sábado, 20 de março de 2010

Apontamentos - 20 de Março

  • MALDITA CHUVA!
    No Porto, está um dia de chuva, por outras palavras, mais uma contrariedade para todos os nortenhos que queiram ir até ao Algarve assistir à final da Taça da Liga e apoiar o FC Porto. A crise económica, a data, a localização e a transmissão em sinal aberto são antídotos contra o sucesso desta competição, em particular da promoção da sua final.
    Esperamos que este ano não haja casos de arbitragem, nem de acidentes no túnel de acesso aos balneários...

  • VARELA E CÉSAR PEIXOTO out
    Uma baixa significativa para cada lado. A de Varela no Porto (o melhor ponta de lança da equipa logo a seguir a Falcao) e a de Peixoto na defesa benfiquista (esta bem menos influente). Como se já não bastasse a previsível ausência de adeptos no estádio, ainda falha um jogador importante para o FCP. O favoritismo do SLB aumentou.

  • FERNANDO GOMES NA LIGA
    A imprensa de hoje avança com o nome deste economista ligado ao FC Porto para a presidência da LPFP. Este nome, para já, reúne consenso: dos clubes da Liga Honra, Sporting e Benfica (neutral).
    A presidência de Hermínio Loureiro envolveu casos muito polémicos, nomeadamente algumas decisões da sua Comissão Disciplinar, que moveram montanhas de indignação; e de Vítor Pereira, que enquanto presidente da Arbitragem foi um fiasco. No entanto para a história fica a criação da Taça da Liga (com regulamentos muito confusos) e o combate aos salários em atraso. Hermínio Loureiro terá daqui a dois meses mais tempo para se dedicar ao seu outro cargo. Sim! Loureiro já tem para onde ir: presidência da C. M. Oliveira de Azemeis.
    O perfil procurado é o de uma pessoa séria, isenta, que conheça muito bem o futebol português e inovadora. Rui Alves e José Couceiro parecem-me ser cartas fora deste baralho.

  • PAULO BENTO NO FC PORTO.
    Porque razão há-de ir Paulo Bento para treinador do FC Porto?
    Um treinador, sportinguista ferrenho, que nunca foi campeão no clube durante 4 anos (3 épocas completas). Não me parece que Pinto da Costa esteja interessado no seu concurso. Antes, em perfis de treinadores mais ambiciosos, uma qualidade que Paulo Bento não tem.

  • A FUGA DE IZMAILOV
    O russo desapareceu. A quezília com Costinha foi tão grande, que Izmailov ganhou vergonha. O que os sportinguistas esperam é que este seja um caso isolado e que o novo director desportivo não venha remexer o que não é para ser remexido.
    Por falar nisso, após o fecho da luta de objectivos, é agora altura de planear a próxima época e levanta-se uma questão: Carvalhal fica ou sai. Muita coisa vai depender dos próximos resultados. Casos sejam bons, vai ser uma decisão difícil, do género com aquela que Pinto da Costa teve de tomar no ano passado em relação a Jesualdo Ferreira. Os bons resultados convidavam à renovação; mas a falta de consenso, o esgotamento da relação e a superstição diziam que não.

  • ASSÉDIO DE JOGADORES
    Ainda faltam dois meses para terminar a época e a lengalenga é sempre a mesma: os jornais apontam n clubes interessados nos melhores jogadores dos grandes nacionais. É uma loucura.
    Pegando no jornal OJOGO de hoje, por parte do SLB: David Luiz (Real Madrid e Zenit); Javi Garcia; Ramires (Manch. City e Chelsea); Fábio Coentrão; Di Maria e Cardozo. Adianta-se mais: 100.000.000 € é o valor esperado de vendas de passes.
    Em Setembro próximo, estaremos cá para ver quantos é que afinal saíram.

  • NAVAL FORMA SAD
    30 sócios da Naval (!!!) reelegeram Aprígio Santos como presidente do clube e aprovaram a constituição de uma SAD.
    Mais uma época que passou e mais uma vez a Naval conseguiu a permanência. Aliás, desde que subiu à Liga a Naval nunca desceu.
    Os últimos anos do clube têm sido marcados por uma grande instabilidade no comando técnico, uma aposta muito forte no mercado brasileiro e francês (mais recentemente) e a inexistência de jogadores da formação na equipa principal. Aliás, as camadas jovens são o calcanhar de Aquiles desta Direcção: deve ser o único clube da Liga (para não ir mais longe) que não tem um sintético para os seus miúdos. Outro problema desta Direcção é o sucessivo afastamento dos figueirenses do clube da sua cidade. Talvez, haja outras prioridades, para além do estádio novo que o presidente tanto quer.

  • JOÃO CARLOS PEREIRA E O BELENENSES
    Sacudindo a água do capote, JCP disse numa entrevista que se achava o menos culpado dos maus resultados do Belenenses, apontando os problemas estruturais, a falta de dinheiro e de infraestruturas para o último lugar da equipa. Cheira-me a desculpas de mau pagador: quer ele admita ou não, teve influência na composição do plantel e não o fez funcionar. Os seus argumentos deixam de fazer sentido quando pensamos no Olhanense. por ex.. Uma equipa que tem as mesmas condicionantes, com a agravante de ter jogadores inexperientes, mas que está a fazer um campeonato melhor. No entanto, reconhecemos que a culpa não é só dele. António Oliveiras (actual treinador) também não sabe lidar com a equipa. Será desta que o clube desce mesmo?
LIGA VITALIS (APONTAMENTOS)
  • ELEIÇÕES NO FÁTIMA
    Estranhamente, ainda não há candidatos à presidência de um clube que, embora tenha poucos adeptos, é estável, com fama de cumpridor e pacífico. A equipa está bem classificada a permanência encaminhada. Luís Albuquerque, actual presidente, queixa-se de falta de apoios, mas lá que está a fazer um trabalho, lá isso está. O ano passado subiu a equipa e agora ocupa o 8º lugar.

  • RENOVAÇÃO E VENDA DE JOÃO SILVA
    João Freitas, presidente do D. Aves, tem planeada uma jogada de mestre: renovar com o atleta em Março e, daqui a meses, vendê-lo com uma cláusula bem superior à actual. Sem adiantar nomes, fala-se em propostas oriundas de Inglaterra. Será um negócio da China?
    Pelo sim, pelo não, presumo que faça falta na intermediação do negócio um empresário , como Jorge Mendes. Esse, por ex., sabe melhor que ninguém negociar, jogadores e escolher os clubes certos. João Silva para já ainda não teve essa sorte...

  • SALÁRIOS NO VARZIM
    Ano após ano, a situação é sempre a mesma no Varzim: salário em atraso. Este ano não fugiu à regra. A situação resolve-se tapando o sol com a peneira. Fazendo uso de subsídios, que podiam ser aplicados em despesas bem mais úteis e contribuidoras para o bem da sociedade, o clube aplica-os no pagamento de salários a profissionais de futebol. Há coisas que deveriam fazer reflectir....

Sem comentários:

Enviar um comentário