quarta-feira, 31 de março de 2010

Apontamentos - 31 de Março

  • A DISPONIBILIDADE DE RICARDO COSTA

    Das entrevistas de ontem, houve uma declaração de Ricardo Costa que chamou particularmente a atenção:
"No dia em que foi conhecida a decisão do Conselho de Justiça (CJ) sobre os castigos de Hulk e Sapunaru, Hermínio Loureiro ligou-me revoltado e comunicou-me a decisão de se demitir. Fiquei surpreendido e disse que poderia acompanhá-lo, mas ele solicitou-me, de imediato, que não o fizesse".
Ricardo Costa, ontem

Hãããã? Li bem??? Afinal Ricardo Costa queria (devia) ou não demitir-se. Afinal tem ou não tem autonomia para decidir por si?Quanta mais fala, mais se enterra.
Quando um professor universitário vem com estas palavras ("poderia acompanhá-lo na demissão") está tudo dito.
Link


  • Movimentações de mercado.
    Quando não se tem nada para fazer, lê-se as secções de Desporto dos principais sites portugueses. Com o que nos deparamos: especulações e mais especulações, com contradições pelo meio! O objectivo é subir as vendas dos jornais e o preço dos jogadores...
    Recolha de notícias dos sites do: DN, ABOLA; RECORD; OJOGO; CM; JN
BENFICA
i) CARDOZO não não negoceia com o Sevilha!Pufff! Link Link. Não, afinal ainda há negociações Link
ii) Jesus quer alternativa a Aimar e Carlos Martins Link

SPORTING
Dava uma novela. História e personagens não faltam
i) Carlos Carvalhal não renova (Oficial) Link
ii) André Vilas Boas candidato mais forte à sucessão Link. Mas há mais: Tigana e Le Guen Link
iii) Diogo Salomão, novo Nani, vai assinar Link. Não, afinal já não. Link
iv) Jogadores desvalorizados Link

FC PORTO
i) Continua a especulação em torno de Mário Fernandes Link
ii) Farias negoceia com o Palmeiras Link Link

  • CR9 SEMPRE NA CRISTA DA ONDA

terça-feira, 30 de março de 2010

Apontamentos - 30 de Março

  • QUE CENA FEIA!!!

    O vídeo do Youtube mostra que não é só no futebol que, quando os ânimos aquecem, se passa do tolerável. Neste vídeo, Cardinal (jogador so Sporting) dá uma valente cuspidela no treinador do Benfica André Lima, na sequência de uma discussão (aparentemente normal) no decorrer do jogo.A reacção de André Lima é que já nos deixa com a pulga atrás da orelha: ou desequilibrou-se ou fez fita.
    Seja como for, foi uma atitude repugnável de mais um elemento do Sporting. Sá Pinto andou ao soco, este anda à cuspidela!

  • DUELO TELEVISIVO
    Tantos e tantos dias em que não há um único protagonista na TV, hoje, de uma só vez, temos três. Como se isso já não bastasse, dois são à mesma hora. Pinto da Costa vai ser entrevistado por Judite de Sousa (da RTP, estação com qual a relação não é das melhores) e Luís Filipe Vieira por Miguel Sousa Tavares (que é assumidamente adepto do Porto). Julgo que uma entrevista de MST a PC seria bem mais útil e interessante, porque há muitas feridas onde pôr o dedo.
    O terceiro entrevistado da noite será Ricardo Costa, ovelha negra dos dirigentes do futebol português. Será num canal fechado e a pergunta que se impõe é: porque é que não se demitiu e deixou que Hermínio Loureiro saísse como o mau da fita? Estará a agarrado ao poder?

  • ESPECULAÇÃO
    Mais uma jornada que passou mais um rol de clubes interessados num rol de jogadores. Segundo a imprensa, Quaresma (do Inter), Geromel (do Colónia), Vitor Gomes e Sílvio (Rio Ave) e Diego Souza (Palmeiras) interessam ao Sporting. Relativamente a este último, até já fala em 3.5 M€. Mas não é só estrelas que estão no portfolio dos leões. Até o modesto Diogo Salomão (quem?) do Real ... Massamá está lá.
    Do lado das entradas, há espaço para o futuro treinador do Sporting. A RTP avança a certeza de que André Villas Boas será mesmo o senhor que se segue no banco de Alvalade.
    Do lado das saídas, um jornal alerta para a possibilidade de Pereirinha ser dispensado para Inglaterra com opção de compra e Abel permanecer no plantel.
    No Benfica, noticia-se hoje que o Sevilha está em negociações por Cardozo e que Luisão interessa ao At. Madrid.
    O FC Porto também não escapa às notícias. Se Ukra parece ter já lugar certo no plantel, Mário Fernandes (central brasileiro de 19 anos, do GP Alegre) está na lista de compras do Porto.
    *Todas as notícias reportadas (8) são da imprensa de hoje


  • P. FERREIRA
    A época correu bem.
    A eliminação precoce da Liga Europa e saída inesperada de Paulo Sérgio foram dois dos momentos mais marcantes de uma época que foi intranquila na 1ª volta, mas que estabilizou na segunda, sob o comando de Ulisses Morais.
    A permanência foi alcançada e como a Liga Europa já não dá para tentar, os responsáveis pacenses já começam e bem, a fazer contas à vida e planos para a próxima época.
    Ulisses Morais está de facto de parabéns. Fez um bom trabalho, com um bom plantel. Por isso, a sua renovação faz todo o sentido. Aliás, este treinador caracteriza-se por começar o seu trabalho a meio da época e ter sucesso. É convidado a renovar, fica, mas depois não repete os bons resultados. Conclui-se que não sabe escolher planteis ...
    Quanto a jogadores, Kelly, em entrevista, já se coloca fora do baralho. De facto, não é nenhum imprescindível da equipa. Outros, como Danielson, Ricardo e Baiano já foram convidados a renovar. Esta antecipação face à concorrência faz todo o sentido.

  • FORMAÇÃO
    Nos Juniores, os finalistas já são conhecidos: V. Guimarães, FC Porto, Benfica e Sporting. Nada de novo. Nos juvenis e iniciados, os favoritos venceram os seus jogos. O Sp. Braga bem se pode queixar da sorte: calhou nos dois escalões com o FC Porto e ainda não vai ser desta que vai ganhar alguma coisa.

2ª Divisão - 25ª Jornada

No domingo, jogou-se a 25ª jornada da 2ª Divisão.

Série A - O Moreirense venceu o seu maior concorrente, o Gondomar por 2-1. Este foi um dos jogos mais complicados da época e a confirmação matemática do acesso ao play off está quase garantida. Os golos foram marcados por Luís Leal (um jovem são tomense à procura de um lugar ao sol que já tem 8 golos marcados) e Diego (primeiro golo do reforço de Inverno, emprestado pelo D. Aves). Já o golo do Gondomar foi marcado pelo júnior Ângelo. Rei dos golos em Gondomar, é uma das maiores promessas no clube da cidade do Ouro. Nos últimos lugares, primeira vitória de Carlos Santos e Ricardo Martins à frente de Lourosa e Merelinense, respectivamente. No entanto, esta vitória foi insuficiente para saírem da zona de descida. O Vieira pode começar a dizer adeus ao campeonato, pois com a derrota desta jornada ficou afundado no 15º lugar. Duas notas finais para os 3 golos marcados por Vasco no Paredes e para os maus resultados do Vizela que se ressentiu muito da saída de Daniel Ramos para o Trofense.

Série B - Nesta série, a oscilação de posições dos clubes dava para fazer um baile, com tantos sobe e desce. O líder Pampilhosa tem menos 18 pontos que o da Série C e menos 11 que o da A, fruto do intenso equilíbrio desta série. Nesta semana, arrancou uma vitória tranquila frente ao Operário. Os golos foram do bem conhecido Abdou, João Paulo e Fernando (um central muito experiente que já jogou nos campeonatos profissionais). Na perseguição, o Arouca está na sua melhor fase da época: venceu, fora, por 1-0 e manteve o ponto de distância. Quem se descuidou foi o Tourizense, que empatou em casa com o Tondela por 1-1. Destacamos o marcador do Tondela: Ruca, um sénior de primeiro ano que veio dos juniores do Beira Mar. Nos últimos lugares, o Ac. Viseu vai sobrevivendo, pois empatou com o Mafra e saiu da zona de descida. O Vit. do Pico está quase descido.

Série C - O U. Madeira garantiu o acesso matemático ao Play Off. Está a ser uma época em grande do União, que só perdeu uma vez. Este fim de semana, venceu sem dificuldades o Igreja Nova, uma equipa que subiu pela primeira vez esta época há 2ª Divisão e está a ter dificuldades para obter a manutenção. Começou muito mal a época, mas os reforços de Inverno trouxeram algumas melhorias. Porém estas foram (são) insuficientes. Para cúmulo, a equipa ainda joga em casa emprestada. Na Amadora, os jogadores do Estrela jogaram de borla e com 20 min. de atraso. Mesmo assim, a equipa arrancou um empate e mantém-se no 3º lugar. De falta de profissionalismo, ninguém pode acusar os jogadores estrelistas. Saliência ainda para a 1ª vitória de Pedro Martins no comando do Marítimo B, com um bis de Fidélis e para mais uma derrota do Odivelas.

domingo, 28 de março de 2010

Liga Sagres - 24ª Jornada

As portas estão abertas para o Benfica ser campeão: venceu com um golo solitário de Luisão o Sp. Braga. A sua vantagem passou de 3 para 6 pontos. Na luta pela Europa, ainda não é totalmente claro se o 5º classificado vai ou não à LE. Nesse particular, o Guimarães e o Sporting aumentaram a vantagem. Na luta pela permanência, o Belenenses afundou-se e está praticamente despromovido. Quanto ao Leixões que venceu a Naval, manteve a mesma distância para o V. Setúbal (que venceu o Nacional, com muito público nas bancadas) e para o Olhanense, que tirou a barriga de misérias, ao golear o Rio Ave.

POSITIVO DA JORNADA
  • LUISÃO
    Mais um teste de fogo passado e com distinção!
    Luisão, de cabeça, a partir de um pontapé de canto, no último minuto da 1ª prte, decidiu o jogo e quiçá o campeonato. O Benfica, que até a gora só perdeu uma única vez para o campeonato, isolou-se ainda mais na liderança, tendo já 6 pontos de avanço sobre o último classificado a 18 pontos do fim do campeonato.
    Tudo em linha para o Benfica campeão!
    Uma nota para a assistência no estádio da Luz: 63.679. Fantastico! E o adversário não era nenhum grande.

  • HULK
    De regresso à competição 110 dias depois, com uma motivação extra natural. Pena que não a tivesse mostrado no jogo contra o Arsenal.
    De facto, o canarinho foi o melhor em campo. Marcou o golo e assistiu os outros dois: de Rolando e Falcao. O Porto cumpriu o seu dever: venceu o último e aproveitou o deslize do Braga.
    Vamos ver quanto mais jogos dura a explosão de Hulk ...

  • OLHANENSE
    Se o Benfica-Braga era o jogo mais esperado, o resultado do Rio Ave - Olhanense foi o resultado menos apostado. Teve tanto de invulgar como de surpreendente (1-5).
    O Olhanense reagiu bem face à comprometedora derrota da última jornada e deu a volta ao marcador. Se o Rio Ave marcou primeiro, os de Olhão, marcaram 5 logo a seguir, sendo 3 de grande penalidade. Os marcadores foram Djalmir (2), Tengarrinha, Yazalde e Rabiola. Se é verdade que houve brio e mérito dos algarvios, também houve demérito do Rio Ave, que foi fisicamente abaixo na 2ª parte (quando consentiu 4 golos).

  • V. SETÚBAL
    Numa iniciativa de louvar, abriu as portas a todos adeptos e estes corresponderam. O estádio do Bonfim registou11.042 espectadores. A equipa correspondeu ao apoio das bancadas e ganhou 1-2 por Neca e Keita.
NEGATIVO DA JORNADA
  • SP. BRAGA
    3ª derrota do Sp. Braga esta época, novamente contra um grande e fora de casa. O Benfica pôs a nu as fragilidades da equipa que fez uma má 1ª parte. Perdeu o jogo, perdeu Mossoró e perdeu o sonho de ser campeão. No entanto, mantém o 2º lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões.

  • BELENENSES
    Época horrorosa do clube azul e branco. Nova derrota e, pior, com as vitórias de Leixões, Setúbal e Olhanense, afundou-se ainda mais na tabela. São 9 (em 18) os pontos que o livram da descida.

  • MANUEL MACHADO
    O Nacional tem vindo a fazer resultados negativos nos últimos jogos, piores do que aquando da ausência (forçada) do treinador e da participação na Liga Europa. O que se passa com os jogadores? Será que o temporal os afectou psicologicamente.

JORGE JESUS
(Benfica)



É caso para dizer: olha que 2!
Onde estarão daqui a uns anos?
Ambição e prometimento não lhes falta.

Liga Vitalis - 24ª Jornada

Muitas dúvidas, indecisões e um prato cheio do melhor que este campeonato pode dar: competitividade, emoção e suspense. Por isso é que é tão fascinante de acompanhar. O que numa jornada é bom, na outra é negativo.
Mais uma jornada que passou, faltam 6 jornadas para o fim, ou se preferirmos, 18 pontos e nada está decidido, excepto a descida do Carregado.
Nesta jornada, o Beira Mar foi o grande derrotado: foi o único dos primeiros que perdeu. Manteve o 1º lugar, mas agora tem a companhia de Oliveirense, Santa Clara, Portimonense e Feirense.
No fundo da tabela, o Sp. Covilhã empatou, mas livrou-se do 15º lugar, que confere descida de divisão. Esse é agora ocupado pelo Chaves, que não tem dado seguimento ao brilhantismo evidenciado na TP.





  • EMOÇÃO DO CAMPEONATO
    A Liga Vitalis está ao rubro. Aceitam-se apostas para quem irá subir: candidatos não faltam!

  • FREAMUNDE
    Foi a Aveiro ganhar ao líder, Beira Mar, beneficiando muitas equipas. Os golos de Maranhão (estreou-se a marcar tarde e já ninguém o pára - 2º jogo consecutivo a marcar), Kika e Bertinho deram jeito a muitas equipa que ainda podem sonhar e repuseram um equilíbrio impressionante ao campeonato!
    A permanência está bem encaminhada.

  • SANTA CLARA, OLIVEIRENSE, PORTIMONENSE e FEIRENSE
    Com maior ou menor dificuldade, venceram os seus adversários, como se impunha, e beneficiaram da derrota do Beira Mar. A Oliveirense é a única que está em zona de subida.

  • SP. COVILHÃ
    Com golos portugueses e ambos como resposta a concretizações do Fátima, o Sp. Covilhã conseguiu um empate importantíssimo na luta pela permanência. Edgar e Dani fazem acreditar na permanência.

  • GALO
    Um bis do central no Estoril, deu a 1ª vitória a Paulo Alves no Gil Vicente. Beneficiando de desaires adversários, o Gil subiu 3 posições.




  • BEIRA MAR
    Derrota! Derrota! Derrota! Por1-3, em casa e com todos os adversários directos a ganhar. A vantagem confortável que havia conseguido, há dias, foi anulada por este resultado. Foi comprometedor, mas, seja como for, é o líder.

  • D. CHAVES
    Manuel Tulipa não teve sorte na sua estreia. Perdeu, goleado em casa e caiu em zona de descida.

  • CARREGADO
    A caminho da 2ª Divisão...

CARLOS GARCIA
(Feirense)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Hermínio Loureiro out

Loureiro saiu antes do tempo, demitindo-se ontem de um dos seus cargos, o de Presidente da LPFP.
A presidência de Hermínio Loureiro envolveu casos muito polémicos, nomeadamente algumas decisões da sua Comissão Disciplinar, que moveram montanhas de indignação; e de Vítor Pereira, que enquanto presidente da Arbitragem foi um fiasco.
Foi no primeiro que o "gato foi às filhoses": a CD da Liga prejudicou grandemente o FC Porto, um dos clubes mais poderosos em Portugal. A juntar a isso, penalizou Vandinho, jogador do Sp. Braga, clube que está a lutar pelo título. Isto já para não falar nos castigos ao Boavista e os sucessivos a Paulo Bento. Quem não se pode queixar é quem neste momento está a a dar o ombro a Loureiro: o Benfica.
Porém, pode-se questionar, quem é que se devia demitir? HL ou Ricardo Costa?
No entanto para a história fica a criação da Taça da Liga (com regulamentos muito confusos) e o combate aos salários em atraso. Hermínio Loureiro tem, agora, mais tempo para se dedicar ao seu outro cargo. Sim! Loureiro já tem para onde ir: presidência da C. M. Oliveira de Azeméis.

terça-feira, 23 de março de 2010

D. Chaves vence Naval

O D. Chaves venceu a Naval por 1-0 com um golo, no último minuto, do central Ricardo Rocha.
Este resultado tem tanto de bom como de enganador e ilusório, por ser tão escasso, ter sido conseguido em casa do mais fraco e pelas delibidades naturais que uma equipa da Vitalis possa acusar.
É na Figueira que tudo se vai decidir e o Chaves vai ter que ser muito resistente, se quiser ir ao Jamor, sendo que se sofrer um golo, terá o caldo entornado. E de que maneira!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Apontamentos - 22 de Março

RESSACA DA TAÇA DA LIGA
  • A ressaca da Taça da Liga é marcada, claro, por mais uma derrota, goleada e eliminação do FC Porto, num curtíssimo espaço de tempo. Neste fim de semana, tratou-se mesmo de uma final! As coisas não estão nada famosas para os lados do Dragão. Demérito do FC Porto, que esta época está mais fraco; e mérito do Benfica, que tem estado MUITO melhor que nos anos anteriores. No caso do Porto, as saídas de Verão foram muito mal compensadas, com maus (e caros) reforços. Jesualdo Ferreira vai sair pela porta pequena e a esta hora já há-de estar arrependido da sua renovação. Quanto ao Benfica, tem motivos para estar orgulhoso e confiante. Jorge Jesus ganhou com toda a justiça o seu 1º troféu.

  • COSTINHA E AS CRÍTICAS
    A decisão radical e inflexível de Costinha, já se sabia de antemão, que não seria consensual. Os primeiros críticos já se fizeram ouvir. Parece-me cedo para se tirar conclusões precipitadas. O tempo e os resultados dirão se a disciplina será ou não benéfica para o grupo. Mas, cuidado, nem 8, nem 80!

  • JORGE COSTA DE SAÍDA DO OLHANENSE
    Parece-me uma boa decisão. Jorge Costa sairá pela porta grande do clube algarvio. Depois de ter subido a equipa, só falta garantir a manutenção, para ter a cereja no topo do bolo.
    A queda de Jesualdo Ferreira há-de tê-lo feito reflectir e, a confirmar-se, parece uma escolha ponderada.
    Estou convicto que Jorge Costa será um dos treinadores mais cobiçados no defeso: clubes com melhores orçamentos e condições que o Olhanense não irão faltar.

  • 2ª Divisão - 24ª Jornada

    O U. Madeira e o Moreirense seguem firmes na liderança das suas Séries na 2ª Divisão, a A e a C, respectivamente. Na Série B, está tudo muito equilibrado e qualquer palpite será precipitado. Se o Pampilhosa levava vantagem, perdeu-a nesta jornada. Para além de ter sido derrotada pelo Arouca, o Tourizense também ganhou. Há um trio de formações nos primeiros lugares separadas por um mísero ponto. Na Zona Norte, o Boavista, após 4 jogos sempre ganhar e a subir na tabela, já vai na 2ª derrota consecutiva. Na Zona Sul, destaco o Louletano, que depois de ter começado muito mal a época, tem feito resultados muito positivos. O problema é que já são tardios para a subida.

Benfica vence Carlsberg Cup

O Benfica venceu a Taça da Liga pela 2ª época consecutiva.
Foi uma vitória justa da melhor equipa em campo.
Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo marcaram os golos.
O Benfica foi sempre superior ao FC Porto, mesmo com Ramires, Saviola, Javi Garcia e Cardozo no banco e suplentes no inicio da partida. Alinhado com o êxito colectivo, Kardec e Eder Luís (reforços de Inverno) saíram-se bem.

domingo, 21 de março de 2010

Apontamentos - 21 de Março

  • VARELA TERMINA A ÉPOCA
    É uma má notícia para o futebol português. Um dos melhores avançados portugueses a jogar em Portugal não vai jogar mais esta época e, por conseguinte, não vai poder utilizar as cores do país no Mundial da África do Sul. É a segunda baixa para Carlos Queirós, depois de Bosingwa. O jogador seria das últimas opções do seleccionador, mas não deixa de ser uma a menos. Para o FC Porto, numa altura crucial da época e na véspera de uma final, esta é das piores novidades que Jesualdo podia ter. Se o 2º lugar já era quase uma miragem, agora ainda ficou mais complicado.

  • HONRA VS CONCRETIZAÇÃO
    A época não está a correr bem, por isso, na final de logo à noite, por muito que o FCP despreze a competição, joga-se a honra de uma equipa que já não vai ser campeã. Ganhar esta competição era uma conquista acessória há uns meses atrás, mas agora tornou-se muito importante. Já do lado do Benfica reina uma ambição positiva, como há muito não se via. Por isso, esta final, será a concretização do 1º título de Jorge Jesus à frente da equipa. Mas cuidado! Há que evitar ter-se mais olhos que barriga, porque o SLB ainda não ganhou nada!

  • EMÍLIO MACEDO REELEITO
    Vai ficar tudo na mesma por Guimarães. O golpe de génio de Pinto Brasil não resultou, como seria de esperar. Os vimaranense escolheram a continuidade e premiaram os êxitos conseguidos pelo actual presidente nos últimos anos (Subida da LH à Sagres e o 3º lugar em 200708 que possibilitou jogar a 3ª pré eliminatória da LC). Agora, exige-se a redução de um passivo asfixiante e, claro, a construção do centro de treinos, mas sem derrapagens e que não condicione o futuro financeiro do clube.

  • DESCENTRALIZAÇÃO POSITIVA
    A equipa de andebol do FC Porto vai jogar esta tarde frente a um dos favoritos da prova, não no Dragão Caixa, mas em Resende. É uma iniciativa de louvar: jogar fora do local habitual de treinos e longe dos adeptos indefectíveis do Dragão Caixa num jogo tão importante, numa altura já avançada da época, é corajoso. Porém, esta escolha não é inocente: é que em Resende, os portistas sabem que encontram um pavilhão cheio e ainda por cima com torcedores da sua equipa. Para além disso, ganham popularidade. Era de admirar era se fosse contra o Benfica ou o Sporting! Aí já duvidava do interesse do clube numa iniciativa semelhante.

  • PORTUGAL FALHA MUNDIAL DE RUGBY
    Portugal foi ontem derrotado frente à Roménia em rugby e não vai pertencer à elite que vai jogar o Mundial que se realiza na Nova Zelândia. Terá sido desgostoso para os mais sentimentalistas: seria uma oportunidade única num país que vive intensamente essa modalidade. Mas temos de ver o lado positivo: não se sofre a "humilhação" nem o esmagamento dos resultados que previsivelmente iríamos obter.


sábado, 20 de março de 2010

Apontamentos - 20 de Março

  • MALDITA CHUVA!
    No Porto, está um dia de chuva, por outras palavras, mais uma contrariedade para todos os nortenhos que queiram ir até ao Algarve assistir à final da Taça da Liga e apoiar o FC Porto. A crise económica, a data, a localização e a transmissão em sinal aberto são antídotos contra o sucesso desta competição, em particular da promoção da sua final.
    Esperamos que este ano não haja casos de arbitragem, nem de acidentes no túnel de acesso aos balneários...

  • VARELA E CÉSAR PEIXOTO out
    Uma baixa significativa para cada lado. A de Varela no Porto (o melhor ponta de lança da equipa logo a seguir a Falcao) e a de Peixoto na defesa benfiquista (esta bem menos influente). Como se já não bastasse a previsível ausência de adeptos no estádio, ainda falha um jogador importante para o FCP. O favoritismo do SLB aumentou.

  • FERNANDO GOMES NA LIGA
    A imprensa de hoje avança com o nome deste economista ligado ao FC Porto para a presidência da LPFP. Este nome, para já, reúne consenso: dos clubes da Liga Honra, Sporting e Benfica (neutral).
    A presidência de Hermínio Loureiro envolveu casos muito polémicos, nomeadamente algumas decisões da sua Comissão Disciplinar, que moveram montanhas de indignação; e de Vítor Pereira, que enquanto presidente da Arbitragem foi um fiasco. No entanto para a história fica a criação da Taça da Liga (com regulamentos muito confusos) e o combate aos salários em atraso. Hermínio Loureiro terá daqui a dois meses mais tempo para se dedicar ao seu outro cargo. Sim! Loureiro já tem para onde ir: presidência da C. M. Oliveira de Azemeis.
    O perfil procurado é o de uma pessoa séria, isenta, que conheça muito bem o futebol português e inovadora. Rui Alves e José Couceiro parecem-me ser cartas fora deste baralho.

  • PAULO BENTO NO FC PORTO.
    Porque razão há-de ir Paulo Bento para treinador do FC Porto?
    Um treinador, sportinguista ferrenho, que nunca foi campeão no clube durante 4 anos (3 épocas completas). Não me parece que Pinto da Costa esteja interessado no seu concurso. Antes, em perfis de treinadores mais ambiciosos, uma qualidade que Paulo Bento não tem.

  • A FUGA DE IZMAILOV
    O russo desapareceu. A quezília com Costinha foi tão grande, que Izmailov ganhou vergonha. O que os sportinguistas esperam é que este seja um caso isolado e que o novo director desportivo não venha remexer o que não é para ser remexido.
    Por falar nisso, após o fecho da luta de objectivos, é agora altura de planear a próxima época e levanta-se uma questão: Carvalhal fica ou sai. Muita coisa vai depender dos próximos resultados. Casos sejam bons, vai ser uma decisão difícil, do género com aquela que Pinto da Costa teve de tomar no ano passado em relação a Jesualdo Ferreira. Os bons resultados convidavam à renovação; mas a falta de consenso, o esgotamento da relação e a superstição diziam que não.

  • ASSÉDIO DE JOGADORES
    Ainda faltam dois meses para terminar a época e a lengalenga é sempre a mesma: os jornais apontam n clubes interessados nos melhores jogadores dos grandes nacionais. É uma loucura.
    Pegando no jornal OJOGO de hoje, por parte do SLB: David Luiz (Real Madrid e Zenit); Javi Garcia; Ramires (Manch. City e Chelsea); Fábio Coentrão; Di Maria e Cardozo. Adianta-se mais: 100.000.000 € é o valor esperado de vendas de passes.
    Em Setembro próximo, estaremos cá para ver quantos é que afinal saíram.

  • NAVAL FORMA SAD
    30 sócios da Naval (!!!) reelegeram Aprígio Santos como presidente do clube e aprovaram a constituição de uma SAD.
    Mais uma época que passou e mais uma vez a Naval conseguiu a permanência. Aliás, desde que subiu à Liga a Naval nunca desceu.
    Os últimos anos do clube têm sido marcados por uma grande instabilidade no comando técnico, uma aposta muito forte no mercado brasileiro e francês (mais recentemente) e a inexistência de jogadores da formação na equipa principal. Aliás, as camadas jovens são o calcanhar de Aquiles desta Direcção: deve ser o único clube da Liga (para não ir mais longe) que não tem um sintético para os seus miúdos. Outro problema desta Direcção é o sucessivo afastamento dos figueirenses do clube da sua cidade. Talvez, haja outras prioridades, para além do estádio novo que o presidente tanto quer.

  • JOÃO CARLOS PEREIRA E O BELENENSES
    Sacudindo a água do capote, JCP disse numa entrevista que se achava o menos culpado dos maus resultados do Belenenses, apontando os problemas estruturais, a falta de dinheiro e de infraestruturas para o último lugar da equipa. Cheira-me a desculpas de mau pagador: quer ele admita ou não, teve influência na composição do plantel e não o fez funcionar. Os seus argumentos deixam de fazer sentido quando pensamos no Olhanense. por ex.. Uma equipa que tem as mesmas condicionantes, com a agravante de ter jogadores inexperientes, mas que está a fazer um campeonato melhor. No entanto, reconhecemos que a culpa não é só dele. António Oliveiras (actual treinador) também não sabe lidar com a equipa. Será desta que o clube desce mesmo?
LIGA VITALIS (APONTAMENTOS)
  • ELEIÇÕES NO FÁTIMA
    Estranhamente, ainda não há candidatos à presidência de um clube que, embora tenha poucos adeptos, é estável, com fama de cumpridor e pacífico. A equipa está bem classificada a permanência encaminhada. Luís Albuquerque, actual presidente, queixa-se de falta de apoios, mas lá que está a fazer um trabalho, lá isso está. O ano passado subiu a equipa e agora ocupa o 8º lugar.

  • RENOVAÇÃO E VENDA DE JOÃO SILVA
    João Freitas, presidente do D. Aves, tem planeada uma jogada de mestre: renovar com o atleta em Março e, daqui a meses, vendê-lo com uma cláusula bem superior à actual. Sem adiantar nomes, fala-se em propostas oriundas de Inglaterra. Será um negócio da China?
    Pelo sim, pelo não, presumo que faça falta na intermediação do negócio um empresário , como Jorge Mendes. Esse, por ex., sabe melhor que ninguém negociar, jogadores e escolher os clubes certos. João Silva para já ainda não teve essa sorte...

  • SALÁRIOS NO VARZIM
    Ano após ano, a situação é sempre a mesma no Varzim: salário em atraso. Este ano não fugiu à regra. A situação resolve-se tapando o sol com a peneira. Fazendo uso de subsídios, que podiam ser aplicados em despesas bem mais úteis e contribuidoras para o bem da sociedade, o clube aplica-os no pagamento de salários a profissionais de futebol. Há coisas que deveriam fazer reflectir....

sexta-feira, 19 de março de 2010

Apontamentos - 19 de Março

  • ELEIÇÕES NO V. GUIMARÃES
    Realizam-se amanhã as eleições no V. Guimarães. Pinto Brasil tinha uns trunfos debaixo da manga para o último dia. Um piscar de olhos ao FC Porto (com quem Emílio Macedo está de relações cortadas e o tempo já mostrou e, mais que mostrou, que perdeu mais do que ganhou) através da contratação de Farías e Orlando Sá. São dois avançados que têm os seus senãos. O primeiro pelo seu custo (não me parece que o seu salário esteja dentro dos limites orçamentais do Vitória); o segundo pela costela arsenalista, ora o Braga não fosse o grande rival vimaranense.
    Mas cuidado! Com Luís Freitas Lobo, Pinto Brasil bateu com o nariz na porta quando anunciou a sua intenção de contar com o jornalista para director desportivo e este recusou. Com estes dois potenciais reforços, pode acontecer o mesmo.
    Quando se anuncia um reforço, sem saber o que ele pensa, pode dar mau resultado.
    Será a inexperiência e o populismo a falarem?

  • A FINAL É DOMINGO?
    É. A Taça da Liga termina domingo. Gostava de saber a razão da escolha desta data. Não há aparentemente nenhuma razão válida, muito menos considerando os objectivos da prova.
    Decorre durante a época de trabalho (ao contrário das duas edições anteriores, em que era na Páscoa), em véspera de segunda feira, ainda por cima, num local muito distante das cidades dos clubes envolvidos...
    Isto quer dizer que é praticamente impossível para quem tiver de trabalhar na 2ªf ir ao Estádio do Algarve assistir ao jogo.
    Como se isso já não bastasse, o Benfica vem cansado de um jogo na França, a contar para os oitavos final da Liga Europa, realizado precisamente 4 dias antes.
    Claro que para o Benfica, esta taça não é prioridade (e só é para o FCP, devido aos maus resultados no campeonato e da goleada frente ao Arsenal na LC)
    Para uma competição nova, a precisar de credibilidade e de injecção de confiança, a escolha desta data para a final é um absurdo.

  • IMBRÓGLIO IZMAILOV
    O que terá feito Izmailov para irritar tanto Costinha?
    Boa coisa não terá sido!
    Hoje, após a repreensão (ainda para mais pública), deixou que o orgulho falasse mais alto e não compareceu ao treino.
    Costinha mostrou, pela primeira vez e ainda com o lugar frio, que não vai ser muito tolerante, mostrando já a sua "pasta de ferro", ora a sua alcunha não fosse o "ministro". Izmailov é um bom jogador. Não saiu há semanas atrás para um clube russo e agora há-de estar a desejar que a máquina do tempo volte para trás. Não vai ter vida fácil no clube e será a perda de um grande tecnicista.
APONTAMENTOS
  • JOÃO SILVA E A ESPECULAÇÃO
    Despontou no D. Aves, é avense de gema, tem 19 anos, é dos melhores jogadores do campeonato e está no topo da tabela dos goleadores da Liga de Honra.
    A cobiça, naturalmente, começa a aparecer. O jornal ABOLA na 2ªf falava no Sp. Braga. O Record de ontem e OJOGO de hoje falam em negociações com um clube inglês (mas não dizem o mais importante: qual o clube). Seja como for, o mediatismo e a interesse fazem disparar o preço de um pequeno tesouro encontrado. Espera-se que João Silva e João Freitas (presidente do D. Aves) não caiam em ilusões e escolham bem. E escolher bem, nem sempre é escolher o que paga mais.
    Oxalá, não seja mais um talento perdido, devido a más escolhas.

  • PORTISTAS MAL COMPORTADOS
    No Portimonense, Ivanildo e João Pedro, dois jogadores formados no FC Porto, têm sido notícia pelo seu mau comportamento. Coincidência ou não, é numa fase fulcral da época. A agravar ainda mais, a equipa está a ter resultados desastrosos dentro de campo. Já esteve no 1º lugar e agora está em 4º. Os maus resultado sucedem-se e a somar estão problemas disciplinar, que não era de esperar. Será por isso que Ivanildo e João Pedro não vingaram no FC Porto?

Benfica passa, Sporting não. Segue-se o Liverpool!

O Benfica passou aos 1/4s final da Liga Europa, ao vencer ao Marselha por 1-2; enquanto o Sporting, ao empatar 2-2 em casa com o Atl. Madrid, foi arrumado.

BENFICAO Benfica está como há muitos, muitos anos não se via.
Desde que Jorge Jesus chegou, parece que se vê o fim à longa travessia do deserto que o clube anda há muitos (demasiados) anos.
Ontem à noite, em Marselha, mais uma amostra do poderio e fogo que a equipa tem evidenciado ao longos das últimas semanas. Perante um ambiente adverso e uma das melhores equipas de França, o Benfica deu a volta ao resultado e à eliminatória, acabando por vencer por 1-2, com golos de Maxi Pereira e do reforço de Inverno Kardec, este sobre o último minuto.
Este resultado e a passagem aos 1/4s é um prémio justíssimo para a melhor equipa a jogar em Portugal esta época. Os bons resultados aliam-se a goleadas e a um bom futebol.
Já o disse várias vezes e torno a dizer: o grande obreiro desta "máquina" é Jorge Jesus.
Se reparamos o plantel que o Benfica apresenta neste momento não é muito diferente do da época passada. Porém, justiça seja feita, o entrosamento e a combinação entre os jogadores já se aperfeiçoou, o que ajuda ao êxito desta época.
Segue-se agora o Liverpool. É dos piores adversários que podia ter calhado, mas porque não acreditar? Basta lembrar há quatro épocas épocas, em que o Benfica eliminou os ingleses da Liga dos Campeões, numa eliminatória memorável para Simão Sabrosa.


SPORTING
O Sporting não perdeu, mas foi eliminado. Isso é que interessa. O resto é conversa. Está escrita a história da equipa para esta época, já que a Liga Europa era a única competição onde o Sporting ainda poderia almejar alguma coisa.
A exibição não foi má, o empate também não, mas não foi o suficiente para passar em frente. A travessura de Sabrosa e o "castigo" de Izmailov não ajudaram à festa. Começa-se a ver pela primeira vez, o novo director desportivo, Costinha, em acção. A 1ª vez que toma uma decisão a valer, foi no dia de um dos jogos mais importantes da época para o Sporting e envolvendo um jogador fundamental para a equipa. O custo dessa responsabilidade foi a eliminação da prova.
Porém, uma coisa Costinha ganhou: respeito e credibilidade de quem não está para brincadeiras.

Fotos: Site do Benfica

segunda-feira, 15 de março de 2010

Liga Sagres - 23ª Jornada

Nesta jornada, os 4 da frente venceram todos, não havendo nada de novo. 21 pontos, que são os que faltam disputar até ao fim do campeonato, ainda dá para muita coisa.
Grande parte da discussão do título jogar-se-á na próxima jornada no Benfica-Braga. Um jogo que não vou perder.
No fundo da tabela, as coisas também não mudaram. A vitória do Belenenses (a 2ª no campeonato !!!) foi compensada com a vitória do Setúbal. A diferença entre o 14º e o 15º aumentou de 2 para 5 pontos.






  • CARLOS CARVALHAL

    Conseguiu a vitória mais espectacular dos quarteto da frente. Venceu por 3-1 o V. Guimarães, precisamente, o 5º classificado, com uma estratégia de aniquilição do adversário nos primeiros 20' de jogo. Grimi marcou o primeiro golo (este feito já é por si um facto extraordinário ... mais um mau investimento do Sporting), Liedson, o segundo (o velho Liedson: matreiro e com sentido de golo. Reposicionou-se na corrida. Tem 11 gm) e Saleiro , o terceiro (2º golo no campeonato). O Sporting de Carvalhal está aí para as curvas. Tarde de mais para a Liga dos Campeões, mas ainda muito a tempo para a Liga Europa. E o público (35.000) correspondeu, mais até que o esperado.

  • BENFICA, SP. BRAGA E FC PORTO

    Com maior ou menor dificuldade, venceram os seus adversários. O Benfica tinha o jogo mais difícil na Madeira e, com muitas dificuldades, venceu o Nacional, por 1-0. Golo: Cardozo (18º). O FC Porto, obrigado a ganhar, lá o fez contra a Académica. Bruno Alves e Rodriguez foram quem fez o gosto ao pé. Por fim, o Sp. Braga, vingou o resultado da 1ª volta frente ao Rio Ave. Com pouco público (meia casa), triunfou por 1-0, golo de Madrid (há imenso tempo que não marcava ...).
  • BELENENSES

    Conseguiu a 2ª vitória no campeonato.

  • V. SETÚBAL

    Venceu um dos jogos mais importantes da época. Estava tudo em jogo, em Matosinhos e os comandados por Manuel Fernandes ganharam por 1-2. Keita (o melhor jogador da equipa) e Sandro (um dos poucos que Azenha não se lembrou de "arrumar") marcaram os golos que podem dar a permanência ao Vitória. A equipa aumentou de 2 para 5, os pontos que a separam da zona de descida.




  • LEIXÕES
    A derrota frente ao V. Setúbal pode ter ditado a sua sentença.
    Há culpados a apurar...
  • V. GUIMARÃES
    Uma postura que teve tanto de irreconhecível, como catastrófica defensivamente. Um desastre em Alvalade. Em vésperas de eleições, os sócios já sabem que não vão ter, mais uma vez, a Liga Europa na próxima época.
  • NACIONAL
    Uma vitória nos últimos 7 jogos tem um significado óbvio: adeus Liga Europa!

CARLOS CARVALHAL
(Sporting)

Liga Vitalis - 23ª Jornada Viva o Beira Mar!


ÚLTIMA HORA
: MANUEL TULIPA
no D. CHAVES

É um bom treinador, o escolhido por Mário Carneiro para o difícil caminho que o D. Chaves vai ter até ao final da época. Em causa, está não só a permanência da equipa (que já esteve mais segura), bem como as tão desejadas meias finais da Taça de Portugal.
Tulipa já tema experiência e o currículo suficiente para arcar com estas responsabilidades e é um nome que merece aprovação.



NUNO PINTO sai do D. Chaves
Um dos treinadores mais jovens nos campeonatos profissionais em Portugal está de saída do clube que o lançou, o Chaves. Deixa boa imagem (pelo menos bem melhor que a do antecessor) e a equipa nas meias da Taça. Porém, os maus resultados falaram mais alto. Esta rescisão parece-me precipitada, Será para descargo de consciência? Mais vale sair agora do que ser o mau da fita? Salvaguarda ou cobardia?
Fica para reflexão...


ANÁLISE DA JORNADA

O clube aveirense é o grande vencedor da jornada, recuperando os pontos perdidos nos últimos jogos fora. F
oi o único da frente a vencer, por isso o segundo lugar está disputado.
A Oliveirense levou uma tareia anti-bicos-de-pés do último Carregado. Apanhou-se a ganhar e adormeceu no jogo, acabando por encaixar 4. O Portimonense afinal também é enxovalhado fora (nos últimos jogos só tinha sofrido goladas em casa) e caiu para 4º. O Feirense continua a marcar passo, empatando nesta jornada em Barcelos. Por fim, o Santa Clara foi o único que se aproveitou: ganhou frente a um adversário directo, o Portimonense, e chegou ao 3º lugar.

No fundo, não há novidades em termos de posições, mas a vitória expressiva do Carregado e o despedimento de Nuno Pinto são os apontamentos mais relevantes.





  • LEONARDO JARDIM
    Anteviu correctamente os próximos desafios em casa, quando afirmou que não estava preocupado com o abaixamento de forma da sua equipa, na sequência dos maus resultados nas últimas 2/3 partidas. Ganhou ao Estoril a meio da semana e agora ganhou eficaz e sobejamente ao Varzim por 3-0. Os golos foram todos portugueses: Rui Varela (melhor marcador da equipa, bendita a hora em que foi dispensado por ... Carlos Azenha do V. Setúbal. Está a fazer uma das melhores carreiras na LH esta época), Rui Sampaio (6º golo no campeonato de um jogador talentoso, que já merecia estar na liga principal) e Artur (jogador da casa que está a fazer a sua melhor época de sempre. Para além da mística aveirense, já contribuiu com 6 golos para a equipa).
    O ataque é outro dos méritos do treinador. Os golos marcados estão muito bem distribuídos pelo plantel. Ora veja-se:
    7 golos - Rui Varela
    6 golos - Artur e Rui Sampaio
    5 golos - Élio Martins
    4 golos - Wang Gang
    Esta independência do homem golo é bastante positiva para a equipa, pois caso algum destes não possa jogar, a equipa não fica totalmente refém das suas habilidades. Faltam 7 finais, mas 4 pontos de avanço sobre os segundos é muito pouco, perante tanta concorrência. Nada está ganho, ainda!

  • VALTER
    O caboverdiano do Santa Clara só se estreou a marcar nesta jornada, mas os seus golos foram importantíssimos para a prossecução do objectivo da subida do clube. Já faltavam resultados categóricos à equipa e este contrariou as expectativas. O Santa Clara ascendeu ao 3º lugar, estando tudo em aberto.

  • JOÃO SILVA
    É oficial! O ex-júnior do D. Aves tornou-se no melhor marcador do campeonato, sendo a revelação da temporada. Ontem, foi a figura incontestável do D. Aves 3-0 Sp. Covilhã. Para além de ter marcado dois golos, ainda foi o melhor em campo. Fantástico para quem veio de onde veio. Não admira o interesse do Sp. Braga

  • PENAFIEL
    É presença pouco habitual nos meus comentários. Trata-se de uma equipa que luta, única e exclusivamente, para a permanência. Nesta jornada, venceu por 2-1 ,o Fátima, dando um passe muito importante para a permanência, já que beneficiou de maus resultados de adversários directos. Subiu dois lugares, graças aos golos dos melhores marcadores da equipa: Vitor (6º golo) e Michel (8 golos).




  • LITOS
    Sempre duvidei da sua capacidade em fazer subir o Portimonense e vamos ver se tenho ou não razão.
    Nesta jornada, a ida aos Açores foi um desastre e dos grandes. Para além de ter sido humilhado e goleado pelo Santa Clara, ainda por cima um adversário directo, o Portimonense caiu para 4º lugar.
    Muito fraco!

  • PEDRO MIGUEL
    Esta derrota fez-me lembrar o espeto de uma agulha num balão a levitar. A Oliveirense marcou primeiro por João Pedro, mas depois adormeceu a ficou a ver a banda a passar. Pedro Miguel não soube dar o abanão que a equipa precisou e foi o descalabro total. Note-se que na 2ª parte, a Oliveirense ainda sofreu dois golos, sendo um deles g.p. Para os próximos capítulos, vamos ver como é que a equipa reage a este resultado.

  • NUNO PINTO
    (ver acima)
LEONARDO JARDIM
(Beira Mar)



*Imagem retirada do site do Trofense

sábado, 13 de março de 2010

Semana Europeia

Foi aziaga, a prestação das equipas portuguesas nas competições europeias.
O FC Porto teve uma performance vergonhosa, completamente atípica: perdeu por 5-0. Um vexame!!! Fucile foi a principal "ovelha negra", fazendo um jogo tão mau, tão mau, que afastou de certeza qualquer clube pretendente à compra do seu passe.
Acabou-se a torneira e montra da Liga dos Campeões. Esta será uma época para esquecer, sendo curiosamente a primeira época em que Pinto da Costa contrariou a superstição de nunca ter assinado com um treinador mais que 3 anos. Coincidência, ou não deu azar!
O Benfica empatou, mas não se pode dizer que tenha sido um bom resultado. Sofreu 1 golo em casa e vai decidir a eliminatória em França, sendo que tem de marcar obrigatoriamente, no mínimo, um golo. A equipa mostrou algumas fragilidades, provando que, contra equipas mais fortes (e estrangeiras), não é assim tão boa, como tem mostrado no campeonato nacional. No entanto, o bom ataque que tem, abre uma janela de esperança no apuramento para os 1/4s.
Já o Sporting, conseguiu o melhor resultado: um empate a zero em Madrid. Nada mau, para uma equipa em forte recuperação, à qual não é alheia a chegada de Costinha. A eliminatória decide-se em Alvalade.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Luís Castro e a Liga Intercalar

O último lugar do FC Porto na Liga Intercalar (competição que Luís Castro elogiou) está a dar muitas dores de cabeça, principalmente ao coordenador da formação do clube, que está a ver a vida a andar para trás.
Para grandes males, grandes remédios. Como os resultados não aparecem e a sua equipa é a pior classificada, vem levantar ondas e para desculpar o fracasso, diz que a competição tem de ser repensada.
Esta reacção faz-me lembrar as avestruzes: em vez de dar a cara e assumir os maus resultados e os falhanços, prefere meter a cabeça na areia.
Tabela actualizada hoje

FC Porto = Sporting versão Dragão

O FC Porto está a ter um comportamento desastroso e masoquista como o Sporting teve há algumas semanas. Numa semana foi eliminado e goleado, fora, por duas vezes (!!!).
Já hipotecou o 1º lugar e o acesso directo à Liga dos Campeões; o 2º lugar e o acesso à Pré eliminatória da Liga dos Campeões na próxima época; e foi eliminado de forma humilhante e desonrada da prova milionária. Ontem à noite, o FCP levou 5 do Arsenal.
Olhando para a estatística, nos últimos 3 jogos, sofreu 10 golos.
Uma desastre aparatoso no Dragão!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Liga Sagres - 22ª Jornada

Nesta jornada, o corredor ficou aberto para a caminhada do Benfica rumo ao MERECIDO título de Campeão Nacional. Só falta a passadeira vermelha.
FC Porto e Sp. Braga empataram contra os últimos classificados. Não era o resultado esperado, mas foi um passo atrás para ambas equipa, mas sem dúvida mais penalizador para o FC Porto, que vê a LC cada vez mais longe.
Na luta pelo 4º lugar, o Sporting, que acordou demasiado tarde, impôs-se definitivamente nesse posto.

Na cauda da tabela, Leixões e Belenenses perderam 1 ponto para o 14º classificado, sendo que os azuis estão cada vez mais afundados.






  • BENFICA
    O caminho está aberto para o título.
    A vitória frente ao P. Ferreira (e os empates do Braga e Porto) foram um empurrão muito forte.
    Ontem à noite, o Benfica tornou a ganhar e a golear, arrancando uma vitória que teve tanto de preciosa como justa, premiando a equipa com melhores jogadores, melhor colectivo e com maior regularidade.
    Se repararmos, o Benfica só perdeu 1 único jogo e já foi em Outubro (contra o Braga).
    Di Maria está-se a assumir como o melhor jogador do Benfica nos últimos jogos. Depois dos 3 golos marcados marcados contra o Leixões, o avançado argentino tornou a ser muito influente. Saviola, Rúben Amorim e Cardozo marcaram os golos, estando os três a realizar uma boa época, sendo que o paraguaio está a cumprir a sua promessa: já soma 17 golos no campeonato (e 24 no Total). Decisivo este avançado. No entanto, nas contas dos goleadores, Saviola também tem um papel muito importante. Está na lista dos melhores marcadores (o SLB tem 2 jogadores !) e já soma 11 golos.
    Não me vai espantar se o Benfica for campeão e, a confirmar-se, se-lo-á justamente. É a melhor equipa da Liga, tem o melhor ataque e é liderada por um grande treinador: Jorge Jesus. Desde que chegou, mudou o futebol benfiquista, para melhor, claro.

  • LIEDSON
    Já tínhamos saudades, e muitas de ver o levezinho a marcar. Só faltavam os seus golos para confirmarem a recuperação do Sporting. Ontem, marcou 4, quase tantos como os que já tinha concretizado ao longo de toda a época.
    Não é fácil explicar o antagonismo de resultados e exibições deste Sporting de Carlos Carvalhal, mas o objectivo mínimo (Liga Europa) está quase conseguido.

  • DJALMIR
    O modesto avançado, que nunca passou de clubes humildes e de pequena dimensão, gelou o Dragão ao bisar no jogo entre a sua equipa, o Olhanense, e o FC Porto. Tornou-se no melhor marcador da equipa e num dos heróis da jornada. Estes serão certamente os seus "5 minutos de fama", concretizando aqueles acontecimentos que só acontecem uma vez na vida.





  • FC PORTO
    Subestimou o Olhanense e deu mal!
    Desde o empate com o Leixões, que o FC Porto estava proibido de fraquejar. Mas não foi o que aconteceu. Como previ na antevisão desta jornada, as poupanças foram muitas e demasiado caras. Rolando, Fucile e Raul Meireles são 3 jogadores imprescindíveis. Como era de esperar, foi na defesa que residiram os problemas. Maikon foi do pior que já se viu esta temporada. Teve culpas nos dois golos, mostrando que não está à altura do FC Porto. Miguel Lopes foi outro que desperdiçou a oportunidade. Bruno Alves e Álvaro Pereira foram básicos. Ninguém se aproveitou neste sector. O resultado foram dois golos sofridos aos 16'. A custo, o Porto lá arrancou o empate. Falcao (a melhor contratação da época) e Guarin marcaram os golos. Relativamente ao colombiano e apesar de ter marcado o golo do empate, é um jogador que não devia ter entrado no clube. É um elemento a menos e que devia ser dispensado. Mais uma das más contratações. Quem também anda discreto, tal conmo a equipa, é Rodríguez. Muito abaixo do habitual.
    Com este empate e com a vitória do Benfica, o título só o do próximo ano e a Liga dos Campeões ( ou melhor, a eventual pré eliminatória) só com a queda do Sp. Braga.

  • SP. BRAGA
    Não era esperado este empate, apesar de ir jogar fora. A equipa acusa uma esperada pressão, o que a contrai dentro do campo e a vai afastar do título. Apesar de ainda "só depender de si própria", a equipa deve-se concentrar no 2º lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões.

  • BELENENSES
    Nas últimas jornadas, tem jogado à 2ªf, escapando assim às críticas e holofotes do fim de semana desportivo, mas, a verdade, é que esta época está a ser péssima. Tão má, que só a secretaria salvará o clube da descida.
    A equipa não joga, não produz e não soube colmatar a saída de Silas. Para esta época apresentou nomes de cartaz: Beto, Fredy Adu, Celestino, Tiago Gomes e Bruno Vale. A questão é: qual deles o pior?
    Os únicos jogadores que se aproveitam são Lima e Yontcha. Os restantes é só estatuto, porque jogar à bola, nem pensar. Até já trocou de treinador e tudo continua na mesma. A falta de dinheiro, as lesões e até a comida estragada podem ser razões que justifiquem os maus resultados, mas não são as únicas. Para uma equipa jogar tão mal, ter uma única miserável vitória (... à 2ª jornada) e já levar 7 derrotas consecutivas, é porque muita coisa vai mal no Restelo.

  • MITCHELL VAN DER GAAG
    O treinador do Marítimo tem estado razoável. Não se pode dizer que esteja a fazer um mau trabalho, mas também não se pode dizer que esteja a assinar uma boa época. A Europa já era e os resultados (demasiado) medianos já não são de hoje ...

  • LEIXÕES
    O problema da equipa foi a sua construção e não ser Castro Santos quem vai resolver o problema. Na primeira época sem Vítor Oliveira como director desportivo, o resultado foi o que foi: prestes a ser catastrófico.
JORGE JESUS
(Benfica)

domingo, 7 de março de 2010

Liga Vitalis - 22ª Jornada

A 8 jornadas do fim, volte-face na liderança do campeonato.
A OLIVEIRENSE, que está melhor que nunca, subiu ao 1º lugar, goleando um outro candidato, o Trofense. O Beira Mar empatou em Chaves e o Portimonense, líder à partida para esta jornada, foi goleado novamente em casa por um dos últimos classificados. Santa Clara e Feirense também marcaram passo.
Se os da frente falharam, os de baixo conquistaram terreno, com excepção do Carregado que viu hoje confirmada a sua cruz: desceu de divisão.
Com esta convergência (15 pontos separam 1º e 15º), o campeonato está muito equilibrado e qualquer prognóstico será precipitado...





  • OLIVEIRENSE
    A onda de bons resultados está a surpreender tudo e todo. Imagino que até a globalidade da estrutura do clube, incluindo os protagonistas.
    Um problema semelhante ao de muitos clubes marcou o arranque da época oliveirense: a contenção orçamental. O plantel foi construído com dificuldades, remendado com as dispensas de outros clubes. Curioso, é o facto da Oliveirense não ter um único jogador emprestado pelos grandes. Tem Cícero pelo V. Guimarães e Pedro Queirós e Jorginho Sousa pelo P. Ferreira. A saída de Sérgio Grilo e Bruno Sousa foram os maiores desfalques no defeso. Porém, José Godinho soube compensar muito bem essas saídas. Moreira entrou para o lugar do primeiro (um goleador nato formado no FC Porto, que se notabilizou no Sp. Espinho, mas que veio do Vizela) e Chico Silva para o lugar do segundo (vindo da Liga Sagres - do P. Ferreira). Para além disso manteve Manuel Godinho e Laranjeira, que é um dos melhores defesas do campeonato. No Mercado de Inverno, a Oliveirense foi das poucas equipas que não fez uma única contratação e ainda perdeu dois jogadores (Pascal e o guarda redes Tó Ferreira). Para além dos já referidos a negrito, há dois jogadores que estão a emergir, nos últimos jogos, nesta equipa: Cícero e João Pedro.
    Apesar das dificuldades, o plantel lá se construiu e um obreiro surgiu ao longo dos últimos meses: Pedro Miguel. Pouco conhecido do rol de treinadores em Portugal, só conheceu um clube na sua curta carreira: precisamente, a Oliveirense. Se há mérito nesta caminhada brilhante do clube, muito se deve a ele.
    Nesta jornada, o desafio era difícil. Jogava em casa com o Trofense (candidato assumido) e surpresa! Não só venceu, como goleou (os golos foram portugueses: Moreira, João Pedro e Cicero) e, bem como assumiu a liderança da Liga de Honra. A 8 jornadas do fim, apenas a manutenção está quase garantida, mas sonhar não custa. Por isso,a Oliveirense bem pode sonhar e começar a acreditar que os pobres também sorte!

  • PIMENTA
    Marcou o golo de um dos jogos mais importantes da época para o Sp. Covilhã. É um atacante com qualidade acima da média, mas que, sistematicamente, vê o seu valor afundado na Liga de Honra, na sequência de empréstimos sucessivos.
    O Sp. Covilhã, por outro lado, e apesar de manter o 15º lugar, está no comboio da permanência, só dependendo de si.

  • PENAFIEL e VARZIM
    Ganharam e convergiram na tabela, mas para azar de uma, a outra equipa ganhou.




  • CARREGADO
    O jogo na serra era um tudo ou nada.
    Resultado: nada.
    Uma derrota sem golos que atira a equipa para a 2ªD no último lugar.
    O clube não estava a contar com esta subida, por isso tudo o que veio foi por acréscimo.
    A falta de preparação e amadorismo do plantel e o facto de não jogar no seu próprio estado são as principais razões da descida.

  • FEIRENSE, SANTA CLARA, TROFENSE, BEIRA MAR e PORTIMONENSE
    Todos estão no mesmo tópico porque desiludiram muito nesta jornada. Todos candidatos, nenhum ganhou. O Portimonense, tornou a ser humilhado em casa e, pior, perdeu a liderança. O Beira Mar, jogou bem e tal, mas empatou no Chaves. O Santa Clara está a viver fantasmas antigos. O Trofense não é com Daniel Ramos que vai lá das pernas. O Feirense está a pagar caro de mais os erros do seu presidente.

  • D. CHAVES
    As vitórias não aparecem e a zona de descida a perigar.

PEDRO MIGUEL
(Oliveirense)


VÍDEOS
Estoril 0-0 Santa Clara

NOTA: Reparem no cinto de Vítor Pereira: será o seu amuleto?
Anda sempre com o mesmo (se não é, então é parecido). O de José Mourinho era um sobretudo ...


D. Chaves 1-1 Beira Mar