No sábado, o FC Porto venceu tranquilamente a Naval 1º Maio por 2-0.
O FCPorto é um justo campeão. Foi a equipa mais constante, regular e estável.
Para isso, muito contribuiu a manutenção da estrutura da equipa. A única saída de peso foi a de Pepe para o Real Madrid. Vaga que foi ocupada, sem qualquer problema, por Pedro Emanuel. O resto é praticamente tudo igual à época passada. Eis, a minha explicação para o sucesso desportivo do FCP.
No Sporting e Benfica, as coisas são diferentes.
No Sporting houve 2 saídas importantes: a de Ricardo (foi má para ele e para a equipa) e a de Marco Caneira. Em contrapartida, Vuckcevic e Izmailov foram 2 bons reforços. A baliza e a defesa ficaram enfraquecidas. Mas não é isso que explica a época satisfatória (não mais que isso) do Sporting. Na minha opinião, há algum agastamento de Paulo Bento. Algumas incompatibilidades e 2 anos e meio provocam algum desgaste.
Para além disso esta época o Sporting esteve em muitas frentes de combate, sendo a equipa portuguesa que mais jogos oficiais realizou. Compreendo e aceito perfeitamente as poupanças financeiras da SAD do Sporting e os resultados até nem estão a ser maus. Esta época já conquistou: a Supertaça, foi finalista vencido da Taça da Liga, está na final da Taça de Portugal e se ficar em 2º lugar será uma óptima classificação, face à irregularidade e investimento em jogadores que apresentou. Do palntel, os melhores foram Tonel, J. Moutinho, Vuk, Imailov e Liedson.
Nas restantes equipas:
A Naval era das equipas de apontava para a descida: tinha (e tem) um plantel fraquito, muitos reforços brasileiros, e um treinador estreante. Este foi despedido após 4 jogos. Pareceu-me uma decisão injusta, até porque perdeu 2 e empatou outros 2. Mas não estou por dentro do clube ... A equipa surpreendeu-me. Foi ganhando uns joguitos, nomeadamente logo após a entrada de Ulisses Morais e de lá para cá tem feito um campeonato regular, nada mais que isso. Há 4 nomes a reter nesta equipa: Mário Sérgio, China, Diego Ângelo e Marcelinho (+ João Ribeiro e Marinho).
- Sporting. Vai à LC com acesso directo. O resto está dito em cima
- V. Guimarães. Já analisei em posts anteriores. Época fantástica do Vitória que veio da LH. A maior surpresa do campeonato. Os jogadores em evidência foram Nilson, a defesa (Andrezinho, Geromel, Sereno e Momha), F. Meireles, Miljan, Alves e Alan.
- Sp. Braga. Vai à Europa, via Taça Intertoto (equivalente à 1ª mão da Taça UEFA). Do mal, o menos, visto que com muito custo e sofrimento, e muito graças ao Caso Meyong vai à Europa. Uma época muitíssimo má do Sp. Braga. Não conquistou um único título e houve muita instabilidade a nível de treinadores (4 trocas), balneário e jogadores, com a agravante de maior parte dos dispensados estarem a fazer uma excelente época (Eduardo, Orlando Sá, Wellington, Filipe Gonçalves e o já regressado Matheus). Os melhores foram Peixoto, Linz e João Pereira. Valeu-lhe o golo de João Tomás e o Caso Meyong.
- Leixões. Garantiu a permanência. Com muito sacrifício e muita sorte! Jogou mal mais uma vez e nem parecia que precisava de ganhar. É um plantel deprimido, consequência talvez da má época que os emprestados pelo FCP estão a fazer. Há que aprender com erros. Ter 4 emprestados no plantel e nenhum ter perspectivas de um futuro risonho no curto prazo deu nisto. Muitas arestas a limar ...
NEGATIVO DA JORNADA
- Belenenses. Falhou a ida às competições europeias, devido ao Caso Meyong Mas isso não retira mérito à competência de Jorge Jesus, que foi um dos melhores treinadores do campeonato, nem à equipa. Reparei que o ataque azul foi dos melhores, com Zé Pedro, João Paulo, Roncatto, Hugo Alcântara, Gabriel e Weldon a fazerem a diferença. Este último, avançado brasileiro emprestado pelo Cruzeiro, foi para mim a revelação do campeonato. Marcou 13 golos na sua 1ª época no futebol europeu. Na UEFA, a passagem foi efémera, mas, reconheço, teve azar no adversário (Bayern Munique). Ruben Amorim e Rolando vão para os grandes do futebol português. A ida à UEFA seria um prémio justo. O Belenenses pagou bem caro o Caso Meyong.
- P. Ferreira. Desceu desportivamente de decisão, mas pode permanecer via administrativa. Do plantel, Peçanha, Manguealde, Chico Silva e Wesley foram os melhores. A aposta em mais um lote brasileiros era arriscada em época histórica de participação na UEFA e revelou-se fracassada.
- Benfica. O fracasso do campeonato. Está tudo dito em cima
Fotos: Agência Lusa, RTP, site oficial do V. Guimarães e site oficial do FC Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário