segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

IIª Divisão - Apurados e Balanço

SÉRIE A
Apurados:
D. Chaves
Tirsense

Moreirense

Maritimo B

Pontassolense

At. Valdevez

Nesta série, já se previa o apuramento de algumas equipas. O D. Chaves é de longe a equipa mais forte e com melhores argumentos para disputar o 1º lugar. Tem o melhor ataque e vale-se de Clemente, um jovem e possante ponta de lança que já marcou 11 golos. O Tirsense manteve a estrutura da época passada, enquanto que o Moreirense apostou (e bem) na experiência do treinador Nicolau Vaqueiro e de jogadores como Franco, Gaúcho, Vítor Frois, Hugo Soares. O At. Valdevez talvez seja a equipa que tem melhor plantel. Apesar das dificuldades publicamente conhecidas, a equipa de Micael Sequeira conseguiu a permanência. Tem a melhor defesa, chegou aos 1/4s final da Taça de Portugal, transferiu Júlio César para a Liga e os jovens Leo Souza e Rafael são os melhores marcadores. Quanto às equipas madeirenses, o Marítimo B, que não ganha há 5 jogos, talvez sintoma da saída de Pedro Moutinho e o Pontassolense, cujo treinador adjunto, agora principal, Vítor Miguel, encetou uma recuperação fantástica (11 jogos sem perder com 6 vitórias consecutivas) vão lutar também para subir.
Para não descer, o Ribeira Brava, Ribeirão (clube satélite do Sp. Braga que já teve 3 treinadores esta época, deve ter a média de idades mais baixa do campeonato e conta com 12 (!!!) jogadores emprestados. A promessa desta equipa é um defesa - Mesquita, internacional sub19. É a equipa com melhores perspectivas para a permanência), Vianense (talvez a troca de treinador tenha sido feita um pouco a tarde, porque a equipa ganhou pontos importantes. Tem um ataque muito dependente de Pedras, que é o jogador em evidência nesta equipa), Caniçal, Maria da Fonte (uma planificação tardia e mal feita da época condicionaram-na. Prova disso são as mudanças estruturais de plantel a meio da prova) e Mirandela (pior ataque) são os 6 clubes que vão lutar.

SÉRIE B
Apurados:
Penafiel
U. Madeira
Sp. Espinho
Lus. Lourosa
Esmoriz
Aliados


Na Série B, o Penafiel confirmou o seu favoritismo. Não só porque conservou os melhores jogadores da época em que esteve na Liga de Honra, excepção feita a Guedes, mas também porque foi a que melhor se guarneceu de argumentos para atacar a subida, não obstante a intensa aposta na formação. Aliás, acho extraordinário, como é que uma equipa com tantos jovens e tanta prata de casa tenha conseguido resultados tão bons. Muito mérito para o treinador Rui Quinta. O U. Madeira, para conseguir o 2º lugar, teve de recorrer ao mercado externo, ao brasileiro, na escolha do seu treinador e atletas, visto que as perdas eram poucas mas muito influentes, mormente Ruben Micael e Miguel Fidalgo. Eder e Ruben Andrade são os nomes mais importantes desta boa campanha, que vale o título da equipa com melhor ataque. Em Espinho, mais do mesmo, a lutar para o pódio, não para o 1º lugar. Glauco e Fábio Espinho são os jogadores mais influentes. Por sua vez, o Lus. Lourosa, pelas dificuldades orçamentais e pela planificação tardia da época foi uma das agradáveis surpresas. Paulo Ferreira de apenas 23 anos é o jogador que mais dá nas vistas. O Aliados constitui a grande surpresa desta série B: recém chegado da 3ª Divisão, orientado por José Augusto, conquistou o 5º lugar. Bezu e Biscoito são os melhores marcadores. A 6ª equipa apurada é o Esmoriz, apesar de ter perdido na última jornada nos Aliados. Bruno Cardoso parece ser talismã para esta equipa, que conseguiu a permanência.
Do outro lado, Arouca (que morreu na praia. Se tivesse ganho na Lousada estaria no outro grupo. Mesmo assim, conserva desta época a eliminação do Marítimo da Taça de Portugal e é a equipa com melhores argumentos para evitar a descida), Lousada (veremos se é com o treinador Luís Miguel que acaba a época. Efectivamente, depois do bom trabalho ao serviço do Maia, Carlos Secretário desiludiu. O plantel curto poderá ser uma contrariedade), Amarante (uma equipa com um percurso abaixo das expectativas, mas com uma revelação no seu plantel: Tiago Cintra com 9 golos marcados parece encaixar-se bem no sistema táctico de Jorge Amaral. Quem sabe se não será ele a dar a permanência. Isto claro, se os erros defensivos forem corrigidos a tempo - 41 golos sofridos em apenas 22 jogos), Santana, Sanjoanense (uma completa frustração) e Infesta (este cenário era imprevisível - a equipa afundada no último lugar. O modelo de sucesso poderá estar esgotado: o treinador e jogadores de longo prazo este ano não estão a obter bons resultados) vão jogar para a permanência.

SÉRIE C
Apurados:
Fátima
U. Serra
Tourizense
Operário
Pampilhosa
Monsanto


A Série C caracteriza-se pelo facto de a equipa com melhores argumentos superar a concorrência e isolar-se no 1º lugar, característica essa que já vem desde cedo.
Ora vejamos, o Fátima é quem tem o melhor plantel e foi a primeira equipa a garantir lugar nos 6 primeiros. O facto de alguns dos jogadores que estiveram na subida há duas épocas e que ainda permanecem e outros ex juniores do Sporting acrescentam qualidade à equipa. O U. Serra só surpreende quem não repara no plantel. Alguns dos jogadores foram os que ajudaram o Fátima a subir de divisão (Hugo Carvalho, Rui Pimenta, Morgado e Pedro Duarte e ainda podemos incluir Pedro Mendes e André Carvalho). Ainda são alguns e conferem valor acrescentado a esta modesta equipa orientada por Ricardo Moura. Já o Pampilhosa conseguiu um meritório 3º lugar, fruto de 5 vitórias consecutivas, sintomáticas com a chegada de Fernando Niza e dos avançados Hélder Ferreira e Luís Miguel. Foi a melhor equipa da 2ª volta. O Tourizense, à custa dos jogadores emprestados pela Académica (de quem é o clube satélite), também garantiu a permanência, tal como o Operário (menos pujante que em outras épocas, foi sempre regular ao longo das jornadas e tem um plantel com poucas alterações face à última época) e o Monsanto. Aliás esta equipa talvez seja a mais inesperada. Excelente trabalho de Vítor Alves que na época passada subiu a este escalão e já garantiu o 6º lugar. Um dos trunfos desta equipa, que é a rainha dos empates, é a defesa que é a 3ª menos batida.
Na fase dos últimos ficaram o Oliveira do Bairro, que "morreu na praia" (começou muito mal a época com João Pedro Mariz, mas recuperou muito com a promoção de Amorim Nunes a treinador principal, mas não o suficiente. Está muito bem guarnecida para alcançar a permanência); o Eléctrico, que se viu forçado a promover muitos juniores e, com a saída de Gabriel, os resultados desportivos ressentiram-se; o Penalva do Castelo, que até tem uma equipa razoável, mas Carlos Agostinho não tem conseguido atingir os resultados de outras épocas; o Praiense e Nelas, que muito dificilmente escaparão à descida de divisão.

SÉRIE D
Apurados:
Carregado
Lagoa
Pinhalnovense
Real
Odivelas
Atlético


Esta série, já se sabia de antemão, seria a mais equilibrada e confirmou-se, com algumas surpresas entre primeiros, nomeadamente o Carregado e o Lagoa.
O Carregado de Elói Zeferino já na época passada tinha ficado nos 6 primeiros e nesta repetiu o feito. António Alves de 26 anos é o goleador desta equipa (9) que é que tem a a melhor defesa. O Lagoa, recorrendo à prata da casa e a um treinador de sucesso no Messinense também surpreendeu e conseguiu a proeza de ficar em 2º. Porém é necessário assinalar que 3 dos melhores marcadores da equipa já saíram. O objectivo está cumprido. O Pinhalnovense, depois do susto da época passada e de um percurso um pouco estável também assegurou a luta pela subida. Os avançados Diego e Mauro e os treinadores João Sousa e Joaquim Mendes foram os maiores responsáveis pelo êxito alcançado. Em 4º, o maior sortudo da série D, o Real, porque conseguiu o apuramento na "queima" fruto das 3 últimas vitórias e goleadas conseguidas. O guineense Ailton marcou 1/3 dos golos da equipa. Também à queima, o Atlético (treinado por António Pereira, que tem o melhor ataque e que se reforçou bastante a equipa nas últimas semanas) e o Odivelas conseguiram ingresso para lutar pela subida.
A lutar pela manutenção estarão o Mafra, que é a maior desilusão do total das 47 em competição. Esteve na liderança até à 15ª jornada e a partir daí foi sempre a descer até ao 7º lugar. O que é que se passou com a equipa? Foi a Liga Intercalar? A verdade é que algo correu muito, muito mal e agora vai lutar para não descer. Nesse campeonato, irão estar ainda Ol. Moscavide, a braços com inúmeros problemas financeiros; o Oriental que tem a pior defesa e cuja figura é Santiago e desde a chegada de Carlos Manuel recuperou muito na tabela (4 lugares em 3 jogos); o Aljustrelense, Torreense (que vai trocar novamente de treinador) e Beira Mar Monte Gordo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente análise!