domingo, 11 de fevereiro de 2018

Portugal campeão europeu de futsal

Ontem o dia foi histórico, com muitos paralelismos com o jogo de Paris. Parecia que a história estava escrita.

 A Espanha era favorita, mas Portugal tem o melhor do mundo, Ricardinho. A questão era se o coletivo se iria superiorizar ao individual.
Foi isso que aconteceu. Mais uma vez, na final, os adversários lesionaram a estrela da nossa companhia. Porém, a força, a vontade, o espírito defensivo e o poste da baliza portuguesa fizeram a diferença. Foi um jogo sofrido, equilibrado, mas viu-se uma equipa que foi mais coesa e voluntária que outra.  Bruno Coelho é o novo herói nacional e deu finalmente o título a Portugal.

Mais uma vez, Portugal contrariou o favoritismo do adversário e acreditou!

Interessa fazer uma análise mais aprofundada e algumas notas:

- Evolução na modalidade desde Orlando Duarte, Gilberto Madail e Fernando Gomes 
Esta tem sido das modalidades que mais cresceu nos último anos, muito impulsionada por Gilberto Madail, quando os cofres da FPF encheram com a final do Euro 2004 em futebol. Em 2010, a seleção já tinha chegado à fase final, mas perdeu. Com mais experiência e conhecimento, vê-se que houve trabalho de casa, investimento e agora chega o título.

- A importância dos clubes
No futsal existiam apenas duas potências, mas são dois clubes que apostam a sério na modalidade. Tal se comprova pelas equipas dos convocados e de onde Ricardinho saiu para Espanha. Falamos de Sporting e Benfica. Infelizmente o FC Porto e o V. Guimarães mantém-se à margem o que é pena. A norte, o outsider é o Sp. Braga, que foi finalista na temporada passada, mas que podia apostar mais (vê-se pelo Facebook do clube a pouca atenção dada).
Mas fazendo o paralelismo com o futebol, os clubes da Liga NOS com futsal são:
1ª Divisão (6): Benfica, Sporting, Sp. Braga, Belenenses, Rio Ave e D. Aves
2ª Divisão (3): Marítimo, Estoril e Portimonense
Distritais (2): Boavista e P. Ferreira
Sem futsal (7): FC Porto, V. Guimarães, Chaves, Tondela, Feirense, Moreirense e Setubal.

- A importância do poder local
Ao construir pavilhões em tudo quanto é freguesia, incentivou-se a prática de desporto indoor, em particular o futsal.

- Onde estão os grandes países europeus?
Neste deporto indoor, os países mais fortes são os do Leste e os ibéricos. Se Alemanha, França e Inglaterra apostassem mais, seria mais competitivo.
- A menção de Jorge Braz a Orlando Duarte

Fica sempre bem elogiar o trabalho de base dos nossos antecessor. Jorge Braz cdemonstrou grande humildade.

- Apoio das estrelas do futebol
Quando Portugal jogou o play-off de apuramento para o Europeu de futebol feminino, já se tinha assistido a isto, agora novamente. Os vídeos motivacionais das grandes estrelas de futebol de onze fazem toda a diferença e mostram a unidade dentro da FPF e a nível nacional. Quaresma e Bernardo Silva foram dois jogadores que deram a cara.

- O sucesso de Fernando Gomes
Com dinheiro é mais fácil, mas os investimentos da FPF de Fernando Gomes e Tiago Craveiro têm-se revelado certeiros, ao nível das seleções. Faltava o futsal. Portugal foi campeão europeu de futebol, campeão europeu de futebol de praia, campeão europeu de futsal echegou pela primeira vez ao europeu de futebol feminino.

Sem comentários: