domingo, 16 de maio de 2021

Liga NOS 20/21: Sporting campeão com pódio completo



Começa a cair o pano sobre a Liga NOS 20/21, um campeonato sem público nas bancadas (excetuando alguns jogos do Santa Clara). O Sporting sagrou-se campeão, o FC Porto vice, o Benfica em 3º, Sp. Braga em 4º e o Paços a surpreender.


Sporting

Com um plantel barato, jovem e da formação, mas com um treinador caro. O Sporting contrariou a tendência dos últimos 19 anos e sagrou-se campeão.

Esta época teve a particularidade de não haver o famoso "Tribunal de Alvalade". Não sei que influência teve, mas sem assobios e alguns fantasmas destrutivos e intestinos do passado, a verdade é que os resultados apareceram.

A pressão sobre Ruben Amorim era muita pelo preço que custou. Com um discurso sereno e humilde, ganhou o balneário. Contratou pouco e bem (Nuno Santos ao Rio Ave, Pedro Gonçalves ao Famalicão, João Mário ao Inter e Porro ao Valladolid). Houve margem para promover jovens da formação (Daniel Bragança, Tiago Tomás, Jovane Cabral, Inácio, Matheus Nunes e Nuno Mendes) com sucesso. Jogadores a custo zero, muito talentosos que superaram toda a concorrência.

Vem aí o assédio, os milhões da Champions e é uma oportunidade única para pôr as contas em ordem.


FC Porto

Perdeu o campeonato com 8 empates e 2 derrotas, mas garantiu os milhões da Champions. 29 golos sofridos! Danilo e Alex Telles deixaram saudades com uma defesa fraca. Muitos dos jovens promovidos no sucesso da época passada foram vendidos e isso também se refletiu.

Sérgio Oliveira foi uma das figuras da época com os reforços Grujic, Taremi (Rio Ave) e Tony Martinez a portarem-se bem.

A manchar a época ficou a agressão a um repórter de imagem pelo um empresário integrado na estrutura do clube. Que leituras pode ter no não atingimento no objetivo de ser campeão?


Benfica

Muito ego, muitas promessas e poucos resultados. A culpa nunca é interna: ou é do covid, ou é do árbitro ou é do anti jogo do adversário. O Benfica pecou na falta de humildade e isso faz a diferença para o Sporting. O Benfica tem um plantel melhor, na minha opinião, com mais qualidade, talento e por conseguinte, mais caro. 

A saída de Ruben Dias no fim do mercado de Verão não ajudou, mas desengane-se quem desvalorizar este plantel que pode vir mais forte na época futura.


Sp. Braga

Pena esta fase final em foi aos tropeções (reflexo da saída de Paulinho). Boa época apesar de tudo. No seu habitual 4º lugar, com mais jogadores a serem valorizados (poucos da formação esta época).


P. Ferreira

O Paços foi dos poucos clubes a manter o treinador da época 19/20, bem como grande parte do plantel. Isso refletiu-se nos bons resultados. Pepa construiu um bom grupo, com vitórias contra os adversários que lutavam pela permanência. Assusta-me já os adversários começarem a despelar o castor (o treinador já vai, Bruno Costa e Eustáquio também vão para a concorrência).