sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Sorteio da Taça UEFA

Foram hoje sorteados os adversários das 5 equipas portuguesas na Taça UEFA.

BENFICA -Nápoles

MARÍTIMO- Valência

V. GUIMARÃES- Portsmouth

V. SETÚBAL- Heereveen

SP. BRAGA- Artmedia

Um sorteio bastante penalizador, qual dos adversários o pior?

Começo pelo Benfica. O Nápoles é um adversário ao alcance do Benfica. Com rigor, estudo e atitude penso que o Benfica vai conseguir ultrapassar este histórico italiano. Trata-se de uma equipa difícil que ficou em 8º lugar do campeonato italiano.

Ao Marítimo calhou a "fava": o Valência. Uma equipa que está em "ano zero" depois do 10º lugar da época passada. Tem bons argumentos e das 2 uma: ou o Marítimo melhora muito ou vai ser eliminado, porque esta pré época está a correr muito mal (reforços dispensados, pouco entrosamento e consistência de jogo, etc).

O V. Guimarães também não teve sorte. Calhou-lhe o Portsmouth, vencedor da Taça de Inglaterra, mas que está a ter muitas dificuldades no arranque desta época (está em último). O que disse ao Benfica aplica-se aqui. Com um pouco de sorte passa à fase de Grupos.

O adversário do V. Setúbal é dos 5 o relativamente mais fácil, mas ainda há 2 anos foi o eliminou. Esta época a história é outra. Penso também que com sorte e trabalho de casa bem feito, o Vitória pode ser feliz.

O Sp. Braga também sai penalizado pelo sorteio: o campeão eslovaco Artmedia que deu que fazer ao Porto de Adriaanse em 2006. O Braga já mostrou bons argumentos esta época e se tiver a estrelinha, pode ser que passe à fase seguinte.

Em suma, um sorteio complicado para as equipas portuguesas. Todas com probabilidades de passar à fase de grupos. Umas com mais, outras com menos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sp. Braga imparável

Zrinjski 0-2 SP. BRAGA
Foi este o adjectivo que encontrei para descrever o actual momento do Sp. Braga.
Esta tarde tornou a ganhar, a marcar e não sofrer. Já vão 6 jogos consecutivos.
Não jogou grande coisa frente aos bósnios do NK Zrinski, mas o suficiente para ganhar e passar a eliminatória. Acima de tudo, a equipa portuguesa foi bastante eficaz e contou com a pouca criatividade e o desacerto na finalização dos bósnios, pois na verdade quase não criou uma situação de perigo.
César Peixoto e Matheus marcaram os golos.
Está muito bem lançada a equipa minhota e com um arranque de época fabuloso.
Amanhã vai a sorteio juntamente com Benfica, V. Guimarães, V. Setúbal e Marítimo.
Entretanto realizou-se o sorteio da Fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Ao Sporting calhou Barcelona, Basileia e Shaktar. Não é um grupo fácil. O Barcelona é o favorito, apesar de estar numa época de transição. O Basileia não é grande coisa, entrou da maneira que todos nós sabemos e no ano passado saiu eliminado da UEFA pelo Sporting. O Shakatar também implica cuidado. O ano passado não facilitou a vida ao Benfica.
Quanto ao FC Porto, também não tem motivos para rir. Arsenal, Fernebahçe e Dinamo Kiev. O Arsenal é muito forte. Os turcos apostaram forte esta época, enquanto o Din. Kiev não é dos adversários mais complicados (perdeu na edição passada com o Sporting).
Considero que não foi um sorteio muito favorável nem para um nem para outro, mas. Mas vencedores e prognósticos "só depois do jogo".

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

V. Guimarães eliminado da LC


O V. Guimarães foi eliminado esta noite da Liga dos Campeões, esta noite, ao perder por 2-1 frente ao Basileia.

A arbitragem pode não ter sido a melhor e com influência no resultado. Porém, vou-me concentrar naquilo que interessa. Isto é vou olhar para dentro, para os problemas da equipa.

O V. Guimarães só marcou 1 golo na eliminatória e foi de grande penalidade. Portanto o ataque vitoriano não está a funcionar. Alan e Ghilas deixaram saudades. Se o ataque não está famoso, muito menos a defesa. 2 golos sofridos em 90 min. e nenhum de penalidade nem bola parada. Moreno e Gregory não estão a funcionar. Sereno está a fazer muita falta.

Penso que foi melhor assim. Não estou a ver o Vitória na Fase de Grupos da Liga dos Campeões a fazer bons resultados com "tubarões" do futebol europeu. Vai à UEFA onde tem a possibilidade de fazer uma campanha muito melhor.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

LS - 1ª Jornada

Eis a análise da 1ª Jornada da LS (Liga Sagres)

POSITIVO DA JORNADA

  • Hulk. Já começa a assustar (e a lesionar) com as suas bombas. Mandou Mariano para o banco e marcou um golaço. Excelente estreia para quem só esteve 22 minutos em campo.
  • Defesa do Sp. Braga. Impecável. Já soma 5 jogos sem um único golo sofrido, para além de ter marcado em todos. O onze inicial tem sofrido alterações, mas a regularidade da equipa não. Muito bom o começo de época do Braga.
  • Lito Vidigal. Dos 4 treinadores estreantes foi o único que ganhou e logo contra um dos opositores directos na luta pela permanência.
  • Semedo. Rápido e mexido, criou muitos problemas a Luisão. Marcou um golo ao Benfica porque estava no sitio certo à hora certa. Realizou uma exibição que agradou bastante. A época passada estava na 2ª Divisão, no Odivelas, o que pode pedir mais na estreia na Liga?

NEGATIVO DA JORNADA

  • Defesa do Trofense. Desastrada. Muitas falhas em Alvalade e falta de atenção. Areias de 31 anos, que tem tido dispensas em cima de dispensas - FC Porto, Boavista, St. Liège, Celta Vigo, Belenenses - justificou sábado o porquê. Foi o pior jogador em campo. Valdomiro e Milton do Ó também estiveram mal. Em 2 jogos, o Trofense já sofreu 5.
  • Leixões. O que disse a semana passada transita para esta. (TL) Exibições fracas e muitos erros defensivos (7 (!!!) golos sofridos em apenas 2 jogos). O problema desta vez foram as bolas paradas. Laranjeiro foi um bom reforço, mas só ele não deve chegar. Já agora, pergunto-me: não haveria lugar nesta equipa para Nuno Silva que está a dar cartas no Freamunde, que terminou contrato esta época, após empréstimo ao Espinho? Quanto a Wesley é abono da equipa.
  • Académica. Não sou só eu, é o próprio treinador da equipa a dizê-lo. Uma exibição miserável e sem opções no banco. Sem ovos não se podem fazer omeletas e Domingos também já constatou isso.

COMENTÁRIO

  1. O Sporting arrancou bem para a Liga, depois da vitória moralizadora no Algarve. O adversário não ameaçou e a penalidade foi, reconhecidamente pelo próprio árbitro, mal marcada. Djaló é a figura de inicio de época. Tornou a marcar e esta época pode ser a de afirmação.
  2. O FC Porto não encantou, mas jogou q.b. para uma vitória tranquila, não fosse também o mau jogo do Belenenses. Lucho tornou a comandar as tropas, Raul não teve problemas a trinco. Mariano marcou o 1º na época e está bastante moralizado e a mostrar serviço. Contudo a pontaria está desafinada
  3. O Benfica depois de muito entusiasmo volta mais uma vez a falhar na 1ª jornada. Empatou em Vila do Conde e a exibição esteve longe da ideal. É verdade que Martins se lesionou e Fellipe Bastos não deu conta do recado, mas isso não justifica a partida mal conseguida. Já perdeu os 1ºs pontos e com uma defesa que não dá garantias. Já chamei a atenção disso. A direita continua mal servida e o entendimento de Luisão e Katsouranis não é o melhor. Se tivermos em conta que os maus arranques do Benfica não costumam ser bons prenúncios ...

LH - 1ª Jornada

É a jornada inaugural do campeonato. Contudo, o facto de ser o 3/4º jogo oficial da época já permite fazer uma avaliação.

POSITIVO DA JORNADA
  • Boavista. Excelente resultado. Primeiro porque venceu e somou os 3 pontos. Segundo porque foi o 1º jogo que realizou ao contrário das restantes equipas. Terceiro porque foi o 1º jogo de Rui Bento. Quarto porque a pré época foi improdutiva, com o plantel a ser construído às pinguinhas e com muitas indefinições. Quinto porque foi em casa perante os adeptos. Sexto porque o adversário é fortíssimo e candidato à subida.
  • Djalmir. Entrada de leão. Hack Trick logo a abrir e a ser decisivo numa vitória à "rasquinha" sobre o Estoril.

NEGATIVO DA JORNADA

  • Sp. Covilhã. Má estreia. Depois do resultado satisfatório em Belém, a equipa perdeu por 2-0, com a defesa a meter água por todos os lados. João Real fez falta, mas só interessam os que lá estão e o mercado ainda não fechou.
  • Estoril. Mais do mesmo. Eficaz na frente, um desastre atrás. Em 4 jogos, 6 golos marcados e 7 sofridos. Uma defesa por remendar.

domingo, 24 de agosto de 2008

David Blanco vence a Volta a Portugal


O espanhol David Blanco (Palmeiras-Tavira) venceu hoje a 70ª edição da Volta a Portugal em bicicleta.

Terminou em segundo lugar a última etapa, num contra-relógio de 31,2 quilómetros entre Penafiel e Felgueiras, depois de ter sido ontem a camisola amarela na Senhora da Graça.

O seu compatriota Hector Guerra (Liberty Seguros), segundo da geral com o tempo de 43.03 minutos, menos 28 segundos do que Blanco.

Ruben Plaza (Benfica), outro espanhol, foi terceiro na etapa e na geral, a 3m58.
O melhor português foi Rui Sousa (Liberty), a 6m39 da liderança.

Esta é a segunda vitória de Blanco na Volta a Portugal, após 2006, que torna o espanhol o primeiro estrangeiro a vencer a Volta por duas vezes.

Foto: www.rtp.pt

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Liga Sagres 2008/09



Começa este fim de semana a Liga Sagres.

Os candidatos ao título são os 3 eternos: FC Porto, Sporting e Benfica.

Do Sporting e FC Porto já falei na antevisão da Supertaça. Quanto ao Benfica, arrumou a casa. Uma nova liderança, uma nova equipa técnica, novos jogadores, novos métodos ... enfim uma nova organização, que um dos seus maiores problemas estruturais. Este é (mais) um ano zero para os lisboetas. As exibições de pré época entusiasmaram e espera-se uma boa campanha.

Na luta pela Europa, V. Guimarães e Sp. Braga estão muito bem colocados, seguidos pelo V. Setúbal. Quanto aos outros, o costume: lutar pela permanência.

O que os adeptos esperam para esta nova época é golos, espectáculo e poucas polémicas.



Este fim de semana também fica marcado pelo arranque da Liga Vitalis.

Esta edição conta com um reforço de nome: o Boavista. Muito frágil, deverá sentir muitas dificuldades. Quanto à lua pela subida, Vizela, Gil Vicente e U. Leiria são os melhores colocados.



Domingo também começa a 2ª Divisão. Numa análise muito sintética, a série B promete. Candidatos não faltam (Sp. Espinho, Penafiel, U. Madeira, Amarante, Sanjoanense). A série A perdeu um pouco de interesse, dadas as recolações de equipas nas séries e a presença de 4 (em 12) equipas insulares. No série C, o Fátima é o grande favorito. Na D, sem Louletano e com algumas equipas com dificuldade financeiras, poder-se-á ter perdido competitividade. Mesmo assim, promete!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nelson Évora, ouro em Pequim

OURO

Portugal 5-0 Ilhas Faroé


Portugal goleou as Ilhas Féroe.

Outro resultado não seria de esperar face à qualidade do adversário.

Foi uma boa estreia para Carlos Queiroz, muito calmo e tranquilo no banco de suplentes. Fez algumas mudanças no 11 inicial face ao do Euro, e algumas exibições encheram o olho.

Na baliza, outra coisa não seria de esperar, Ricardo não foi convocado e Quim assume final e tardemente o lugar, depois da regularidade que tem evidenciado no Benfica. Ontem à noite não teve trabalho nenhum. Na defesa, espero que a lesão de Bosingwa não seja grave e Antunes, titular, esteve bem. Este não foi o melhor jogo para o sector defensivo mostrar serviço.

Do meio campo para a frente a história é outra. Deco foi o melhor na 1ª parte e Nani o da 2ª. Deco distribuiu jogo com excelentes passes, livres e aberturas. Nani, a figura da partida, brilhou, com dribles, duas assistências e ainda um golo. Outra exibição muito positiva foi a de Carlos Martins, coroada com um golo. Simão também esteve bem e Duda estreou-se a marcar pela selecção, agarrando assim a oportunidade.

De negativo fica Hugo Almeida, como pode um ponta de lança falhar tanto golo? Será falta de motivação? Desperdiçou muitas oportunidades. Um péssimo arranque para Almeida.

Enfim, Portugal ganhou justamente perante uma selecção fraca, que deve ter sido escolhida já com essa intenção. Mesmo assim, a exibição e o resultado entusiasmaram.

Oxalá que seja assim contra a Malta e Dinamarca.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Fiasco Olimpico II


Demitiu-se o presidente do Comité Olímpico português Vicente Moura.

Chocado como todos os portugueses com a falta de empenho e brio, como o próprio apelidou de alguns atletas, que não mereciam lá estar.

Mostraram não merecer a honra de representar um país, ao virem com afirmações estúpidas e ridículas desrespeitando todos aqueles que os apoia(ra)m.

Um prefere estar na cama, outra nem compete por achar que não tem estofo para as africanas, outra reconhece que afinal não tem capacidade para disputar os Jogos. Isto, já para não falar dos famosos jantares e das desculpas dos árbitros.

Lamento pela Vanessa Fernandes e por todos aqueles que deram o máximo e tiveram atitude nos Jogos.

Apreciei o abandono de competição de Oblikwelu. Foi sincero e pediu desculpa. Foi digno.

Quanto a Vicente Moura, esta decisão demonstrou uma grande dignidade, mas a culpa não é dele.

Saímos sem medalhas, envergonhados e muito mal representados desta Olimpíadas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vanessa Fernandes, prata em Pequim


PRATA
.
.
É impossível ficar indiferente ao disparate que Marco Fortes disse:
"De manhã só é bom é na caminha".
Pergunto-me, será que este tipo estava bem da cabeça? Concerteza que não. Senão não dizia esta afronta, não só aos outros participantes, bem como a todos os portugueses. Ele tem de ter noção que está a representar 10.000.000 de pessoas, um país. Se era para isto, mais valia ter ficado em casa e dar lugar a outros. Lamentável.

domingo, 17 de agosto de 2008

TL - 2ª Eliminatória - 1ª Jornada


  • P. Ferreira 2-1 E. Amadora

O P. Ferreira apresenta-se com uma nova equipa técnica. Após muitos anos de Mota, chega um estreante Paulo Sérgio. Bastante elogiado pelos seus métodos de trabalho na LH, chega à Liga com um plantel razoável. Mangualde, Luiz Carlos, Wesley e Peçanha foram as principais saídas. Conceição, Filipe e Ricardo e o regresso de Romeu (que brilhou no Portossantense)as principais entradas. Com dedicação, esforço, empenho e trabalho, a equipa não terá dificuldades em assegurar a permanência. No E. Amadora, o plantel parece-me demasiado jovem e inexperiente, estendendo-se até ao treinador. A equipa nesta fase inicial da época poderá demorar algum tempo até definir os titulares e sistema de jogo. Contudo, aguardo por muitas revelações de jogadores, dado que têm qualidade e talento. Neste jogo, William bisou, confirmando os dotes de goleador da época passada.

  • Nacional 2-0 Trofense

O sucesso do Nacional depende da forma como a equipa for trabalhada. Houve muitas contratações, e grande parte delas de jogadores com valor. Contudo, haverá o tempo de adaptação e resta saber quanto tempo demorará a máquina a ser afinada. Este vitória será concerteza moralizadora. Alonso e Miguel Fidalgo (homem da casa que regressa após empréstimo ao U. Madeira) marcaram os golos. Do lado do Trofense, a maior parte dos jogadores já jogou na Liga, portanto não devem estranhar o ambiente. Estão quase todos bem cotados e espero uma época tranquila.

  • Naval 3-2 Estoril

A Naval parte para esta época com muitos estrangeiros. Dos convocados para este jogo só 6 são portugueses. Não percebo o porquê desta quase "alergia" ao mercado nacional e à formação do clube. Dos reforços, alguns se há-de aproveitar (o ano passado só Diego Ângelo e Marcelinho). Dúvidas deixa-me a defesa lateral, devido à preponderância de M. Sérgio e China que saíram.. Marinho, Marcelinho e Baradji marcaram os golos. Quanto ao primeiro, vai iniciar pela 1ª vez a época na Liga e depois das boas indicações no Fátima, espero que seja a sua época de explosão. Quanto a Baradji, surpreendeu na estreia. Não espero muito desta Naval. O Estoril tem uma das melhores equipas da LH. O ano passado revelou agradáveis surpresas, prometendo o mesmo para esta época e Manuel Tulipa vai ganhando pontos. É candidato à subida e possui o melhor marcador da prova: Leandro.

  • Belenenses 0-0 Sp. Covilhã

O Belenenses investiu (exageradamente) esta época no mercado brasileiro. Os jogadores desconhecidos do público português foram escolhidos pelo treinador. Não sei até que ponto é confiar de mais em Casimiro Mior. Acho que deve haver um equilíbrio nas escolhas (entre clube e treinador). Se este sai e as coisas não correm bem, como é que é? Acho um pouco imprudente. Saíram muitos jogadores e a equipa ainda está em construção. O Sp. Covilhã foi protagonista da 1ª chicotada psicológica. Depois da prestação medíocre no Vit. Setúbal, Hélio Sousa tem um bom desafio, com alguma margem e sem tanta pressão. Para a estreia, no Restelo, o empate é um bom resultado, depois do bónus dado pelo Boavista.

  • Sp. Braga 4-0 Leixões

Um resultado e duas equipas com muito que se lhe diga. Começo pelo Sp. Braga, depois das 2 últimas épocas para esquecer, em todos os aspectos, surge em 2008/9 completamente renovado e modificado para melhor. Desde a gestão para o futebol, passando pela equipa técnica e plantel. Manteve os melhores jogadores (também é verdade que não houve compradores) e esta época está dar um "show". Em 4 jogos, 4 vitórias, 10 golos marcados e 0 sofridos. Fantástico. Na baliza, Eduardo já vem tarde e a sua competência acaba de ser premiada com a convocatória para a selecção. O quarteto defensivo é super eficaz, o meio campo muito seguro e consistente e na frente, Linz já marcou 4 golos e Matheus 2. Jorge Jesus tem tudo a correr nos "conformes" e tem uma grande oportunidade para subir degraus na carreira. Aposto neste Sp. Braga para uma grande época. Quanto ao Leixões, a época anterior foi o que foi e senão toma cuidado, esta época será ainda pior. Então neste jogo, o treinador José Mota deixa Beto no banco. Berger, o titular, fez uma péssima figura, sofrendo 4. Beto foi uma das revelações a época passada. Mota pagou demasiado caro esta opção descabida. Para além disso, porque é que Wesley só entrou ao 61', se aos 32' a equipa já perdia por 2-0. O plantel é pior que o da época anterior. O argumento da contenção não pega. Há por aí muitos jogadores baratos e talentosos à procura de uma oportunidade. Aliás, acho que o departamento de formação leixonense deve estar a sentir uma enorme frustração: como é que é possível não haver lugar na equipa para um único júnior? Estou a falar de um conjunto de 20 e tal jogadores que foram ao playoff, e que foram 4ºs do campeonato nacional a 33 (Cacheira foi dispensado). Os jovens juniores são jogadores baratos. No que diz respeito ao treinador, estou curioso para ver como Mota se safa fora da Mata Real. Até agora está a ser mau, mas ainda dou o beneficio da dúvida, que é cada vez menor A juntar a tudo isto, as más exibições de pré época, esta goleada de assustar qualquer um que praticamente elimina o Leixões da prova.

  • Académica 1-1 Freamunde

Não me surpreende nem um pouco este empate. A Académica era teoricamente favorito, por ser da Liga e por jogar em casa. Porém olhando para o plantel constata-se que é dos mais fracotes. Muitos estrangeiros, de qualidade "vamos ver" e sem Hélder Barbosa. Uma defesa sem garantias, um guarda redes pelo qual o auge da carreira já passou há muito, um meio campo sem referências, mas a frente bem servida por Lito e Sougou (que marcou neste jogo). Domingos tem uma tarefa difícil. Sem ovos não se podem fazer omeletas, lá diz o ditado. Do lado do Freamunde, a defesa permeável neste inicio de época foi (bem) reforçada por Mangualde. Contudo repito que o ataque, a sua melhor arma o ano passado, sofreu duras baixas. O empate não fecha portas nem a um nem a outro.


Sistematizando,

POSITIVO DA JORNADA: William e Sp. Braga

NEGATIVO DA JORNADA: Berger (Leixões)

Michael Phelps, a figura olimpica


O nadador norte-americano Michael Phelps de 23 anos é a grande figura das olimpiadas de 2008.

Alcançou o objectivo de conquistar oito medalhas de ouro e se tornar-se o maior nadador de sempre, ao superar a já incrível marca do também americano Mark Spitz, que garantiu sete medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972.
Phelps já tinha ganho os 400 estilos (4.03,84 minutos), os 4x100 livres (3.08,24) com a ajuda de Jason Lesak , os 200 livres (1.42,96), os 200 mariposa (1.52,03), os 4x200 livres (6.58,56) e os 200 estilos (1.54,23), com recordes mundiais, e os 100 mariposa (50,58), com recorde olímpico.

Conseguiu o oitavo título olímpico na final da estafeta dos 4x100 metros estilos, com um tempo de 3m29,34s, um novo recorde mundial.

Foto: BBC

ST: Sporting bate FC Porto


O SPORTING venceu justamente o FC Porto ontem à noite por 2-0.



A 1ª parte foi equilibrada com o domínio repartido. No final da 1ª parte, Yannick no lugar certo marcou o 1º golo. A 2ª parte também começou equilibrada, até ao 2º golo do Sporting e de Yannick. Lucho falhou um penalti e a partir daí os portistas atiram a toalha ao chão.

No Sporting, gostei da defesa. Caneira ocupou o lugar mais fraco do SCP, a defesa esquerda. Rui Patrício transmitiu segurança e ainda defendeu a penalidade. No meio campo, Izamilov esteve muito bem, para além de ter estado nos 2 golos e na frente, Yannick resolveu a eliminatória, com 2 golos e, diga-se, com um excelente sentido de oportunidade.

Uma exibição boa coroada de êxito.

O FC Porto começa muito mal a temporada.
Mais forte ou não, levou um "banho" do Sporting. O FCP pecou essencialmente na defesa. Não se aproveitou ninguém. Helton tornou a vacilar e desentender-se com os defesas. Sapu teve culpa nos 2 golos sofridos. P. Emanuel já esteve melhor. B. Alves esteve desconcentrado e gosta dos "excessos", e quando assim é, as coisas não correm bem (não gostei particularmente da forma como atacou algumas bolas, partindo com toda a força para cima dos adversários). Benítez teve algumas falhas e ainda viu um amarelo por protestos. No meio campo, Guarín esteve apagado e Lucho tentou mas não conseguiu, primeiro à trave e depois o penalty defendido. Rodriguez começou o jogo muito bem, mas foi perdendo protagonismo.

Falhas no meio campo e na defesa (onde esteve Fucile?) ditaram a derrota do FCP.

No duelo de treinadores, começa já a ser impossível não reparar.

Jesualdo Ferreira não consegue ganhar uma final, apenas as provas de regularidade (campeonato). É essa a sua grande falha e foi por isso que não ficou em SCB. Recorde-se que saiu de Braga, por falta de ambição. Já Paulo Bento, quantas vezes defronta Jesualdo, quantas finais ganha.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Antevisão da Supertaça

Amanhã realiza-se a SUPERTAÇA Cândido de Oliveira, opondo FC Porto (campeão) e o Sporting (vencedor da TP).
O FC Porto vem de uma época de supremacia absoluta no campeonato. O onze titular do ano passado sofreu poucas, mas relevantes baixas, nomeadamente Bosingwa e Paulo Assunção. Sapunaru é o melhor candidato a lateral direito e Fucile deve manter a esquerda. No meio campo, Raul Meireles deve substituir o brasileiro.
O melhor reforço do FC Porto foi indubitavelmente Rodriguez. Motivadissimo, talentoso e imprevisibilidade tem feito excelentes exibições. Lisandro mantém o estatuto de candidato a goleador e de Lucho espera-se um pouco mais do que no ano passado. A grande questão do FCP prende-se com Ricardo Quaresma. Não sou grande apreciador enquanto jogador e acho que por uma questão de respeito para com o grupo e pela estabilidade do jogador, Jesualdo fez bem em não o convocar. Vejamos, se o criativo errasse algum passe, falhasse algum golo ou tivesse uma exibição apagada, iria toda a gente cair em cima dele, acusando-o de não estar com a cabeça no FCP, de estar desmotivado, desconcentrado,etc.
No Sporting, também se vive a novela Moutinho. Afinal, fica no clube. Desabafou em público e desde logo chegou aos jornais os seus problemas financeiros. Fica no Sporting, até ver. Tirando isso, o defeso do Sporting foi muito calmo. Arrumou-se algumas peças que estavam a mais e os reforços foram cirúrgicos. A equipa manteve a base e ganhou qualidade e mais soluções. Miguel Veloso parece ter perdido espaço e Rochemback impressionado. Para além do meio campo, a defesa direito também gera dúvidas (Caneira ou Abel)
Quanto aos treinadores, o FCP de Jesualdo a época passada nunca venceu fora de casa o Sporting. Perdeu em Alvalade, Leiria e Jamor. Esta época é no Algarve.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Semana Europeia

A semana europeia conta com 2 jogos: o do V. Guimarães e o do Sp. Braga


V. GUIMARÃES 0-0 Basileia


O V. Guimarães estreou-se na prova milionária com um empate a zero.

Não é mau (não sofreu golos), mas também não é bom (não marcou e o jogo foi em casa).

A exibição do Vitória foi fraquinha.
Os jogadores vitorianos entraram nervosos e produziram pouco, penalizados, também, pela experiência do adversário. Neste jogo, houve faltas incontornáveis, a começar pela dupla de centrais inédita (Gregory e Moreno). A de sucesso da época anterior (Geromel e Sereno) desfez-se por força do mercado, já que Geromel saiu para o Colónia. Como se isso não bastasse, Sereno lesionou-se. Mas não foi por aí, que o V. Guimarães não ficou bem. Ainda não se encontraram os substitutos de Alan e Ghilas. Nuno Assis, lesionado, fez falta. Esta será concerteza uma peça fulcral no onze minhoto. Marquinho, Carlitos e João Alves estiveram mal, sendo que o terceiro, pela sua experiência, devia ter feito mais.

O resultado final foi um empate a zero. Tudo está por decidir na Suíça. Se fosse em casa, as hipóteses do Vitória seriam maiores. Se não resolveu em casa, também não deverá resolver na Suiça. Há 2 semanas de trabalho pela frente e há muita coisa para afinar.
SP. BRAGA 1-0 Zrinjski
O Sp. Braga conseguiu um resultado melhor. Levou de vencida os bósnios na sequência de um golo irregular de Linz. Como disse Jorge Jesus, o que interessa é que o árbitro validou e a equipa portuguesa leva vantagem para o Leste. Deste jogo ficam as inúmeras oportunidades desperdiçadas. Linz tornou a ser o decisor nos jogos europeus e, tal como nas anteriores, começa a época muito bem. João Pereira também agradou. O Sp. Braga está a ficar afinadinho.
Este é um resultado positivo mas ilusório, ora não fosse a margem mínima de vitória.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fiasco olimpico I


A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim está a ser (mais uma vez) um fiasco, pelo menos até agora.

Está a corresponder às minhas expectativas.

Na verdade só esperava mais de Telma Monteiro. Achei que lhe faltou humildade aquando do discurso de derrotada, em culpar a arbitragem da sua eliminação. No entanto, o 7º lugar é honroso, mas para a história contam as medalhas.

De resto, Tiago Venâncio, o nadador-modelo das passereles, não conseguiu melhor do que ser o último, João Pina não chegou ao pódio (7º), já para não falar nos outros.

Mais uma vez, os atletas portugueses deram o seu melhor, mas isso não chegou. Têm muita letra, mas na hora da verdade não ganham medalhas (no fundo é isso que interessa).

Só tenho ilusões com Vanessa Fernandes, Nelson Évora e Obikwelu. Mais ninguém.

sábado, 9 de agosto de 2008

Taça da Liga - 2ª mão da 1ª Eliminatória

Clubes Apurados: Gil Vicente, Vizela, U. Leiria, Sp. Covilhã, Freamunde, Gondomar e Olhanense

Clubes eliminados: Portimonense, Feirense, Varzim, Boavista, D. Aves, Beira Mar e Santa Clara


Já previa estes resultados.
O Gil Vicente e o Vizela têm equipas fortíssimas, em contraponto com os algarvios e fogaceiros. Quanto aos primeiros realço desde logo a indisciplina: em 2 jogos, 2 cartões vermelhos e a defesa: 4 golos sofridos em apenas 2 jogos é mau. Quanto aos segundos ainda estão em adaptação fruto da incursão no mercado brasileiro. Muito trabalho para Pontes e Chaló. Quanto a U. Leiria e Varzim, duas equipas ao mesmo nível e equilibradas a avaliar pelo resultado escasso. Venceu a equipa mais eficaz. Na Vila das Aves, o D. Aves tentou e até venceu. Rui Miguel tornou a marcar mas foi infeliz nos penaltis. Quanto ao Freamunde, já apanhou 3 golos e teve sorte. Tó Figueira foi figura importante. Em Aveiro, o Beira Mar deu a volta por cima, com uma exibição mais consistente e segura, mas Artur, que na jornada passada marcou, falhou a penalidade decisiva e deu o passaporte para a próxima fase ao Gondomar. Em Olhão, Djalmir resolveu e deu a eliminatória ao Olhanense, eliminando ao Santa Clara. Quanto ao Sp. Covilhã, foi um sortudo, beneficiando da falta de comparência do Boavista.

Ficam:

POSITIVO DA ELIMINATÓRIA: Gil Vicente

NEGATIVO DA ELIMINATÓRIA: Portimonense

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pequim 2008


Começam sábado os Jogos Olimpicos 2008.
Este ano realizam-se no continente asiático, mais precisamente na China.
O Mundo, de uma forma geral, através deste evento está a conhecer a realidade do país: a repressão política, a censura, em particular na Internet, as restrições à natalidade, a potência económica mundial, a preocupante e assustadora poluição, etc.
Mas vamos ao que interessa: os participantes lusos.
As esperanças portuguesas em trazer medalhas não são muitas. Nas últimas edições não trouxemos uma única medalha de ouro. Temos de recuar até 1996 (Fernanda Ribeiro). Dos fracos não reza a história.
Para este ano, há vários nomes a apontar: Vanessa Fernandes, Naide Gomes, Nelson Évora, Francis Obikwelu e Telma Monteiro. Estes são os favoritos.
Aliás para Vanessa Fernandes, será quase um dever ganhar pelo menos uma medalha. Na verdade estamos a falar de uma das, senão da melhor atleta do mundo de triatlo.
Quanto aos outros, mais desconhecidos, o que conseguirem será acréscimo. Para alguns ir a Pequim já é uma vitória. A avaliar pelas últimas prestações, as expectativas são baixas. Contudo, há que ter esperança.
Espero que no fim todos saiam a sorrir e que tragam medalhas.
A todos, BOA SORTE !!!

domingo, 3 de agosto de 2008

Portugal vence o Mundialito


Portugal venceu o XIII Mundialito de Futebol de Praia, ao derrotar o Brasil por 5-4.
Portugal esteve a perder por 2-0, mas conseguiu empatar no segundo tempo, com dois golos de Madjer. No iniciou o último tempo, Portugal deu a volta com um golo de Bilro, mas de seguida o Brasil empatou.

A selecção chegou aos 4-3, através de um livre cobrado por Madjer. Portugal esteve, porém, pouco tempo em vantagem, já que o Brasil igualou a 40 segundos do final do jogo.
Mesmo com muito poucos segundos para jogar Portugal não desistiu e Madjer voltou a fazer história, e justificou o troféu de Melhor Jogador e Melhor Marcador deste Mundialito, com oito golos, e marcou o 5-4, que seria o resultado final.

Portugal somou o segundo título de campeão da história do Mundialito, depois de 2003 na Figueira da Foz.
Foto: Agência Lusa

sábado, 2 de agosto de 2008

Taça da Liga - 1ª mão da 1ª Eliminatória

A 1ª eliminatória e a 2ª edição da prova fica marcada prematuramente pela não participação do Boavista. Desta forma, já há um sortudo, o Sp. Covilhã, que já está na Fase de Grupos.
Para os serranos foi uma falta bastante oportuna dado o atraso da sua pré época, pois já trocou de treinador e viveu um entra e sai de reforços. Porém muitos jogadores permanecem da época passada, já rotinados.
Esta tarde, o Gil Vicente derrotou fora o Portimonense. O Gil Vicente é um dos favoritos à subida. Saíram jogadores influentes no 11 gilista e os que entraram têm de mostrar o que valem. O treinador mudou. O Prof. Neca é experiente e já subiu o D. Aves. Com a vitória em Portimão por 2-0, melhor estreia não se pedia. Quanto ao Portimonense, deveremos ter mais do mesmo: a lutar pela permanência. Saíram vários jovens talentosos para a Liga (Tarantini, M. Ângelo, Felgueiras) e entraram outros tantos. Porém acho exagerado o nº de jogadores emprestados. Não sei até que ponto se justifica ter 7, e não ter um único jovem da formação candidato a titular.
A Oliveirense entrou com o pé esquerdo na época (1-0 com o Estoril). O tempo de preparação foi muito reduzido, não obstante ter mantido grande parte da estrutura, mas Oliveira, Nuno Santos e Diogo vão fazer muita falta. O plantel é demasiado curto e depois do excelente trabalho de Pedro Miguel na 2ª Divisão, as dificuldades para conseguir a permanência vão ser muitas. O Estoril tem uma das melhores equipas e é outro forte candidato. O plantel sofreu uns retoques e ganhou qualidade. As minhas expectativas são elevadas.
Na Póvoa, tudo ficou adiado para a próxima semana. O Varzim conta com um plantel renovado, mas sem perder figuras. Matos ganhou a corrida na baliza e André André regressa após empréstimo. Espera-se que não volte a ser protagonista por ter 4 meses de salário em atraso. Já a U. Leiria fez uma mudança radical, de tal modo que até promoveu 4 juniores. Uma raridade para aqueles lados. Os desafios são o da subida e o de trazer mais público ao estádio. Quanto a Paulo Alves fez um trabalho bom em Barcelos, vamos ver como se safa em Leiria.
Na Feira, o Feirense foi derrotado em casa. A equipa de Chaló conta com um batalhão de brasileiros e não renovou vários jogadores formados no clube. Não apreciei. Para cúmulo promoveu apenas um único júnior, o que apreciei ainda menos. É uma pena este menosprezo pela formação, que até tem conseguido bons resultados e desfruta de condições excelentes. Já o Vizela, como aqui já disse, tem a melhor equipa. Um plantel curto mas muito talentoso. É candidato à subida. Pires, melhor marcador da 2ª Divisão já começou a facturar.
Em Freamunde, o bilhete para a fase de grupos já está quase conseguido. Uma vitória bastante esclarecedora. As saídas foram poucas mas muito significativas (Diogo e Bertinho), mas Cascavel promete fazê-los esquecer. Cuco foi protagonista do jogo de ontem, numa grande exibição e 2 golos. Para esta época, Jorge Regadas tem uma tarefa especial: limpar a sua imagem de desordeiro. Note-se que neste jogo o treinador esteve suspenso a cumprir uma sanção da época passada. Por sua vez o D. Aves, manteve muitos jogadores da época passada (no 11 inicial apenas 2 reforços) mas não foi feliz. Promoveu muitos juniores (fruto da participação na Liga Intercalar) e penso que não terá dificuldades de maior para assegurar a permanência.
Nos Açores, tudo a zero. O Santa Clara apenas manteve 5 e dispensou jogadores com muitos épocas de casa. Dou o beneficio da dúvida. No Olhanense, muitos jovens emprestados e prata da casa. Jorge Costa vai ao rés do chão depois de ter começado a carreira pelo telhado, onde saiu mal. Tem uma nova oportunidade e sem grandes pressões.
Para terminar o Gondomar também vai muito embalado. Foi eficaz e venceu. Para mim, é das equipas mais fracas, talvez devido ao planeamento tardio. Não arrisco na defesa (os 4 foram dispensados por outros clubes), já no meio campo e no frente, "vamos ver". Na baliza Nuno Santos ganhou a António. Do outro lado o Beira Mar. Esteve para não participar nas competições, mas Mano Nunes salvou o clube. A estratégia foi recuperar as figuras do passado e apostar na formação. Não começou nada bem, numa competição que lhe interessava. António Sousa tem muito trabalho pela frente.
Ainda é cedo, mas ficam as 1ªs noções:
POSITIVO DA ELIMINATÓRIA: Cuco e Gondomar
NEGATIVO DA ELIMINATÓRIA: Beira Mar e Oliveirense