segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TL - Ainda a quebrar o gelo


E verdade! Com tantos jogos já realizados, ainda não houve nenhum suficientemente interessante, nem emocionante. Agora nas meias finais, é que a competição vai mesmo aquecer. BENFICA, FC PORTO, SPORTING e o outsider ACADÉMICA.
Comecemos pelos vermelhos da Luz. O Benfica, depois de ter sido arrumado da Taça de Portugal, ganhou cuidado e venceu, com algumas dificuldades, o Rio Ave. Cardozo foi, mais uma vez, a figura do encontro. Talvez um dos seus melhores jogos com a camisola do Benfica. Só faltou mesmo marcar. Os que o fizeram, foram Carlos Martins (ao tempo que já não o fazia!!!) e Di Maria. Destaque para o público presente nos Arcos: 7.555 (70% da lotação). Na televisão parecia (bem) mais.
No Estoril, apesar de ter ganho (e era isso que interessava), a exibição do FC Porto continua a ser destacada, pela negativa (1ª parte)... Guarin mostrou mais uma vez (e infelizmente) que não tem lugar nesta equipa. É um jogadores a menos. Produziu zero. Nuno André Coelho (que tantas entrevistas deu quase a suplicar o regresso ao Porto) também não está a aproveitar as oportunidades da melhor forma. Mariano é outra estrela cadente, se é que alguma vez foi estrela. Não é jogador para o FC Porto. São muitas exibições fracas, se bem que frente ao Belenenses ,na 4ª f, foi pior. Não sei muito sinceramente as razões que levaram o clube a renovar com ele.. Bem, perante estes 3 fracassos, salvou-se Ruben Micael. Teve a sua estreia ao mais alto nível e agradou (cá está um bom reforço- deviam ser todos assim). Esteve bem e foi dos melhores em campo. Orlando Sá e Belluschi marcaram os golos, se bem que o argentino esteve particularmente bem.
Na Trofa, estádio repleto para assitir a uma vitória do Sporting, com um golo redentor de Liedson. Os leões foram os únicos a somar 3 vitórias nesta fase.
De Leixões, chegou uma agradável surpresa: a Académica, curiosamente a única equipa que esteve em dúvida para esta fase (sendo repescada, substituindo o Portimonense). Sougou marcou o golo solitário da vitória, confirmando-se como o jogador mais influente do onze de Villas Boas. Depois do mau arranque no campeonato (com o treinador Rogério Gonçalves - cuja entrada no clube foi muito polémica para os lados de Coimbra), a equipa, desde que chegou o novo treinador, está a segurar o campeonato e está nas meias finais da Taça da Liga.
Diga-se, em abono da verdade, que a Académica não estava no top dos favoritos para a 4ª equipa a ser apurada. O Braga à cabeça, depois o Guimarães e as equipas madeirenses eram os mais fortes, por isso a passagem da Académica foi ainda mais agradável.
Nos outros jogos, com o estádio vazio, o Sp. Braga goleou o Leiria (e ainda estreou dois juniores) e o Nacional ganhou ao Guimarães (que diz adeus a mais uma competição. A Paulo Sérgio resta apenas um lugar europeu, depois de duas eliminações consecutivas).

Assitências (site LPFP)

Vila do Conde: 7.455 (70%)
Estoril: 3.834 (77%)
Trofa: 4.915 (97%)
Leixões: 1.192 (12%)
Braga: 2.391 (8%)
NAcional: 739 (14%)

Sem comentários: