segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BCP agradece


São sempre os mesmos. Nos últimos anos, quando falámos de clássicos na Taça de Portugal, os protagonistas têm sido FC Porto e Sporting.
Esta será, dizem alguns, uma final antecipada. A mim, diz-me que a final deste ano vai ser tão insossa como a do ano passado. Seja como for, nenhum dos dois é favorito. Ambos estão envolvidos nas competições europeias e a exigência deste jogo vem estragar os planos.
Já o Sp. Braga também não teve sorte. Calhou-me a equipa mais difícil, a seguir aos grandes.
Quanto a P. Ferreira e Naval não se podem queixar do sorteio, mas se se descuidam, podem ser surpreendidos.
Bem, no meio de tudo isto, quem deve estar a aquecer as mãos é o patrocinador, que depois da polémica de Alvalade, vê o seu nome muito exposto num jogo muito concorrido, numa parte já avançada competição.

TL - Ainda a quebrar o gelo


E verdade! Com tantos jogos já realizados, ainda não houve nenhum suficientemente interessante, nem emocionante. Agora nas meias finais, é que a competição vai mesmo aquecer. BENFICA, FC PORTO, SPORTING e o outsider ACADÉMICA.
Comecemos pelos vermelhos da Luz. O Benfica, depois de ter sido arrumado da Taça de Portugal, ganhou cuidado e venceu, com algumas dificuldades, o Rio Ave. Cardozo foi, mais uma vez, a figura do encontro. Talvez um dos seus melhores jogos com a camisola do Benfica. Só faltou mesmo marcar. Os que o fizeram, foram Carlos Martins (ao tempo que já não o fazia!!!) e Di Maria. Destaque para o público presente nos Arcos: 7.555 (70% da lotação). Na televisão parecia (bem) mais.
No Estoril, apesar de ter ganho (e era isso que interessava), a exibição do FC Porto continua a ser destacada, pela negativa (1ª parte)... Guarin mostrou mais uma vez (e infelizmente) que não tem lugar nesta equipa. É um jogadores a menos. Produziu zero. Nuno André Coelho (que tantas entrevistas deu quase a suplicar o regresso ao Porto) também não está a aproveitar as oportunidades da melhor forma. Mariano é outra estrela cadente, se é que alguma vez foi estrela. Não é jogador para o FC Porto. São muitas exibições fracas, se bem que frente ao Belenenses ,na 4ª f, foi pior. Não sei muito sinceramente as razões que levaram o clube a renovar com ele.. Bem, perante estes 3 fracassos, salvou-se Ruben Micael. Teve a sua estreia ao mais alto nível e agradou (cá está um bom reforço- deviam ser todos assim). Esteve bem e foi dos melhores em campo. Orlando Sá e Belluschi marcaram os golos, se bem que o argentino esteve particularmente bem.
Na Trofa, estádio repleto para assitir a uma vitória do Sporting, com um golo redentor de Liedson. Os leões foram os únicos a somar 3 vitórias nesta fase.
De Leixões, chegou uma agradável surpresa: a Académica, curiosamente a única equipa que esteve em dúvida para esta fase (sendo repescada, substituindo o Portimonense). Sougou marcou o golo solitário da vitória, confirmando-se como o jogador mais influente do onze de Villas Boas. Depois do mau arranque no campeonato (com o treinador Rogério Gonçalves - cuja entrada no clube foi muito polémica para os lados de Coimbra), a equipa, desde que chegou o novo treinador, está a segurar o campeonato e está nas meias finais da Taça da Liga.
Diga-se, em abono da verdade, que a Académica não estava no top dos favoritos para a 4ª equipa a ser apurada. O Braga à cabeça, depois o Guimarães e as equipas madeirenses eram os mais fortes, por isso a passagem da Académica foi ainda mais agradável.
Nos outros jogos, com o estádio vazio, o Sp. Braga goleou o Leiria (e ainda estreou dois juniores) e o Nacional ganhou ao Guimarães (que diz adeus a mais uma competição. A Paulo Sérgio resta apenas um lugar europeu, depois de duas eliminações consecutivas).

Assitências (site LPFP)

Vila do Conde: 7.455 (70%)
Estoril: 3.834 (77%)
Trofa: 4.915 (97%)
Leixões: 1.192 (12%)
Braga: 2.391 (8%)
NAcional: 739 (14%)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Liga sagres: 16ª Jornada

Não há muito dizer. O FC Porto é o grande derrotado da jornada ao empatar, em casa, contra o P. Ferreira, treinado por Ulisses Morais (qual dos atributos, o mais surpreendente?). O Sporting encontra-se em convergência (em relação ao Porto), consolidando o 4º lugar; o Benfica vai dando show (beneficiando das expulsões do adversário); e o Sp. Braga lá se vai aguentando (vencendo a Académica, que mais uma vez perdeu com os do topo).
No fundo, o Olhanense finalmente venceu, tal como o Leixões (Didi já começou a fazer estragos...). Essas vitórias foram muito importantes, mas insuficientes para tranquilizar as equipas.

Liga Vitalis - 16ª Jornada

Nesta jornada, o Trofense mostrou que não há impossíveis. Venceu o Carregado e já chegou ao 5º lugar, estando a 7 pontos da zona de subida. Reguila é um elemento mais preponderante de uma equipa que está a primar pela irregularidade.
Na luta pelo trono, o Beira Mar escorregou na Covilhã, uma equipa recheada de reforços estrangeiros dispensados de clubes da Liga, com excepção de Monteiro. Já Portimonense e Santa Clara, com maior ou menor dificuldade, venceram e reduziram distâncias.
De Freamunde, chega o provérbio: "depois da tempestade vem a bonança". A equipa tornou a ganhar e já saiu da zona de perigo. O melhor marcador da equipa não é Bock, nem Bertinho, mas Cascavel. Uma surpresa!
Pela negativa, marcam esta jornada, Carregado, Penafiel e Varzim (até quando aguentará Eduardo Esteves?).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carlsberg Cup - 2ª Jornada

Após a realização da 2ª jornada da Carlsberg Cup, apenas duas equipas têm o seu futuro já definido na competição.

O Sporting passou às meias finais e o Sp. Braga (campeão de Inverno) foi arrumado.

Comecemos pelo bom momento do Sporting, o melhor da época. 2010 está a correr de feição – em 4 jogos, 4 vitórias. Ontem um nome, por acaso reforço, brilhou mais que os restantes: João Pereira. O defesa contratado ao Sp. Braga marcou o golo decisivo, num jogo em que o Sporting vingou, em golos e exibição, a derrota em Alvalade contra o Leiria. Miguel Veloso também está a melhorar de forma.

Da Trofa, chegou o resultado mais surpreendente. O Trofense da Liga Vitalis, que até está a fazer um campeonato fraquito, venceu o Sp. Braga, um candidato assumido à vitória nesta competição. Depois, da Taça UEFA, mais uma competição (e prémios) que foram ao ar para Domingos: a Taça da Liga. Sobra a Taça de Portugal e o campeonato.

Em Guimarães, uma noite de chuva intensa prejudicou, e de que maneira, o espectáculo entre Vitória e Benfica. O empate foi o resultado final e ajustou-se ao que se passou em campo.

Em Coimbra, o FC Porto empatou a zero com a Académica protagonizando uma exibição pouco feliz dos atletas menos utilizados. Ressalve-se a coragem do treinador dos portistas em prescindir dos melhores jogadores e arriscar com os mais novos, incluindo juniores (Yero e Sérgio Oliveira).

Outra nota, vai o deserto que houve nos estádios portugueses. A noite de Inverno era muito chuvosa e talvez justifique a miséria das assistências:

Coimbra: 1.607 (5%)

Guimarães: 4.318 (14%)

Leiria: 2.748 (12%)

Trofa: 857 (17%)

Estoril: 345 (7%)

Vila do Conde n.d.

O modelo da Taça da Liga deve ser repensado, pois nem nos jogos dos grandes, as lotações foram boas (se bem que jogaram todos fora). Há um problema: o interesse do público. Uma das razões pode estar no calendário: jogos, com pouco interesse competitivo, numa noite de semana do mês de Janeiro não são convidativos.

Ficam algumas fotos (Lusa):

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Liga Sagres - 15ª Jornada

O Sp. Braga venceu, com menos dificuldade do que estava à espera, um frágil Nacional, impaciente por Manuel Machado. O Braga foi superior aos madeirenses e mereceu vencer. Os golos foram apontados por um defesa (Leone) e um médio (Vandinho). Foi a estreia marcar para ambos. Note-se o facto de nesta equipa, contrariamente ao que acontece nas equipas-sensação, não há a dependência directa de nenhum goleador (na era Jesualdo havia o João Tomás). Este foi igualmente o 1º jogo para o campeonato depois da saída de João Pereira e uma semana depois dos bracarenses terem perdido em Alvalade. A resposta foi a melhor e a assegurar a liderança.
Nos Barreiros, Van der Gaag está a ter 1ª crise de resultados. Aquando da sua chegada, houve um choque na equipa. Esta reagiu bem e obteve bons resultados. Semanas depois (agora), a desinspiração voltou e quem aproveitam foi o V. Guimarães. Sereno, central muito desejado, marcou o golo da vitória. 3 pontos que permitem ao Vitória ascender ao 6º lugar. Belíssimo trabalho de Paulo Sérgio.
Em Vila do Conde e em Alvalade, Benfica e Benfica cumpriram. Vitórias fugazes (ambos 1-0), mas suficientes. O Sporting marcou pelo defesa Tonel e o Benfica pelo ex Real Madrid, Saviola (já contabiliza 7 golos).
Em Coimbra, a Académica jogou com a Naval, uma equipa do "seu" campeonato e está precisamente a fazer o que deve. Ganhar aos pequenos, porque se está à espera de roubar pontos aos grandes, bem desce de divisão (estou-me a referir como é óbvio ao jogo que fez na Luz). Vitória 2-0 e confirmação de saída da zona da descida (10º lugar).
Em Olhão dois aflitos. Se o Olhanense não ganhou ao P. Ferreira, também não deverá ganhar a muito mais equipas. O mais certo é ter muitas dificuldades, mas antes de me pronunciar, vou esperar para ver os reforços de Inverno. Quanto aos pacenses, a falta de ambição característica de Ulisses Morais.
No Dragão, muita desconcentração e sorte. O FC Porto está a ter problemas antigos, com a agravante de ter uma concorrência muito forte. Falcao bisou e Bruno Alves marcou o terceiro golo.

Em suma,
POSITIVO DA JORNADA
  • Falcao
  • Sp. Braga
  • Paulo Sérgio
  • Académica
NEGATIVO DA JORNADA
  • Jokanovic
  • Olhanense
  • Maritimo
FOTOS DA JORNADA (LUSA)


Liga Vitalis -15ª Jornada

Nesta jornada, o Beira Mar ficou sozinho no 1º lugar. Foi vencer ao Cartaxo, o Carregado por 0-2.
No fundo, o Freamunde acordou e está a recuperar, subindo ao 12º lugar.

POSITIVO DA JORNADA
  • Leonardo Jardim
    É o treinador da jornada.
    Contra ventos e marés, reafirmou a liderança do Beira Mar. Ganhou 0-2 ao Carregado e beneficiou do empate do Santa Clara. Pedro Araújo e Rui Varela marcaram os golos.
  • Freamunde
    Claramente em ascenção. A 1ª volta foi penosa, mas os bons resultados estão a aparecer e a vitória em Penafiel (com 2 g.p. a favor e 1 contra) traz outra estabilidade. Jorge Regadas esteve por um fim, mas lá aguentou.
  • Cesinha
    Um bis frente ao candidato assumido Trofense, juntamente com os golos de Galo e Rui Pedro deram ao Gil Vicente o resultado mais volumoso da jornada. Outra equipa a pôr um ponto final na crise.
  • Portimonense.
    A responsabilidade pesava, mas a resposta foi boa. Venceu a Oliveirense com 2 reforços de Inverno a marcar (João Paulo e Wilson).
NEGATIVO DA JORNADA
  • Santa Clara e Feirense
    Empataram, mas podiam ter feito melhor
  • Trofense
    Tem razão Vítor Oliveira ao pedir desculpas. O resultado foi inaceitável (derrota 4-0 e 9º lugar).
  • Carregado
    Cada vez mais último e a bater mínimos de assistência (197).
  • Jogo à 5ª feira
    O D. Aves - Santa Clara realizou-se na quinta feira à noite (e não era feriado, portanto em e na véspera de um dia de trabalho), ainda por cima no Inverno.
    Reconheço a minha ignorância. Não sabia da antecipação do jogo, nem sei qual o motivo que faça a Liga marcar um jogo nessas condições?
    Será que as receitas televisivas (cujas audiências não são medidas) compensam as receitas de 192 espectadores.
  • Neve
    Marca a jornada, o adiamento do Sp. Covilhã-D. Aves

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2009 - Obraigado a todos!

Publico aqui as estatísticas relativamente a 2009.


Maio e Dezembro foram os meses mais populares e HJunho e Julho os menos.
No ano de 2009:

VISITAS: 3667
PAGE VIEWS: 4680

Média mensal: 306 visitas e 390 page views

A todos MUITO OBRIGADO e BOM 2010