sábado, 23 de janeiro de 2016

Football Leaks: o deslumbre do Record e o silêncio da CMVM

Tudo o que o Football Leaks publica, o jornal Record coloca no seu site e/ou na versão impressa. Até aí nada contra, desde que garanta que a informação é verdadeira, o que até agora se confirmou.

Porém, algumas coisas não são novidades. Vêm escritas nos relatórios e contas que são públicos, quer no site dos clubes, quer na CMVM. O exemplo é a carta de conforto que a Gazprom subscreveu aquando da transferência de Hulk para o Zenit. Não foi novidade, nem notícia: vinha escrito nas contas.

"O saldo a receber do Zenit St. Petersbourg tem como garantia uma carta de conforto de uma empresa multinacional com reputação no mundo empresarial." Fonte:RC (pag.63)

Sem o Record deixasse de ser preguiçoso e lesse mais os relatório e contas, talvez conseguisse ter mais notícias interessantes em vez de andar à boleia do Football Leaks, a divulgar coisas já públicas.

Por falar em Football Leaks, a serenidade da CMVM é (mais uma vez) surpreendente. Um site anda a divulgar informação financeira sobre empresas cotadas, alguma das quais não é divulgada pela SAD e é útil para os investidores.

Nota: A desinformação sobre a transferência de Bernardo Silva é chocante. O Football Leaks revelou um factoring de entidade não bancária. Não é a única SAD que o faz porque a Banca fechou a torneira. O Diário de Notícias não é preciso. A transferência do Monaco é que não foi para o Benfica, porque a entidade XXIIICapital Limited adiantou o dinheiro. O que DN devia estar preocupado era em saber qual a taxa de juro cobrada. Por algum motivo o jornal perde leitores.

Sem comentários: