segunda-feira, 21 de julho de 2014

Apontamentos - 21 de Julho de 2014

- Sp. Braga reforça-se bem!
Bem, os reforços do Sp. Braga além de caros, parecem querer fazer a época horrível 13/14 que foi marcada precisamente pelo baixo investimento e pelo desafio de Jesualdo Ferreira ao provérbio chinês de que não se deve voltar a lugar onde foi feliz. O Sp. Braga é sem dúvida candidato ao 4º lugar e Sérgio Conceição é o homem certo para o desafio.

- Transparência no futebol
A prop´rosito do muito que se tem falado sobre os fundos e a exposição bancária das SAD's, seria desejável que fosse obrigatório que todos os clubes publicassem as suas contas, auditadas e divulgassem o seu passivo, situação patrimonial,  os seus accionistas, os seus maiores credores, etc.

- Postiga levado ao colo
Hélder Postiga é daqueles jogadores que é fraco, não tem jeito para jogar à bola, mas se é o que é (internacional por Portugal, jogou pelos grandes e está em Espanha), porque tem amigos e sorte. É curiosa a forma como a imprensa trata a sua dispensa: Jorge Mendes anda à procura de clube para o avançado. Pois... tem de ser o amigão Jorge Mendes a arranjar clube para o menino, pois procura não existe. Veremos quem o contratará... pelos seus dotes futebolisticos é difícil.

- Início dos jogos a sério
É já no próximo fim de semana que começam os jogos a sério para as equipas da IIª Liga com a 1ª fase da desprezada Taça da Liga. Ainda há muitos clubes atrasados na sua preparação: Olhanense, Atlético (onde ninguém se entende) e Oliveirense, sobretudo. Parece que há investidores que não aprendem com os erros. Referimo-nos ao Olhanense: depois de tanto erro na época passada que culminou com justa descida de divisão, esta época o plantel está longe de estar fechado a uma semana do início da época. Pelo menos contrataram um treinador experiente e não vão jogar, porque sim, no Estádio do Algarve.

- Prata da casa no Leixões
Quem olha para o plantel do Leixões, surpreende-se! A quantidade de jogadores formados no clube é imensa e tem um peso muito elevado. Isso é bom
, mas a inexperiência dos jogadores poder ser um ónus competitivo para a equipa.

- Saídas do Sp. Covilhã
Quem diria que o Sp. Covilhã iria colocar jogadores nos clubes europeus de Portugal:
Bata no Nacional, Alex Kabuba no Estoril, Forbes no Setúbal e Gui no V. Guimarães. Nenhum é português, nem se sabe quanto facturou o clube. Mas mérito para José Mendes e Francisco Chaló na construção da equipa e potenciação de jogadores que ninguém dava nada por eles no início da época.
Mas atenção, para continuar a ser competitivo, o Covilhã tem que fazer contratações cirúrgicas e não contratar o primeiro que lhe vendem, conforme parece ser o que está a acontecer. O tempo o dirá.

-1,3 M € de orçamento é muito (U. Madeira)
O U. Madeira apresenta um orçamento bastante elevada na conjuntura actual na 2ª Liga. Quem contrata Vítor Oliveira é para subir de divisão, mas como se motivam jogadores que jogam em estádios vazios, sem massa adepta, sem mística, com imensos estrangeiros e sem se perceber muito bem para que serve o clube que representam (se ainda ao menos representasse uma cidade da Madeira... é que nem isso, está completamente ofuscado por Marítimo e Nacional).

Sem comentários: