sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Jornada europeia

A jornada europeia desta semana foi razoável, nem boa nem má.
Comecemos pela Champions.
O Sporting cumpriu a sua obrigação. Se quer ir a algum lado (1/8 ou UEFA) tinha de vencer este jogo. Não necessariamente, mas uma vitória fora dá muito jeito. Ainda que com um pouco de sorte, a equipa de Paulo Bento cumpriu. Destaque para Polga que marcou o seu 1º golo desde que chegou a Portugal.
Já o FC Porto também não fez mais que a sua obrigação, na medida em que o Besiktas era a equipa mais fácil do grupo. Num ambiente explosivo, Quaresma já no último minuto dos descontos marcou o golo da vitória e dos 600.000 euros que rendeu. Muita sorte e tudo está em aberto.
Para a próxima jornada, quer FCP, quer SCP, jogam com equipas com quem estão em igualdade pontual. Muita coisa se pode decidir nesses jogos.
O Benfica foi a desilusão da semana. A única equipa portuguesa a jogar em casa e também contra a equipa mais fraca do grupo, foi a única que perdeu. A juntar a um discurso pouco ambicioso de Camacho, o SLB não soma qualquer ponto e entretanto começa-se a questionar as opções atacantes (Nuno Gomes vs Cardozo). Tarefa complicada para o Benfica.
Agora, a Taça UEFA. Em 4 equipas passou apenas uma. As expectativas confirmaram-se.
O Braga que tinha o adversário mais fácil, mesmo trazendo uma derrota da Suécia e sem vencer há 5 jogos, goleou e gelou o Harmaby com 4-0 (nenhum golo português). Face à sua experiência de anos anteriores, cumpriu a sua obrigação.
O Belenenses lutou como pode contra o grande favorito da UEFA e naturalmente perdeu. Um score de 3-0 permitiu aos azuis viver um sonho e aprender muito, já que o Bayern é a melhor equipa da Alemanha.
O Leiria venceu surpreendentemente o Leverkusen. Consegui-lhe marcou 4 golos, mas não chegou. Contudo resistiu até ao fim e este ano realizou no total 6 jogos para a Europa. Ter chegado até aqui já foi bom.
O P. Ferreira foi o herói. O adversário era complicado, mas jogou muito bom. Empatou fora e perdeu em casa apenas por uma bola. Eu digo herói porque foi a estreia do clube, do treinador e de todos os jogadores nas competições europeias. O Az também não complicou, mas foi uma passagem positiva.

Esta jornada europeia correu bem melhor que há 2 semanas. Conseguimos 4V, 1E e 2D.

Gostaria ainda de dizer uma curiosidade. Ontem das 5 equipas da Grécia na UEFA passaram as 5. As nossas eram 4 e só 1 passou.

Em suma, acho que SCP e FCP têm tudo em aberto na Champions. O SLB nem por isso. Na UEFA acho que prevaleceu a sorte com o adversário e acima de tudo a experiência em jogos uefeiros.

1 comentário:

Pedro Barata disse...

Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas