sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Apontamentos

  • SPORTING, COSTINHA E 2010-11

    A nomeação de Costinha para director desportivo do Sporting no final de Fevereiro tem a sua razão de ser: integrar o futuro profissional na estrutura do clube de modo a que ele conheça bem os cantos à casa, as suas necessidades e o seu valor, para estar em condições de arrancar na próxima época.
    Tem a seu favor o facto de estar no futebol, com experiência internacional, títulos, com a escola de José Mourinho, mas que nunca jogou em Alvalade. A sua tenra idade, falta de espírito sportinguista (que ninguém pode negar que não existia em Sá Pinto) e inexperiência são um enorme "calcanhar de Aquiles" para esta nomeação. É verdade que se tem e dar o benefício da dúvida, mas depois do fracasso que foi esta época desportiva: maus reforços e desvalorização de jogadores, o Sporting não pode falhar outra vez!


  • JOÃO FERREIRA NO CLÁSSICO

    Arbitragem é quase assunto proibido neste blog. Não gosto de dar protagonismo a quem não o deve ter.
    Vítor Pereira escolheu João Ferreira para o clássico Sporting - FC Porto, sendo uma escolha que não é consensual. A arbitragem está sistematicamente debaixo de fogo. Haveria alguma necessidade de se nomear um árbitro tão polémico para uma das equipas intervenientes (JF foi o 4º árbitro no polémico Benfica-Fc Porto em que se registou "o caso da túnel da Luz" cujo processo ainda decorre no Conselho de Justiça da FPF)? Não.
    Porque razão Vitor Pereira é tão imprudente e provocatório?
    Quem anda à chuva, molha-se ...

  • ADVERSÁRIOS NA LIGA EUROPA

    Não são pêra doce, os adversários de Sporting e Benfica nos 1/8s de final da Liga Europa. Ao Sporting calhou o At. Madrid de Simão Sabrosa, Tiago e Quique Flores (bem conhecedores do futebol português). Já ao Benfica, calhou o Marselha (que veio da Champions) de Lucho González, jogador campeão e cujo passe foi vendido pelo ... FC Porto.
    Podia ter sido pior, mas também podiam ser adversários mais simpáticos.
    Há que aproveitar os pontos fracos de cada uma das equipas, que são precisamente as defesas. O At. Madrid já sofreu 36 golos em 23 jogos e ocupa o modesto 13º lugar da liga espanhola. O trabalho de Quique Flores não está a ser entusiasmante, mas não esqueçamos que o Atlético eliminou o Galatasaray. Por sua vez, o Marselha em 24 jogos já sofreu 27 golos trocou de treinador há pouco tempo.
    As equipas portuguesas têm boas hipóteses se forem espertas!

  • HERMÍNIO LOUREIRO E A ACUMULAÇÃO DE CARGOS

    Sou contra a acumulação de cargos, principalmente quando põe em causa conflitos de interesses.
    É o que está a acusar o treinador do Beira Mar, Leonardo Jardim. Apesar de achar que as suas acusações não fazem sentido nenhum, já não é a primeira vez que a integridade do PRESIDENTE DA LPFP e PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVERA DE AZEMÉIS é posta em causa (Álvaro Braga Jr, presidente do Boavista, na época passad, já havia levantado ondas). O treinador do Beira Mar desculpa os maus resultados da sua equipa com pressões externas e com o facto de, no jogo com a Oliveirense, Hermínio Loureiro ter estado "ali à frente dos balneários das equipas e dos árbitros". Eu pergunto qual é o problema? Tanta pode ser negativo para uma equipa, como para outra, como para ambas ou para nenhuma. Jardim diz mais : "criou um sentimento de nervosismo". Já ouvi desculpas piores, mas a verdade é que Hermínio Loureiro podia estar ali como presidente da Liga ou como presidente da Câmara, a incentivar a equipa do seu concelho. Claramente há conflito de interesses, mesmo que Loureiro não queira admitir. Quando foi eleito presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis devia ter renunciado ao cargo de presidente de uma Liga onde participa a Oliveirense, pois, como já se estava a ver, gerou problemas.

  • CR9, 6M € E A MADEIRA?

    Cristiano Ronaldo, o madeirense mais conhecido do mundo, assinou um contrato de patrocínio de 6M de euros POR ANO com a Nike. Só lhe ficava bem doar essa quantia para a reconstrução da Madeira.
    Aliás, ainda não o ouvimos a falar de nenhum valor que ia dar à terra natal...
    É muito bonito mostrar solidariedade e trazer o nome da terra ao peito, mas o que realmente interessa e é útil é contribuir fisicamente (com donativos). 6M € já daria para da abrigo a muitos conterrâneos. Como diria alguém: "de letra está o mundo cheio..."

Sem comentários: