A 1ª mão dos 1/16 da UEFA realizou-se esta semana, com 2 resultados positivos e um muito negativo.
O Sporting ganhou, com uma grande exibição, ao Basileia. Há muito tempo que não via os leões a jogar tão bem. Vukcevic foi, mais uma vez, o herói da partida. Rubricou uma exibição muito boa. Grimi, lateral esquerdo, fez esquecer Ronny, que ainda não mostrou grandes dotes. Esteve muito bem, tal como há uma semana atrás. No global, o Sporting esteve óptimo. Penso, aliás, que este resultado e exibição são o tónico perfeito para a equipa sair da crise de confiança e resultados que estava.
O Benfica também ganhou. O adversário tem um bom estatuto, mas ontem não o provou. A verdade, é que os encarnados sem jogar muito bem, ganharam. Gostaria de destacar 3 aspectos do jogo: o primeiro diz respeito à substituição de Cardozo e à sua atitude. Na verdade, o jogador mais atacante do Benfica, nem estava assim a jogar tão mal, que se justificasse a sua saída, e dadas as suas valências para marcar golos, talvez fosse mais útil em campo do que no banco. Mesmo que um jogador não concorde com a opção do treinador, não me parce bonita a sua reacção de descontentamento. Um profissional tem de aceitar as regras que lhe são impostas e não mostrar o seu descontentamento, pelo menos em público, fazendo cara de poucos amigos e de incompreensão, por muita razão que tenha. A segunda observação vai para a reacção intempestiva e ridicula de Petit aos 86' quando se envolveu numa zaragata com um jogador do Nuremberga, como se tivesse razão. Um castigozinho por parte da SAD não era mau pensado, não senhor! Intolerável. Falando de coisas melhores, o terceiro aspecto vai direitinho para Makukula. Grande golo! Eficaz, bom rematador e possante visto que se bateu muito bem com os defesas. Pode-se dizer que o seu sonho está-se a realizar. Foi o 1ºgolo, logo numa competição importante como a TU e um golo que pode valer a passagem para os 1/8. O Benfica vai sofrer bastante na Alemanha, mas tem tudo para passar à fase seguinte.
Quanto ao Sp. Braga, uma desgraça. Sofreu 3 e desperdiçou 2 grandes penalidades. Mérito para o guarda redes do Werder Bremen. Os bracarenses estavam a jogar com uma equipa superior em todos os aspectos (jogadores, orçamento, Liga dos Campeões, etc), mas verdade seja dita, mesmo a jogar fora, não se admite o falhanço de 2 gp. A impressão que tenho é que se vive uma enorme pressão e crise de confiança no Minho. E começou desde o inicio da época com Jorge Costa e que se estendeu para Manuel Machado. Quanto ao treinador, nem começou mal, mas em 2008, o SCB tem acumulado muitos resulatdos desfavoráveis. Senão vejamos a actual situação: está a meio da tabela na liga (8º) sendo também verdade que está a um ponto do 5º, na Taça da Liga foi eliminado logo na 1ª ronda pelo Setúbal, na Taça de Portugal também já foi arrumado, na era de Machado, pelo E. Amadora, e na TU as aspirações são reduzidissimas. O balanço é claramente negativo. Se o SCB é o 4º grande, tudo o deve ao carreira brilhante no campeonato da era Jesualdo. Para quem não renovou com ele por ser pouco ambicioso, vê-o agora a ser praticamente bicampeão e com muitos louros em cima. Em suma, a época está a correr mal ao Braga, a eliminação é praticamente certa.
Positivo da eliminatória
Sporting e Makukula
Negativa da eliminatória
Sp. Braga
Sem comentários:
Enviar um comentário