sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mercado de Inverno

Terminaram ontem, as contratações de Inverno.
O propósito destas movimentações é fazer alguns reajustes no plantel.


SUPERLIGA

Os 3 grandes fizeram jus a isso mesmo. Mudanças pontuais e económicas.
O mais gastador foi o Benfica, muito à conta de Makukula, que classifico, mesmo, de "a grande contratação de Janeiro".
Aliás, as contratações no mercado português foram poucas, que o diga, por ex., o Nacional e o Maritimo, como vem sendo hábito. Destaque ainda para o E. Amadora, que emagreceu o plantel: 10 saídas e 6 entradas. Contudo, reparo apenas a perda Tiago Gomes e a entrada de Celestino e Mendonça. acho que a equipa ficou a ganhar.
No Sp. Braga, também movimentado o período. Achei mal a esperteza da SAD bracarense relativamente à chamada de Matheus. Foi uma maneira de pôr o V. Setúbal (adversário directo na luta pelos mesmos objectivos) mais fraco, mas não acho que o SCB tenha ganho alguma coisa. Será que o "tiro não lhe vai sair pela culatra"? Já a contratação de Miguelito parece-me ser boa.
Quem ficou a perder neste MI foi o Nacional, poruqe perdeu o gurada redes titular (Benaglio) e o central (Ávalos). Para compensar, não entrou nenhum jovem madeirense, e apenas um português, que espera encontrar o êxito da época passada no Rio Ave: Fábio Coentrão. O resto são desconhecidos ...
No outro clube madeirense, o Maritimo, mais uma vez, uma série de brasileiros: 5. Se for como o costume não vai dar em quase nada ... Mas, note-se, perdeu o seu melhor marcador, o que, concerteza vai fragilizar a equipa.
No V. Setúbal, tentou-se mexer o menos possível ("equipa que ganha não se mexe"), mas acho que as saídas foram poucas, mas muito importantes: os homens-golo do Vitória - Matheus e Edinho. Entraram Bruno Severino - o melhor do Gondomar (LH) e o júnior Moisés.
Outro reparo para a Académica. Quase meia equipa saiu (2 defesas, 3 médios e 2 avançados), mas a mais pertinente parece-me ser, apenas, a de H. Barbosa, que regressou ao FCP. Quanto às entradas, destaco Edgar. A equipa enfraqueceu.
De resto, o P. Ferreira ganhou F. Paim e P. Sousa; o Boavista, Luis Loureiro; a U. Leiria, Harison e Ferreira, mas desperdiçou Marco Soares e o Belenenses, Meyong .

LIGA DE HONRA
No Beira Mar, algumas transferências que acabaram por abortar (Vitinha, Ratinho e Emerson). Neste defeso, o plantel ganhou, acima de tudo, maturidade, pois entraram os veteranos Gaúcho e Pedro Santos. Mas maturidade nem sempre significa qualidade. Talvez o único que se safe seja Hernâni.
O D. Aves registou 4 entradas de 4 juniores do ... Benfica. Reprovo esta politica. Como é possível não chamar um único da casa? Estes 4, por muito bons que sejam, terão ser integrados no plantel sénior, o que não pode ser já. Para além de que lhes falta a mística avense. Como se sentirão os juniores do CDA que lideram o seu campeonato na AF Porto?
No Penafiel tenta-se reverter os maus resultados e apostou-se, bem, em Franco e Paulo Gomes. Agora, mal, em 2 jovens juniores brasileiros. Nvos, em Portugal e na idade, que trarão de novo? Vamos esperara para ver ...
Quanto ao Gondomar, observo que houve muitas movimentações. Dois bons atacantes – Severino e Clemente e a entrada dos experientes e competentes Idalécio e M. Cadete, para além de Zequinha.
Nota ainda para Varzim (que perdeu os seus goleadores), Estoril (que perdeu Celestino, mas ganhou P. Tavares), Trofense (ganhou R. Nascimento) e Rio Ave. Destaco, este último, que perdeu 3 elementos defensivos: o GR suplente Adriano, o DC/MD Vítor Gomes e o LE Milhazes. No entanto ganhou R. Matias e Livramento. Mas, indubitavelmente, que estas 3 equipas ficaram mais fracas.
Aliás, começo a reparar que os jovens portugueses começam cada vez mais a ser resgatados por clubes estrangeiros. Depois de Nani (M. United), foi a vez de Antunes (AS Roma), Pélé (I. Milão), V. Gomes (Cagliari) e Targino (Turquia).
O mais curioso é que nem sempre são indiscutíveis no 11 titular das suas equipas (Pélé, Targino).
Última nota para o Vizela, que não registou qualquer entrada ou saída (equipa ganhadora não é emxida).

Sem comentários: