terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Apontamentos - 25 de Fevereiro de 2014

- Só falta Marco Paulo
Semana "negra" para os treinadores da Liga. A jornada 20ª foi uma jornada de sentenças: para Paulo Fonseca (muito provavelmente), Jesualdo Ferreira e  Henrique calista (certos). Na 2ª Liga, José Alberto Lemos e Jorge Paixão também mudaram de funções.
E Marco Paulo, está à espera de quê para sair e aproveitar a onda?

- Fernando Couto conselheiro? 
O que é isso? Parece um "tacho" para não pagar clausula de rescisão...

- Jorge Costa, a terceira aposta
Primeiro o descalabro com Costinha (culpa total da direcção que o escolheu), depois Henrique Calisto (que não conseguiu a proeza de há duas épocas e arranjou problemas disciplinares com vários jogadores - Rui Miguel, Filipe Anunciação, ...) e agora Jorge Costa. O que esperar? Um treinador mais maduro, experiente e ambicioso. Em Portugal, teve passagens com sucesso na Académica e no Olhanense, depois de ter começado a carreira pelo telhado (Sp. Braga) e ter caído ao chão.

- Jorge Paixão,  a surpresa e o risco
A escolha de Jorge Paixão é um risco tremendo, pela sua inexperiência ao mais alto nível (saberá ele a pressão que é treinar o Braga?) e pela altura da época em que não há margem para erro. Pelo período do contrato, 3 meses, também se vê que Salvador não sabe bem ao que vai., mas sabe que é a opção mais barata.
Quanto ao treinador, não tem qualquer risco, por isso há que aproveitar.

- Bruno Pereira, outro madeirense
Com tantos treinadores adjuntos, o Sp. Braga foi buscar fora um treinador para a equipa B. A equipa está estável no meio da tabela e não há risco. Bruno Pereira tem a oportunidade da sua vida, tal como Jorge Paixão.

- Paulo Fonseca lá continua
Nem com todos os adeptos contra, os jogadores desmotivados e nem com Kelvin a expressar a sua revolta nas redes sociais, o treinador cede. 5ª feira, joga-se tudo - continuidade na UEFA e a permanência do treinador.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ruben Vezo garante vitória do Valencia

Ruben Vezo, uma das revelações da época 2013/14 ao serviço do V. Setúbal e transferido para o Valencia no mercado de Inverno, vai aproveitando o seu lugar ao sol.

No último minuto, marcou o golo da vitória sobre o Gransda.

Liga ZonSagres - 20ª Jornada

Jornada marcada pelos atacantes do Sporting que brilharam nesta jornada, em particular Carlos Mané e Slimani, enquanto que o Paços de Ferreira ficou mais afundado no último lugar num jogo em que tudo correu bem ao V. Setúbal e mal aos pacenses. Em Braga, Jesualdo Ferreira também deve estar de saída, enquanto Marco Paulo inexplicavelmente continua à frente do belenenses, apesar dos péssimos resultados. No Dragão, a crise acentua.-se e exigem-se mudanças. A equipa não se está a entender com o treinador e a defesa não tem remédio (depois da Danilo e Alex Sandro, hoje foi Mangala a fazer asneiras).





- Ricardo Horta e Pedro Tiba
Dois jogadores em destaque na equipa do Vitória e que nesta jornada brilharam. Tudo correu bem ao Vitória e a estes jogadores que sem dúvidas devem fazer parte da equipa jornada. Ricardo Horta foi o mais inconformado e converteu um penalty em golo. Tiba, que está a ser seguido por clubes estrangeiros, fez duas assistências para golos (fantástico!). Assistiu Zequinha e Rafael em dois golos do Vitória. Que mais se pode querer. Tudo correu bem.
A permanência está praticamente garantida e novas vendas e mais valias em perspectiva.

-Slimani e Carlos Mané
Dois avançados do Sporting que começaram o jogo suplentes (no chamado plano B de Leonardo Jardim) e que revolucionaram o jogo do Sporting, sendo decisivos na vitória sobre o Rio Ave (ver análise detalhada aqui). Questiona-se se Slimani não deveria entrar de início no lugar de Heldon. No jogo contra o Benfica, tal aconteceu e foi um fiasco. O Sporting mantém-se na luta.

- Ceballos
O Arouca empatou, mas foi Ceballos o melhor em campo. Além da estreia a marcar, ainda fez a assistência para o segundo golo. Jogo muito bom do espanhol emprestado pelo Tottenham. O que seria do Arouca sem Lassad, Ceballos e Balliu? A equipa de Pedro Emanuel vai fazendo o seu campeonato, mais tranquilo do que se estava à espera. O Arouca tem marcado sempre em todos os jogos, mas a dupla de centrais Diego e Nuno Coelho desiludiu neste jogo (ver mais comentários aqui)

- Olhanense
Com dificuldades, lá venceu. Com uma aposta inexplicável em Obodo (Quem?!), o lateral esquerdo acabou expulso e ia deitando por terra o jogo da sua equipa.  Dionisi marcou o primeiro golo de penalty, enquanto Paulo Sérgio concretizou uma bela jogada entre si e Vojtus. O Olhanense já pode respirar.

-Estoril
Arrancou uma vitória no Dragão, mesmo com a baixa de última hora de um  titularissimo (Gonçalo Santos). O Estoril está firme na luta pela Europa e com o resultado de hoje praticamente garantiu a presença novamente nas competições europeias. Evandro foi a figura da partida. Além do golo, foi um elemento muito persistente.

- Markovic
Um golo que valeu 3 golos valiosos.





- Paulo Fonseca
Confirma-se. Chegou ao fim a linha para Paulo Fonseca. Não conseguiu resistir à pressão. Os seus jogadores não correspondem e a defesa compromete à força toda. Apesar do ataque ter produzido alguns golos, os resultados não aparecem e o FCP pode ficar a 7 pontos do líder.
Os adeptos já não conseguem apoiar mais.
E atenção que o próprio acesso à Liga dos campeões pode estar comprometido.
Do jogo de hoje, sinal mais para Herrera e menos para Mangala. Foi o responsável pelopenalty e também está sem norte.

- Paços de Ferreira
Tudo correu mal em Setúbal.Por falar nisso, o que se passa com Filipe Anunciação e Rui Miguel? Dois dos jogadores mais influentes e talentosos da equipa não estão a dar o seu contributo. E na baliza, saudades de Cássio? Porque foi contratado um guarda redes ao Chipre?

- Marco Paulo.
Continua inexplicavelmente a ser treinador do belenenses, não se demitindo. Perdeu mais uma vez, mas agora tem a companhia do Olhanense. Porque não se demite? E Linz porque não é convocado?

- Jesualdo Ferreira e João de Deus.
Problemas nos treinadores no Minho. Ambos devem estar de saída, se bem que João de Deus não comprometeu até agora, mas já não ganha há muito tempo.


Jorge Jesus
(Benfica)

Sorteio Europeu de 2016 (Comentário)

No sorteio dos clubes que se defrontarao no Europeu de 2016 a realizar na França, Portugal calhou no seguinte Grupo:
Portugal
Dinamarca
Sérvia
Albânia
Arménia

Não é um grupo difícil, mas que implica viagens bastantes longas.

Podia ser pior, mas como sempre os comentadores portugueses gostam de enfatizar as dificuldades, para depois dar mais méritos ao jogadfores e equipas técnicas.

Liga Revolução - 31ª Jornada

Esta jornada foi proveitosa essencialmente para duas equipas: o Penafiel, que foi o único da frente, elegível para subir, a ganhar e para o Trofense que ampliou a diferença para o último de 2 para 5 pontos. De resto, o Portimonense ficou a ver navios na tempestade açoriana, o Moreirense anda a marcar passo com as equipas B e o D. Aves deixou-se perder em casa com o Beira Mar. Por sua vez, o Atlético afundou-se no último lugar.




- Miguel Leal
Sem margem para dúvidas, o treinador da jornada.
Foi o único clube da frente a vencer o seu jogo, por sinal, num campo difícil, o Estádio do Mar. Além de vencer, beneficiou do empate do Moreirense e do Portimonense e da derrota do D. Aves. Já tem 4 pontos de vantagem sobre o 3º classificado elegível. Nesta jornada, acabou por beneficiar de alguma sorte. O 1º golo foi marcado através de uma conversão de uma grande penalidade (check de Guedes). O 2º golo foi através de livre de Gabi.
O Penafiel tem a melhor defesa e um dos piores ataques. O clube de António Gaspar Dias manteve a estrutura da época passada, dando primazia à estabilidade do plantel e da equipa técnica. Mexeu pouco, apostou no jogador português e na formação, com resultados. O Penafiel tem sido uma agradável surpresa.
Quanto ao treinador, contestado no início da época passada, pode estar a caminho do Sp. Braga.
Quem diria?

- Trofense.
Vitória de ouro no último minuto em Braga! Num jogo com 3 expulsões (apenas uma para os da Trofa), o Trofense marcou no último minuto e deu passo de gigante para a permanência ganhando uma margem de 5 pontos para o último classificado.
Numa época de muitas mudanças na estrutura trofense, em nome da salvação do clube, que implicaram a construção de uma nova equipa, surgem três/quatro jogadores que estão a salvar a equipa: Hélder Sousa, Riascos, Preciado e Maicon (além de Viafra que já saiu). Neste jogo, a solução de Porfírio Amorim estava no banco: Riascos ao ser lançado ao intervalo revolucionou o jogo do Trofense, tornando a equipa muito mais combativa, enquanto que Maicon marcou o golo da vitória. Na defesa, destaque para Diogo Freire que tirou a titularidade a Conrado.

- Feirense.
Vitória na Madeira que praticamente assegurou a permanência. Golos de Ícaro e um penalti deram a vitória ao Feirense, que respira melhor.

- Equipas B
A performance das equipas B está a ser muito boa, bem melhor que as da época passada. Mas repare-se nas individualidades que actuaram nos três grandes nesta jornada.
- Sporting B :  Piris e Magrão
- Benfica B: Urreta e Carlos Martins
- FC Porto B: Diego Reys

- Bernardo Silva
Uma das revelações desta época na Liga 2 revolução é Bernardo Silva. Trata-se de um avançado, proveniente dos juniores do Benfica,  que está a surpreender pelo seu talento e golos. Nesta jornada, marcou mais um golo, frente ao Ac. Viseu e valeu os 3 pontos à sua equipa.

- Estreias a marcar
31ª jornada depois, ainda há jogadores que se estreiam a marcar: Arnold (D. Chaves), Cocco (reforço de Inervo do Beira Mar) e Fábio Santos (Marítimo B)

-Marafona
Já destacamos em jornadas anteriores (ver aqui) o guarda redes do Moreirense e destacamos mais uma vez. Este tem sido um dos pilares do Moreirense e que valido a liderança da equipa. Mais um bom jogo frente ao Sporting B.





-Rui Varela (Atlético).
Tornou a falhar mais uma grande penalidade (ver aqui).
O Atlético está cada vez mais último. Chegou o 4º treinador do campeonato e nada muda. Nova derrota e nesta jornada foi confrontado com a vitória do Trofense, sendo que o desnível já está em 5 pontos para o 21º luigar. Mas, quem olha para o Sp. Covilhã ou para o Santa Clara ou para o Trofense, que diferenças existem para o Atlético?
O Atlético tem melhor equipa, mas as individualidades que podem decidir os jogos não se destacam.Pelo contrário, estão desatentas e não aproveitam as oportunidades.

-Portimonense.
Começou bem a temporada, mas tem falhado nos últimos jogos, deixando-se ultrapssar pelo Penafiel. Nesta jornada, num jogo com condições atípicas, empatou a zero. Quem olha para os reforços de Inverno, fica com a sensação que ou nada vêm acrescentar a uma equipa que quer subir de divisão.

- D. Aves
Perder em casa contra o Beira Mar, não de uma equipa que quer subir de divisão. Nada está perdido mas ficou mais comp'licado com a vitória do Penafiel.

Miguel Leal
(Penafiel) 

Fotos: Zerozero

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Sporting vence Rio Ave

Várias notas do jogo do Sporting:

- Maurício desconcentrado depois de ter sido notícia pelo caso de excesso de alcool

- Não se percebe a aposta em Heldon

- Dier, elemento novo na defesa esteve discreto, depois de ter estado visivel pelo lado negativo com  o Benfica

- Slimani cotinua a brilhar como suplente. Quando é titular, é ineficaz. Mais um golo vindo do banco.

- Mané. Valeu os 3 pontos. Estava no sítio certo e fez o desvio certo.

- Montero. Mais um jogo sem marcar.

- Muitos amarelos - Adrien Silva e Montero não jogam na próxima jornada.

- Boa réplica do Rio Ave.

Sp. Braga empata com Arouca num grande jogo de Ceballos

Ai, Braga, Braga...
Mais um empate e a Europa pode continuar comprometida. Analisemos a defesa do Braga:

Tomás Dabó - Santos - Kadu - Núrio

3 jogadores da equipa B e um reforço de Inverno.
Onde estão as referências da defesa? Porque ficou Nuno André Coelho no banco? Núrio tem apenas 19 anos e acusou a pressão, ao ser expulso no jogo. Aliás, foi a sua expulsão um dos motivos para derrocada no resultado. Onde anda Joãozinho? Um eclipse...
No meio campo, o esperado: Custódio, Luiz Carlos e Ruben Micael. Rafa continuou ausente por lesão e ausa influência continua a notar-se.

Na frente, Moreno mostrou-se. Ao marcar um golo nos poucos minutos que esteve em campo, disse a Jesualdo Ferreira que veio para singrar.

Além disso, no jogo de hoje: quem foram os suplentes: o guarda redes, Nuno André Coelho, Moreno, Sasso, Rafa, Battaglia e Mauro. Exceptuando, Rafa que estava meio lesionado, Nuno André Coelho que deveria ser o patrão da defesa e o colombiano Moreno, não existem opções. Porque estão tantos jogadores emprestados, quando não existemm soluções na equipa principal?

Jesualdo Ferreira já aqui dissemos, que está a confirmar o provérbio chinês: não se deve voltar a um sítio onde já se foi feliz. Está a dar-se mal!


O Arouca vai fazendo o seu campeonato, mais tranquilo do que se esperava. As estrelas da equipa estão a ser os jogadores estrangeiros: Balliu, Ceballos e Lassad. Aliás, Ceballos marcou o seu o 1º golo no campeonato nesta jornada. Além do golo, assistiu Roberto no outro golo do Arouca. Está a ser muito proveitoso o empréstimo do Tottenham (ainda por André Villas Boas). Boa resistência do Arouca, que também tem em Cássio um grande pilar. O guarda redes garantiu fácil o lugar depois das experiências iniciais, todas falhadas com os seus concorrentes. Na defesa Dias, Nuno Coelho, galo e Tinoco têm a titularidade garantida. No meio campo, Bruno Amaro, David Simão e Pintassilgo garantem a consistência. Na frente, além de Caballos, Lassad, existe ainda Balliu e André Claro a marcarem a diferença.

O Arouca, que ainda mantém e bem, o treinador do início da época, já soma 19 pontos e tem marcado em todos os jogos de 2014.

Um jogo de irmãos

Em Viseu, no Académico de Viseu - Benfica B, jogaram dois irmãoes, que são fisicamente tão parecidos que até parecem gémeos.

Fica aqui a foto do Zerozero.


Paulo Fonseca vai jogar com o Borussia, empata com Bayern e Eintracht e ...


Apontamentos - 22 de Fevereiro de 2014

- 40% do passe de William Carvalho foi vendido por 40.000 Euros um fundo do BES em 2011 (!!!)
 É o que diz a edição de hoje do jornal ABOLA. Nem mais.

Mais negócio brilhante e cheio de visão de Godinho Lopes!!! Quem ficou a lucrar com isto? Um dos principais credores do clube e uma das famílias mais influentes da finança portuguesa.

- Gestão dos defesas centrais do Sporting
- Maurício: com Marcus Rojo castigado, a decisão de Leonardo Jardim foi bastante sensata: uma multa, mas mantém-no na titularidade. Está muito
dinheiro em causa no acesso à Liga dos Campeões e não pode haver facilitismo
- Alternativas a Rojo: com o habitual titular castigado (e sem Ukra no ataque do Rio Ave), procuram.-se as alternativas:
i) Dier: falou redondamente no jogo contra o Benfica. Perdeu credibilidade, apesar do Rio Ave ser mais fácil
ii) Welder: ainda não é desta que será titular. Reforço sem qualquer proveito. O que faz no Sporting?
iii) Piris: não é central mas não convenceu nas laterais
iv) Ruben Semedo: parece ser uma das opções de futuro e este seria um bom jogo para começar. Ultrapassou Welder.
Já agora: e Magrão, que é feito dele? É um elemento menos do Sporting, que está na equipa B. Está a correr mal a aventura em Portugal.

-Rio Ave sem Ukra
Ukra é mais um dos jogadores formados no FC Porto, que não foram aproveitados na equipa principal. Beneficia o Rio Ave que em boa hora o contratou. O extremo tem sido um dos jogadores mais influentes na boa época que os vilacondenses estão a realizar. Hoje, porém, no jogo contra o Sporting, estará ausente. O primeiro em que isso acontecerá. Más notícias para o Rio Ave.

-Paulo Fonseca confuso
Paulo Fonseca, o principal rosto da equipa do FC porto não anda bem. Trocou n vezes o nome do adversário, errando várias vezes na conferência de imprensa. Alex Sandro também pouco ou nada parecia conhecer do adversário.
Do jogo contra o Frankfurt, duas notas:
i) defesa portista - muitos erros infantis de jogadores de selecção e muito caros.
ii) substituições de Fonseca: só efectuou duas das três possíveis e deixou Quintero e Herrera no banco.

Fonseca está a acusar a pressão (e a inexperiência) parecendo não estar preparado para a cadeira de sonho, pairando o desnorte. O FC Porto parece estar a precisar de uma mão mais firme que puxe pelos jogadores e oriente a equipa.

- Varela e Quaresma no auge
Nem tudo é mau no FC Porto. Quaresma está em alta, talvez mais motivado pelo facto de ainda poder convencer Paulo Bento a levá-lo ao Mundial. Varela também está a beneficiar da presença do extremo português. Já marcou 7 golos em 2014.

-Danilo, Alex Sandro  e  Defour
Três jogadores, "de selecção" e muito caros, que estão a fazer uma das piores épocas de sempre. Alex Sandro e Danilo somam erros atrás de erros, ainda por cima, em jogos da UEFA, com todos os europeus a verem.
Defour, que teria a sua oportunidade com a saída de João Moutinho, teima em despediçã-la. Ora joga mal, ora se lesiona, ora isto, ora aquilo. Carlos Eduardo já o ultrapassou.

-Sílvio continua como opção frente ao V. Guimarães.
O Benfica tem em Sílvio uma opção para a ausência de Maxi Pereira. O português fez uma excelente exibição frente ao Paok e parece ter ultrapassado André Almeida, mais um jovem sem oportunidades na Luz.

-Nacional e Académica empatam a zero - com golo mal anulado à Académica
Efectivamente, o golo de Moussa foi mal anulado e os adeptos da Académica têm motivos para reclamarem, pois não vêm qualquer punição em relação aos erros do árbitro. No entanto, a Académica não marcou mais nenhum golo e empatou o jogo.
Mas quem é Moussa? Um senegalês de 24 anos, reforço de Inverno, emprestado pelo Metz. É mesmo reforço.

Com tanta produção da Académica, quem acabou por brilhar foi o guarda redes Gottardi.

-Sp. Braga continua sem Rafa
O Desportubol já assinalou a influência de Rafa no Sp. Braga. Esta jornada, Jesualdo poderá continuar sem contar com ele.  Como se não bastasse haverá novas alterações na defesa. Vejamos como se perfila o quarteto da defesa: Milijkovic - Nuno André Coelho - Sasso - Núrio. Numa defesa tão inexperiente e sem referência, como pode esta equipa somar resultados positivos? Esta semana é o lateral direito a mudar. Foi convocado um da equipa B? Que ruína...
No meio campo, Ruben Micael, um dos jogadores mais caros do plantel (salário e passe) está no banco sem ser usado. Além de Rafa, apenas o ropmeno Rusescu se aproveitam.

- Eleições no V. Setúbal
O Vitória conseguiu uma estabilidade com Fernando Oliveira, que não tinha conseguido com os seus antecessores. Nunca mais se ouviu falar de salários em atraso, antes de um clube remediado e a apostar na formação. Por isso é meritória a passagem de Fernando Oliveira. Infelizmente as contas vitorianas não são públicas (no site não se vê nada), mas pela estabilidade conseguida, piorar não pode ter piorado.
Nos últimos anos, o Vitória também tem sido notícia pelos interesses imobiliários, que a crise refreou.

II Liga
- Lázaro Oliveira castigado dois meses depois
Um treinador agride outro em pleno futebol profissional e apenas tem 15 dias de suspensão, uma decisão que demorou dois meses (!!!) a ser tomada. Tanta lentidão neste país! Como pode uma Liga ganhar credibilidade com tanta demora e ineficiência?

FC Porto segue em frente nas meias finais da Taça da Liga (22 Fev)


Este é um assunto que já deu o que tinha a dar. É impossível demonstrar que houve dolo do FC Porto.

Além disso, a questão só surge porque o FC Porto marcou o golo da vitória, nos minutos finais, depois do jogo ter terminado. Esswe golo inclusivamente é indiscutível. Se o FCP não tivesse marcado, hoje ninguém falaria disso e o assunto teria morrido.

Além disso, esta situação vem mostrar:

i) incompetência da Liga enquanto organizadora. 
A UEFA conterola exemplarmente essas questões, num continente inteiro nos jogos da Champions.

Em vez de se punir o FCP porque não punir os responsáveis directyos por garabntir que os jogos comecem atempadamente?

ii) a fragilidade da decisão da Liga.
Qualquer que fosse a decisão já se sabia que haveria recurso. Para quê um justiça tãio lenta e uma Liga tão pouco forte?

 iii) O que adulteração da verrdade desportiva: ganhar um jogo que começou 3 minutos de atraso através de um golo indiscutível ou ganhar na secretaria?

iv) Uma multa de 383 Euros ao FC Porto é completamente ineficaz.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Apontamentos -19 de Fevereiro de 2014

- Rafa vs William Carvalho
Duas das maiores revelações da época 2013/14.
Chegaram ambos de clubes modestos (William Carvalho estava emprestado ao C. Brugges e Rafa veio do Feirense) e contra as expectativas, pelo seu currículo e idade, impuseram-se no meio campo das respectivas equipas.
A sua influência ficou bem visível nos últimos jogos sem das suas equipas com as ausências. O Sporting perdeu contra o Benfica e o Braga contra Estoril.
Paulo Bento tem de estar atento!

-Sebá dois meses parado
Seba, outra das agradáveis surpresas detes campeonato, vai parar dois meses por lesão. uma má notícia para o futebol e para o Estoril Por falar nisso, segundo a Imprensa, o Sporting está interessado em toda a gente. Hoje fala-se em Gonçalo Santos.
Mais um depois de Evandro.

- Ausências de pesa no Benfica frente ao PAOK.
Cardozo, Gaitan e Garay são demasiados jogadores para estarem ausentes. O adversário não é difícil, por isso vamos ver como se porta o Benfica na Liga Europa.

- O disparate dos pré convocados da selecção
Reforço, ainda não percebi para que serve a pré convocatória da selecção!
Para chegar ao Mundial e seleccionar uns e não seleccionar outros?

- Maurício castigado?
Veremos o que pesa mais: um regulamento disciplinar por uma situação sem importância ou a competitividade da equipa e o acesso à Liga dos Campeões?

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Liga Cabovisão - 30ª Jornada

A Liga Cabovisão, a 12 jogos do fim, está ao rubro. É este o encanto deste campeonato. Moireirense com 54, Penafiel 52, Portimonense 50 e D. Aves 49. Nesta jornada, defrontaram-se Penafiel e Portimonense, terminado o jogo empatado. Aproveitou o Moreirense, que ganhou ao Atlético e cujo guarda redes defendeu uma grande penalidade. O D. Aves chegou-se à frente igualmente ao vencer fora o Trofense. No fundo da tabela, sem Paulo Henrique, o Santa Clara e a Oliveirense afastaram-se em definitivo dos últimos lugaeres, deixando a discussão para Trofense e Atlético.

 


 - Mendy
Quem? O jogador francês francês do Moreirense que converteu em golo, a oportunidade soberana do jogo frente ao Atlético e que recolcou a sua equipa isolada no 1º lugar novamente. Mendy tem sido discreto no campeonato, mas valeu 3 pontos muito importantes no campeonato. Destaque para Marafona, que defendeu a grande penalidade.

- Oliveirense e Santa Clara
Dois claros vencedores desta jornada. Venceram os seus jogos e saíram em definitivo da zona de aflição. A Oliveirense, com algumas dificuldades esta época, está em franca recuperação (3 vitórias consecutivas). O Santa Clara também se salvou em Aveiro, mesmo sem a surpresa Paulo Henrique. Coube a Hugo Santos e Sandro marcaram os golos.

-Duelo de Luíses e estreias marcar
No ranking dos melhores marcadores, existe uma disputa interessante de Luíses no D. Chaves: Luís Barry (9) e Luís Pinto (8). Ambos marcaram nesta jornada. Adicionalmente, primeiro golo, à 30ª jornada, de Bruno Gaspar (Benfica B), Sandro (Sta Clara), Leandro (FCP B), Lucas (Tondela) e Fábio Martins (D. Aves).

- Diego Reyes, rei no FC Porto B
Mais um golo do central do Porto na equipa B. Já é o terceiro que o central marca pela equipa secundária. Já não era altura de dar o salto para a equipa A?
O FC Porto B é o líder do campeonato. Diga-se que apesar do méito de Luís Castro, ter no onze inicial jogadores com a categoria de Diego Reyes não está ao alcance da maioria dos adversários.

- Ricardo Chéu
O Treinador do Ac. Viseu merece que repita o seu nome. Mais um jogo, mais uma vitória. Uma recuperação a olhos vistos do Académico de Viseu que chegou aos 42 pontos e está na 1ª metade da tablea classificativa. Excluindo as equipas B, são só 4 equipas até à zona de subida







- Chastre.
A inexperiência do guarda redes do Leixões está a sair cara à equipa. Mais 2 golos sofridos e mais uma derrota. Se pela baliza, está tudo dito, pela frente, Mailó é a montra do bom trabalho que Pedro Correia tem tido no desenvolvimento dos jovens leixonenses.

- Atlético.
Bem... o que dizer: uma grande penalidade falhada por Varela, um desentendimento entre Mika e Hugo Pina na origem do golo do adversário e falta de eficácia atacante. Que jogo tão mau do Atlético. Definha no último lugar e nem o experiente Prof. Neca parece conseguir salvar a equipa.

- Trofense.
 Já alertamos para a má fase do Trofense. A luta é a dois, com o Atlético.

- Penafiel - Portimonense.
Este jogo prometia muito e o que trouxe foi um empate sem golos (oportunidades flagrantes desperdiçadas por Guedes e Diego) e três expulsões. Aiai!


Vitor Oliveira
(Moreirense)


Fotos: Facebook Moreirense e Facebook Ricardo Cheu

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Liga ZonSagres: 19ª Jornada

 Nesta jornada, os três grandes venceram. Os adversários eram muito fáceis mas as respostas foram globalmente positivas.

 



- Carlos Mané. 
O jogador da jornada. Pela sua estreia a marcar, pelos pontos que valeu ao Sporting e a promessa de sucesso que pode render ao Sporting. Quanto à equipa ver "Notas" abaixo.

- Marítimo exponenceia equipa B
Nem mais. Quem olha para o onze que acabou em campo frente ao V. Setúbal, pensa que estaria a ver o onze da equipa B: Gege, Patrick Bauer, Nuno Rocha e Jorge Chula. É verdade que já houve mais promovidos (José Sá, Marakis, Alex Soares e Fidelis). Nuno Rocha aproveitou a oportunidade, pois marcou o golo que valeu 3 pontos ao Marítimo, afastando-o assim definitivamente da zona perigosa.

- Arouca segue o seu caminho... tranquilo
Com dificuldades, mas estável, o Arouca lá se vai mantendo à tona. Pedro Emanuel está a resistir às "chicotadas psicológicas", pois trata-se uma das equipas onde havia mais risco de isso acontecer. Hoje empatou pela 3ª vez consecutiva e novamente 1-1 e em 2014 só marcou golos. Apesar da margem ser curta, já são 5 os pontos de distância para a zona de descida. Destaques na equipa: Lassad. Desde que o reforço de Inverno chegou a produção da equipa melhorou bastante.

- Garay
Mostrou mais uma vez porque é imprescindível.

- FC Porto.
A equipa está bem melhor que no último jogo. Talvez tenha sido por Paulo Fonseca ter mantido o onze titular pela primeira vez esta época, a estabilidade parece ter regressado ao FC Porto. Na defesa Abdou este muito bem. Ganhou o lugar à concorrência e fez uma boa dupla com Mangala. Alex Sandro e Danilo estiveram melhor que nos os últimos jogos. No meio campo, Herrera tem conquistado o seu espaço aproveitando as lesões dos Defour. Fernando e Herrera são outra dupla que tem se batido bem. Quintero, esse, ninguém o vê, em oportunidades. Na frente, o trio de 2014: Quaresma, Varela e Jacksom. As despesas de hoje foram por conta de Varela: um bis.

-Estoril
Mais isolado em zona europeia, mas pedreu Seba por lesão




-Olhanense.
Péssima imagem deixada em Alvalade. Uma equipa muito fraca. Salva-se Belec. A descida parece ser um destino inevitável e muito por culpa de quem construiu este plantel.

- Marco Paulo
Mais uma semana, mais uma derrota. Com um bom plantel, sem grandes alterações ao da época passada, com uma estrutura estável e ambiciosa, a "culpa" parece estar no treinador, que já não é a primeira vez que revela incompetência. Marco Paulo está-se a confirmar um redondo falhanço. Porque não se demite?

- Gil Vicente
Outro que tal. Se não se abispa aiinda desce de divisão. Hoje fez um bom jogo, mas perdeu-o. Dos adversários directos, ao menos, ninguém ganhou.

- Sp. Braga
Sem Rafa, foi uma desgraça. A zoan europeia começa a ficar mais longe, mas ainda há a Taça de Portugal.


Pedro Martins
(Marítimo)





- Sporting vence Olhanense.
A exibição do Sporting teve duas partes: a primeira, de bom futebol e domínio sobre o adversário; a segunda de um cinzentismo inexplicável.

Vejamos, o regresso de William Carvalho trouxe o sucesso desejado. Fez tudo bem, imprimiu segurança, recuperação de bolas e condução de jogo. Na defesa, o quarteto do costume também já esteve presente (Cedric - Rojo - Maurício e Jefferson). Dier e Piris não serão opçãoes tão cedo, pois não souberam aproveitar as falhas dos concorrentes. Na frente, continua o problema recente do Sporting: concretização. Mané estreou-se a marcar. Saiu na altura certa, pois foi decrescendo  de produtividade (boa ideia de Leonardo Jardim em colocá-lo de início). Montero, apesar de não ter marcado, assistiu o golo de Mané e marcou um golo anulado. Carrillo hoje acordou para jogar bem, mas também não marcou. Heldon foi ineficaz.

Do lado do Olhanense, conforme antevimos, Ricardo  não foi titular. Belec foi o guarda redes escolhido e foi o melhor da equipa. Talvez o único que se aproveite. O resto do plantel faz parte de uma mescla de nacionalidades e tipos de jogo completamente diferente, sem identidade e ém claramente candidato à descida.

- Belenenses empata com a Académica
Mais um jogo do Belenenses sem vencer. Marco Paulo, porque não te demites?
 Tirando isso, um jogo sem história e sem interesse. Dado que o Olhanense perdeu, é um ponto que interessa ao Belém. À Académica, mais ponto menos ponto, neste momento, é totalmente indiferente.

Apontamentos - 15 de Fevereiro de 2014

- Rio Ave de parabéns!
Finalista da Taça da Liga por direito própria. Se existem clubes que desvalorizam esta competição,l para os pequenos é sinónimo de crescimento: Sp. Braga, Gil Vicente e V. Setúbal já foram finalistas. Braga foi herói dos vilacondenses e Hassan, uma das maiores desilusões da época marcaram na semi final.

- Nuno Espiríto Santo estável
Estabilidade. Desde que Nuno Espírito Santo chegou, que o Rio Ave tem estado estável no meio da tabela, sem polémicas, tranquilo da vida. A "manchar" este percurso de Nuno está o facto de ter desistido dos jovens do Rio Ave. Não existe nenhum jogador formado no clube nas primeiras escolhas. Convém não esquecer que Fábio Coentrão e Fábio Faria foram formados no clube.

- Olegário Benquerença: ainda anda aí?
Aos anos que se houve o nome deste árbitro, sempre ligado a incompetência e polémica. O presidente do Braga tem razão: os árbitros erram sistematicamente e tudo continua na mesma. Mas em vez de reclamara, o presidente António Salvador deveria ser mais pró activo e fazer o que Bruno de Carvalho está a fazer: arranjar soluções.

-William Carvalho: tanta falta fazes!
No primeiro jogo sem William Carvalho, contra o adversário mais forte que o Sporting teve esta época, a exibição foi paupérrima. O Sporting está em crescimento, mas igualmente dependente de William Carvalho.
Há um ano atrás, alguém diria que este seria o salvador da equipa?

- Guarda redes Ricardo ainda não pendurou as botas
Ainda não percebemos o que Ricardo está a fazer no Olhanense. De encostado por Paulo Alves, recuperou a titularidade com Galdersi. Arrisca-se a sair com uma goleada de Alvalade. Já não deveria ter pendurado as botas e ter começado uma carreira como treinador de guarda redes?

- Belenenses Marco Paulo ainda não foi despedido!
É uma notícia: com tão maus resultados, a direcção belenense insiste em manter Marco Paulo. Para quê?

- Paulo Fonseca reage como pode e Defour continua out
Com o ar de coitadinho característico de Paulo Fonseca, a sua vida não está fácil. Recebe críticas constantes e os seus jogadores não correspondem. Depois das alterações surpreendentes da defesa Abdou em vez de Maicon), agora Defour confirma-se com um elemento a menos no meio campo. O internacional belga, sempre teve dificuldade em se impôr no clube, confirmando que os jogadores europeus que chegam a Portugal têm  uma adaptação muito mais complicada que os sul americanos. Herrera tem assim caminho mais facilitado para se manter no onze. Na frente, Quaresma, Jackson e Varela são intocáveis.

- Sp. Braga obrigado a mexer novamente na defesa.
Primeira final falhada por Jesualdo, um caminho no campeonato muito abaixo das expectativas e novas mexidas na defesa: Aderlan  foi expulso. Nurio parece ter ganho a corrida a Tomás e Joãozinho.

- Santa Clara: Paulo Henrique é o homem do momento
Bastaram 45' em campo, marcar um golo ao Sporting para entrar no jornais  e se falar no interesse dos grandes. Este pode ser um verdadeira achado ao "quase" insolvente santa Clara. A aposta forçada na formação pode dar resultados em breve. Para já há que continuar a dar espaço e oportunidades aos miúdos açorianos. Mérito para Horácio Gonçalves.
Nota: Paulo Henrique é açoriano (como diz o zerozero) ou brasileiro (como dizem ABola e o Record)?

- Vítor Pereira noticia novamente
Depois das cómicas conferências de imprensa, Vítor Pereira venceu um jogo e issom foi notícia por cá.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Liga ZonSagres - 18ª Jornada

Nesta jornada, pautada pelo mau tempo, o FC Porto venceu, mas não convenceu, o Nacional continua em impulsão  enquanto que na cauda da tabela, tudo na mesma. Quanto ao adiamento do Benfica - Sporting, a decisão claramente foi a mais correcta e todos os intervenientes andaram bem.


 


- FC Porto
Ok, não convenceu, mas cumpriu o seu papel. O onze do FC Porto trouxe várias alterações face ao expectável, demonstrando quão instável está a estrutura da equipa. Desde logo, Maicon não foi titular. Foi Abdou quem substituiu Otamendi. Recorde-se que Abdou tem mais ritmo de jogo que o brasileiro, pois era titularíssimo no Vitória. Esteve muito bem, controlando sempre o adversário. No meio campo, sem Lucho e  Carlos Eduardo, Fernando foi o patrão. Defour, nem sequer titular foi, pelo que parece afastado das primeiras escolhas de Paulo Fonseca. O substituto Herrera esteve em evidência positiva sobretudo na 2ª parte. Na frente, destaque para Quaresma que substituiu Josué na marcação de penalties. Os restantes golos foram marcados por Jackson (o que passou aos 73's para falhar aquele golo cantado?) e Ricardo (sim, Ricardo Pereira estreou-se a marcar pelo FCP). O Porto jogou q.b. para ganhar, mas tem de jogar mais para ser campeão.

- Djaniny
Marcou e deu a marcar ao Nacional. Jogo fantástico do caboverdiano. Graças a si, o Nacional segue no 4º lugar, à frente de candidatos com muitos mais recursos.

- José Couceiro
Elogiamos mais uma vez o fantástico de recuperação do Vitória e da cimentação da aposta nos jovens formados no clube. Ricardo Horta esteve em evidência.

- Rafa e Pardo
Bisaram no jogo do Sp. Braga recuperando a equipa e confiança em Jesualdo Ferreira. Com a vitória frente ao Gil Vicente, além de justa, o Sp. Braga recupera terreno perdido. Núrio, com toda a justiça agarrou o lugar de defesa esquerdo.





- Marco Paulo
De que está à espera para abandonar o lugar de treinador do belenenses. OL melhor que conseguiu foi pontuar contra o FC Porto e Sp. Braga, mas o campeonato do Belenesnes não é contra essas equipas.

- Gil Vicente
Nova derrota com direito a expulsões e penalties falhados.


José Couceiro
(V. Setúbal)


Tesourinhos Deprimentes do Carlos Dias da Silva

Liga Revolução: 29ª Jornada

Mais uma jornada prolongada pela semana dentro. Em semana de mau tempo, frio, chava e vento, qual é o objectivo de ter jogos à 2ª e 4ª feira. Se fosse o jogo do Penafiel ainda se percebia. Bem, desta jornada, as equipa do topo e do fim da tabela, que são as que mais interessam, já jogaram.


O Moreirense e Penafiel empataram e perderam o avanço que tinham e por isso deixaram-se apanhar pelo Portimonense. No fundo da tabela, a Oliveirense, numa reviravolta épica, ganhou tranquilidade, enquanto Ricardo Chéu continua em estado de graça: 5V+1E em 6 jogos. Melhor, não poderia ter acontecido. Em Leixões, o jogo ficou marcado pela polémica e pela ineficácia dos avançados leixnenses. Tentaram, tentaram, mas não conseguiram. O Beira Mar, com mais um belo goolos do seu benjamim, Pité, regressou às vitórias.




- Ricardo Chéu
Desde que chegou, venceu 5 jogos e empatou um, permitindo à sua equipa uma recuperação fantástica na tabela e assegurar a  permanência. Com muito mau tempo, o Ac. Viseu venceu com um golitário e estreante de João Martins.

- Penafiel
Apesar do empate, a equipa jogou a maio da semana com o Benfica e foi confrontada com um terreno muito pesado. Segurou um empate sem sofrer golos. Soube a vitória.

-Oliveirense
Reviravolta épica! Depois de estar a perder por 2-0, venceu no último minuto , com golos de Rui Lima, Guima e Carlitos. Guima tem sido uma das surpresas neste campeonato, pelos golos que tem marcado. Tem 27 anos e tem sido uma mais valia. A Oliveirense de Artur Marques está mais tranquila.

- Pité
Ex junior aveirense, marcou mais belo golo. Chegou aos 4 marcados.




 
- Leixões.
Excessivamente ineficaz. A subida já deixou de ser objectivo.

- Trofense.
Foi o único dos últimos a perder e o avanço que conseguiu aquando da entrada de porfírio Amorim está a desvancescer.

Ricardo Chéu
(Ac. Viseu)

Foto: Facebook Tondela

Jornalista da Benfica TV faz pergunta infeliz a silvio

Enfim... e feita por um crítico de televisão...




Apontamentos - 9 de Fevereiro de 2014

- Liga - FPF - Quaresma
No mínimo ridículo e característico de um país subdesenvolvido. Como é possível que em pleno 2013, no auge das novas tecnologias de comunicação ocorram estes imbróglios, mais políticos que outra coisa. Um pedido de desculpa público é o mínimo que se exige. Depois queixam-se da falta de credibilidade e de público nos estádios. Pudera!

- Mário Figueiredo fail
Que Mário Figueiredo não é consensual é um facto. Que tem de ser o Sporting a tomar a iniciativa que ele deveria tomar é de incompetência. Este é mais um caso a manchar o seu currículo. Já chega de falhas!

- Meio campo do FC Porto
Depois da saída de Lucho, segundo alguma imprensa, desavindo com o treinador do Porto, o "salvador" Carlos Eduardo está lesionado. Assim, no meio campo da equipa apenas continuará Fernando, que renovou com o clube. Josué recupera a posição e Herrera terá nova oportunidade de mostrar o que vale. Oportunidade melhor para o sul americano não poderia haver. Olhando para o resto dos convocados, não há dúvidas que Licá perdeu espaço no plantel. Varela - Quaresma - Jackson é o trio maravilha do ataque. Na defesa, Maicon tem o "seu" lugar.

- A ausência da equipa B do FC Porto
Com as saídas de Lucho (meio campo) e Otamendi (defesa central), entraram Abdou (defesa central) e Quaresma (avançado). Será neste trimestre que Paulo Fonseca vai começar finalmente a chamar alguém da equipa B?

-  Paulo Fonseca tem um jogo decisivo
A forma como o FC Porto anda a jogar não está a agradar. Mais do que isso é a postura de coitadinho que Paulo Fonseca está a assumir. O Fc Porto tem que vencer hoje para recuperar margem frente a um dos adversários directos.

- Derby Benfica - Sporting
Logo à noite espera-se um bom jogo. O Sporting aparece mais fragilizado devido às ausências dos habituais titulares William Carvalho (a revelação da época) e Jefferson. Piris tem hoje a sua oportunidade de mostrar o que vale. No lado do Benfica, este poderá ser o último jogo de Garay. Favoritos? talvez o Benfica por jogar em casa e por poder contar com todos os seus jogadores.

- António José Figueiredo
Profissão: comentador de televisão. Apre! Ontem à noite na RTP Informação e agora, 12 horas depois na CMTV. Quanto ganhará ele em comentários?

-José Couceiro e a ascenção do V. Setúbal
Parabéns a José Couceiro!
Está a fazer um trabalhio muito bom. Com as expectativas no chão depois da incompetência demonstrada no Sporting e em outros clubes por onde passou, desceu na carreira, ao trabalhar num clube mais modesto e a lutar pela permanência.
Pois bem, continuou a potenciar a formação do Vitória (Frederico Venâncio e Ricardo Horta foram titulares) e tirou a equipa do fosso, estabilizando-a no meio da tabela. O jovem jogador Horta foi o melhor em campo, pois além de ter marcado um golo (logo aos 5'), foi o mais motivado. Nota aibnda para Kieszek. Ai se não fosse o polaco, onde estaria o V. Setúbal?

- Djaniny.
tem que estar no onze da jornada. Marcou o primeiro golo do Nacional e assistiu no segundo. O Nacional está a arrancar muito bem na 2ª volta, mantendo-se isolado no 4º lugar e com um onze estável.

- Marco Paulo
O que é que ele ainda está lá a fazer? Demita-se!
E João Afonso, que falhanço foi aquele no 2º golo do Nacional?

- Segunda Liga: Moreirense em queda
Má fase do Moreirense, a atravessar uma crise de resultados. Apesar disso, não perde os lugares de subida, pois o Portimonense também anda "perdido".

- Segunda Liga: Ricardo Chéu
Justos os elogios que a Imprensa tem dado a Ricardo Chéu: 13 pontos em 15 possíveis é uma estreia de sonho. Filipe Moreira é bom treinador, subiu a equipa, mas a sua saída permitiu um "abanão" à estrutura. Cafu, com 35 anos, é o melhor marcador

- Segunda Liga: Oliveirense vence no último minuto
A perder por 2-0, acabou por vencer o Marítimo B por 2-3 nos descontos. Mérito para a a crença dos oliveirenses, que estão agora mais seguros e mais longe do último lugar. A aposta na juventude continua, mas tem a pior defesa do campeonato. Não é grande cartão de visita para João Pinho, de 21 anos e formado no clube, mas a verdade é que este mantém a titularidade há ano e me
io.