
  • Gil Vicente. Está a perder folgo. Estará a acusar a pressão imposta pelo presidente Fiúza?
  • Rio Ave. O fantasma da época passada paarce estar a voltar (3 jogos sem ganhar)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

SL -15ª Jornada

POSTIVO DA JORNADA
  • Raul Meireles. O FCP foi o único dos 6 primeiros a ganhar graças ao golaço do médio, no seu jogo nº 100
  • E. Amadora. Com muita sorte e uma eficácia invejável. Reagiu muito bem à pressão de vencer já que era a 1ª equipa acima da "linha de água" e ultrapassou 4 equipas

NEGATIVO DA JORNADA

  • Luisão - Katsouranis
  • Leixões. A equipa não está a render o que devia e protagonizou cenas de indisciplina: 2 expulsões e agressão intempestiva do guarda redes Beto (25 anos) que perdeu a cabeça. Duvido que o problema se resolva com reforços ...
  • U. Leiria. Afundou-se na tabela. Perdeu em Paços de Ferreira e agora está a 10 pontos da permnência

LH - 15ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  • Trofense. Líder isolado. Com um giolo solitário de Pinheiro e de grabnde pemalidade reafirmou a liderança.
  • Gabriel, médio do Feirense. Marcou o golo da vitória no fim do jogo e contra um dos lideres. Colocou o CDF numa zona tranquila, longe da zona de descida
  • Feliciano. Boa exibição frente ao Varzim. Marcou o golo da vitória e deu um balão de oxigénio ao Gondomar

NEGATIVO DA JORNADA

  • Miguel Ângelo, defesa do Portimonense. Causou a penalidade que ditou a derrota do Portimonense. É último e viu a distância para a permanência duplicar (de 3 para 7 pontos)
  • Penafiel. Um ponto que soube a nada. Está em zona de descida a 6 do Gondomar
  • Fátima. Está à 10 jogos sem ganhar