terça-feira, 17 de julho de 2007

Selecções jovens nacionais

Este post vem um pouco atrasado mas bem a tempo.

Foi muito má a prestação da selecção sub 20 e sub 21 nos respectivos torneios em que participaram, ora não fossem os mais importantes e consagrados a nível mundial.
Estavam presentes os melhores jovens portugueses (Nani, J. Moutinho, B. Gama, H. Almeida, etc) e Portugal falhou redondamente os seus objectivos e saiu pela porta pequena, com casos de indisciplina gravíssimos.
Comecemos pelos sub 21. A expectativa era grande. Pelos adversários, pelos media, pelos jogadores ... Mas uma mania bem portuguesa de que somos os maiores, mas ... falhamos por isto ou por aquilo. Não houve espírito colectivo, pois os jogadores tentavam, mostrar os seus dotes em vez de elevarem o sentido de equipa; um relativo menosprezo pelos adversários, falta de entrosamento entre os jogadores, falta de liderança, e essa tal mania. Deu no que deu: fomos eliminados e com rótulo de convencidos.
Para cumulo vieram dizer que foi muito bom ficarmos em 6º (!!!). Haja paciência, foi medíocre e até Gilberto Madail já reconheceu que "Os sub 21 foram os piores".
A selecção falhou redondamente os seus objectivos.
Agora os sub 20. Novamente com José Couceiro ao leme da equipa, o 1º jogo foi muito bom, sem dúvidas. Bruno Gama brilhou, a equipa jogou como um grupo. Mas daí para a frente foi o descambar. A selecção não reagiu perante uma derrota, com essa mania de que somos invenciveis e, pior, os melhores. José Couceiro falhou. Cabe ao treinador fazer aos miúdos de 20 anos descer à terra e puxar as orelhas como deve ser. A sua imagem ainda ficou pior. Depois de passagens falhadas pelo Porto e Belenenses, às quais estão associadas situações de indisciplina, esta situação gravíssima de indisciplina manchou ainda mais o estatuto d o treinador.
Senão veja-se. Um rapazinho de seu nome Zequinha, pertencente aos quadros do FCP, com a tal mania que era o maior, tirou o cartão vermelho da mão do árbitro. Esta situação é demasiado grave. Um jogador que tome uma atitude destas, ainda por cima em lançamento de carreira, não pode sair impune. A suspensão talvez seja pouco. Uma coisa é certa. Manchou o nome de Portugal, a disciplina portuguesa, a federação e todos aqueles que o acompanharam ao longo da sua carreira. Conseguiu aparecer na imprensa pelos piores motivos.
Como se deita abaixo uma carreira!!!
Por muita qualidade que tenha vai ser difícil conquistar a confiança de um clube. Concerteza o Penafiel nem ninguém esperava isto.
Mas não é só ele. O jovem Mano, do Belenenses, também não esteve muito melhor. No fundo foi ele o agressor que motivou a 1ª expulsão.

Sem comentários: