sábado, 3 de março de 2007

Reencontros


As equipas do F. C. Porto e do Braga encontram-se hoje no Dragão, pela segunda vez numa temporada em que os pontos de contacto entre os dois clubes têm sido mais que muitos. De treinadores a jogadores, passando por tentativas de transferências e empréstimos que não chegaram a acontecer, portistas e bracarenses têm também em comum o facto de continuarem nas competições europeias, dispersando atenções por vários objectivos.

A época começou com a ida de Jesualdo Ferreira para os campeões nacionais, poucos meses depois de ter abandonado o Braga, mas ainda com uma curta estadia no Boavista pelo meio. Depois de três anos bem sucedidos no clube minhoto, onde conseguiu sempre o acesso à Taça UEFA e dois quartos lugares, mas não cumpriu o sonho de chegar à Liga dos Campeões, Jesualdo não renovou contrato e rumou ao Bessa, longe de imaginar que acabaria no banco do F. C. Porto.


António Salvador, presidente da SAD bracarense, preferiu contratar Carlos Carvalhal, mas depressa o trocou por Rogério Gonçalves, apostando em Jorge Costa para adjunto. O ex-capitão dos dragões esteve três meses nesse posto, assumindo o comando da equipa arsenalista no início da semana passada, após a saída de Gonçalves. O terceiro jogo do "Bicho" ao leme do Braga será no Estádio do Dragão, já com a companhia na equipa técnica de Aloísio, com quem formou durante muitas temporadas a dupla de centrais do F. C. Porto.


Durante a reabertura do mercado, no passado mês de Janeiro, foi noticiada a vontade dos portistas em contratar Diego e Andrés Madrid, com a contrapartida de ceder Adriano ao Braga. O jovem avançado brasileiro estava emprestado pelos minhotos ao Penafiel, mas voltou ao plantel para abrir caminho a uma transferência, que acabou por concretizar-se, mas para o At. de Madrid. Andrés Madrid não se transferiu para o Dragão, alegadamente porque os dirigentes portistas recusaram pagar o valor exigido pelos bracarenses, e Adriano também não rumou ao Minho, preferindo manter-se no plantel azul e branco para tentar convencer Jesualdo Ferreira a dar-lhe uma nova oportunidade. Até está a conseguir pois marcou dois golos nos últimos jogos dos portistas, ante a Naval e o Beira-Mar.


Na 1ª volta, o Braga foi responsável pela primeira derrota desta à "pedreira". De resto, os arsenalistas não perdem com os portistas há cinco jogos e não foram batidos nas duas partidas que disputaram no Estádio do Dragão desde a sua inauguração.


Hoje, as duas equipas jogarão com o pensamento nos 3 pontos, mas também nos compromissos europeus da próxima semana - e para provar que F. C. Porto e Braga andam mesmo a percorrer caminhos parecidos, os adversários (Chelsea e Tottenham) são da mesma cidade.


Jesualdo Ferreira passou as últimas duas épocas a complicar a vida ao F. C. Porto, como treinador do Braga, conseguindo um excelente registo nos jogos disputados pelos clubes em 2004/05 e 2005/06. Há duas temporadas, os bracarenses empataram em casa com os portistas (1-1) e venceram na deslocação ao Estádio do Dragão (3-1), no jogo que, então, ditou a saída do espanhol Victor Fernandez do comando técnico do F. C. Porto. Na época passada, registaram-se duas igualdades (0-0 em Braga; 1-1 no Dragão), que não chegaram para impedir os azuis e brancos de conquistar o título nacional.


Estes resultados fazem com que o Braga some já cinco jogos sem perder com o F. C. Porto, podendo ainda gabar-se de ser a única equipa da Liga portuguesa que já jogou e não perdeu no Estádio do Dragão.

Sem comentários: