terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sporting tem de ser campeão para um bom negócio de TV

O Sporting vai ser o terceiro clube a negociar ois direitos televisivos, o que não é necessariamente mau.

Vejamos, quais são os "contras":
Ser primeiro implica não ter valores de referências e não prevenir eventos que a concorrência faça, mas fica-se com o valor que se quer. No fundo acaba por ser o clube que todos querem.
 Ser segundo, como o FC Porto, significa ficar com o segundo player das telecomunicações com capacidade negocial e pelos valores que quiser.
 Ser o terceiro como o Sporting é a pior posição:
      i) primeiro porque será segunda escolha
      ii) segundo porque vai ficar com os restos, nomeadamente o do orçamento.
      A NOS já gastou muito com o Benfica e a MEO com o FC Porto. Ao terceiro já sobra menos.
      iii) terceiro reflete o valor de mercado: ao não ser o preferido, significa que a ausência de vitórias, de títulos e de massa adepta justifica menos capacidade negocial.

Vejamos, quais são os "prós":

Bruno de Carvalho vai conseguir vender os direitos, mas trem de esperar para fazer um negócio. Já se fala, naturalmente, em valores mais baixos e só conseguirá igualar os valores dos rivais se for campeão nacional. Essa é a condição para aumentar a sua valorização e justificar interesse comercial.
Até 2018, Jorge Jesus ainda tem tempo para construir uma grande equipa, ser campeão e elevar os valores.
Será um erro negociar já os direitos.

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