terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Mercado de Inverno, reflexo da crise

Encerrou o Mercado de Inverno 2008/09 com poucas movimentações e as poucas que houve foram a custo zero, com excepção de FC Porto, V. Guimarães e Académica.
O FC Porto foi das equipas que mais retoques fez no plantel, principalmente no sector defensivo, saindo 5 jogadores e entrando 2. O plantel encurtou e ganhou mais qualidade. Outras equipas em destaque foram o Rio Ave (só empréstimos), Académica, Trofense e V. Guimarães que melhoraram as suas equipas, com a entrada de novos jogadores
Por outro lado, Belenenses e Sp. Braga arrumaram a casa e o Leixões, com a saída de Wesley, foi a equipa mais penalizada pela época de transferências.
Sporting e Benfica, os outros candidatos ao título, apenas dispensaram jogadores.
Esta apatia de movimentações tem uma justificação: a crise económica.
O futebol é das actividades que saem mais prejudicadas, seja pela redução das receitas de bilheteira, pela diminuição dos patrocínios ou pelos parceiros menos interessados em fazer negócio. O que se passou em Janeiro é reflexo disso mesmo: menos clubes compradores, e por consequência, menos vendedores. A solução passa por reduzir nos gastos e custos salariais, evitando rescisões custosas, contratando menos, apostando em jogadores mais baratos, emprestados e na formação. Até nos treinadores se notam poupanças: se reparamos vemos este ano um nº anormal de adjuntos a serem promovidos a principais na sequência da poupança de custos.

Sem comentários: