sexta-feira, 7 de março de 2008

Semana europeia

O costume: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota
A vitória foi a FC Porto e não chegou para passar aos 1/4s de final.
Comecemos pelo jogo. Helton foi um dos culpados pela eliminação do FC Porto. Não se fez a um único penalty. Aliás, ainda não defendeu um sequer no FC Porto. Para além dessa "desistência" inaceitável, na 1ª mão sofreu um "frango" e numa saída a um lance, no Dragão, ia pondo o resultado em causa.
Outro culpado, embora menos, Quaresma. Pode ter lances de génio e até ser decisivo. Mas, anteontem, foi super individualista e egoísta, prejudicando muito a equipa. Recordo-me do lance em que estava frente a frente com o guarda redes dos alemães (exibição fantástica) e tinha Farias ao lado, desmarcado e em melhor posição para fazer golo, mas o internacional português cheio de individualismo, ansioso de protagonismo, quis fazer tudo sozinho e falhou! Prejudicou a equipa.
Quaresma está a precisar novamente do correctivo de Adriaanse, que o pôs a "piar fininho", não lhe dando hipóteses. Seria de grande coragem, e competência de Jesualdo Ferreira discipliná-lo, tendo em conta os superiores interesses da equipa.
Mesmo assim, tirando estes 2 jogadores, o FCP jogou bem e a vitória foi justa. Nos penaltis, azar do FCP e pouco esforço de Helton e uma fabulosa competência do guardião do Shalke 04Nuno talvez fizesse melhor ...
De bom da vitória, foi também o contributo para o ranking europeu (que para informação do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, é elaborado tendo em conta a performance das equipas, por país, nas competições europeias)
Já o Sporting, empatou em Bolton. Marcou fora e podemos considerar o resultado positivo. Rui Patrício tornou, mais uma vez, a comprometer. Tal como Helton, está a desiludir. Vuckcevic vai-se afirmando como o melhor jogador do Sporting esta época. Marcou um golo importantíssimo e jogou bem.
Por fim, o Benfica. Perdeu com um golo de Mantorras. A vida está complicada, mas nada está perdido. O angolano pode ser manco, pode não ser grande jogador, mas é eficaz. No pouco tempo que está em campo, marca. É essa uma das suas grandes características. Cardozo foi expulso. O avançado que custou 9 milhões saiu aos 9', pondo em cheque a estratégia montada por Camacho.
Em suma, o Sporting está bem colocado para seguir em frente, o Benfica, numa situação bem pior, é capaz de dar a volta ao resultado.
POSITIVO DA SEMANA
Vuckcevic e Mantorras
NEGATIVO DA SEMANA
Helton, Quaresma e Cardozo

Sem comentários: