segunda-feira, 5 de maio de 2008

LH - 29ª Jornada

POSITIVO DA JORNADA
TROFENSE
SUBIU À SUPERLIGA
PELA 1ª VEZ

Fotos retiradas de http://www.onoticiasdatrofa.pt/ e www.record.pt (1ª)

Garantiu matematicamente a subida de divisão à Liga principal, pela 1ª vez na história. No inicio da época não acreditava neste projecto. Achava muita parra e pouca uva. Contratou muitos jogadores dispensados de clubes de Liga sem grande qualidade e tinha acabado de dispensar alguns de valia (Chico, Dedé, Chico Silva, Miguel Ângelo). Um plantel caro e um pouco desajustado. A eliminação na Taça da Liga havia sido o 1º sinal. Mas enganei-me e fui surpreendido. Discretamente o Trofense colou-se à liderança e a 1 jornada do fim garantiu a subida. Para isso contribui, e muito, aquele que é o mal de muitos clubes: as contas em dia. Salários pagos a tempo e horas e, presumo, prémios de jogo elevados, ora não estivéssemos nós a falar do clube com maior orçamento da LH. Aliás, creio que as condições (financeiras, essencialmente) proporcionadas pelo clube (o presidente é um dos grandes investidores - assim se explica um plantel tão caro) estão na base do segredo para a subida. Por outro lado foi curioso reparar a envolvência da cidade no projecto, fazendo lembrar o Euro 2004 com as bandeirinhas. Desportivamente, o Trofense foi uma equipa muito eficaz. Não marca muito e sofre pouco. Tem a melhor defesa do campeonato. Mérito para Paulo Lopes. Um bom guarda redes! Na defesa destaco um central goleador: Valdomiro. Marcou 4 golos e também veio da Liga (U. Leiria). No meio campo, aquele que foi dos melhores jogadores do Trofense, ou pelo menos o mais eficaz: Pinheiro. No entanto, o melhor jogador desta equipa e fundamental para a subida, apesar de só ter chegado em Janeiro: Ricardo Nascimento. Um dos melhores médios ofensivos do futebol português, tornou a mostrar está época o seu valor. Pena estar em fim de carreira. Falta falar do treinador: António Conceição. 2ª subida, depois do E. Amadora. Tinha um trabalho de dificuldade acrescida: conjugar orçamento e ambição com resultados e pressão. Conseguiu. Trabalho muito bom. Falta o nome do impulsionador de tudo isto: o presidente Rui Silva.

  • Feirense. Era o único que faltava para conseguir a permanência. Não conseguiu ganhar na Póvoa, mas o resultado do Penafiel deu-lhe o mais importante. Álvaro Magalhães tem noto Insuficiente nesta passagem pela Feira. A propósito, os juniores do Feirense não subiram de divisão (à 1ª). Será este o recibo da saída controversa de Luis Miguel?

  • Keita. Graças ao seu golo o Rio Ave mantém-se na luta e não falhou na hora H. Falatam 90' para a subida. Um reparo para João Eusébio: a baraba grande fica-lhe mesmo mal. Mete medo ao susto :)

NEGATIVO DA JORNADA

  • PENAFIEL. Desceu de divisão. Esta época fez um mau campeonato, apesar de ter chegado à fase de grupos da TL. O plantel era extenso e tinha alguma qualidade. António Sousa desce duas equipas consecutivamente. Assim se avaliam os técnicos ...

  • Gil Vicente. Já não chega lá! O empate em Olhão deita por terra o grande objectivo da época: a subida.

1 comentário:

freamunde allez disse...

Excelente resumo da jornada e da quase finda época.

Continua com este excelente trabalho na temporada que se segue, parabens!