sábado, 15 de setembro de 2018

Futsal feminino no Europeu de 2019

A selecção nacional de futsal, dirigida por Luís Conceição alcançou o acesso ao Europeu de 2019 da modalidade.

Sou sincero, não tinha noção, mas este europeu será a primeira vez que será realizado. Vem tarde, mas vem a tempo. Todas as iniciativas que combatam a desigualdade de género são bemvindas.

O futsal feminino tem crescido bastante nos últimos anos, com mais praticantes, campeonatos mais competitivos e maior destaque na imprensa. Cabe também à Federação Portuguesa de Futebol essa proatividade na promoção da modalidade.

Ao nível de clubes, o cenário é bastante diferente do masculino. Sporting e Benfica são os principais embaixadores, sendo a equipa da Luz mais rotinada e vencedora. A Norte, o Novassemente (de Espinho e patrocinada pela Cavalinho) e Vermoim esforçam-se para fazer a diferença.

E fica a questão sobre a Cavalinho: sendo uma marca portuguesa, maioritariamente dirigida ao público feminino, porque não existem mais patrocinadores que promovam a modalidade?

Esta semana, com os jogos a ser transmitidos num dos canais da TVCabo com maior audiência, a seleção portuguesa deu cartas, fez brilhantes exibições e trouxe a modalidade para a ribalta e bem que esta precisa!

Sem comentários: