domingo, 17 de julho de 2016

Primeiras impressões da pré época

Fechou o Europeu e não tarda temos o arranque da Taça da Liga (para as equipas da 2ª Liga), a Supertaça e o campeonato.
Eis as primeiras impressões do Desportubol:

- Sporting mantém as pérolas
Com muitos jogadores campeões europeus, Jorge Jesus aind
a não perdeu nenhum. João Mário e William foram os mais valorizados, mas Adrien também está na porta de saída. Rui Patrícia deve-se manter. Com estas ausências de peso e com adversários de alto gabarito, não admira os maus resultados de pré época. Se conseguir manter as suas pérola como até agora o Sporting será um vencedor neste mercado.
Quanto aos reforços, Alan Ruiz é o destaque.

- Benfica: André Horta a surpresa
André Horta tem sido uma das surpresas de pré época. Formado entre o Seixal e Setúbal, evidenciou-se nas ultimas épocas, sendo aposta do Benfica. Tem mostrado garra, mas é injusto e difícil
exigir que seja um novo Renato Sanches.

- FC Porto: falta um ponta de lança e um central
Sem saber se vai jogar na Champions e em crise de identidade, não tem sido fácil ao FC Porto contratar (nem vender). Até agora chegaram Teles e Felipe, mas ainda falta outro central. No ataque, uma equipa como o FC Porto não pode estar à espera que André Silva seja o único milagreiro. E atenção que não tarda a época começa e não se vêm novidades.

- Sp. Braga: mantém a estrutura toda e reforços cirúrgicos
A equipa vencedora da Taça de Portugal perdeu o treinador, mas tem conseguido manter a sua estrutura toda (exceto Josué e Rui Fonte que ainda podem regressar). Rafa, o campeão europeu, ainda se mantém. Bom sinal!

- V. Guimarães mais forte
Com reforços  de qualidade do mercado nacional, sem entrar em loucuras. O Vitória precisa de se afirmar e Pedro Martins parece o homem certo. Ao mesmo tempo e para já, têm-se molstrado jogadores da equipa B, mas ainda falta reforçar algumas posições.

- Arouca mantém o seu plantel
O Arouca arriscou ao fazer contratos de longa duração com sul americanos com salários mais elevados e o risco até ver compensou. No ataque à Europa, manteve o treinador e o plantel. Ou os clubes  mais ricos andam distraídos ou então não têm  dinheiro para algumas pérolas que por ali andam.

- Rio Ave sem Ukra e Postiga
Ambos gostam do Rio Ave, mas queriam estar num clube onde possam ganhar mais. Porém as ofertas não surgem e devem continuar no Rio Ave europeu, que também manteve a equipa vencedora. Veremos se estes dois regressam ou se são convenientemente substituídos.

- Preferência por estrangeiros
A crise parece já ter passado aos clubes portugueses, pois nota-se um tendência quase unânime dos clubes em contratar jogadores estrangeiros. No Marítimo e Estoril é um exagero. Nos grandes André Horta é a exceção.

- Marítimo desmontou a equipa
Estratégia arriscada a de Carlos Pereira. Dispensou os homens da casa e talentoso Rúben Ferreira e João Diogo, bem como o guarda redes titular Salin e contratou 5 brasileiros. Manteve o promissor Maurício, Alex Soares, Dyego Sosua e Baba. Será suficiente? Para cumulo, ainda contratou um treinador brasileiro sem experiência em Portugal. Valerá a pena o risco? Não estou muito otimista ...

- Nacional também com muitas mexidas
Luís Aurélio, João Aurélio, Soares, Gottardi e Miguel Rodrigues são saídas de peso, colmatadas com a entrada de vários emprestados e jogadores talentosos da 2ª Liga. Veremos se se compensam...

- Boavista e V. Setúbal apostam na formação
Sem dinheiro e em PER devido às irresponsabilidades do passado estar a competir na Liga NOS já é uma sorte. Com poucos argumentos e margem para oferecer salários, tem de ser a alma clubística a puxar os jogadores. Para isso, ambos apostam na formação.

- D. Chaves e Feirense apresentam vários jogadores à 1ª Liga
Ambos mantiveram uma boa parte do seu plantel e estamos curiosos para ver como corre a estreia de alguns jogadores. No D. Chaves - João Patrão, Assis, Francisco Ramos, Fábio Santos, Sandro Lima e Perdigão. No Feirense a curiosidade é ainda maior pois muitos jogadores saõ formados no clube- Agostinho, Fabinho, Ruben Oliveira aos quais se juntam Rocha, Icaro e Platiny.

Sem comentários: