quarta-feira, 5 de maio de 2010

Leixões desce à Liga de Honra

Mais um clube místico, com tradição que desce de divisão.

O Leixões esteve três anos na Liga Sagres.
O primeiro foi duro, com Carlos Brito e o adjunto António Pinto a conseguirem assegurar a permanência nas últimas jornadas. Muita sofrimento e uma permanência merecida. No 2º ano, chegou José Mota e com ele o grande obreiro da boa época do Leixões 08/09: Wesley. O melhor marcador da equipa fez furor na 1ª volta, com o Leixões a bater o pé aos grandes. Saiu, infelizmente em Janeiro. A equipa nunca mais foi a mesma. Terminou o campeonato na primeira metade da tabela, mais devido ao demérito dos adversários do que a mérito próprio.
Para 2009/10, algo tinha de mudar, ou melhor, tinha de se encontrar um substituto para Wesley, Beto, Bruno China e Jorge Gonçalves (que já saíra no ano anterior). E mudou, mas para muito pior.

Na verdade, de um plantel de cerca de 30 jogadores, safaram-se Fernando Alexandre, Pouga, Zé Manuel, Hugo Morais e as revelações Seabra e Tiago Cintra - só 6 jogadores (!!!)

Como foi possível construir um plantel tão mau?
Que critérios houve na escolha dos jogadores?
Será que os interesses do clube foram devidamente acautelados?
Os resultados falam por si: a época redundou na descida de divisão.

Porque razão Benítez não se adaptou?
Desde quando é que Diego estava a altura de Beto?
Quem são Trombetta, Tucker; Gallo; Cauê, Le Cong; Falioli...?????
Foram contratados para quê e com que interesses?

Outra questão leixonense que tem muito que se lhe diga foi a contratação de Fernando Castro Santos.
Com tantas bons treinadores portugueses, porque razão foram contratar um espanhol que já não está no futebol português à tantos anos. O presidente diz que José Mota (quanto a mim o menos culpado) já devia ter saído há mais tempo, por incompatibilidades com alguns jogadores. Pois, pois, viu-se a compatibilidade do novo treinador, que até fez pior!

Tal como em Belém, há muito tralha para arrumar, num clube cuja massa adepta não merecia e esta descida.

Sem comentários: