domingo, 25 de dezembro de 2016

Liga NOS 16/17: Balanço da 1ª volta

Decorrida a 1ª volta, é altura de fazer balanços dos melhores, piores e nem-nem para o Desportubol.

Os MELHORES
- Benfica
Tudo corre às mil maravilhas para o Benfica e Rui Vitória.
Ganhou a Supertaça, passou aos oitavos-final da Liga dos Campeões e segue tranquilamente e sem chatices na frente do campeonato. Mérito
do Benfica e demérito da concorrência, pois o Benfica conseguiu responder da melhor forma com as ausências de Gaitan (vendido), Sanches (vendido) e Jonas (lesionado). Fantástico, não?
Para o sucesso do Benfica, surgiram novos protagonistas como Ederson (guarda redes), Gonçalo Guedes, Pizzi e Grimaldo.
Carillo, Rafa e Danilo de quem se esperava muito ainda não mostraram o que valem.

- V. Guimarães
Muito mais forte que nas temporadas passadas com um treinador de qualidade. Reforçou-se bem esta época, com o amigo FC Porto a ajudar (Marega e Hernâni). Está forte no campeonato com mais dois jogadores a destacarem-se: Raphinha (equipa B) e Soares (ex- Nacional). Sem o cansaço dos jogos europeus, tem sido uma das agradáveis surpresas da primeira volta.
Nota para João Miguel que passou de revelação a suplente.

- D. Chaves
Estreante na Liga NOS, logo candidato à descida. Contrariou a tendência natural com um treinador jovem e ambicioso, Jorge Simão, que levou o Chaves à primeira metade da tabela. Para o sucesso da equipa, contou a massa adepta e jogadores emprestados. Veremos como corre a 2ª volta com as saídas do treinador e de Bataglia.

- Daniel Ramos
Chegou a meio da primeira volta à Liga para se estrear num Marítimo moribundo e recheado de jogadores abaixo da média. Conseguiu Dyego Sousa.
dar a volta à equipa, muito graças ao regresso do castigado

- Arouca
Safou-se bem na Europa ao ultrapassar uma das eliminatórias. Além disso segue no meio da tabela, embora intermitente. Carlos Pinho teve o mérito de segurar o treinador e fazer história.

NEM-NEM
- FC Porto
O positivo do FC Porto foi:
   (i) apurou-se para a fase de Grupos da Liga dos Campeões ultrapassando a AS Roma;
   (ii) apurou-se para os oitavos final da Liga dos Campeões num grupo que não era difícil;
   (iii) potenciou a utilização da formação com André Silva e Rui Pedro, mas deixando Sérgio Oliveira encostado;
   (iv) segurou a defesa, algo que era temido na pre época pela falta de opções e pelos falhanços de Marcano na temporada anterior. Felipe revelou-se um verdadeiro "reforço"
   (v) teve em André Silva o melhor marcador português do campeonato.
O negativo foi:
   (i) o FC Porto não lutou para o primeiro lugar. Uma equipa como o FC Porto tem de jogar para ser campeão;
   (ii) as sucessivas culpabilizações dos maus resultados à arbitragem, contribuindo para o mau ambiente no futebol português.

- Sp. Braga
Perdeu a Supertaça e fez má figura na fase de Grupos. José Peseiro regressou a lugar onde foi feliz e ganhou a Taça da Liga e confirmou o provérbio chinês. Acabou despedido ao fim de 6 meses. Porém, a equipa está a fazer um bom campeonato, seguindo nos quatro primeiros lugares. De meritório também destacar que ao fim de muito anos, começam.se a ver jogadores da equipa B na A: Artur Jorge e Xeca. Pedro Santos foi o melhor da equipa.

Os PIORES
- Sporting
O projeto vai no segundo ano, mas mais uma vez o Sporting já está fora da luta para ser campeão, acusando o desgaste dos jogos europeus. Porém, na Europa, as coisas não podiam ter corrido pior: 5 derrotas em 6 jogos e uma eliminação redonda. Se é verdade que o Sporting perdeu nos últimos dias jogadores influentes como João Mário e Slimani, ganhou Gelson Martins e mais uma série de reforços experientes. Está abaixo das expetativas.
Destaque negativo ainda para o presidente Bruno de Carvalho que está sempre a falar e a criticar os outros, contribuindo para a degradação do espetáculo. A verdade é que podem ser 4 anos a ganhar apenas 1 taça de Portugal.

- Tondela
Está no último lugar com 10 pontos em 45 possíveis. Desta vez houve tempo para planear a época e o plantel não é mau de todo. Petit faz o que pode, mas o azar parece bater à porta dos seus defesas.

- Nacional
Costuma começar as épocas, mas nunca tão mal. O desinvestimento não responde a tudo. A má escolha dos jogadores  também.O guarda redes Rui Silva também anda muito desinspirado, mas mesmo assim mantém-se a titular ...

- Estoril
Esperava mais, mas tantos estrangeiros no plantel acaba por dificultar o percurso no futebol português.

A revelação: André Silva
O treinador: Rui Vitória

Sem comentários: