domingo, 27 de janeiro de 2008

SL - 17ª Jornada

Já se realizaram 2 jogos: o empate do SCB com o CFB e a vitória do SLB sobre o VSC.
Comecemos por Braga. As coisas não estão bem. A equipa já não ganha há alguns jogos ... No ataque, há uma depêndencia extrema de R. Linz. Que aliás, é o que tem valido ao SCB na UEFA. A renovação da equipa técnica, tardia na minha opinião, trouxe mudanças, mas apenas inicialmente. No jogo da TP, em que o Braga foi eliminado na Amadora foi o culminar de, parece-me, uma pressão a que os jogadores estão a ser alvo, talvez até deles próprios. A verdade é que o único título que poderiam conquistar esvaneceu-se no passado sábado, quando o EAm marcou de gp. O plantel tem muita qualidade, mas nota-se os jogadores pressionados e deprimidos. Nesta situação o papel de psicólogo cabe, em larga medida, ao treinador Manuel Machado (MM).
Depois do scketch dos Gato Fedorento, é caso para perguntar: será que a mensagem e as palavras de MM não são entendidas dentro do balneário?
Ontem no jogo VSC-SLB assistimos ao mau comportamento dos adeptos. Lançaram foguetes para o relvado, queimando a rede de uma das balizas e interrompendo o jogo; atiraram objectos para o relvado e ainda um apoiante foi esfaqueado. Enfim, estragaram a festa (desnecessariamente). Dentro do relvado, assistiu-se a um excelente espectáculo de futebol. O VSC deu a 1ª parte de avanço ao SLB, que aproveitou e marcou 2 golos. Era clarissimo que os jogadores vitorianos estavam a acusar a pressão de poderem ascender ao 2º lugar. Os jogadores do SLB, mais habituados a estas situações, estavam mais calmos. Também era só o que faltava se assim não fosse... Na 2ª parte assiti a um VSC completamente diferente... mais solto, consistente e a jogar muito melhor futebol. Quanto a Ghilas não sei o que estava a fazer no banco. Marcou um golo justo. No entanto, a figura da partida foi Cardozo que bisou e está agora a 8 golos dos 20 prometidos (já marcou 6 na SL, 3 na LC e 3 na TP). Gostei muito do seu 2º golo. É verdade que não tinha ninguém à sua frente, mas colocou a bola direitinha no fundo da baliza, de forma exemplar.
No clássico, o Sporting venceu bem o Fc Porto. Começo pelo Sporting. Fantástica e excelente exibição de Pereirinha. Fez esquecer Abel. Quaresma não teve hipóteses e muito menos Hélder Barbosa. Vuk e Izamilov também estiveram bem. Patrício não fez nenhuma grande defesa. Aliás discordei de algumas avaliações que, na imprensa, na atribuição de notas aos jogadores, deram a mesma nota ao guarda redes e a Pereirinha. Na verdade, ele não fez nenhuma defesa decisiva... Farnerud confirmou aquilo que tudo a gente já constatou ... Não sei porque Paulo Bento insiste em bater no ceguinho. Enfim ...
Quanto ao FCPorto, quando soube o Cech ia ser titular, previ logo um mau resultado. O rapaz parece que traz azar. Sempre que joga a titular, o FCP nunca ganha. Aliás, nem eu, nem ninguém percebeu porque razão ele jogou a titular e, ainda por cima, jogou mal. Achei também Jesualdo um pouco conservador. Se a equipa estava a perder por 2-0 aos 16' porquê esperar pelo intervalo para mexer. Elogo para o pôr o Mariano Gonzalez. Erros do treinador !!!
Helton esteve muito mal no 1º golo mas seria injusto culpá-lo pela derrota.
Quanto a Quaresma, repudio a sua reacção aquando da substituição. Inaceitável e reincidente. Foi egoísta e individualista quando não se apressou para sair (a equipa estava a perder), a recusa em cumprimentar o treinador e a forma como atirou a garrafa de água para o chão.
Cheira-me é que está a precisar da terapia de choque do Co Adriaanse, a ver se muda a sua má atitude. Ou mudas ou não jogas. Parece que é mesmo isso que ele está a precisar.
Fora do jogo, o FCP continua muito bem posicionado. 11 ptos para o SCP e 8 para o SLB é muito ponto
POSITIVO DA JORNADA
  • U. Leiria. Uma vitória ao fim de 17 (!!!) jornadas, tem de ser considerado como o positivo da jornada. Nota para João Paulo que é o 3º melhor marcador da equipa. Mesmo assim a situação ainda é critica
  • Benfica. Grande vencedor da jornada. Ganhou em Guimarães (e afastou-se dele), diminuiu de 11 para 8 a distância para o líder e está mais confortável no 2º lugar. Gostei bastante do 3º golo de Cardozo. A baliza estava vazia, mas o remate foi perfeito.
  • Sporting. Eficaz, q.b. Grande exibição de Pereirinha
  • Beto, guarda redes do Leixões. Exibição soberba. A jogar assim, é bem provável que chegue à selecção
NEGATIVO DA JORNADA
  • Adeptos mais fervorosos que mancharam alguns jogos de futebol, neste fim de semana
  • P. Ferreira. Desperdiçou um penalti, perdeu em Leixões e caiu em zona de descida
  • Naval. 5 jogos sem ganhar. Cheira a crise!
  • FC Porto. Desde as opções do treinador, a Quaresma, passando por Farias, Helton e Mariano

Sem comentários: