segunda-feira, 15 de março de 2010

Liga Vitalis - 23ª Jornada Viva o Beira Mar!


ÚLTIMA HORA
: MANUEL TULIPA
no D. CHAVES

É um bom treinador, o escolhido por Mário Carneiro para o difícil caminho que o D. Chaves vai ter até ao final da época. Em causa, está não só a permanência da equipa (que já esteve mais segura), bem como as tão desejadas meias finais da Taça de Portugal.
Tulipa já tema experiência e o currículo suficiente para arcar com estas responsabilidades e é um nome que merece aprovação.



NUNO PINTO sai do D. Chaves
Um dos treinadores mais jovens nos campeonatos profissionais em Portugal está de saída do clube que o lançou, o Chaves. Deixa boa imagem (pelo menos bem melhor que a do antecessor) e a equipa nas meias da Taça. Porém, os maus resultados falaram mais alto. Esta rescisão parece-me precipitada, Será para descargo de consciência? Mais vale sair agora do que ser o mau da fita? Salvaguarda ou cobardia?
Fica para reflexão...


ANÁLISE DA JORNADA

O clube aveirense é o grande vencedor da jornada, recuperando os pontos perdidos nos últimos jogos fora. F
oi o único da frente a vencer, por isso o segundo lugar está disputado.
A Oliveirense levou uma tareia anti-bicos-de-pés do último Carregado. Apanhou-se a ganhar e adormeceu no jogo, acabando por encaixar 4. O Portimonense afinal também é enxovalhado fora (nos últimos jogos só tinha sofrido goladas em casa) e caiu para 4º. O Feirense continua a marcar passo, empatando nesta jornada em Barcelos. Por fim, o Santa Clara foi o único que se aproveitou: ganhou frente a um adversário directo, o Portimonense, e chegou ao 3º lugar.

No fundo, não há novidades em termos de posições, mas a vitória expressiva do Carregado e o despedimento de Nuno Pinto são os apontamentos mais relevantes.





  • LEONARDO JARDIM
    Anteviu correctamente os próximos desafios em casa, quando afirmou que não estava preocupado com o abaixamento de forma da sua equipa, na sequência dos maus resultados nas últimas 2/3 partidas. Ganhou ao Estoril a meio da semana e agora ganhou eficaz e sobejamente ao Varzim por 3-0. Os golos foram todos portugueses: Rui Varela (melhor marcador da equipa, bendita a hora em que foi dispensado por ... Carlos Azenha do V. Setúbal. Está a fazer uma das melhores carreiras na LH esta época), Rui Sampaio (6º golo no campeonato de um jogador talentoso, que já merecia estar na liga principal) e Artur (jogador da casa que está a fazer a sua melhor época de sempre. Para além da mística aveirense, já contribuiu com 6 golos para a equipa).
    O ataque é outro dos méritos do treinador. Os golos marcados estão muito bem distribuídos pelo plantel. Ora veja-se:
    7 golos - Rui Varela
    6 golos - Artur e Rui Sampaio
    5 golos - Élio Martins
    4 golos - Wang Gang
    Esta independência do homem golo é bastante positiva para a equipa, pois caso algum destes não possa jogar, a equipa não fica totalmente refém das suas habilidades. Faltam 7 finais, mas 4 pontos de avanço sobre os segundos é muito pouco, perante tanta concorrência. Nada está ganho, ainda!

  • VALTER
    O caboverdiano do Santa Clara só se estreou a marcar nesta jornada, mas os seus golos foram importantíssimos para a prossecução do objectivo da subida do clube. Já faltavam resultados categóricos à equipa e este contrariou as expectativas. O Santa Clara ascendeu ao 3º lugar, estando tudo em aberto.

  • JOÃO SILVA
    É oficial! O ex-júnior do D. Aves tornou-se no melhor marcador do campeonato, sendo a revelação da temporada. Ontem, foi a figura incontestável do D. Aves 3-0 Sp. Covilhã. Para além de ter marcado dois golos, ainda foi o melhor em campo. Fantástico para quem veio de onde veio. Não admira o interesse do Sp. Braga

  • PENAFIEL
    É presença pouco habitual nos meus comentários. Trata-se de uma equipa que luta, única e exclusivamente, para a permanência. Nesta jornada, venceu por 2-1 ,o Fátima, dando um passe muito importante para a permanência, já que beneficiou de maus resultados de adversários directos. Subiu dois lugares, graças aos golos dos melhores marcadores da equipa: Vitor (6º golo) e Michel (8 golos).




  • LITOS
    Sempre duvidei da sua capacidade em fazer subir o Portimonense e vamos ver se tenho ou não razão.
    Nesta jornada, a ida aos Açores foi um desastre e dos grandes. Para além de ter sido humilhado e goleado pelo Santa Clara, ainda por cima um adversário directo, o Portimonense caiu para 4º lugar.
    Muito fraco!

  • PEDRO MIGUEL
    Esta derrota fez-me lembrar o espeto de uma agulha num balão a levitar. A Oliveirense marcou primeiro por João Pedro, mas depois adormeceu a ficou a ver a banda a passar. Pedro Miguel não soube dar o abanão que a equipa precisou e foi o descalabro total. Note-se que na 2ª parte, a Oliveirense ainda sofreu dois golos, sendo um deles g.p. Para os próximos capítulos, vamos ver como é que a equipa reage a este resultado.

  • NUNO PINTO
    (ver acima)
LEONARDO JARDIM
(Beira Mar)



*Imagem retirada do site do Trofense

Sem comentários:

Enviar um comentário