terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Post 100 - Bom 2014

Neste post 100 de 2013, desejamos um bom 2014 a todos os nossos leitores, que continuam a companhar e a dar força este blog.

Deixamos aqui as estatísticas de 2013:

A todos, um muito, muito obrigado!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Liga2 Cabovisão - 22ª Jornada

Nesta jornada, houve uma convergência entre os da frente e os da cauda da tabela, ainda ssim insuficiente para haver mudanças nos postos relevantes.





- Lolo.
Avançado espanhol do Benfica B que foi uma peça importante na jornada e na vitória da sua equipa frente ao Trofense.

- Moreirense.
Venceu num campo difícil (Fontelo) e reduziu as distâncias que perdeu nas últimas semanas. Idris estreou-se a marcar e Pires continuou a sua saga pelo título de melhor marcador. O Moreirense atingiu o 2º lugar.

- Feirense.
Dos últimos, foi o único a vencer! O rei dos empates passa um Natal mais feliz com esta vitória. Stenio e Porcellis marcaram os golos da vitória.





- Portimonense.
Perdeu o derby alagarvio, mas mantém-se no primeiro lugar.

- Defesa do Trofense.
Quem viu o jogo de sábado percebeu porque se trata de uma das piores defesas do compeonato. Tanto erro...

- Oliveirense
Porque continua no último lugar.

Vitor Oliveira
(Moreirense)

domingo, 15 de dezembro de 2013

Liga2 Cabovisão - 21ª Jornada

O campeonato está ao rubro! Na frente, Portimonense e Moreirense ganharam o terreno perdido e na parte de baixo da tabela, Porfírio Amorim está transformar o Trofense numa equipa consistente e vencedora. Ac. Viseu e Santa Clara respiram melhor. A Oliveirense, de Artur Marques, definha.



 
- Porfírio Amorim.
É o treinador da jornada! Sem dúvida!
Pegou num Trofense em que ninguém acreditava. Conseguiu pegar na equipa e pô-la a jogar e a vencer. Mais uma vitória, numa jornada em que se distanciou do último lugar. O adversário era difícil (D. Chaves) e a vitória foi justa. Jorge Inocêncio (jogador formado clube) estreou-se a marcar no campeonato e Preciado (mais um sul americano na "montra") marcaram os golos.

- Ac. Viseu
Já referimos anteriormente e confirmamos. Desde que se falou na saída de Filipe Moreira por maus resultados, o Ac. Viseu começou a fazer pela vida. Jornada categórica para os viseenses que golearam por 3-0. Zé Rui, Cafu e Bruno Loureiro marcaram, os golos. Destaque natural para Bruno Loureiro, que é um jogador de 23 anos, natural da região e que marcou pela segunda vez no campeonato.

-Moreirense e Portimonense
Ambos venceram, fora de portas, e ficaram mais perto da subida, dado que as equipas B não contam.

-Santa Clara
Finalmente Horácio Gonçalves venceu um jogo e distanciou-se do último lugar





- 4 jogos à 2ª feira
Impensável! Há espectadores para estes jogos? No estádio? No sofá? Só em Portugal ...

-Artur Marques
Merecia melhor sorte. Está a ser pior a emenda que o soneto. A Oliveirense parece estar a precisar de sangue novo no comando, i.e., um treinador externo. Venha ele!

-Leixões
Muito irregular esta equipa. Dificilmente subirá.

Porfirio Amorim
(Trofense)

Apontamentos - 15 de Dezembro de 2013

- Sporting moralizado, vence sem dificuldades
O Sporting venceu ontem o Belenenses por 3-0, sem dificuldades. Se havia adversário sem chama e oportuno era o Belenenses de ... Marco Paulo. Falemos do Sporting, venceu com três golos de três jogadores formados na Academia de Alcochete! O primeira foi de penalty convertido por Adrien (4 golos marcados e todos de grande penalidade). O segundo golo resultou de jogada de Carrillo, excelentemente concretizada por André Martins. O terceiro golo resultou de jogada individual de Wilson Eduardo, que também marcou o golo. Bom jogo do Sporting, em que o colectivo ajudou. Nota para o n~º de espectadores em Alvalade: 37.455 espectadores. Excelente número para esta altura do ano. Em mês de pagamento de subsídio de férias, a tesouraria de Alvalade deve ter ficado bem mais aliviada.

-Cotação de William Carvalho aumenta
William Carvalho, uma aposta pessoal de Leonardo Jardim, tem tido um crescimento notável. Andava escondido, nos país baixos e tem surpreendido. O Record especula sobre o interesse de grandes clubes. Estas notícias só contribuem para o aumento do preço (e da pressão) sobre o jogador. O Sporting e a Banca agradecem.

- O que é feito do Belenenses, Marco Paulo?
Marco Paulo é daqueles treinadores que gosta de ser o coitadinho. Esta época, ao fim de vários jogos, o único resultado de jeito que conseguiu foi empatar com o FC Porto. Por este andar, ainda desce a equipa. Por falar nisso, o que ficou a fazer Arsénio no banco?

- Ruben Micael finalmente apareceu.
Ruben Micael tem sido visto como o pior do Braga esta época. Além de ter custado uma fortuna, dentro do campo, tem estado muito aquém dos seus antecessores. Ontem foi o rei da noite, marcando na vitória frente ao Setúbal. Alan também teve vontade apesar de não ter marcado. Quanto à substituição de Luiz Carlos também não percebi.

-Bernardo Silva, apenas mais uma esperança na Luz.
Muito se falou do prolongamento do contrato de Bernardino Silva no Benfica. No entanto e infelizmente a política do Benfica não tem sido a aposta nos jogadores da sua formação. Nelson Oliveira teve que emigrar para ter uma oportunidade. André Gomes definha na equipa B e no banco de suplente. Ivan Cavaleiro tarda em ter uma oportunidade. Curiosamente, neste jogo de fachada, nesta mesma semana, a ABOLA anunciava mais um sérvio na lista de contratações do Benfica. Que política é esta?

-Artur Marques não acerta o passo na Oliveirense.
Contra o líder, a Oliveirense sofreu uma goleada das antigas, em casa, por 0-3. Artur Marques está fazer jus ao provérbio de que "pior a emenda que o soneto".

-Pedro Monteiro na CMTV
Não sei quem ele é, nem me interessa, mas lá que consegue tornar o programa de sábado da CM TV desagradável, lá isso consegue. Sempre aos berros e  adefender o Benfica, dá logo vontade de mudar o canal. Ai, a TV Cabo portuguesa anda tão mal servida. Não é assim que este canal se vai tornar uma rtefertência na televisão portuguesa, seguramente!!!

-Bayern Munique de gaurdiola segue para campeão.
Muito boa a performance do Bayer Munique que já tem uma vantagem assinalável para a concorrência.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Apontamentos - 14 de Dezembro de 2013

- Má jornada europeia. 
É um facto! Foi uma desgraça a campanha das equipas portuguesas nesta edição da Liga Europa, sendo um ano atípico no crescimento que vinha a ocorrer. Sem o Sporting, os pequenos foram fraquíssimos. O Paços de Ferreira até conseguiu mais do que se esperava, após a entrada de Henrique Calisto, que confirmou quão Costinha é fraquinho. O= Guimarães começou bem e depois desgraçou-se, enquanto o Estoril também se pautou pela fraqueza.
Na Liga dos Campeões, não se aproveitou nenhuma dos grandes. O FC Porto joga mal e teve azar, é um facto. O Benfica não passa da teoria quanto à sua competência.

- Paulo Alves, mais problemas no Olhanense?
Mais um desentendimento no Olhanense!
Agora foi entre o treinador Paulo Alves e Lucas.
Pela enésima vez, alertamos. Paulo Alves, baza enquanto é tempo.
Dali só levas o salário. Mas, enfim, há pessoas que valorizam demasiado o dinheiro.

- Empate em Coimbra.
A Académica continua igual a si própria, a pautar-se pelo suficiente. O Marítimo, com o seu plantel equilibrado e económico, também faz o seu campeonato tranquilo.
 Makelele estreou-se a marcar, enquanto Derley (uma boa descoberta do scouting do Marítimo) atingiu os...7 golos. Um jogador a seguir com muita atenção.

- Eleições no Sp. Braga
Foi bom a discussão do clube e do seu futuro gerada nestas eleições. Não vou discutir a justeza da vitória de Salvador, mas foi muito positiva esta "pedrada no charco" em Braga.Muito positivo foi ver os jogadores do Braga a votar. É sinal que são sócios do clube.

-Mateus sai do Nacional para Angola
É saída que é positiva para o campeonato angolano. Trata-se de um avançado que ganhou maturidade e competência na Europa e que agora pode demonstrar ao seu país nativo muito coisa boa, bem como servir a selecção. Angola tem que crescer no mundo do futebol, pois a par da pujança económica,  bons jogadores e um campeonato competitivo, na actual geração, é também motivo de reconhecimento mundial.

- Crise no Beira Mar
O Beira Mar é mais um caso de um clube em crise, financeira e de egos, que mais se tem aguentado. Esta semana soube-se de um novo investidor italiano e que a energia do Estádio foi cortada por falta de pagamento.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Liga Revolução - 19ª Jornada

Nesta jornada, os da frente não ganharam, mas não perderam o poleiro. No fundo da tabela, houve mexidas. O Santa Clara é o novo último, enquanto o Trofense saiu da zona vermelha. O Farense de Jorge Paixão segue a todo o vapor e são apenas 6 os pontos que o separam da liderança
.





- Trofense
Venceu, fora, um adversário directo por 1-2. Foi apenas a 3ª vitória dos nortenhos, mas o suficiente para sair do último lugar. Os comandados de Porfírio Amorim marcaram por Viafra e Rateira. Atenção a Viafra: tem 23 anos, é colombiano e tem 3 golos marcados. Será que depois de tanto erro e inexperiência nas primeiras jornadas, o Trofense acertou o passo?

- Ac. Viseu
Venceu com goleada o líder Portimonense. Uma surpresa! A equipa de Filipe Moreira tem sido muito irregular e não tem tido grande sucesso. Quando se começou a falar na saída do treinador, os resultados começaram a melhorar. Leonel, Cafu e Cláudio (nenhum beirão, nem sequer português) marcaram os golos.


- FC Porto B
Não costumamos relevar as equipas B, mas com estrelas como Diego Reys, Ghilas,
Carlos Eduardo, Kleber, entre outros, a equipa de Luís Castro está no 3º lugar.

- Jorge Paixão.
Merece elogios a recuperação na tabela classificativa do Farense desde a entrada de Jorge Paixão no clube (o tal que há uns anos se comparou com José Mourinho e que tem feito uma verdadeira travessia no deserto). Já vai na 3ª vitória consecutiva e não perde há 12 jogos (!). Ainda pode subir. Neste jogo, contra um difícil Benfica B, o Farense estreou mais dois marcadores: Ibukun e Bilro. Nota para André Matias, um ponta de lança, nem sequer do banco ter saído. Do lado do Benfica B, a tarefa também esteve facilitada, pois nem Sílvio, nem Steven Vitória jogaram.




- Santa Clara
Horácio Gonçalves não dá uma para caixa. O último lugar foi no seu "reinado".

- Feirense
O rei dos empates: 9 e está numa zona delicada. Merecia mais.

- Moreirense.
Em crise de resultados: não vence há 5 jogos, mas mantém a zona de subida.

- João Vicente
O Tondela tinha a oportunidade de se isolar no 2º lugar do campeonato, mas um golo na sua própria baliza deu a vitória a um concorrente directo: o Leixões.

Jorge Paixão (Farense)






- Espectadores
Numa tarde de muito frio, merece elogios as centenas de corajosos que enfrentaram o frio. na Covilhã 512; em Tondela 597; em Chaves 935 e em Viseu 611 espectadores. Para esta altura do ano e estas temperaturas é fantástico.

-Artur Marques.

É um homem do distrito de Aveiro e foi figura da Ovarense. Tem o desafio da sua vida agora na Oliveirense. Recebe uma equipa com um plantel razoável, a meio da época em que apenas depende de si. Não é um presente envenenado. É uma oportunidade que tem de agarrar.

Êxito na Covilhã
A campanha do Covilhã está a superar muito as expectativas. Tem um plantel muito mais frágil que algumas equipas que estão no fim da tabela. Mas graças à coesão defensiva e a dois atacantes encontrados nos campeonatos secundários (Forbes e Bata), os serranos têm-se aguentado muito bem e tem a permanência quase assegurada. Não acreditamos que o clube seja candidato à subida. Veremos quanto tempo dura... Mas Chaló está de parabéns!

Liga ZonSagres - 12ª Jornada

Nesta jornada, o Sporting isolou-se no comando da Liga. Com um plantel muito barato, só olha para baixo. O FC Porto também chutou na crise e regressou às vitórias. Para o sucesso de ambos, contribuiu de sobremaneira  a veia goleadora dos colombianos Jackson Martinez e Fredy Montero. O Benfica foi o único e perder pontos e caiu para o terceiro lugar. O Olhanense continua a definhar, enquanto o Estoril deu um passo importante para a Europa.





- Montero e Jackson
Ambos bisaram e continuam no despique pela luta de melhor goleador. Foram os únicos das suas equipas a marcar, numa fase importante para ambas. Jackson salvou o seu treinador de uma crise de resultados. Fredy colocou o Sporting na liderança, o que já não acontecia há muito tempo.

- Sporting.
Repito o tópico. Impensável no início da época e há um ano que a equipa estaria no topo da tabela.
Com muito sacrifício, esforço e um plantel muito barato e humilde, o Sporting é o líder isolado. Recomenda-se agora cabeça fria para o futuro, até para não deitar tudo a perder.
Quanto a Bruno de Carvalho, por favor, mantém-te em silêncio e nada de arrogância.

-Estoril
Foi a única equipa do meio da tabela a vencer e por isso isolou-se no 4º lugar. Bruno Lopes estreou-se finalmente a marcar.





- Pecks.
Que jogo tão mau! Foi expulso. Foi o responsável pelo 1º golo do Sporting. Os observadores hão-de ter ficado impressionadíssimos.

- Benfica
Perdeu a liderança, num empate, em casa, contra um dos últimos e uma das equipas mais fracas do campeonato. Ai, ai.

- Paulo Alves
Bem avisamos que Paulo Alves não sabia no que se iria meter. Pior, não poderia ser. O dinheiro não é tudo. mais vale continuar a lamentar-se na ABOLA TV.

- Sp. Braga
Que crise ai vai! Nenhum empate e 7 derrotas em 12 jogos! Quem te mandou Jesualdo desafiar o provérbio chinês?

Leonardo Jardim
(Sporting)

Apontamentos - 8 de Dezembro de 2013

- Jackson Martinez salva Paulo Fonseca
Jackson Martinez tornou a bisar e a colocar o FC Porto na rota das vitórias, salvando, temporariamente a pele de Paulo Fonseca. Uma bofetada de luva branca para o "Correio da Manhã" que tinha feito manchete a denegrir a postura do treinador no sábado.
Numa noite sem Fernando, foi Carlos Eduardo uma das figuras da equipa. Fundamental no jogo do Porto, fez-lhe bem o "aquecimento" na equipa B, depois de substituir o cansado Lucho Gonzalez. Carlos Eduardo fez a jogada do 2º golo do FC Porto, seguida de assistência de Varela para o golo do Jackson.  Já op 1º golo teve a assistência de Alex Sandro.
Num jogo difícil, houve ainda uns segundos para Kelvin

- Sp. Braga marca passo
Já falta pouco parta terminar a 1ª volta e o Sp. Braga está a uns míseros 6 pontos da zona de descida, no meio da tabela.
O que se passa?
Desinvestimento? Todos os concorrentes desinvestiram.
Inexperiência? Talvez (mas existem Custódio, Eduardo, Nuno André Coelho, Alna, Edinho, etc, etc)
Falta de sorte? Também.
Bem avisamos no Desportubol: Jesualdo Ferreira desafiou o provérbio chinês e voltou a um lugar onde já foi feliz. O resultado está a ser mau!!!

- Bruno Lopes estreia-se a marcar.
Com 4 saídas de titulares para clubes grandes , o Estoril bem se vai aguentando, quer na frente europeia, quer na frente interna. Na Liga Europa, arrancou dois empates. De nada servem, a não ser numa das vertentes mais importantes: a financeira. Nesta jornada, foi golear o último, em Paços de Ferreira, ao vencer por 0-3. Os golos foram marcados por Galvão, Balboa e Bruno Lopes.  Este brasileiro estreou-se a marcar.
O Estoril é um clube que ainda apresenta algumas fragilidades, sendo uma delas, a incipiente aposta na formação: nem um único jogador convocado, muito menos utilizado.

- Problemas disciplinares no Olhanense
Temos sido muito críticos em relação ao Olhanense e à forma como se tem apresentado ao público do futebol português esta época. Mais uma a somar aos n erros. Problemas disciplinares entre jogadores,. Já dissemos e repetimos: Paulo Alves o dinheiro não é tudo! Depois não vás para "ABOLA TV" queixar-te da sorte.

- Jorge Paixão excelente no Farense
Merece elogios a recuperação na tabela classificativa do Farense desde a entrada de Jorge Paixão no clube (o tal que há uns anos se comparou com José Mourinho e que tem feito uma verdadeira travessia no deserto). Já vai na 3ª vitória consecutiva e não perde há 12 jogos (!). Ainda pode subir. Neste jogo, contra um difícil Benfica B, o Farense estreou mais dois marcadores: Ibukun e Bilro. Nota para André Matias, um ponta de lança, nem sequer do banco ter saído. Do lado do Benfica B, a tarefa também esteve facilitada, pois nem Sílvio, nem Steven Vitória jogaram.

-Estreia azeda de Artur Marques na Oliveirense
Perdeu em casa contra o último!

-Ac. Viseu também recupera.
Venceu com goleada o líder Portimonense. Uma surpresa! A equipa de Filipe Moreira tem sido muito irregular e não tem tido grande sucesso. Quando se começou a falar na saída do treinador, os resultados começaram a melhorar. Leonel, Cafu e Cláudio (nenhum beirão, nem sequer português) marcaram os golos.

-Trofense larga o último lugar.
Já quase condenado à descida, tala a distância dos concorrentes, o Trofense venceu pela 3ª vez em 19 jogos e saiu da zona de descida. os golos da vitória foram assinados por Rateira e Viafra. Atenção a Viafra: tem 23, é colombiana e tem 3 golos marcados. Será que depois de tanto erro e inexperiência nas primeiras jornadas, o Trofense acertou o passo?

sábado, 30 de novembro de 2013

Apontamentos - 30 de Novembro de 2013

- Liga Revolução - jornada 17.
Realizada a meio de uma semana de Inverno, é impensável.
Uma vez ocorrida, destacar a recuperação do farense, que estreou marcadores no campeonato. Na frente, Moreirense e portimonense marcaram passo. Destaque ainda para a vitória do Ac. Viseu que respira melhor, ficando o Trofense com a recuperação da jornada passada anulada.

- Rafa e Eder finalmente marcam.
Os golos dos bracarenses são destaques por dois motivos diferente. O de Eder é um regresso à forma após lesão. Já o de rafa é o coroar de um início de época bastante promissor de um jovem jogador português de apenas 20 anos.

- Paulo Alves fail
Paulo Alves não devia ter aceite o convite do olhanense. Para já está em 14º.

- Má jornada europeia
O que se passa com as equipas portuguesas? Já não se vivia um desastre destes há algumas época. Pelo menos nesta jornada todos recebem € pois todos pontuaram (inclusivamente o Paços de Ferreira - já estará a banacada paga?)

domingo, 24 de novembro de 2013

Liga Zon Sagres - 10ª Jornada

Esta jornada fica marcada pelo encurtamento das distâncias entre os primeiros classificados, o afundanço do Sp. Braga e pela recuperação do Marítimo e Paços de Ferreira





- Matic
Marcou o golo da vitória do Benfica e foi o primeiro da época. Foi o homem do jogo, naturalmente. valeu 3 pontos ao Benfica, encortando a distância para o FC Porto. Destaque ainda para Gaitan e Enzo, que estiverem em bom nível. Artur também não desiludiu. Já o atacante Lima nem se viu.

-Slimani
Salvou o jogo no último minuto e graças  ao seu golo solitário, o Sporting está a apenas 1 ponto da liderança. Apesar de não ter sido um jogo brilhente, Leonardo Jardim vai fazendo o seu belo trabalho, com muito menos investimento que os seus pares.

- Henrique Calisto
Confirmou-se aquilo que o Desportubol dizia e que todos os adeptos diziam e que só Carlos Barbosa (e talvez Jorge Mendes) não queria ver. O problema do Paços de Ferreira era o Costinha! Ele abandonou o clube e os resultados apareceram!
O Paços de Ferreira conquistou a segunda vitória no campeonato e já está ao nível da concorrência.  Fernando Neto marcou o golo solitário da vitória. António Filipe parece ter ganho o lugar. Ruben Ribeiro a ponta de lança acabou por ser uma aposta certa.

- Marítimo
Que sacudidela da crise. Apareceu a vitória que estava a faltar e Pedro Martins pode dormir mais descansado. Derley tornou a marcar e é um dos achados desta edição da Liga. Alex Soares, mais um dos promovidos da equipa B por este treinador, marcou o seu 1º golo no campeonato principal.

- V. Setúbal
José Couceiro está a levar a água ao seu moinho.




- Paulo Fonseca
Então com 5 pontos de avanço sobre o Benfica, já só está ... 1? A isto, junta-se a fraca campanha na Liga dos Campeões. Algo está a falhar... será devido o regresso de Varela?

-Arouca
Está mesmo à beiram dos lugares esperados que estivesse: nos da descida. Para quando a 3 vitória no campeonato, Pedro Emanuel?

- Jesualdo Ferreira
O Sp. Braga está prestes a bater recordes negativos de tantas derrotas. Mais uma, a 6ª em 10 jogos. Algo tem de mudar e rápido. Por falar nisso, o que fez ontem Joãozinho na equipa B? Ruben Micael está a léguas da performance de Mossoró. Hugo Viana também deixou saudades. Por outro lado, Rafa está-se a confirmar um bom reforço.

Liga Revolução - 16ª Jornada

Esta jornada fica marcada pela convergência de pontos entre primeiro e último que se alteraram nesta ronda. O Portimonense viu premiada a sua regularidade e ascendeu ao 1º lugar, beneficiando do empate do Penafiel. Por sua vez, o Trofense está a recuperar, finalmente, e já deixou o último lugar.





- Portimonense
Inevitavelmente.
O Portimonense não construiu um plantel nem investiu na subida de divisão. Apostou em jogadores baratos, alguns da sua formação e num técnico que habituou o público a resultados regulares. À 16ª jornada, constata-se que os resultados estão muito aquém do esperado, tendo a equipa ascendido à liderança!!!
Os golos de hoje foram marcados por Rui Correia, um defesa que chegou da III Divisão portuguesa e o segundo de Luís Zambujo, após boa jogada individual de mica, jogador formado no clube algarvia.
Mica arrisca-se a seguir as pisadas de Vítor Gonçalves, que joga na Liga principal. Parabéns ao Portimonense e a Lázaro Oliveira pelos excelentes e surpreendentes resultados conseguidos.

- Trofense.
Venceu pela 2ª vez à 16ª Jornada (!!!). Melhor, venceu e deixou o último lugar!
Bom trabalho de Porfírio Amorim, que está a melhorar a delicada situação da equipa. Talvez estas dificuldades sirvam de lição aos dirigentes do clube da Trofa na altura de construírem o plantel.

- Beira Mar
Depois de uma semana em que os seus dirigentes vieram anunciar publicamente que o futebol profissional poderia estar perto do fim, dentro do campo, a equipa convenceu os seus adeptos: mais uma vitória com golo de Dieguinho e 800 espectadores no estádio.

- Carlos Pereira
O treinador do Atlético, temporiamente ou não, tem conseguido bons resultados.






- Leixões
De candidato tem pouco. Com um plantel mais forte que o da temporada passada, está num modesto 12º lugar.

- Filipe Moreira
Caiu no último lugar.

Lázaro Oliveira
(Portimonense)





- A escolha de Horácio Gonçalves
Se há coisa que não se percebe nos dirigentes açorianos é esta escolha. Estávamos todos expectantes que fosse dada a oportunidade a um treinador açoriano, até mesmo para justificar os milhares de euros que o clube recebe. Em vez disso o que viu? Um treinador experiente, sem ambição e sem afinidade açoriana!

- Equipa B ou A do Braga?
Enquanto a equipa A do Sp. Braga se espealha ao comprido na Liga principal, a equipa B ontem nos Açores com os seguintes titulares: Sasso, Joãozinho e Luís Silva. Assim, não é difícil ganhar!

- Defesa da Oliveirense
Muitos golos se sofre (mas também se marca) na UD Oliveirense. Nesta defesa, nota para dois titulares jovens formados no clube: João Pinho e Sérgio Silva. Só por isso, já, é meritória a campanha do clube.

domingo, 10 de novembro de 2013

Liga Revolução - 15ª Jornada

ÚLTIMA HORA!!
CARLOS CONDESSO  sai do Santa Clara
Não fez um mau trabalho. Teve que montar uma equipa nova, com jogadores dos esclaões inferiores e contar com adversidades. No entanto, os resultados não apareceram. Fez bem em dar o lugar o outros.


Esta jornada fica marcada pela primeira vitória do Trofense no campeonato (sim, estamos na 15ª jornada) e até com nºs expressivos. Nos últimos lugares, o Farense manteve as distâncias, ganhando fora o Feirense, que viu a sua vida a andar para trás. Nos primeiros lugares, Moreirense e Penafiel não jogaram.





- Trofense
Aleluia!
Finalmente uma vitória!
Foi fora, por 1-4 contra uma das agradáveis surpresas da época, o Sp. Covilhã. Com antijogo ou sem antijogo, com estes números tão expressivos, não há argumentos que satisfaçam. O Trofense esteve mesmo a ganhar por 0-4, mas vacilou no último minuto. Hélder Sousa (melhor marcador e jogador da equipa), Rateira, Padilha (estreia a marcar para ambos) e Viafra marcaram os golos. O Trofense mantém-se no último lugar, mas mais perto dos adversários.


- Samuel Cruz (Sp. Covilhã)
Pelo golo que marcou. Trata-se de um serrano formado no Sp. Covilhã, que luta contra a falta de investimento do clube  nos futebolistas da sua formação. Chaló confiou nele e estreou-se a marcar.

- Farense.
Que vitória tão oportuna. Com o Trofense a ganhar, o clube do Algarve só tinha que vencer. Bastou um golo solitário de Rambé  para o clube algarvio vencer, mas, cuidado, que nada está garantido. Além do Farense ter o pior ataque, só tem 2 marcadores (Rambé e Adelaja). Tantos reforços que houve, com os resultados que se vêm ...

-Paulo Cadete.
Aposta forçada no comando técnico do Tondela e um nome desconhecido da alta roda do futebol, deu uma boa resposta. Viu a sua equipa ganhar o jogo, dando a volta ao marcador e Fausto Lourenço bisar.
- Mike (Santa Clara)
Considerado uma das revelações da Liga revolução, o central do Santa Clara estreou-se a marcar.




- Pedro Correia
Esperava-ser mais do Leixões. No ano passado, com menos fez mais. O Leixões está a 9 pontos do Penafiel (com um jogo a mais). Mesmo assim, considerando que sofreu o golo da derrota no último minuto.

- Pedro Miguel.
Algo no Feirense não está a funcionar e tem que mudar.


Porfírio Amorim
(Trofense)

Foto: Facebook do Trofense

Apontamentos - 10 de Novembro de 2013

- Taça de Portugal: Sporting não consegue vencer os grandes
Mais um jogo em que Leonardo Jardim não consegue vencer um grande. Perdeu com o Benfica, depois de ter perdido com o FC Porto.
Foi um  bom jogo de futebol, gostei bastante. Golos (Cardozo em destaque), emoção e um valente frango de Rui Patrício que salva Jorge Jesus.
Apesar da falha, Rui Patrício salvo na época passada o Sporting em muitos jogos. Não é por falhar num jogo a eliminar que vai ser o pior do mundo.




- Bruno de Carvalho - não há maneira de se calar!!!
Sempre a papagaiar. Não há semana, nem jogo que Bruno de Carvalho não opine sobre ou sobre aquilo.
Ontem, queixou-se da arbitragem e insultou comentadores.
Por favor! Mais humildade que não faz mal nenhum!

- Positiva a aposta do Benfica em portugueses
André Almeida, Sílvio e Ruben Amorim a titulares, André Gomes e Ivan Cavaleiro a suplentes utilizados. 5 portugueses no Benfica é coisa rara, mas é muito bom.
No Sporting, destaque para a aposta em Carlos Mané, num jogo im portante. Trata-se de um jogador da equipa B.

- Adjunto do Benfica não dá o exemplo
Não se pode tolerar a atitude do treinador de guarda redes do Benfica, Hugo Oliveira, ao atirar uma garrafa ao assistente.
Foi bem expulso!
Trata-se de um treinador que é dos que melhor se promove no futebol, e que o ajudou a chegar a este patamar, mas este tipo de cenas não o favorecem nada.

- Antevisão V. Guimarães - FC Porto
Um jogo difícil para ambas as equipas. O Guimarães não está o coitadinho da época passada e o FC Porto não está tão forte como no jogo da Supertaça.
Do lado do Vitória, destaque para a ausência do guarda redes Douglas, que será rendido pelo guarda redes titular da equipa B. Assis tem já muitos minutos nas pernas e experiência suficiente para ser uma boa alternativa. Do lado do Porto, Fabiano deverá ser o titular. Licá e Fucile ficam de fora e Kelvin regressa.

- Mais um reforço em Olhão
O entra e sai de jogadores no Olhanense não acaba. Mais um a entrar. Não sei onde Paulo Alves vai arranjar espaço para tanto jogador. Ainda por cima, nenhum dos mais recentes é luso.

-Taça de Portugal no José Arcanjo
Não se percebe porque é que os jogos da Liga têm que ser no Estádio do Algarve e os da Taça podem ser no José Arcanjo?
Os adeptos querem o José Arcanjo e o ex-treinador Abel Xavier justificou na RTP que o motivo era que a Administração entendia que no Algarve teria mais receitas de bilheteira.
Que história tão mal explicada.

-Jornada europeia
Uma vergonha! Em 5 equipas nenhuma ganha. 2 empates e 3 derrotas! O que se passa?
Ok, do Paços de Ferreira já era esperado o desastre que se confirmou.

- Que é feito do Yannick Djaló?
Mais figura das revistas cor de rosa do que dos jornais desportivos, dei por mim a perguntar o que é feito do Yannick Djaló?
Pois, está encostado no Benfica. Até a gora não realizou um único jogo esta época!
 E o Carlos Martins? 
Outro que tal: nem um jogo esta época!

- Espanhol do Atlético finalmente saiu!
Não sei o nome do treinador, mas que é esquisito, lá isso é. Após derrotas sem fio, já foi tarde!

- Injustiça na demissão de Vítor Paneira.
Mão se perceberam os motivos da saída de Vítor Paneira. Pelos resultados não foi. Será que foram mais olhos que barriga do presidente do Tondela, Gilberto Coimbra?

domingo, 3 de novembro de 2013

LZS 9ª Jornada

Nesta jornada, o FC Porto marcou passo e primou pela inconsistência e pela aselhice (inesperada) de Mangala. O Benfica e o Sporting aproveitaram o deslize dos portistas, enquanto o Vit. Setúbal foi o único dos últimos a ganhar.





- Cardozo.
Tornou a ser preponderante na vitória do Benfica. O adversário facilitou bastante e o Benfica ganhou sem dificuldades.

- Sporting
Venceu com dificuldades o Marítimo. Adrien, Capel e Slimani marcaram os golos.

- Gil Vicente
Já elogiamos e tornamos a elogiar o trabalho de João de Deus. Com um plantel muito baratinho, está a fazer das fraquezas forças e está no 4º lugar, com 5 vitórias, fazendo inveja a muitos clubes.
O êxito deste plantel reside em ex-atletas do Benfica, que naquele clube eram as "3ªs opções". São 4 os jogadores: João Vilela, César Peixoto, Leandro Pimenta e Luís Martins. Nesta semana, Peixoto foi a estrela. Julgo quem nem os próprios jogadores e dirigentes estariam à espera de um início tão bom.

- José Couceiro.
Em terra de cegos, quem tem olho é rei. Foi o único da 2ª metade a ganhar e por isso saltou várias posições na tabela. Além disso, tratou-se de uma vitória num campo muito difícil com dois golos portugueses: Tiago Terroso e Paulo Tavares.




- Os centrais do FC Porto
Mangala e Otamendi. Qual dos dois esteve pior?
Mangala marcou um golo, mas foi culpado directo no golo do empate. Otamendi comprometeu, como o fez nos últimos jogos.

- Académica
A jogar em casa, não se esperava um jogo tão fraco e com tantas facilidades para o adversário. Além disso foi dos poucos que não pontuou dos últimos.

- Sp. Braga
A culpa não é de Jesualdo ferreira. Como é possível que se estja há 4 jogos sem ganhar? A Liga dos Camppeões já não irá ser possível.

José Couceiro
(V. Setúbal)

Liga Revolução - 13ª Jornada (parte II)

Nos jogos de hoje, o grande destaque do dia vai para o Sp. Covilhã, que contra todas as expectativas, está na primeira metade da tabela e hoje venceu o Benfica B, com um belo golo de um jovem que tem estado acima das (baixas) expectativas. Notável igualmente a performance do Penafiel, que já chegou ao 2º lugar e que mantém a melhor defesa.

Análise dos jogos de ontem

POSITIVO DO DIA
- Sp. Covilhã
Poderia eleger Francisco Chaló ou Adriano Castanheira como os melhores da jornadas, mas elejo a equipa.
O Sp. Covilhã era um dos maiores candidatos à descida. Tendo em conta a época sofrível 2012/13, as restrições orçamentais, a construção de um plantel muito básico, barato, com a maioria dos jogadores a ser recrutada nas divisões inferiores, haveria tudo para correr mal. Pois, no futebol, o mais expectável nem sempre acontece. O Covilhã, estão neste primeiro terço de campeonato a nível muito bom.
Muitos a parabéns ao trabalho de Francisco Chaló, que tem mostrado ao futebol bons valores valores escondidos no Sp. Covilhã. O jogo desta jornada foi contra uma das equipas mais potentes do campeonato, com valores que o Covilhã, só em sonhos, pode disputar.
O primeiro golo foi muito facilitado pela defesa do Benfica e aos 85' Gui estreou-se a marcar. Quem é Gui? É um miúdo senegalês de 20 anos, que o Sp. Covilhã contratou na época passada.
O segundo golo foi obtido de um livre, de bola corrida, inesperado de Adriano Castanheira. Quem é Adriano? É um ex júnior serrano que passou pelo FCP nas camadas jovens e que é uma das grandes esperanças do Covilhã e que pode render € aos depauperados cofres serranos.

Atenção que este jogo passou na televisão e o Benfica é sempre candidato ao recrutamento de jovens valores. Boa montra!

-Miguel Leal
Depois da temporada insossa 2012/13, Miguel leal está a apresentar resultados muito, muito satisfatórios no Penafiel. Tem uma defesa fantástica e nesta jornada, foi feliz nos Açores, com golos de João pedro e um ex-júnior penafidelense, Aldair. O Penafiel está a afirmar-se como candidato à subida e Miguel Leal a ganhar fama.

- Ponde, Esgaio e Miguel Fidalgo
Os três marcaram e são destaque por diferentes motivos. Ponde é júnior. Foi chamado à equipa B do Sporting e foi figura, marcando um golo. Esgaio está longe do nº de golos que marcou na época passada, mas bisou nesta jornada, sendo um de grande penalidade. Miguel Fidalgo marcou o seu 5º golo nesta temporada, ao serviço do equilibrado U. Madeira.

Análise dos jogos de ontem

NEGATIVO DO DIA

- Defesa do Benfica B
Não foi por lá que a equipa perdeu, mas o 1º golo do Sp. Covilhã deve-se a demérito da defesa vermelha..

Análise dos jogos de ontem

Francisco Chaló
(Sp. Covilhã)


Análise dos jogos de ontem

10 anos de Luís Filipe Vieira no Benfica

Uma década de Vieirismo no Benfica teve pontos altos e pontos baixos.

Pontos altos:
- Construção de infraestruturas, consequência de elevados investimentos no património do clube (centro de estágios e museu).

- Reforço da mística dos sócios, impondo a marca "Benfica".

- Credibilidade no mercado, no futebol e na Europa

-  Estabilidade. Tirando o despique com José Veiga, os últimos 10 anos do Benfica, têm sido estáveis na sua estrutua directiva e com poucas críticas.

- Criação da Benfica TV

Pontos baixos:
- Ausência de resultados desportivos, em particular o futebol

- Dificuldade na ncapitalização dos investimentos em infraestruturas em vitórias

- Dívida assustadora.

Em geral, o balanço é negativo, pois o investimento não está a trazer retorno ao clube. As aquisições milionárias, com reflexos na dívida do clube, não se reflectem em vitórias.

Apontamentos 3 de Novembro de 2013

- FC Porto tropeça no Restelo, com Mangala no melhor e no pior.
Não era um resultado esperado, uma vez que o FC Porto ir-se-ia apresentar na máxima força e o Belenenses nem tinha o seu melhor jogador, Miguel Rosa.
Pois bem, onde o FC porto falhou? Na consistência de jogo da equipa e na exibição dos seus defesas. A única coisa que Mangala fez bem foi o golo. De resto, asneiras atrás de asneiras, uma delas foi lesiva para a equipa. Otamendi também está longe do que já nos habituou. Na frente, uma ineficácia. Carlos Eduardo, Ghilas e Ricardo estiveram abaixo das expectativas, em mais uma oportunidade que lhes foi dada. O Porto perdeu folga quer para SLB, quer para SCP.
Do lado do Belenenses, a sombra de Van der Gaag tem feito bem à equipa. Sinceramente não sei se o mérito é de Marco Paulo, ou do holandês. Seja como for, arrancou um empate frente aos campeões. A nível individua, destaque para Fredy.
Nota ainda para a assistência do Restelo: 9.245 espectadores. Muito bom. O futebol e os cofres belenenses agradecem.

- Sporting mantém toada vencedora.
O Sporting venceu com dificuldades o Marítimo. Vítor foi a desilusão da noite e Eric Dier não fez figura muito melhor. O Marítimo apresentou-se bem, mas o seu defesa direito, João Diogo, podia ter estado melhor. O Sporting, sem deslumbrar, lá venceu e está na luta.

- As razões de Abel Xavier.
Ontem, na RTP, perante um sonolento Carlos Manuel Albuquerque (quem o viu nas manhãs e quem o vê a apresentar agora. Dá a sensação muitas vezes, que o apresentador não vê os jogos e nem sabe o que está a perguntar. Será a ele que Paulo Ferreira se referia a ele quando disse que alguns menos bons profissionais não se tinham despedido?), Abel Xavier apontou precisamente aquilo que o Desportubol já tinha apontado aquando da sua demissão. Na mouche!

- 2.000 pessoas no Salgueiros-Boavista
Dois clubes históricos do Norte, vítimas de má gestão dos seus dirigente, tentam reerguer-se. O Salgueiros, nem sequer estádio próprio tem, tendo que andar todas as semanas a trocar de estádio. Ontem defrontaram-se, na Maia. Mais que o resultado e numa tarde chuvosa, 2.000 espectadores foi a contagem.

- Análise da 13ª jornada da Liga Revolução  ver aqui

sábado, 2 de novembro de 2013

Liga Revolução - 13ª Jornada (parte I)

Já se realizaram metade dos jogos desta jornada.

Nestes encontros, o trofense continua a enterrar-se cada vez mais, o Atlético so volta recuperar quando o seu treinador espanhol sair, o Moreirense continua com um ataque demolidor, o Feirense continua a marcar passo e o Beira Mar recupera.

POSITIVO DO DIA:
-Ataque do Moreirense.
Mais 4 golos marcados sem sofrer nenhum! O Moreirense deu um mais passo rumo à subida.
-Jorge Neves.
Qual trabalho de formiga! 2ª vitória consecutiva e nos últimos 7 jogos, só perdeu 1. As referências desta equipa fizeram-se notar. Luís Phillype tornou a marcar, enquanto Ricardo Dias se estreou nos golos.
-Oliveirense.
 Com um plantel e preparação de época bem mais agreste que o seu adversário, vai fazendo o seu caminho para a permanência. Guima continua de pé quente e Godinho estreou-se a marcar.
-TóZé Marreco.
 Tem um apelido muito esquisito e tem razão quando se queixa de não olharem para ele. É dos melhores marcadores portugueses do campeonato, tem apenas 25 anos e não é requisitado para jogar na Liga principal. No entanto, no ano passado não aproveitou a sua oportunidade no Beira Mar.

NEGATIVO DO DIA:
- Gorka Etxeberria.
O voto de confiança que recebeu da direcção deu em mais uma derrota. Está à espera de quê para sair/ser demitido?
-Trofense.
A sua cova pode ficar mais funda. A manutenção já começa a fugir.
- Filipe Moreira.
Visto como um dos melhores técnicos dos escalões secundários, está a falhar na melhor montra que pode ter. Tornou a sair derrotado e em casa. Em 13 jogos, só venceu 2. Muito mau.
- Feirense.
 Quem olha para a valia do plantel, está longe de imaginar, que em  36 pontos possíveis, só tem 12 e está no antepenúltimo lugar nesta jornada.

LZS 9ªJ - Henrique Calisto e Paulo Alves em estreia

Dois treinadores estreiam-se nesta jornada , mas Calisto tem uma tarefa mais fácil que Paulo Alves.

Henrique Calisto vai encontrar um bom plantel, com uma verdadeira equipa. Depois de n derrotas, vêm-se agora lamentos públicos de dirigentes e jogadores (e de Jorge Mendes, no intimo). Tanta hipocrisia!
Nos primeiro treino, já se viu que Calisto se vai deixar dos paninhos quentes e dos mind games falíveis que Costinha usava para treinar à moda antiga, com base nos posicionamentos e treinos físicos. Com o plantel e experiência que tem, Calisto fará com muita probabilidade um bom trabalho.
Apesar de estar no último lugar, estamos na 9ª jornada, e a distância para os de cima é muito reduzida.

Paulo Alves, vai ter uma tarefa mais complicada. Embora tenha mais experiência que Abel Xavier, as dificuldades são as mesmas que já elencamos:
   i) uma equipa que não joga no seu estádio
   ii) uma equipa sem adeptos a apoiar pq recusa jogar no seu estádio
   iii) jogadores estrangeiros que conhecem "zero" do campeonato português
   iv) um plantel escolhido sabe-se lá com que critérios e com que empresários
   v) uns dirigentes que nunca dão a cara e que afastam os adeptos
   vi) funcionários com salários em atraso
   vii) um clube com histórico de desavenças entre treinadores e dirigentes (prova-se agora que os problemas não eram de Cajuda, nem de Conceição).
Não se espera muito de Paulo Alves, mas pelo menos já não está no desemprego.

Apontamentos - 2 de Novembro de 2013

- Vitória incontestável do Benfica.
Não merece contestação  a goleada imposta pelo Benfica à Académica. A Académica, igual a si mesma  nos últimos anos, não assustou nem um bocadinho, com falhas defensivas comprometedoras. O Benfica, com Cardozo a salvar a equipa e Gaitan um zero, venceu por uns tranquilos 0-3. Apesar de não ter comprometido, Bruno Cortez fez um mau jogo. Preferimos Siqueira

- 8.551 espectadores em Coimbra.
Estou crente que se a postura da direcção da Académica em relação à cidade, aos adeptos e à imprensa fosse outra, haveria mais pessoas no Municipal de Coimbra. Em noite de chuva, à 6ª feira, 8.500 espectadores até é razoável.

- Belenenses sem o seu melhor jogador
O Beleneses parte, logo na antevisão do jogo, como derrotado natural no jogo de logo à noite. Além da diferença do plantel, da (questionável) qualidade do seu treinador, vai jogar sem o seu melhor jogador e marcador, Miguel Rosa.

- Bruno de Carvalho não se cala
O presidente já papagaiou hoje outra vez, a antever o jogo com o Marítimo. Que excesso de protagonismo. Bruno, porque no te callas?

- Preocupação dos bracarenses: a data de fundação do Braga
Como é que é possível para um clube em crise de resultados, a aumentar dimensão, que a preocupação de alguns sócios seja um aspecto que não interessa a ninguém? Haja paciência!

- Galo na camisola do Gil Vicente
Será que daqui a pouco vamos ver o presidente Fiuza a propor alterar o nome do clube para "Barcelos"? Seria bem visto!

- Facebook do Gil Vicente
Ainda não percebi porque motivo 80% dos posts do facebook do Gil Vicente dizem "Bom dia, Gilistas!". E que tal valorizarem as dezenas de miúdos que jogam nas camadas jovens do clube, postando os seus resultados, fotografias, marcadores, etc.?

- Piris ameaça titularidade de Cedric e Jefferson
O último reforço do Sporting a estrear-se deu bem conta do recado e é alternativa.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Costinha de saída do Paços Ferreira

ÚLTIMA HORA!

Finalmente!
Costinha deu, por culpa própria, o fim da sua carreira de treinador.

Por muito boa pessoa que seja, Costinha não nasceu para treinador, sendo o rosto da derrota no futebol português. É um facto, por muito sduro que seja de dizer.

Foi muito arriscado para a  sua inexperiência aceitar este desafio tão complexo e com uma herança tão pesada. Por isso é por culpa própria.

Após ter carimbado a descida do Beira Mar, deveria ter iso para um clube mais fácil.

O clube tem um bom plantel, uma boa gestão e merece mais.

Foto: Zerozero

Abel Xavier de saída do Olhanense - análise


É verdade que a competência de Xavier é questionável, mas o que podia pedir mais ao treinador com:

   i) uma equipa que não joga no seu estádio

   ii) uma equipa sem adeptos a apoiar pq recusa jogar no seu estádio

   iii) jorgadores estrangeuiros que conhecem "zero" do campeonato português

   iv) um plantel escolhido sabe-se lá com que critérios e com que empresários

   v) uns dirigentes que nunca dão a cara e que afastam os adeptos

   vi) funcionários com salários em atraso

   vii) um clube com histórico de desavenças entre treinadores e dirigentes (prova-se agora que os problemas não eram de Cajuda, nem de Conceição)

Conseguir o que já conseguiu, já foi muito que Abel Xavier fez.

Foto: Zerozero

Apontamentos - 28 de Outubro de 2013

- O clássico FC Porto - Sporting

O grande vencedor: FC Porto. Um dos melhores jogos da temporada, mas com a ajuda de um mau Sporting. Lucho e Danilo estrearam-se a marcar. Foi um grande golo do brasileiro. 

 

O grande derrotado: Bruno de Carvalho. Papagaiou toda a semana, ofendeu Pinto da Costa, achava-se o rei da capoeira. Foi bem feito!

- Violência antes do encontro: já muito se falou. Destaco apenas a ausência da polícia. Onde é que ela estava, num jogo de risco tão elevado?



-Ivan Cavaleiro estreou-se finalmente no Benfica
E Siquera já marcou.

- Manuel Machado
Manuel Machado revelou o onze inicial antes da partida com o Benfica. Resultado: perdeu o jogo!
O que ganhou com esse disparate?

- Costinha e a sua mediocridade
Costinha não é nem será treinador. Ponto. Não é esse o seu futuro.
É o rosto da derrota no futebol. Para quê continuar a ser calcado e estar sempre a fazer-se de coitadinho nas conferências de imprensa.

- Petição para Jesualdo Ferreira sair do Braga
Afinal não somos só nós a discordar das opções de António Salvado no Sp. Braga, a nível de treinadores.

-Tomané estreia-se a marcar no Guimarães
Estreia em grande de mais um jogador da equipa B do Vitória.
Nos primeiros minutos oficiais, marca um golo. Mais uma opção (identificada na pré época, mas que perdeu influência na Supertaça) para Rui Vitória e para os cofres vitorianos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Liga Revolução - 12ª Jornada


Esta jornada ficou  marcada pela inversão da tendência de resultados da maioria das equipas, com excepção do Trofense que é a única equipa que ainda não ganhou (estamos na 12ª jornada!) e do Atlético.





 - Farense.
Venceu em casa uma das equipas com melhores resultados e saiu da zona de descida. No São Luís, os homens de Jorge Paixão venceram com um golo de Rambé (ex Belenenses) e um golo na própria baliza. Significará o início de um novo ciclo?
De positivo fica ainda a boa assistêwncia: 948 espectadores.

- Luís Gustavo e Dieguinho.
Esta dupla vinda do Estoril, junatmente com Luís Phellipe tem sido um dos destaques deste campeonato e do Beira Mar. marcaram nesta jornada frente ao marítimo B e têm valido pontos aos aveirenses.

- Rui Lima
Hactrick!

- Portimonense chegou à liderança (bom trabalho de Lázaro Oliveira). Moreirense, de regresso às vitórias, cimentou o 1º lugar 8e que vitória 0-4). Leixões, que após vários jogos sem ganhar, encontrou o rumo. Oliveirense, que andava meio perdida, lá venceu mais um jogo. Penafiel, mais um jogo sem sofrer golos.




- Gorka Etxeberria
Definitivamente não é o treinador que o Atlético necessita. Comk tantos treinadores portugueses de qualidade para quê apostar em espanhois? O resultado está à vista.

- Trofense. 
Mais um jogo sem ganhar e nem com um novo treinador. É que no dá ter uma equipa tão inexperiente e recheada de jovens de 20 anos da América latina

Vitor Oliveira
(Moreirense)


Apontamentos - 27 de Outubro de 2013

- Clássico FC Porto - Sporting
 
i) A arrogância de Bruno de Carvalho
É hoje o tão desejado dia para Bruno de Carvalho, que anda a falar neste jogo há mais de um mês. Com opiniões sobre e sobre nada, Bruno de Carvalho é a figura deste jogo. Será que vai engolir a patética ofensa a Pinto da Costa e ao seu próprio pai?

ii) A fragilidade táctica do  FC Porto
O FC porto não tem convencido, como aliás demonstram os assobios dos seus adeptos, a vitória pelos números mínimos frente ao pobre Trofense, a vacilação contra o Estoril e as derrotas na Liga dos Campeões. Já começam a ser preocupantes as fragilidades do Porto. Este é mais um jogo a sério, que vai ditar muito do futuro de paulo Fonseca no curto prazo.

iii) Duelo Jackson vs Montero
Dois colombianos que dominam o ranking de goleadores. Quem marcar hoje vai ser notícia mais uma vez. Boa montra para Montero se mostrar, dado que é menos conhecido que o seu parceiro.

- Museu FC Porto
Um clube com o histórico de resultados e conquistas como o FC Porto teria de ter um espaço onde as pudesse mostrar a todo o Mundo. E em 2013 alcançou esse espaço. E por isso tem que se dar os parabéns a Pinto da Costa.
Como Rui Moreira, presidente da Câmara disse, o FC porto é uma marca do porto e da região Norte. Com o fluxo enorme e crescente de turistas nos últimos anos, o Dragão é ponto de paragem obrigatório na cidade do Porto.
A nível financeira, também só vantagens. Com o museu no Estádio do Dragão, não há rendas a pagar, e as receitas de bilheteira compensa a perda da renda da Rádio Popular.

- Manuel Machado e o onze do Nacional
Em relação ao Benfica-Nacional, já comentamos aqui a tão badalada titularidade de Ivan Cavaleiro e o favoritismo do Benfica. No entanto, Manuel Machado foi notícia hoje por ter divulgado o onze inicial. O que é que ele ganha em dizer isto na conferência de imprensa???
De qualquer das formas, elogios para o seu arrojo em colocar dois sub-21 portugueses no onze titular.
Ainda a propósito do Benfica, tem-se falado das baixas assistências na Luz (em nenhum jogo se ultrapassou os 40k de espectadores) : os adversários são fracos, o país está em crise e os benfiquistas mais crentes já têm que pagar 120 € / ano para ter a Benfica TV.

- LZS: V. Setúbal 0-0 Belenenses
   Análise V. Setúbal
Neste jogo, o Vitória conseguiu finalmente não sofrer qualquer golo! Após 10 jogos, 18 golos sofridos e 3 jogadores terem passado pela baliza, no primeiro jogo para o campeonato de José Couceiro, a baliza ficou fechada. Kieszek, depois das borradas frente ao FCP, ganhou o lugar em relação à restante concorrência e ontem mostrou o porquê. Grandes defesas, sobretudo na 2ª parte. Destaque para:
    i) Nº de portugueses que jogaram: 7 titulares + 2 suplentes, sendo que 2 dos titulares são sub-20. José Couceiro, que foi seleccionador nacional e comentador na TV Cabo  está a postar no que é   nacional
    ii) Miguel pedro pode ter assinado a sua "sentença" na cabeça do treinador José Couceiro. Entrou aos 59' e fioi expulso com vermelho directo aos 87'.
    iii) Em noite de Outono, pela televisão pareciam mais: 2.214 espectadores
    iv) Onde estiveram Rafael Martins e Cardozo? Tanta parra e pouca uva...
   Análise do Belenenses: 
    Com juventude portuguesa na equipa (Filipe Ferreira, Tiago Silva, Miguel rosa e Sturgeon), teve ambição, mas Kieszek foi melhor. Entretanto, Miguel Rosa, um dos mais promissores jogadores do Belenenses, saiu novamente lesionado e o adjunto Jorge Simão pôs-se a andar. Marco Paulo, sem ganhar hám dois jogos já conseguiu destruir alianças.

- LZS: Olhanense 1-0 Arouca
Sem se perceber o porquê de se jogar no Estádio do Algarve e com os adeptos revoltados (só os dirigentes olhanenses saberão porquê), Abel Xavier lá vai fazendo o seu campeonato. Venceu um dos adversários directos na luta pela permanência, depois de ter vencido o Paços de de Ferreira.
Destaque para a titularidade Belec, guarda redes do Inter de Milão e para o facto de não ter sofrido golos.
Destaque igualmente para o estreante Kroldrup, no lugar do português Ricardo Ferreira e para o o facto de só ter havido dois portugueses titulares no Olhanense (Rui Duarte e Luís Filipe).
Perante apenas 585 espectadores, Abel Xavier foi visto a discutir com o presidente Isidoro de Sousa. As coisas não andam bem em Olhão. Não se percebe qual o rumo e a identidade não só da equipa, mas também do clube. O golo foi marcado por Dionisi (italiano, 26 anos, emprestado pelo Livorno, 2º golo no campeonato).

- LZS: Rio Ave 0-1 Gil Vicente
O que se passa com o Estádio dos arcos para o Rio Ave? Não há maneira de atinar! o Gil Vicente sossegadamente está a percorrer o seu caminho.Não é que ultrapassou o Braga e está no 4º lugar e já soma 4V. Bom trabalho de João de Deus, numa época, ainda por cima, em que a ambição de António Fiúza está mais moderada que a da época passada. Sem César Peixoto e sem Avto conseguir marcar (para quando um golo deste avançado? Uma das boas surpresas desta equipa e deste campeonato, até pela sua nacionalidade pouco frequente para estas bandas), Luís Martins, dispensado pelo Benfica, marcou um grande golo, perto do fim.
À 8ª jornada, deixamos a questão: será o Gil Vicente o Paços de Ferreira de 2012/13? Jogadores jovens, desconhecidos, com escola (Leandro Pimenta, Luís Martins e João Vilela do Benfica; Diogo Viana do Porto), Avto, jogador georgiano revelação (ex Oliveirense)  e com jogadores mais maduros (César Peixoto e Adriano).

- Contas do V. Guimarães
O V. Guimarães (clube) apresentou as suas contas. Apesar do prejuízo, reduziu bastante o seu prejuízo. Mas não se fala no consolidado (clube + SAD), pois a SAD foi formada este ano. Seria interessante era comparar realidades comparáveis.

 - Selecção de futebol feminino goleada
Ui ui... chega a Holanda e levamos 7 em casa

sábado, 26 de outubro de 2013

Apontamentos - 26 de Outubro de 2013

- Bruno de Carvalho Por qué no te callas?



Que mau vício tem Bruno de Carvalho de estar sempre a mandar opiniões e palpites para a imprensa... Está a lançar foguetes ao ar e ainda vai apanhar as canas. Hoje é (mais) uma entrevista ao Record. O silêncio às vezes vale ouro!


- Braga perde com a Académica.
Ver análise e comentários do Desportubol aqui

- Gil Vicente com poucos jogos em casa
O Gil Vicente está aflito pois vai ter poucos jogos em casa até ao Natal e está com medo de ficar sem dinheiro para cumprir as suas obrigações.  É chato efectivamente quando isso acontece. Até Dezembro serão 4 jogos em casa: Moreirense, Guimarães, Sporting e Arouca. 2 derbys regionais e 1 grande em alta. Podia ser pior, António Fiúza!

- Será desta que Ivan Cavaleiro vbai ter uma oportunidade?
O Benfica joga contra o Nacional, um adversário teoricamente fácil, sendo jogo na Luz. ABola, jornal com om logo vermelho, especula que Ivan Cavaleiro pode ter uma oportunidade.
Curioso é que o Benfica gasta rios de dinheiro em reforços e mais reforços vindo dos quatro cantos do mundo, mas os jogadores mais promissores são a custo zero e da equipa B. Para Luís Filipe Vieira rever ...

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Apontamentos - 25 de Outubro de 2013

- Má semana europeia
Em 5 equipas, nenhuma ganhou e apenas 2 empataram. Que tristeza!

- Costinha, o mal amado
Que percurso tão frustrante. Colstinha continua a afundar o Paços de Ferreira. Os resultados não saem do medíocre. Que interesse terá Carlos Barbosa em defender tanto Costinha? A título de curiosidade, Costinha é defendido pela Gestifute, empresa do milionário Jorge Mendes.

- Abel Xavier "treina a dor"
loool
Abel Xavier assim se define. Não se percebe muito bem como chegou a treinador da Liga Zon Sagres, nem quais são os objectivos do dirigentes do seu clube. Mas pronto, haja paciência.

- O protagonista António Salvador
Não se percebeu esta busca de mediatismo de António Salvador ao adiar até à última a sua recandidatura à presidência do Braga. Qual era o seu objectivo: lançar o alarme ou ver toda a gente a beijar-lhe os pés e a pedir-lhe por favor para se candidatar?

- Sp. Braga torna a perder
Já assinalamos aqui que não concordamos com as escolhas dos treinadores de António Salvador.  Assinalamos que Jesualdo estava a cumpriri o provérbio chinês: não se deve voltar uma segunda vez a um lugar onde já fomos felizes.
O Sp. Braga já está a lutar pelo 4º lugar. No ano passado, o Sporting esteve fraco e o Braga chegou ao 3º lugar, este ano, está a lutar pelo 4º. A culpa não é só das lesões, nem da diminuição do orçamento.
Esta semana, o Braga perdeu em casa com a Académica. Tomás Dabó e Aderlan substituíram Joãozinho e Paulo Vinicius na defesa. Alan ficou no banco a fazer o quê?

- Conceição ganha oxigénio
O treinador da Académica está a viver a sua melhor fase na Académica: duas vitórias consecutivas. Passou o Belenenses fora para a Taça e ganha o Braga, também fora, para o campeonato. Apesar da folga que ganhou, a Académica ainda está longe de convencer.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Liga Revolução - 11ª jornada

Na 11ª Jornada da Liga Revolução, ficaram algumas notas:

- Das 5 equipas B, 4 venceram e estão todas na 1ª metade da tabela. Uma performance muito diferente da da época passada, em que os seus percursos foram intermitentes.

- Hacktrick de Ricardo Pessoa. O veterano defesa marcou 3 golos num jogo.

- Defesa do Penafiel: mais um jogo sem sofrer golos. Tem 3 GS / 11 J. Upa upa!

- Mais uma derrota do Atlético. não há engano: 4ª derrota consecutiva. O treinador espanhol pode estar de saída.

- 2ª vitória do Académico de Viseu. Foi expressiva e funciona como oxigéjnio para os viseenses e para o treinador Filipe Moreira, de quem se esperava mais.

domingo, 20 de outubro de 2013

Taça de Portugal - 3ª Eliminatória (Domingo)

Hoje também não houve surpresas de maior na Taça de Portugal. A única excepção foi o Nacional que foi eliminado pelo Santa Maria. Sérgio Con
ceição e Abel Xavier aguentam-se mais uma semana.

As equipas secundárias que passaram à fase seguinte são as seguintes:
- Santa maria
- Fafe
- Camacha
- Ribeirão
- Sertanense
- AD Oliveirense
- Famalicão
- Cova da Piedade

Ver aqui crónica dos jogos de sábado.

Taça de Portugal - 3ª eliminatória

Sem surpresas até agora a 3ª eliminatória da taça de Portugal, dado que todos os favoritos passaram à fase seguintes.


No entanto ficam algumas notas:

-FC Porto - Trofense
Jogo aguardado com expectativa para ver a actuação de alguns jogadores menos utilizados. Uns desiludiram, outros superararam as expectativas.
   - Ghilas: a desilusão da noite. Tínhamos dito ontem que esta oportunidade só valeria a pena se marcasse golos (Confirmar aqui). E o que aconteceu: não marcou, esteve bastante desconcentrado e atirou sempre ao lado, nas n vezes que atacou a baliza. Não agarrou a oportunidade e desiludiu.
   - Quintero. Muito individualista, esteve longe do que já mostrou. Esteve abaixo de Defour, por isso foi justa a saua saída.
   - Carlos Eduardo: surpresa positiva. Completamente tapado na equipa principal, agarrou a oportunidade e foi um dos melhores em campo. Assistiu Varela no golo e deu profundidade ao jogo.
   -Ricardo. Um jovem que também não tem  tido oportunidades e que a aproveitou a que lhe foi dada. Muito rápido e assertivo. Gostei.
- Reyes - cumpriu
- Victor Garcia -  Foi o melhor jogo que poderia ter tido para se estrear na equipa principal. Adversário simples, cumpriu.
- Trofense: muito defensivo. Foi jogar para não perder. Mas que falta de ambição! Ainda assim, a defesa deu nas vistas, estando em bom plano, com excepção do português Tiagio Mesquita que falhou no 1º golo.
- 21.000 espectadores. Há quem defenda que os jogos da Taça deveriam ser no estádio dos mais pequenos. Mas será que se o jogo fosse na Trofa, o Trofense teria a mesma receita?

- Cinfães - Benfica
O Cinfães enfrentou o Benfica olhos nos olhos e fez um  bom jogo, apesar de ter perdido e por isso não ter entrado para a história. No Benfica, muita juventude e por isso maior risco. A audácia de Jesus foi premiada com uma vitória.
   -Ola John: Não fez um grande jogo, mas desequilibrou e marcou, tendo decidido o jogo. À parte disso não trouxe grande valor acrescentado.
   - Ivan Cavaleiro. Não marcou golos, mas marcou pontos para chegar à equipa A. Foi dos melhores em campo.
   - Funes Mori. Desilusão da tarde. Esperava-se muito: pelo valor que custou ao Benfica e pelos golos e boas exibições que rubrica na equipa B. Num jogo ideal para se destacar, não foi isso que aconteceu.
   - Sílvio, Steven, Ruben Amorim e Ivan Cavaleiro: é inacreditável, mas é verdade. Nas 2ªs linhas, só houve 4 portugueses. Por falar nisso, onde andam Carlos Martins e o Yannick Djaló?
   - Festa em Cinfães. Houve festa da Taça em Cinfães. mesmo assim, não é perceptível que o estádio não tenha enchido. Estava a chover e as principais estrelas do SLB não foram convocadas, mas mesmo assim esperava-se casa cheia.
   - Cinfães: boa réplica, mas não fica para a hist´roia: nem a jogar em casa, nem contra a equipa B do Benfica.

- Gafetense - Sp. Braga
Num estádio com muitos lugares por ocupar (Estádio de Portalegre), o Braga venceu, sem entusiasmar o Gafetense, com Vuckcevic a ser expulso.
   - Vuckcevic. Expulsão com vermelho directo aos 56's no dia da estreia a titular, é muito mau.
   - Rafa. Jogador disputado no Verão e muito valorizado pelos adeptos e neste jogo justificou o porquê. Marcou o segundo golo na sequência de uma jogada individual. O melhor em campo.
   - Luís Silva e Luíz Carlos. Jogadores que tiveram a sua oportunidade na equipa principal e estiveram bem.
   - Espectadores.  A chover e com bancadas de cimento, o Estádio de Portalegre não encheu, mas esteve bem composto. Fez-se a festa da Taça.

- Fátima - V. Guimarães
Neste jogo, Russi, no seu segundo jogo a titular, agarrou a oportunidade e marcou dois golos. Barrientos marcou o 3º golo. Rui Vitória não facilitou e apresentou o os jogadores habituais, nem sequer o guarda redes trocou. A valorização do adversário valeu-lhe uma goleada.

- Moreirense - Estoril
Previa-se um jogo equilibrado, o que aliado ao mau tempo, afastou o público do estádio. Nem a jogar contra 10 desde os 59's, o Moreirense conseguiu marcar. Sebá e Luís Leal marcaram para o Estoril. Ricardo Ribeiro, que se estreou contra a sua anterior equipa, esteve tranquila.

- Oliveirense - P. Ferreira
O P. Ferreira parece começar a entrar nos eixos. A 20 de Outubro somou a 2ª vitória em jogos oficiais e no último mês, em 5 jogos, só perdeu por uma vez. Com 11 jogadores portugueses na ficha de jogo, Manuel José e Sérgio Oliveira destruíram o adversário. No entanto, os louros têm que ser repartidos com Bebé que fez duas assistências, cavou um penalti e foi um verdadeira desequilibrador. Destaque para dois penaltis e para duas substituições no primeiro quarto de tempo da partida devido a lesões nas duas equipas. No estádio esteve pouco público.

Nos restantes jogos, o Covilhã regressou ao Estádio Santos Pinto e foi feliz, tal como as equipas da Liga.

Fotos: Site Zerozero