segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SL - 5ª Jornada

Este campeonato da Segunda Liga será MUITO longo (serão mais 12 jornadas face ao ano passado).. Olhando para os planteis, é com desilusão que se constata que estes são muito curtos. Ora isto significa que muitos clubes terão problemas porque os seus atletas não irão aguentar até ao fim - Oliveirense, Atlético, Tondela, Santa Clara, entre outros. É verdade que existe sempre a possibilidade de recorrer à formação, mas estes clubes não são propriamente a primeira escolha dos grandes craques.

A 5ª jornada fica marcada pelo equilíbrio. O Benfica B e Sporting B muito fortes neste início, com a Oliveirense a amealhar pontos e o Belenenses a recuperar do desaire na Luz. Por outro lado, o FC Porto B tornou a perder e por muitos, bem como Sp. Braga B. O Feirense caiu para último.

 



- Oliveirense
O percurso da Oliveirense faz lembrar o do Atlético na época passada com o mesmo treinador: muita motivação no início, com resultados muito bons e amealhar pontos agora para depois descansar. A Oliveirense tem um plantel curto e duvido que os jogadores aguentam com a mesma pujança os últimos jogos do campeonato, tão cansados que estarão.  O resultado foi muito expressivo, com direito a golo de grande penalidade. Destaco o golo de Banjai, um central que já tinha chamado a atenção no jogo com o Sporting B, conforme referido no post da 1ª jornada. Destaque ainda para os 8's de jogo concedido ao ex-júnior Rafa e para o João Pinho que tem a segunda defesa menos batida do campeonato. Enquanto os jogadores produzem, 10 pontos estão somados. Bravo, João de Deus!

- Benfica B
É uma das referências deste campeonato. Seja pelo público que arrasta, seja pelos jogadores que traz, seja pelos 8 portugueses em campo (d.q. 3 juniores). Venceu no Machico por 2-0: golos de André Almeida e Cláudio Correa (um jogador a seguir).

- Machico
Mais uma cidade a ter jogos deste campeonato, que de certa forma descentralizou o futebol. A Madeira tem estádios muito bons (Barreiros, Choupana, Machico, Ribeira Brava, Camacha), pelo que faz sentido utilizá-los nos principais campeonatos. O jogo foi de cartaz (U. Madeira - Benfica B) e estiveram 1.300 espectadores (1/3 da lotação).

- Sporting B
Depois da derrota na 1ª jornada, a equipa ganhou tino e é líder da Segunda Liga, ganhando todos os jogos seguintes. Ricardo Esgaio já soma 3 golos, todos de ... grande penalidade.O destaque vai para Rubio, Betinho e Bruma, as referências atacantes da equipa. Esta semana venceu o Marítimo por 3-2 em Rio Maior (300 espectadores), num jogo difícil. Oceano Cruz está a pôr a equipa a funcionar. Mas atenção que o Benfica B está lançar vedetas, enquanto os jovens leões andam muito discretos na imprensa. Irene Palma e Pedro Sousa, a comunicação está a falhar e de quem não se fala, rápido é esquecido.

- Fabrício
Finalmente marcou no campeonato. Aleluia! Golo importante que deu a 1ª vitória à sua equipa.

- Freamunde
Conseguiu o primeiro ponto, graças a duas grandes penalidades. Lio (ex Tirsense) converteu-as.






-FC Porto B e Sp. Braga B
Ainda não venceram em 5 jogos disputados e com muitos jogadores rotinados nos seniores. Esperava-se mais, pois os grandes de Lisboa estão no top.
O FC Porto B começou mal logo com MBola (defesa) a ser expulso aos 5'. Nos comentários do Zerozero, lêem-se muitas críticas à performance de Pedro Moreira (percebe-se a sua desmotivação... desceu do Gil Vicente - Liga principal para um campeonato inferior), Edu e Sérgio Oliveira. É previsível que se a situação não melhorar, Abdoulaye, Iturbe e Kelvin podem servir de bombeiros e ajudar a equipa.


O Braga também falhou a partir das expulsões (Guilherme e o guarda redes Cristiano) e nem Aníbal, Florent e Manoel (jogadores experientes neste campeonato) impediram a derrota.

- Feirense
Nova derrota e o adversário não era complicado (o Arouca venceu em Portimão!). Vamos na 5ª jornada, o plantel tem várias soluções, o que permite recuperar lá mais para a frente, mas  embora no início, já são 14 pontos perdidos. Vamos lá ver o que vale Bruno Moura.

Luís Norton de Matos
(Benfica B)

Sem comentários: