quarta-feira, 12 de junho de 2019

Muitas adesões ao futebol feminino

Nas últimas semanas têm sido vários os clubes a anunciar a criação e captações para o futebol feminino nos seus quadros.

Não sabemos se todos irão conseguir criar equipa nem quantas equipas vão desistir ao nível sénior, mas registo para já a seguinte lista (11):
- Âncora Praia
- Mouquim (Famalicão)
- Famalicão
- V. Guimarães
- Felgueiras
- Fanzeres (Gondomar)
- Feirense
- Sp. Pombal
- CAC Pontinha
- At. Cacém
- AD Pasteis

Nos escalões de formação (sub 19) registo: Famalicão, Ponte da Barca, Chafé, Feirense, Atlético CP, V. Guimarães, Ereira e At. Malveira. Sem escalão: Eixense, Zambujalense e Bobadelense.

Este dinamismo é muito positivo, perante um fenómeno que está a crescer na Europa e por conseguinte em Portugal. A presença de mais clubes, traz mais mulheres e combate a enorme desigualdade de género.
Pintei a negrito os clubes com academias e infraestruturas acima da média, com muita massa adepta. A projeção e condições dadas a estas jogadoras pode-se equiparar ao masculino e até a partilha de scout e tecnologia avançada de treino só possível nestes clubes.

Porém , tenho uma preocupação. 
Neste momento haverá assim tantas jogadoras seniores para tantos clubes?
Estarão alguns clubes a criar equipa só porque sim, mas sem projeto?

Pela dimensão e projeto, vamos ter uma série A na 2ª Divisão de loucos com Famalicão, V. Guimarães e Gil Vicente na luta pela subida, com o Braga B a dificultar. Vai ser dificil às rrstantes equipas manter o nível competitivo. Na Série B, vamos ter Boavista e Feirense a disputar as melhores. No Sul do país, já com os grande Lisboa a monopolizar as melhores (equipa A + equipa B) e o Fut. Benfica e Torreense a tentar os restos, não se esperam grandes novidades.
No Algarve, infelizmente só há uma equipa: o Guia. Não sabemos se vai continuar o projeto, mas os "grandes" algarvios também deviam acordar.


FC Porto, Rio Ave e Belenenses desistiram nestes dois últimos anos. Deviam voltar ao projecto!
Portimonense, Farense, Olhanense, D. Chaves, Varzim, Beira Mar, Sp. Espinho, U. Leiria, Académica, Sp. Covilhã, entre tantos outros fazem falta. Não só pelas condições de trabalho que podem proporcionar, mas pela massa adepta e pelo que representam socialmente.

Sem comentários: