terça-feira, 25 de dezembro de 2007

LH - Balanço

Como era de esperar esta edição da Liga de Honra não tem o mesmo encanto da época passado. Leixões e V. Guimarães saíram. Entretanto não deixa de ser interessante, pois clubes como Fátima procuram afirmar-se.
Na análise semanal, as estatísticas mostram que:

A melhor equipa: Vizela
As piores equipas: Penafiel e Portimonense

Análise à performance das equipas, em jeito de balanço da 1ª metade da época

- Beira Mar. Os aveirenses não estão a encontrar as facilidades de há 2 anos. Estão a ter dificuldades inesperadas. O plantel não se reforçou convenientemente no defeso e as saídas não foram devidamente colmatadas e agora sofre consequências. A subida será complicada, pois a concorrência não dá tréguas. Razão tem Gonçalves em reclamar qualidade ao seu conjunto. Quanto à formação, zero. Depois de Artur (23 anos) não se conhece ninguém. O ano passado até havia bons jogadores nos juniores, mas parece que há alergia em promovê-los. Em contrapartida o BM foi ao Brasil contratar jogadores de qualidade desconhecida (alguns até já rescindiram)
- D. Aves. Uma desilusão. A aposta em José Gomes revelou-se má, que face ao seu passado já se previa (ainda está para vir a 1ª vez que o treinador tenha sucesso). O plantel é bom e tem muito para ser explorado devidamente. Tatu parece finalmente ter descoberto a sua veia goleadora e a escolha de H. Nunes parece-me certa. Contudo tenho de criticar as únicas contratações de Inverno conhecidas: M. Vítor, R. Ribeiro e Yu Dabao. A crítica não é para os jogadores mas para a estratégia seguida pela direcção avense. Porquê escolher juniores dos outros clubes e não do seu próprio clube. Alguém se lembra da promoção e utilização de juniores avenses em competições oficiais? Incoerente...
- Estoril. No melhor e no pior. O melhor: o ataque. Muitos jogadores já marcaram e de todas as posições. O pior: a defesa. Fica a impressão que é uma equipa demasiado ofensiva, descurando a defesa. A estratégia de Tulipa (bom treinador) deu resultado. Recrutou, no mercado nacional, jogadores inexperientes de LH e deu-se bem. A aposta na formação, em oposição é reprovável, pois é quase nula (exceptua-se Varela)
- Vizela. A grande surpresa. Sinceramente não esperava um campeonato tão bom. O planeamento atempado, rigoroso e racional está a surtir os efeitos. Aplausos para a direcção liderada por José Armando Branco. Má, só a aposta na formação. São poucos os jogadores com carimbo de formação FC Vizela.
- Fátima. A carreira do clube está intimamente associada à TL. Os 2 nomes esta época estão intimamente ligados, pois se o Fátima tem o mediatismo que tem hoje, foi, em grande parte, graças à eliminação do FCP e aos jogos com o SCP. O plantel é curto e na generalidade tem valor. Seria injusto estar a referir nomes. Contudo e como já o disse, o calcanhar de Aquiles desta equipa é que não tem jogadores formados no seu clube. Por outro lado também tenho dúvidas quanto à capacidade de resistência ao desgaste desta equipa. O plantel é curto, com castigos, lesões e cansaço, as escolhas ficam demasiado limitadas
- Penafiel. Começou mal e ainda está mal. Inicialmente como o representante das infantilidades de Zequinha, depois a troca de treinador e com os maus resultados a serem uma constante desde o inicio do ano. Contudo, as críticas ficam-se só pelo péssimo percurso no campeonato. A nível financeiro os salários estão em dia. Nas Taças, o Penafiel está a ser exemplar. O plantel é bom (daí que ache que seja das maiores desilusões) e aposta na formação é irrepreensível. O Penafiel foi o clube que mais juniores promoveu e este ano já tem 2 jogadores internacionais. Só falta sucesso no campeonato.
- Varzim. Não está a fazer um grande campeonato, antes um campeonato “tranquilo”. Perdeu Ricardo, mas Bruno Conceição tem estado excelente. A posta na formação mantém-se e Pedrinho será o 2º jogador a ir para a SL. Roberto e Xico são os homens golo. É uma equipa muito dependente da finalização destes. Talvez o mercado de Inverno traga mais qualidade à equipa
- Rio Ave. Um ataque muito bom. Tal como o Estoril, não há dependência dos ponta de lança. A equipa base é a mesma do ano passado e a estabilidade está a dar bons resultados. Espero que não aconteça o mesmo que aconteceu o ano passado na recta final. Quanto às camadas jovens nota-se cuidado nas promoções. Até agora nenhum dos promovidos desiludiu. Esta época foi Tiago Terroso, que até já marcou um golo na TP, em jeito de reclamação de mais oportunidades. Em geral, o Rio Ave é das melhores equipas na LH, esta época.
- Trofense. Dos clubes que mais tem crescido nestes 2 anos. É muito satisfatório ver clubes a querem crescer e afirmar-se no futebol português. A aposta em aumentar o nº de associados e as assistências é um dos melhores caminhos, e com resultados. Contudo mantenho o que disse no início do campeonato, não sei se o investimento de contratar os dispensados de equipas da SL vai valer a pena. A finalização desta equipa deixa muito a desejar, já para não falar da utilização de jovens formados no clube. Reguila deixou saudades.
- Freamunde. Olhando para as estatísticas da liga constata-se que o Freamunde é a equipa mais indisciplinada (47 castigos – site LPFP). Um pormenor a rever na 2ª volta. Nesta 1ª fase, está a fazer um campeonato tranquilo, sem grandes oscilações. Está no bom caminho para o objectivo da permanência. Uma questão curiosa é reparar na intensa aposta na formação e que elogia. São 8 os formados no clube. Um exemplo a seguir.
- Feirense. Um campeonato razoavelmente fraco. O plantel é curto e não é grande coisa. Senão se reforçar, pode sofrer as consequências no final da época. Olhando para o plantel não se vêm juniores promovidos nas últimas épocas. O último foi Guima (embora tenha rodado um ano na Sanjoanense). A direcção aposta em Luís Miguel e agora espera-se a inscrição de jovens feirenses, até mesmo pelas boas infra estruturas que tem.
- Gil Vicente. Uma equipa ainda a sofrer as consequências do Caso Mateus e com uma enorme pressão para subir de divisão imposta pelo seu presidente, na medida em que este veio dizer que caso tal não se registe, o clube não se salvará. Está bem classificada e com um bom plantel. A concorrência é muito e Hermes é a figura deste conjunto
- Olhanense. Está a fazer um campeonato tranquilo. Com muitos jogadores emprestados, começam-se a ouvir reclamações. Não sei se a equipa aguentará a pedalada. Um ou dois reforços não farão mal.
- Portimonense. Um campeonato muito abaixo das expectativas. O plantel de jogadores a precisar de relançar a carreira, talvez não estejam a render o que deviam. A nível directiva perfeito, mas desportivo muito fraco ...
- Santa Clara. Começou bem , mas está em queda livre. O plantel é curto e os jogadores não dão para tudo. A rever em Janeiro. Contudo, ao que sei a situação financeira está muito melhor. Mérito para a direcção
- Gondomar. Muitas contratações, especialmente brasileiras, que deram em pouco. Os melhores foram os resgatados ao futebol nacional e os jovens da formação (Norinho, Dani, Fabeta, Fredy e Luís Neves). Na pausa natalícia é tempo de arrumar a casa.
[ESTE POST É UMA OPINIÃO (CRITICAS E ELOGIOS), NÃO
PRETENDENDO DESRESPEITAR NEM OFENDER NINGUÉM]

2 comentários:

freamunde allez disse...

Concordo em praticamente tudo o exposto neste balanço de Liga vitalis. Em relação ao Freamunde que é a parte que mais me toca, realmente a indisciplina é um aspecto a rever, já nivel de formação é de facto para continuar. Varios jogadores oriundos das camadas jovens jogam na equipa principal e varios estão na calha para entrarem no proximo ano!

Saudações freamundenses!

Anónimo disse...

"Eu vou apoiar,
o FREAMUNDE em qualquer lugar,
mesmo k para isso tenha de viajar,
so pra te ver ganhar..."

NAO NOS PRESTEM ATENÇAO NAO... NO ANO TRANSACCTO FIZERAM O MESMO E RESULTOU NA NOSSA MAGISTROSA CONKISTA...

Uma palavra para as pessoas dos clubes k nos, freamunde, visitamos na primeira volta, k nos venham ajudar a rechear os cofres, pois nao cabe somente aos adeptos freamundenses ajudar na economia dos outros clubes, tambem nos ajudem, comparecendo no apoio a vossa ekipa no nosso estadio... Pois kando FREAMUNDE VAI FORA A PRESENÇA DA NOSSA MASSA ADEPTA EM MEDIA NAO DEVERA INFERIORIZAR OS 300 ADEPTOS. EXEÇAO A OLHAO,CERCA DE 100, E PORTIMAO, 60... MESMO ASSIM PINTAMOS DE AZUL ESTES ESTADIOS...

VALORIZEM MAIS O NOSSO GRANDIOSO FREAMUNDE...AKI FICA O CONSELHO/SUGESTÃO....


TI AMO FREAMUNDE

BRIGATA AZZURI PRA ETERNIDADE...