quarta-feira, 9 de maio de 2007

II Divisão

BALANÇO FINAL

Apurados para o play off:
Freamunde (A), U. Madeira (B), Fátima (C) e Real (D)

Descidas:
Famalicão, Bragança e Maia (A)
Paredes, D. Sandinenses e U. Lamas (B)
Sp. Pombal, Portomosense e Mirandense (C)
Imortal, Barreirense, E. V. Novas (D)

Análise
Série A
Uma surpresa: o Freamunde. Quem diria... um inicio de campeonato frocho, que levou a troca de treinadores, entrou Jorge Regadas para o lugar de Carlos Coelho. Jorge Regadas é experiente, principalmente na Liga de Honra (levou o Marco ao 4º lugar). Por outro lado, o plantel conta com jogadores muito maduros a habituados a futebol de outro nível (vieram 4 da LH) e a nível administrativo o Freamunde tem estabilidade e conta com um projecto ambicioso a nível de formação. Para esta ascensão do Freamunde , muito contribuiu a desastrosa 2ª volta do Pontassolense. Contou com uma das melhores defesas, mas 5 jogos sem ganhar deitaram tudo a perder. Quanto ao positivo desta época, o destaque vai para o U. Madeira, o Vila Meã (custou a engrenar, mas o 5º lugar deve-se em muito a Aloísio Alves), o Maria da Fonte (também garantiu a permanência) e Lousada (em época de transição e com a equipa a ser construída em cima do joelho, garantiu a permanência). Destaque negativo: Moreirense (o 3º lugar sabe a pouco), Famalicão (para quem fez um pé de vento coma câmara por causa de subsídios e muito prometeu, caiu), Bragança (este quase a permanência. lá se foi o representante do esquecido Trás os Montes) e Maia (este histórico, a braços com problemas salariais já vi na 2ª descida consecutiva)

Série B
Finalmente, o U. Madeira conseguiu o acesso ao Play off. O ano passado ficou em 2º e este ano superou a concorrência em 8 pontos. Em 2º ficou a Oliveirense que começou tremidamente a época, e por isso já veio tarde. Depois o Camacha que continua a surpreender (mas uma boa classificação). Em 4º, a desilusão, o Sp. Espinho. É pena não aliar os êxitos do voleibol ao futebol.
Com um dos maiores orçamentos, a equipa fez uma má 2ª volta e termina num modesto 2º lugar. Destaques positivos: U. Madeira, Camacha, Esmoriz (acontece poucas vezes, uma época feita à pressa, um treinador encontrado a uma semana do campeonato começar levou a uma boa época), Marco (com todas as adversidades a equipa realizou um campeonato tranquilo. É provável que se extinga). Destaque negativo: Sp. Espinho, Paredes (surpresa. É um clube estável, embora pouco inovador. O site é dos piores, as instalações são péssimas... lembre-se o jogo da TP com o Belenenses. Podemos chamar relvado?), D. Sandinenses (a situação inicial era idêntica à do Esmoriz, mas com o resultado oposto) e U. Lamas (problemas financeiros levaram à descida deste histórico).
Nota: das 7 equipas da Madeira, nenhuma desceu. Muito bom para os insulares. Caso o União não suba para o ano serão 8. Vem aí o Caniçal

Série C
A série menos competitiva onde quem se esforçasse mais subia. Parabéns ao Fátima. Era a única que tinha como objectivo subir. Não foi difícil. Em 2º o Operário, a melhor equipa dos Açores. também é a mais moderna (veja-se o site). pena que tenha morrido na praia. Registou o melhor ataque. Todas as outras equipas, enfim, cumpriram o objectivo: a permanência. As excepções forma Sp. Pombal, Portomosense e Mirandense. Destaque para o Madalena que garantiu a permanência na última jornada

Série D
A mais difícil e competitiva. Basta olhar para os1ºs lugares. O Real ganhou e qualificou-se para o Play off. Uma equipa jovem e um treinador muito ambicioso podem ser a explicação. Mas o factor sorte pode tb ter sido preponderante. O Louletano tornou a desiludir pk vacilou na(s) hora (s) H (s). O Atlético, com a vitória no Dragão ganhou um ânimo extraordinário. Transfigurou-se. Acabou em 3º, mas indubitavelmente que a vitória sobre o Porto é um ponto inquestionável neste clube. O Odivelas começou mal, mas se quer subir (baseio-me na ambição demonstrado pelo presidente) tem de ser mais regular. O Mafra fez um campeonato tranquilo, mas o positivo da época vai para a eliminação do V. Guimarães na TP Destaque positivo: Real, Atlético, Odivelas, Mafra, Abrantes (apesar dos salários em atraso), Eléctrico e Messinense. Destaque negativo: Louletano, Pinhalnovense, Imortal (as ameaças ao presidente do Sindicato foram o cumulo), Barreirense (um dos naturais candidatos à subida acabou por descer. Não encontro explicação. merece uma séria reflexão por parte da direcção) e EVNovas (desistiu a meio devido a dificuldades financeiro. É muito provável que acabe com o futebol sénior)

Treinadores vencedores:
Freamunde - Jorge Regadas; U. Madeira - Bruno Cardoso; Fátima - Rui Vitória; Real - Jorge Paixão

Sem comentários: