domingo, 19 de agosto de 2012

LZS - 1ª Jornada

Estreia da Liga Zon Sagres, uma semana depois dos jogos Olímpicos e quatro semanas depois das equipas da Segunda Liga.

Muita expectativa no primeiro jogo de qualquer equipa: ninguém quer perder, os adeptos curiosos, as estreias de jogadores e treinadores.


Olhanense 1-0 Estoril
Depois de uma semana conturbada em Olhão, com Sérgio Conceição a perder a cabeça com o seu presidente (por uma boa causa, diga-se), conseguiu calar os seus críticos e venceu o 1º jogo, que era muito importante.
 Isto porque para além de ser o jogo de estreia, foi em casa, contra um adversário directo na permanência e a duas jornadas de receber o FC Porto (que claramente joga para outro campeonato). Foi um jogo razoável dos algarvios, onde destacaria o lateral esquerdo Babanco, que esteve bem na estreia na Liga, enquanto que Nuno Reis foi o responsável pelo penalti do Estoril.
O guarda redes Ricardo cumpriu (é impressionante o declínio deste jogadores - era titularíssimo no Sporting, mas o desejo de jogar em Espanha, levou-o para um clube mediano, que passado uns tempos desceu de divisão. Andou aos achados e na época passada foi para o Setúbal para suplente. Esta época é titular em Olhão, onde não tem qualquer concorrência).
Do lado do Estoril, ninguém se destacou.

Rio Ave 0-1 Marítimo

O resultado vai de encontro aquilo que o treinador Pedro Martins disse na antevisão do encontro. O Rio Ave estava motivado para o jogo, com um treinador jovem e ambicioso, mas o Marítimo tinha o ADN da época passada, numa alusão à estabilidade do plantel.
Pois bem, foi precisamente isso que aconteceu: o Marítimo venceu fora, um adversário que já prometeu ir à luta de um lugar europeu. O experiente João Guilherme marcou o golo, aos 87's.
Entrada com o pé direito do Marítimo em véspera do jogo europeu.
Quanto ao Rio Ave, tenho que discordar de Nuno Santo. A equipa não estava preparada para o primeiro jogo.

Olhando para os onzes:
Rio Ave - 4 portugueses - NENHUM formado no clube
Marítimo - 3 portugueses - 6 ex equipa B e 1 formado no clube (Ruben)

Benfica 2-2 Sp. Braga
Com uma Luz cheia, o Benfica tornou, mais uma época, a entrar com o pé esquerdo no campeonato. Existe a desculpa que o adversário era muito difícil, ainda não havia um único jogo oficial realizado e a instabilidade à volta do caso Luisão-Dusseldorf. Para a história fica o empate, o bom jogo de Salvio e a péssima estreia a lateral esquerdo de Megarejo. Do lado do Braga, Douglão foi mal expulso, porque o árbitro trocou o jogador.. Depois não se aceitam os discursos de vítimas dos árbitros quando cometem erros tão grosseiros como estes.

Olhando para os onzes:
Benfica- NENHUM  português
Sp. Braga - 4 portugueses, d.q. 3 formados no Sporting

Nacional 2-2 V. Setúbal
Vejo o Nacional como uma das equipas que vai lutar pelos 5º e 6º lugares europeus, par de Marítimo e V. Guimarães. Vejo o V. Setúbal com uma equipa que vai lutar pela permanência. Assim sendo, este empate na Madeira satisfaz mais os sadinos que os madeirenses. Um ponto para ambas as equipas é justo.
Nota: É verdade que não foram utilizados, mas a convocatória dos ex juniores do Nacional Nuno Campos e Diogo Coelho é um bom indício de um clube que quer rentabilizar mais a sua formação.

P. Ferreira 1-1 Moreirense
Dois técnicos estreantes, duas equipas semelhantes - vão ambas lutar pela permanência e este é um resultado que satisfaz ambas. O veterano Filipe Anunciação e Fábio Espinho marcaram os golos. Destaque para este jogador, em estreia na Liga principal, qyue foi o jogador mais influente na subida do Moreirense. Para já deu 1 ponto à sua equipa.

Gil Vicente 0-0 FC Porto
Dificuldades encontradas num jogo fora, onde vimos uma equipa a produzir pouco e um guarda redes do Gil Vicente a brilhar.

V. Guimarães 0-0 Sporting
Num jogo muito tático, o Sporting demonstrou mais argumentos para levar a vitória, mas as equipas acabaram empatadas sem golos. Resultado justo.

Sem comentários: