sábado, 28 de março de 2015

2 anos de Bruno de Carvalho - o papagaio que endireitou as contas

Bruno de Carvalho chegou a meio do seu mandato e à sua maneira vistosa, fez questão de assinalar essa data com pompa e circunstância: desdobrou-se em entrevistas, treinos abertos e até chamou a imprensa para o lançamento da construção do pavilhão.

Ora, vejamos o que Bruno fez de melhor e de pior:

O MELHOR
- Finanças
O Sporting após muitos anos de investimento sem retorno e gastos superfluos, desceu à terra. Sob a ameaça de um PER, com a mudança de administração e estratégia de bancos amigos e sobretudo com a UEFA a apertar com o cumprimento do fair play financeiro, a admnistração da SAD teve que aprender as regras da boa gestão: cortar nos custos e viver com o que se tem. Bruno de Carvalho foi o executador da reestruturação financeira. A venda de Rojo (envolta na polémica que se sabe) e a ida à Liga dos Campeões foram receitas fundamentais, por um lado. Por outro, a massa salarial e os contratos de serviços inflacionados e desnecessários foram cortes decisivos.

- Liga dos Campeões
O Sporting voltou à Liga dos Campeões, onde fez boa figura e tornou a ser falado na Europa do futebol.

- Reconciliação com os associados
Mais gente no estádio, mais sócios pagantes e aproximação com os sportinguistas.

O PIOR
- Papagaio falante
Bruno de carvalho expõe-se muito e tem muita sede protagonismo. Fala por tudo e por nada, muitas vezes lesando inconscientemente os interesses do clube. Tem uma péssima política de comunicação, baseada no egocentrismo.

- Atritos
 Homem de convicções, criou atritos com toda a gente. Deve defender os interesses do Sporting, mas não se deve isolar.

- Formação
Mexeu numa área vencedora do Sporting. O resultado está à vista: maus resultados, falhanço de objectivos. Apesar disso, lanço Tobias Figueiredo e Carlos Mané na equipa principal.

- Títulos
Nenhum, nem uma taçinha para amostra.

Sem comentários: