quinta-feira, 30 de abril de 2009

Taça Super Bock

A intenção da realização da Taça Super Bock em Angola não é, de todo, inocente.
Ao patrocinar os 2 grandes Portugal, está a fazer uma publicidade em muitas frentes, já que as diferentes modalidades dos clubes deslocam-se por todo o país e além fronteiras, com destaque particular para a Liga dos Campeões.
Para além deste contrato, protocolou a Taça Super Bock, a realizar-se em Angola, que por sua vez, é um dos países com maior desenvolvimento e crescimento previsto para os próximos anos. Tem registado uma grande abertura ao investimento estrangeiro e um mercado bastante atractivo, já para não falar na ligação histórica e linguística com Portugal. Por outro lado, o público angolano tem um gosto especial pelo futebol e em particular com as equipas portuguesas (veja-se o êxtase que a recente visita do Belenenses provocou). Desta forma, a Super Bock junta o útil ao agradável, conquistando um novo e aliciante mercado.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Salgueiros 08 subiu à 1ª Distrital



Este fim de semana futebolístico fica marcado inevitavelmente pela promoção do Salgueiros.
O histórico e mítico clube do Porto está de volta à ribalta, arrastando sistematicamente milhares de adeptos.
Ontem consumou o 1º título da sua nova vida.
Parabéns !!!

domingo, 26 de abril de 2009

Liga Sagres - 26ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
  • Lisandro Lopez
    De volta aos golos e a decisor de partidas, numa altura em que o FC Porto está desfalcado de Hulk e Lucho. O Porto sofreu e lutou bastante, mas conseguiu o objectivo: vencer o V. Setúbal, precisando apenas de mais 3 vitórias para o título nacional.
  • Yazalde
    O jogador emprestado pelo Braga, vindo do Varzim, está a ser a tábua de salvação da equipa, que com apenas 2 vitórias saltou 3 lugares para um mais seguro, mas igualmente muito perigoso (13º).
    Esta semana, o Rio Ave venceu na Figueira, frente a um adversário directo, com um golo de Yazalde, que no seu segundo ano de sénior, já tem nove golos marcados (4 no Rio Ave e 5 no Varzim. Em ambos é o melhor marcador da equipa).
  • João Aurélio
    Destaco este jogador pela sua juventude e inexperiência, num sentido positivo.
    Rejeitado pelo V. Guimarães e chegado no Verão do Penalva do Castelo (!) marcou o seu primeiro golo com a camisola do Nacional, no Restelo, contribuindo dessa forma para a vitória da sua equipa. Bom trabalho de Manuel Machado.
  • Sporting
    Numa espécie de contra tudo e contra todos, lá vai levando a água ao seu moinho. Esta metáfora significa que ganhou, como lhe competia, manteve o 2º lugar e ainda causou furor com a perspectiva de promoção dos juniores Rosado e Wilson
  • Cardozo
    O paraguaio benfiquista está num grande momento de forma. Ontem à noite bisou, não dando hipóteses.
NEGATIVO DA JORNADA
  • Manuel Tulipa.
    O treinador do Trofense está a ser um dos maiores "flops" do campeonato.
    Prometeu quando chegou ao clube: um discurso apelativo, métodos de treino sofisticados, vitória frente ao Benfica e empate no Dragão e frente ao Sporting.
    Porém, meio campeonato depois, o balanço é claramente negativo. Foi uma desilusão!
    O Trofense perdeu jogos importantes, com adversários directos e está isolado no último lugar, praticamente condenado a descer...
  • Belenenses
    Os tempos são de agitação no Restelo, mostrando um clube muito vivo e a iniciativa de distribuir bilhetes através de cupão de jornal foi brilhante, mas não foram o suficiente para a equipa ganhar. Perdeu, em casa, ainda para zona de descida, mas com boas chances de se manter. Saulo tornou a ser uma espécie de abono de família.
  • Marítimo
    Se duvidas havia, ontem ficaram desfeitas.
    Carlos Carvalhal não foi salvador desejado...
    Adeus Europa !!!

Liga Vitalis - 26ª Jornada

A fase terminal do campeonato está a ser bem mais empolgante na zona de descida do que na zona de subida.
Esta semana, o Santa Clara perdeu no Bessa e comprometeu a sua subida, beneficiando a U. Leiria que, desde que Manuel Fernandes chegou ao clube, tem feito um campeonato fantástico. Aproveitou também o Olhanense, que tem posto a região algarvia em êxtase, já que goleou 5-0 o instável Freamunde.
Na parte de baixo da tabela as posições não se alteraram significativamente, ao contrário do equilíbrio que é bem maior e as previsões são difíceis de se fazer. O Boavista foi o único a vencer e a convencer nesta ronda.

POSITIVO DA JORNADA
  • Olhanense
    Mostrou porque razão subirá à Liga maior daqui a quatro jornadas, ao golear categoricamente o Freamunde.
  • Boavista
    Grande jogo!!!
    Uma vitória que tem tanto de justa como de meritória. Adriano, João Tomás e Rui Lima marcaram os golos boavisteiros frente ao líder !!!
    este jogo ficou ainda marcado pela estreia a titular de Pedrosa, um ex-júnior que foi dos melhores em campo!
    O Boavista largou o último lugar e só depende de si.
  • U. Leiria.
    Cumpriu a sua obrigação de perseguidor pela subida, ganhando ao D. Aves e aproximando-se do Santa Clara, mas a subida será difícil
NEGATIVO DA JORNADA
  • Santa Clara
    Está a falhar na altura em que o deve fazer de forma alguma.
    Sorte em Vizela e frente ao Covilhã, mas azar e justeza no Bessa, onde as fragilidades da equipa foram cruel e cruamente expostas.
    Se continuar a jogar como jogou nesta jornada pode dizer adeus á subida.
  • Gondomar
    O último dos cinco últimos a perder e atrasar-se.
  • Freamunde
    Vivem-se tempos de muita instabilidade, com a culpa a ser repartida pela direcção e treinador. Quem se ressente é a equipa - 3 derrotas consecutivas.
    O que parecia certo à umas semanas (a permanência) transformaram-se em dúvidas.

domingo, 19 de abril de 2009

Liga Sagres - 25ª Jornada


As decisões vão começar a ser tomadas e serão os resultados a prenunciá-las.
O FC Porto deu mais uma passo para o tetra e demonstrou em Coimbra porque é a melhor equipa de Portugal. O Sporting, que passa a vida a criticar a arbitragem lá ganhou em Guimarães e o Benfica que já anda preocupado com reforços venceu tranquilamente em Setúbal.

POSITIVO DA JORNADA
  • FC Porto
    Mais uma jornada, mais uma vitória, mais uma goleada (0-3 à Académica)
    Sob uma arbitragem pouco pacífica, o FC Porto tornou a (con)vencer e manter distâncias para os perseguidores, mas agora com menos um jogo. Fernando tornou a ser mais uma vez um jogador-chave no jogo e Mariano está num bom momento de forma (tornou a marcar). Rolando, central que pegou de estaca na defesa portista, e Lisandro marcaram os restantes golos.
  • Sporting.
    Mais um jogo com queixas à arbitragem (já enjoa o discurso), mas o mais importante foi conseguido, a custo: a vitória. Boa recuperação frente ao V. Guimarães que deu luta e com Liedson e o impulsivo Derlei a marcarem. Carriço, jovem central, está a revelar-se um jogador muito bom.
  • Benfica.
    Uma vitória para recuperar a moral, apenas
  • Rio Ave.
    O jogo era de tudo ou nada contra o Trofense.
    A equipa ganhou, com golos dos jovens nortenhos, Yazalde e Fábio Coentrão e largou o último lugar, mas uma coisa é certa: o plantel inicial foi muito mal constuído, longe das exigências da SL e essa falha ainda está a ser paga. Mas nota-se o acerto e importância dos reforços de Inverno. Será que vêm demasiado tarde?
NEGATIVO DA JORNADA
  • Trofense
    Caiu para o último lugar.
    Esta equipa perde os jogos todos importantes (Belenenses, Rio Ave,...) e estes são aqueles em que joga contra equipa que também lutam para não descer. Quando assim é, não surpreende o último lugar e o calendário não é nada entusiasmante.
    O Trofense tornou a marcar e a reduzir, mas insuficientes para empatar e/ou ganhar. Paulo Lopes deixou saudades na baliza e a equipa caiu para o fundo da tabela. Estará a direcção a pagar pela saída precipitada de António Conceição? Vão ser semanas de muito sofrimento ...
  • Marítimo
    O problema já não de hoje. Empatar não chega, é necessário ganhar. A Europa ficou relativamente mais distante, pois a distância absoluta manteve-se ... O calendário dos últimos jogos é tudo menos optimista.
  • V. Setúbal
    Que exibição tão fraca, em casa, contra o Benfica!!!

Liga Vitalis - 25ª Jornada

Nesta jornada, Olhanense e Santa Clara ficaram mais perto da subida, mas o seguro morreu de velho e não podem facilitar de forma nenhuma pois a U. Leiria pode atingi-los num ápice.
No fundo, tudo mudou. A Oliveirense e o Gondomar estão irreconhecíveis neste último terço do campeonato e já atiraram o Boavista para o último lugar e estão a morder os calcanhares ao Vizela e ao Portimonense. Se não se abispam ...

POSITIVO DA JORNADA
  • Nuno Santos
    Um dos homens do tridente ofensivo mais perigoso do campeonato.
    Marcou muito cedo o golo da vitória e da liderança do Santa Clara, na altura decisiva do campeonato
  • Sérgio Grilo.
    Outra das figuras da jornada.
    Os seus golos nos últimos jogos têm sido fundamentais para a recuperação fabulosa da Oliveirense que voltou ao 14º lugar (de permanência). Marcou o único golo da difícil vitória forasteira (foi a 1ª ao fim de 25 jornadas ...), na Feira, demonstrando uma melhor adaptação à LV.
  • Robert
    Foi figura no jogo em D. Aves deu a volta ao resultado e praticamente assegurou a manutenção. Um golo e uma assistência. Está a voltar ao bom nível da época passada
  • Gondomar.
    Recuperação fantástica e, para alguns, inesperada ...
    3ª vitória consecutiva e deixou o último lugar.
    Na altura em que a época se decide, o treinador resolveu mudar de táctica e a equipa começou a ganhar. O que parecia uma condenação à descida, há umas semanas, transformou-se numa enorme surpresa, deixando tudo em aberto, até mesmo porque faltam confrontos directos com Boavista e Oliveirense
NEGATIVO DA JORNADA
  • Boavista
    Derrota muito comprometedora em Leiria. Ao contrário da concorrência (Oliveirense e Gondomar) está a perder jogos na recta final, o que está a ser fatal. Caiu para o último lugar. As dificuldades são muitas, mas dentro de campo, são 11 contra 11 e não são as lamentações que darão vitórias e pontos
  • Feirense
    Adeus subida!
  • Portimonense e Vizela
    De uma posição tranquila e descansada, ficaram repentinamente numa posição delicada a escassos 3 pontos da descida. CUIDADO !!!

sábado, 11 de abril de 2009

Liga Sagres - 24ª Jornada

Jornada de importantes resultados e movimentações na tabela classificativa da Liga Sagres.
O Benfica poderá ter deitado tudo a perder ao ser derrotado, em casa, pela Académica. O Sporting jogou, q.b., para ganhar à Naval e o FC Porto tornou a rebentar, ao golear o E. Amadora, por 3-0.
No fundo, o Belenenses finalmente ganhou e saiu de zona de descida.

O MELHOR DA JORNADA
  • FC PORTO
    Grande vitória frente ao Estrela - uma goleada de mérito indiscutível frente ao Estrela.
    Seria injusto estar a discriminar o melhor ou o pior. Toda a equipa esteve fantástica e o título parece estar mais próximo.
  • Domingos Paciência
    É o treinador da jornada!
    Tornou a vencer no dia 11 de Abril no Estádio da Luz, perante um Benfica pressionado para vencer. É verdade que teve muita, muita sorte e um guarda redes inspirado, mas a verdade é que ganhou e apanhou o V. Guimarães no 8º lugar
  • Saulo
    Finalmente uma vitória 9 (!!!) jogos depois para o Belenenses. Para já, está em zona de permanência.
    Saulo, um reforço de Inverno, na real acepção da palavra. Já marcou 5 golos em quatro meses e já é dos melhores marcadores da equipa.
  • Diogo Valente.
    Bastou um golo para o Leixões finalmente ganhar, após quatro derrotas consecutivas, e recolocar-se na luta pela UEFA.
O PIOR DA JORNADA
  • BENFICA
    Uma derrota em casa frente à Académica que tem muito que se lhe diga.
    O Benfica teve azar, muito azar porque atacou e rematou muito, mas não acertou uma única vez na baliza (excepto o golo ... anulado). Esta derrota compromete o trabalho da época inteira: de Rui Costa, dos jogadores e de Quique Flores. O problema não foi só hoje, já vem de há dois jogos: V. Guimarães (D) e E. Amadora (V). Esta foi a segunda derrota consecutiva em casa e há, claro, ilações a tirar ... mormente para a performance de determinados jogadores e para o seu posicionamento em campo.
    Quanto aos lenços brancos para Quique Flores parecem-me escusados e a saída do treinador seria um dos maiores erros da gestão de LFV. Quique Flores é dos melhores e mais competentes treinadores europeus. Precisa de tempo, naturalmente, para criar uma equipa forte e capaz. Não é com a instabilidade que está a ser alvo que ele que o clube vai ganhar alguma coisa. Os últimos anos permitem constatar isso mesmo. Sempre com pressão e troca de treinadores e zero títulos (excepto a TL).
    Para terminar, LFV culpar a arbitragem pela derrota não lembra a ninguém! Antes de se desculpar com o que vem de fora, deve olhar para dentro, pois é lá onde devem estar os problemas.
  • Carlos Brito.
    Com o plantel que tem à disposição deveria estar a fazer muito, muito melhor. 2 vitórias e 8 derrotas é muito mau.
    Depois de ter quase descido o Leixões, deverá descer o Rio Ave ...

Liga Vitalis - 24ª Jornada

Resultados importantes nesta jornada.
Sem margem para dúvidas que o Olhanense e o Santa Clara ficaram mais perto da subida, não só por terem ganho, mas acima de tudo pelo facto da distância para o terceiro ter aumentado.
Na zona de descida, a Oliveirense voltou a cair lá e o Gondomar está a recuperar a olhos vistos.

O MELHOR DA JORNADA
  • Olhanense.
    A subida está cada vez mais próxima!
    O jogo desta tarde era importantíssimo por ser contra o 3º classificado e a resposta foi boa. A equipa ganhou, mas foi, por outro lado, muito displicente, falhando muitas oportunidades, com destaque para os desperdícios de Djalmir.
    Seja como for, olha para baixo a uma distância de 6 pontos.
    Destaque ainda para a assistência do jogo: 3.662 espectadores
  • Santa Clara.
    Ganhou com golos portugueses (Oliveira - uma das revelações e Pacheco) num terreno complicado, nomeadamente, em Vizela. A situação é idêntica à do Olhanense.
  • João Tomás
    O ponta de lança marcou o golo da vitória tirando a equipa da delicada posição de descida. O Boavista terá muito que lutar, mas este resultado foi muito importante para o futuro da equipa e do clube e chegou num muito momento-chave
  • Gondomar.
    A equipa está a fazer uma recuperação digna de registo, mas até agora insuficiente pois o atraso era significativo e a concorrência tem feito igual.
    Nesta jornada ganhou, fora, na Serra da Estrela, com golos de Evandro, Gora Tall e Severino
O PIOR DA JORNADA
  • Feirense.
    Há mais de dois meses que não ganha um jogo fora e esse registo não é nada abonatório para quem persegue os da frente. Esta semana, perdeu em Olhão e a esperança da subida é praticamente zero.
  • Gil Vicente.
    Destaco novamente esta equipa que era das que maior potencial e ambição tinha no inicio da época, mas a saída Prof. Neca foi a desgraça desta equipa. Neste momento é uma equipa mediana que está a fazer um campeonato tranquilo. Se Manuel Ribeiro foi razoável menos, João Eusébio foi mau.
    Uma desilusão!!!
  • Oliveirense.
    Empatou, mas é a grande perdedora da jornada.
    Caiu em zona de descida, por troca com o Boavista
  • Bruno Moura.
    Quando foi promovido, após os primeiros dias, prometeu bastante e gerou elevadas expectativas.
    5 meses depois, a conclusão é de clara frustração.
    O Beira Mar é, tal como o Gil Vicente, uma equipa a jogar para a tranquilidade, muito longe do seu potencial e os reforços de Inverno não mostraram ainda a justificação da sua contratação. Talvez tenha havido uma ilusão quanto ao jovem treinador...

terça-feira, 7 de abril de 2009

Manchester United 2-2 FC PORTO

Em Old Trafford, o FC Porto deu show ao marcar 2 golos e a empatar, deixando tudo em aberto e boas possibilidades para passar à próxima eliminatória.
Rodriguez e Mariano marcarm os golos do FC Porto que está na melhor fase da época.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Liga Vitalis - 23ª Jornada

Estamos a entrar numa fase do campeonato em que não se pode errar, sob pena de se condicionar os objectivos da época e as restantes 7 jornadas.
Nesta jornada, o Olhanense perdeu em Oliveira de Azeméis, contrariando as expectativas, uma vez que era líder à partida para a jornada e o adversário estava em zona de descida, que, aliás, deixou de estar. Esta foi a grande alteração da jornada. A Oliveirense saiu da zona de descida por troca com o Boavista. No Santa Clara, esperava-se uma vitória frente ao Sp. Covilhã, mas o empate já é muito bom. Noutros planos, João Eusébio e o Gil Vicente já vêm a subida por um canudo e o Freamunde alcançou a permanência. Em Gondomar, luz ao fundo do túnel, 10 jogos depois uma vitória.

POSITIVO DA JORNADA
  • Oliveirense.
    A grande vencedora da jornada
    Quinto jogo sem perder e uma vitória muito difícil, de justeza discutível, frente ao líder do campeonato. Num jogo de extremos, o adversário era claramente favorito, mas dentro do campo foi Sérgio Grilo o único a concretizar, o que valeu a vitória e a subida ao 14º lugar, em zona de permanência.
    Uma evolução muito boa, que faz com que a Oliveirense dependa apenas de si.
  • Gondomar
    Daniel Ramos deu finalmente o braço a torcer e adaptou a sua tácita aos jogadores que tem à disposição. O estilo de jogo "mais simples" valeu 2 empates e 1 vitória, a deste fim de semana, com uma goleada estrondosa ao Estoril e com Bruno Severino a render muito mais.
    Espera-se que esta ideia luminosa não tenha chegado tarde demais.
  • Cuco (Freamunde)
    Marcou o golo da vitória que "garante" (em termos práticos) a permanência do Freamunde na Liga Vitalis
NEGATIVO DA JORNADA
  • Boavista
    As dificuldades são muitas, sendo as mais relevantes os salários em atraso e o encurtamento do plantel. Rui Bento faz o que pode, mas a situação em termos desportivos tem-se degradado muito à medida que as jornadas vão passando. Nesta, a situação agravou-se muito porque a derrota em Aveiro (a 5ª em 6 jogos), empurrou a equipa para zona de descida.
  • João Eusébio.
    Foi corajoso em assumir o risco de tentar subir o Gil Vicente e até tinha motivos para isso. Porém, algumas jornadas depois, a situação mudou e para pior. 2 derrotas, 2 empates e 1 vitória foi o que conseguiu. Um registo muito pobre de quem se exigia muito mais.
    Arrisca-se a ser o flop do campeonato, porque a subida é cada vez mais um sonho, prestes a tornar-se um pesadelo.

sábado, 4 de abril de 2009

Liga Sagres - 23ª Jornada

Estamos a entrar numa fase do campeonato em que não se pode errar, sob pena de se condicionar os objectivos da época e as restantes 7 jornadas.

POSITIVO DA JORNADA
  • FC Porto.
    Fez um grande jogo frente a um "osso duro de roer", o V. Guimarães. 3 golos foram a resposta a um do Vitória. O FC Porto com uma exibição de alto nível na 2ª parte aguentou muito bem o 1º lugar, mantendo distâncias.
  • Nuno Piloto.
    Coroou a jornada da época, marcando o golo da vitória que vale a permanência.
NEGATIVO DA JORNADA
  • Leixões.
    4ª derrota consecutiva e o gráfico (do site zerozero) ilustra bem quão espinhosas têm sido as últimas jornadas. O tempo veio provar que o fulgor inicial era mesmo só de principio. Deixou-se apanhar pelo Marítimo e caiu em 7º lugar (fora da zona europeia).

06-04-2009 - 15:20
Ontem jogaram-se mais 5 jogos e nada de novo na tabela. Os 4 primeiros ganharam.
Em Setúbal, com golos polémicos, o Sp. Braga regressou às goladas (desde Outubro). O central Rodríguez, o médio Cesar Peixoto e o ponta de lança Orlando Sá marcaram os golos. Nota para a excelente forma que os três jogadores estão a atravessar neste momento. O Braga só está a fazer o que lhe compete: lutar por lugares uefeiros, depois da eliminação da mesma. Quanto ao V. Setúbal, sofre uma derrota pesada na sequência de uma semana também ela pesada.
Na Madeira e na Figueira da Foz, tudo como se esperava, sem novidades. Contudo, atenção que o Marítimo começa a ficar para trás (dependendo do jogo do Nacional).
No Leixões, nova derrota, sendo que esta foi a 4ª consecutiva. Aliás, a equipa está a confirmar na perfeição o ditado popular "quanto mais alta é a subida, maior é a queda". O Sporting lá cumpriu, marcando por Derlei.
O Benfica, como se esperava, ganhou. Jogou mal, fez antijogo, etc ... mas trouxe os três pontos e isso é que interessa.

05-04-2009 - 00:03
Em Coimbra, a Académica ao vencer por 1-0 o Belenenses conseguiu (na prática) aquilo pelo que luta ano após ano: a permanência. Noto, nas últimas épocas uma enorme falta de ambição de um clube histórico, místico e com uma situação relativamente estável. Com os mesmos meios, a Académica deveria lutar por posições bem melhores na tabela.
Quanto ao Belenenses, é mais uma das equipas a sofrer com a crise financeira que está a estalar no futebol português. Está em zona de descida com um percurso medíocre. A culpa não é só Fernando Sequeira... ao tempo que ele já saiu. Eis o seu percurso:
Em Guimarães, o FC Porto assustou-se com a 1ª parte do V. Guimarães. Roberto marcaria o primeiro golo. Seria o 4º para o ponta de lança à 23ª jornada, o que é pouco. Farías, Mariano e Rolando viraram a partida e deram a vitória aos portistas. Farías, apesar de ter um falhanço grave na 1ª parte continua a aproveitar as oportunidades que lhe são concedidas. Rolando, central titularissimo no seu 1ª ano de dragão ao peito, finalmente marcou. Um excelente cabeceamento "à Bruno Alves". Neste jogo, apesar de não ter marcado, houve um jogador que esteve muito bem, Hulk... fintas excelentes.
O FC Porto cumpriu, num jogo díficil e a pressão está agora para o lisboetas.
Gráficos: Zerozero; Imagem: Lusa

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Liga Sagres - Antevisão 23ª Jornada

Equipas sem treinar com salários em atraso, castigos esquisitos, jogadores apanhados na noite e o FC Porto na frente antecedem a 23º Jornada

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Coisa rara

Portugal ganhou finalmente... um jogo amigável frente à ... África do Sul.
Muito mal ia se a selecção não conseguia ganhar à anfritiã do Mundial.
Porém, este é apenas um amigável, nada mais que isso...