sábado, 11 de junho de 2011

U. Madeira e Atlético na Orangina

O U. Madeira e o Atlético são os felizardos que subiram da IIª Divisão à Liga Orangina.


O U. Madeira já há algumas épocas que andava a tentar subir. Chegava ao play off, mas era vítima sistemática do sistema injusto da poulle final.

Esta época, a equipa foi orientada pelo mesmo treinador que subiu o Trofense, mas que desceu o Gondomar, sendo mesmo considerado o PIOR treinador da Liga de Honra 2008/09. Felizmente, Daniel Ramos limpou a sua imagem. Ora, a imagem que se tem do U. Madeira é que é o clube madeirense dos Nacionais que mais aposta na formação, o que é francamente positivo. Mais positivo ainda, é que a União sobe na época em que tem menos brasileiros e mais madeirenses dos últimos anos. É este o bom contributo que se espera dos unionistas em 2011/12: mais madeirenses e mais jovens de qualidade.
Pela negativa, vamos ter uma equipa que não vai arrastar adeptos e que nem sequer estádio vai ter para jogar. O União é visto como a terceira equipa do Funchal, que vive na sombra do Nacional e do Marítimo. Será um contribuidor para diminuição de nº de adeptos no estádios.


Ora se o União é a terceira da equipa da Madeira, o Atlético é quarto de Lisboa. Joga num Estádio já muito antigo, desadaptado aos tempos modernos, mas que conserva uma mística admirável. Há várias épocas na IIª Divisão e com a eliminação do FC Porto no Estádio do Dragão ainda na cabeça, o histórico Atlético chega à tona de água finalmente. António Pereira, um treinador da velha da guarda, já avisou que não quer continuar por falta de motivação. Faz mal! A esta recusa chama-se falta de ambição. Esta era uma excelente oportunidade para mostrar que os treinadores mais velhos também são competente e têm mérito. Mas, tratando-se de uma decisão pessoal é caso para dizer: pobre, mas feliz. Ora de positivo, o Atlético carrega a aposta em jogadores portugueses e em ex juniores (destaque para Filipe Ferreira) e a sua história (vai estar ao mesmo nível que o Belenenses). De negativo, tem o seu campo: velhinho, sem cadeiras, sem cobertura. Não se esperam mudanças radicais, mas que vai ter que ter outra apresentação, isso vai.

Fotos disponíveis em: Facebook e Picassa

Sem comentários: