domingo, 19 de agosto de 2012

SL 2ª Jornada - Análise

 Na denominada Segunda Liga (SL), dos jogos da 2ª jornada já realizados, nota para as vitórias de Atlético e Trofense.

O Atlético de regresso à Tapadinha, venceu o Leixões com um golo solitário de um jovem formado no clube: Hernâni Fortes.
O Atlético na época passada apresentou 4 jogadores formados no clube (Hernâni, Bernardo, Mateus (que já saiu para a Liga ZS) e Filipe Ferreira (que está no Belenenses). Em ano de crise, o contingente diminuiu (mantiveram-se Hernâni e Bernardo, enquanto que Diogo Pires que chegou a meio da temporada passada do Belenenses foi promovido). É difícil de perceber estas opções de Almeida Antunes. Seja como for, foi um jovem de Alcântara a selar o golo da 1ª vitória de António Pereira (o Mourinho dos pobres) no campeonato.
Uma nota: na conferência de imprensa foi possível ver que o fundo da sala onde os treinadores estavam sentados era uma mera parede branca, quando a maioria dos clubes tem nome de patrocinadores. Será que não há empresas interessadas em publicitar o seu nome ou será ainda amadorismo do clube?


Já o Trofense, que até agora só tinha perdido e com um plantel construído em contratempo e com as sobras do mercado venceu finalmente. Em fim de semana de festas de Nossa Senhora das Dores, na Trofa, a equipa do Prof. Neca deu 2-1 aos seus adeptosd com golos de africanos que militavam na 3ª Divisão: Gomis (ex Famalicão) e Adérito (ex Oliveira de Frades).
O Portimonense é até agora a única equipa com 2 derrotas consecutivas (e já eliminada da Taça da Liga).

Na Serra da Estrela, o Sp. Covilhã, depois da boa imagem que deixou na Taça da Liga, ainda não ganhou, nem Fabrício marcou. Pelos relatos, a Oliveirense tudo fez para aguentar o empate e conseguiu. Tarcíscio marcou pelos serranos, enquanto o estreante Carlitos (formado em Espinho e que na época passada alinhou na 3ª divisão, no Cesarense), marcou pelos de Azeméis.

Em Pedroso, vimos um estádio pouco composto para receber o Porto B e a U. Madeira. Pelos comentários ao jogo, percebe-se que as opções de Rui Gomes foram discutíveis, com prejuízos visíveis (a equipa já desperdiçou 4 pontos). A opção mais criticada é o facto de Vion não ter entrado no jogo e o problema das bolas paradas não estar resolvido.
A propósito, diz-se que um dos objectivos das equipas é promover o jogador português. Ontem no onze inicial do FCP, vê-se apenas 5 jogadores portugueses, sendo que um deles é Zé António de 35 anos...

Em Rio Maior, apenas 500 espectadores (1% da lotação) viram o jogo em que a equipa B do Sporting ganhou pela primeira vez. O golo foi de grande penalidade (muito discutida, pois ditou inclusivamente a expulsão do guarda redes) foi marcado por Esgaio.

O Feirense tornou a perder, pela segunda vez consecutiva, e desta feita em casa contra o Benfica B. Num jogo marcado pelos golos, o Benfica marcou por Ivan Cavaleiro (2), Djaniny e Miguel Rosa. O Feirense não conseguiu mais que um bis de Pires. A nível de marcadores foi a juventude contra veteranos. Pela segunda vez consecutiva, a estratégia feirense rui na expulsão de um defesa (desta vez foi João Viana). Resultado: duas derrotas, 7 golos sofridos e muito desânimo.

Na Madeira, o Penafiel desiludiu. Depois de ter vencido o acessível Atlético na semana passada, os penafidelenses estiveram pálidos e acabaram derrotados pelo Marítimo B, contribuindo e muito a expulsão de Ferreira. Os madeirenses com Brígido no onze titular marcaram pelo desconhecido André Ferreira (jogador de 22 anos, natural de Santarém e já jogou no Quarteirense e no Portossantense) e pelo experiente Gonçalo Abreu. A equipa de José Barros venceu pela primeira vez.

O Freamunde, depois de ter passado à fase seguinte da Taça da Liga com êxito, ainda não pontuou no campeonato. Desta vez, a derrota foi grave: em casa, com uma grande penalidade falhada e contra um adversário directo na luta pela permanência. Assim, parabeniza-se o Tondela, pela sua primeira vitória no campeonato e fora. Dyego Souza marcou o golo.

Nos Açores, uma surpresa. Depois de 4 vitórias consecutivas, o Santa Clara foi goleado em casa pelo candidato Belenenses 1-4. Inevitavelmente Tiago Caeiro, com um hack-trick e o ex-júnior Tiago Silva, com mais um golo, são destaques. Os azuis lideram isolam, pois depois de terem sido eliminados da Taça da Liga, são a única equipa de 22 que venceu os últimos dois jogos.

Em Arouca, num duelo de candidatos, o resultado esperado: um empate. Note-se que o D. Aves só marcou depois do defesa Miguel Ângelo do Arouca ter sido expulso.

No regresso ao 1º Maio, Sp. Braga B e Naval empataram a uma bola. Jogo sem história.

Se no FCP B alinharam 5 portugueses no onze inicial, no SCP B foram apenas 6 e no SLB B 7. Já agora no Guimarães B foram 9 portugueses.

Portanto, principais destaques até agora:

- As primeiras vitórias de Trofense e Atlético
- Os golos dos estreantes Carlitos, Adérito e Gomis
- O golo do jovem alcantarense Hernâni
- A irreverência da juventude benfiquista (4 golos sem que nenhum fosse de penalti).
- Duas derrotas consecutivas do candidato Feirense, cuja ruína está na expulsão de defesas
- Tiago's belenenses . O Caiero, que na sua segunda época SL, marcou três golos (!). O Silva estava nos juniores e tem escola benfiquista e marcou o seu segundo golo em jogos oficiais e ainda estamos na 2ª Jornada
- Espírito guerreiro tondelense.

(Post concluído)

Sem comentários: