sábado, 6 de agosto de 2016

Começa a Liga Ledman 16/17

Este fim de semana, 6 de Agosto, começa a Liga Ledman 16/17.

Esta época ficará marcada por menos jogos que na temporada passada, ainda assim um campeonato pesado e longo. Espera-se que não haja salários em atraso nem incumprimentos. As equipas que o vão disputar pertencem a SAD's e clubes credíveis, com tradição, que prometem espetáculo e público nos estádios.

Nota-se no entanto uma diversidade de nacionalidades nos accionistas das SAD's  que pode não ser necessariamente bom. Essa malta vem muitas vezes com mais olhos que barriga, desconhecendo o futebol português (se bem que a maioria já teve tempo suficiente para se adaptar) e tende a desvalorizar o jogador português e a formação dos respetivos clubes.

Nas últimas época houve um pouco de tudo. Para já nos planteis, vemos algum equilíbrio.
A nível de favoritismo, eis as escolhas do Desportubol:

- Portimonense
Pelo orçamento, pelo treinador Vítor Oliveira, pelas condições que tem e pela capacidade de investimento do seu accionista é o maior favorito. Conta com Pires, um dos goleadores da 2ª Liga.


- Freamunde
Perdeu Pedrinho e Rocha e manteve os resto do plantel, que deu boas provas no ano passado.

- D. Aves
Tem ambição e um plantel oleado. O orçamento é generoso. Conta com Barry, um dos goleadores da 2ª Liga.

- Penafiel
Desde a entrada de Paulo Alves que o Penafiel provou o seu favoritismo no campeonato passado, mas já era tarde. Esta época reforçou-se bem e é claramente favorito.

- Treinadores estreantes
Filipe Coelho, Agostinho Bento, André David, Ricardo Soares e Sérgio Boris. Chegam por mérito próprio e aguçam a curiosidade até porque são muito elogiados pelo seu trabalho.


- Académica


A presença da Académica é o maior destaque desta edição. Um clube histórico, com tradição e que conta no seu plantel com pesos pesados da 2ª Liga (Rui Miguel, Marreco e manteve os barões Real, Marinho e F. Alexandre). O treinador é Costinha (um dos treinadores com pior currículo em Portugal e tal como Jorge Costa começou a sua carreira pelo telhado. Na Académica, com menos pressão, pode fazer um trabalho menor), mas em ano de arrumação de casa não se pode pedir a subida.

Mais três notas:
- Renovação das equipas B
As equipas B têm fornecidos talentos às equipas A dos principais clubes (Renato Sanches, Lindelof, André Silva, Gelson Martins, Miguel Silva são exemplos). Esta época, houve uma renovação das mesmas, com exceção do Braga. O Sporting limpou algum dos mais velhos para os emprestar a equipa da Iª Liga ou rescindir e apostou na contratação de jovens talentos emergentes em Portugal, não apostando muito nos juniores. Já o Benfica aposta na prata da casa recém chegada das equipas jovens (alguns são muito jovens o que não é bom!). O FC Porto também limpou alguns dos mais velhos e promoveu jogadores da equipa júnior, tendo o V. Guimarães seguido o mesmo caminho. O Sp. Braga que não tem promovido ninguém, não fez alterações no plantel.

- Promessa de público nos estádios
Famalicão, Portimão, Fafe, Povoa de Varzim são cidades que prometem encher estádios.

- Inconsequência dos jogos viciados por apostas e jogos comprados
Na última jornada da temporada 15/16 rebentou a castanha com detenções e denúncias de práticas criminosas e fraudulentas. Hoje começa uma nova temporada sem que a justiça tenha decidido alguma coisa. Por aqui se vê que Portugal ainda é um país de terceiro mundo

Sem comentários: