quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Taça da Liga: 1ª fase

Terminou a 1ª fase da Taça da Liga com duas surpresas: a eliminação do Belenenses, Arouca e Penafiel, e por conseguinte as passagens do U. Madeira, Leixões e Sp. Covilhã.

Se os primeiros são candidatos à subida e reforçaram-se bem (principalmente os arouquenses), os últimos iniciaram tarde a sua preparação e ainda têm o seu plantel curto.

Da primeira jornada ficaram ainda alguns nomes na cabeça que se destacaram.

Pela positiva:
- Fabrício (Sp. Covilhã) - marcou 4 golos em 2 jogos.
- Tiago Silva (Belenenses) - trata-se de um jovem de 19 promovido dos juniores. Já marcou 1 golo como que a prometer que quer ser apenas mais um um.
- Rabiola (D. Aves) - depois de muitas lesões e de uma má temporada no Feirense, regressou a uma casa onde já foi feliz. Marcou 5 golos  dos quais 4 de ... grande penalidade. Mais importante que isso é a confiança que este jovem jogador pode ganhar.
- Horácio Gonçalves - um treinador da velha geração (que muitos clubes já vêm como dispensável) que terá muito trabalho pela frente. A equipa é das mais humildes, das mais jovens e que mais jogadores formados localmente tem. Ora, isso pode significar inexperiência. Mas enquanto uns se lamentam, o Leixões já conseguiu o primeiro êxito da época: passou à fase seguinte da TL e até se deu ao luxo de utilizar juniores.
- Atlético. O clube conseguiu um treinador e já joga no seu estádio (boas notícias). A estreia foi "abençoada". Venceu o Covilhã, com um golo aos 90'+3
- Santa Clara. Fez o pleno.

Pela negativa:
- Trofense. Já se esperava: zero vitórias, 11 golos sofridos e o último lugar. Pelo menos marcou um golo. Neca tem muito trabalho pela frente, mas não se percebe como é que um clube em dificuldades apenas e só tem quatro jogadores no plantel formados no clube (excluindo o terceiro guarda redes) - Tiago (37 anos), Dani (21), André Viana (20) e Jorge Inocêncio (19). Para que servem os escalões de formação? Para que servem as excelentes instalações onde os miúdos do clube jogam? Q!uando chega a hora de apostar nas camadas jovens, é o que se vê...
- Arouca. Exigia-se mais que 4 pontos, com o plantel que tem.
- Oliveirense. Além do Trofense, foi a única equipa que não ganhou e é uma pena. Este ano o clube apostou forte na formação, inclusivamente na baliza: João Pinho e Fábio Oliveira são os únicos guarda redes da equipa. Um tem 20 e o outro 19 anos e ambos vierem das escolas oliveirenses. Veremos o que futuro reserva.

Se tivesse de escolher um treinador, escolheria Horácio Gonçalves. Não ganhou nenhum jogo, mas com as condicionantes que tem, garantiu a passagem à segunda fase.

Sem comentários:

Enviar um comentário