domingo, 3 de maio de 2015

Formação em Portugal 2014/15

Este post não pretende ser uma reflexão. Pretende apenas dar uma vista de olhos no que aconteceu nos campeonatos nacionais.

  • A primeira nota que fica é que os 3 grandes (FC porto, Benfica e Sporting) são os reis em Portugal. A época não correu particularmente bem ao Sporting, pois em juvenis nem sequer à fase dos primeiros foi (algo inimaginável).
  • A segunda nota é que não existe um 4º clube a se afirmar nas fases finais. O Sp. Braga nem à fase dos primeiros de juniores foi. O V. Guimarães ninguém o vê, apesar do sucesso que os jovens estão a fazer na equipa seniores.
  • A terceira nota vai para os outsider's, que por acaso, têm centros de formação espectaculares: Anadia (grande surpresa!) e Nacional da Madeira
  • A quarta nota é que com a crise os clubes passaram a apostar mais nos seus juniores, mas parece ainda assim insuficiente e sol de pouca dura.
  • A quinta nota vai para  o Tondela. Não se conhece um único jogador da formação do Tondela, nem mesmo na equipa principal deste clube. Jovens também não abundam para aquele concelho e muito menos complexos desportivos de primeira linha. Porém, é muito meritório, o clube ter na próxima época em todos os campeonatos de 1ª divisão uma  equipa.
  • Da mesma forma que o FC Porto tem os centros de formação do Olival e da Constituição, o Benfica o Centro do Seixal, o Sporting a Academia de Alcochete, o Vitória Guimarães, o Feirense, o U. Leiria e o Nacional, para quando um centro de formação em Braga? Como pode um clube ser o 4º grande se nem um centro de formação tem? Não faz sentido.
  • A sétima nota vai para o Gil Vicente. As coisas nos seniores não correm bem, mas a equipa de juniores, com alguns estrangeiros a ajudar, tem conseguido resultados muito bons. Veremos é quantos estarão na equipa principal na próxima época.

Sem comentários:

Enviar um comentário