sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Sorteio da Taça UEFA
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Sp. Braga imparável
Considero que não foi um sorteio muito favorável nem para um nem para outro, mas. Mas vencedores e prognósticos "só depois do jogo".
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
V. Guimarães eliminado da LC
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
LS - 1ª Jornada
POSITIVO DA JORNADA
- Hulk. Já começa a assustar (e a lesionar) com as suas bombas. Mandou Mariano para o banco e marcou um golaço. Excelente estreia para quem só esteve 22 minutos em campo.
- Defesa do Sp. Braga. Impecável. Já soma 5 jogos sem um único golo sofrido, para além de ter marcado em todos. O onze inicial tem sofrido alterações, mas a regularidade da equipa não. Muito bom o começo de época do Braga.
- Lito Vidigal. Dos 4 treinadores estreantes foi o único que ganhou e logo contra um dos opositores directos na luta pela permanência.
- Semedo. Rápido e mexido, criou muitos problemas a Luisão. Marcou um golo ao Benfica porque estava no sitio certo à hora certa. Realizou uma exibição que agradou bastante. A época passada estava na 2ª Divisão, no Odivelas, o que pode pedir mais na estreia na Liga?
NEGATIVO DA JORNADA
- Defesa do Trofense. Desastrada. Muitas falhas em Alvalade e falta de atenção. Areias de 31 anos, que tem tido dispensas em cima de dispensas - FC Porto, Boavista, St. Liège, Celta Vigo, Belenenses - justificou sábado o porquê. Foi o pior jogador em campo. Valdomiro e Milton do Ó também estiveram mal. Em 2 jogos, o Trofense já sofreu 5.
- Leixões. O que disse a semana passada transita para esta. (TL) Exibições fracas e muitos erros defensivos (7 (!!!) golos sofridos em apenas 2 jogos). O problema desta vez foram as bolas paradas. Laranjeiro foi um bom reforço, mas só ele não deve chegar. Já agora, pergunto-me: não haveria lugar nesta equipa para Nuno Silva que está a dar cartas no Freamunde, que terminou contrato esta época, após empréstimo ao Espinho? Quanto a Wesley é abono da equipa.
- Académica. Não sou só eu, é o próprio treinador da equipa a dizê-lo. Uma exibição miserável e sem opções no banco. Sem ovos não se podem fazer omeletas e Domingos também já constatou isso.
COMENTÁRIO
- O Sporting arrancou bem para a Liga, depois da vitória moralizadora no Algarve. O adversário não ameaçou e a penalidade foi, reconhecidamente pelo próprio árbitro, mal marcada. Djaló é a figura de inicio de época. Tornou a marcar e esta época pode ser a de afirmação.
- O FC Porto não encantou, mas jogou q.b. para uma vitória tranquila, não fosse também o mau jogo do Belenenses. Lucho tornou a comandar as tropas, Raul não teve problemas a trinco. Mariano marcou o 1º na época e está bastante moralizado e a mostrar serviço. Contudo a pontaria está desafinada
- O Benfica depois de muito entusiasmo volta mais uma vez a falhar na 1ª jornada. Empatou em Vila do Conde e a exibição esteve longe da ideal. É verdade que Martins se lesionou e Fellipe Bastos não deu conta do recado, mas isso não justifica a partida mal conseguida. Já perdeu os 1ºs pontos e com uma defesa que não dá garantias. Já chamei a atenção disso. A direita continua mal servida e o entendimento de Luisão e Katsouranis não é o melhor. Se tivermos em conta que os maus arranques do Benfica não costumam ser bons prenúncios ...
LH - 1ª Jornada
POSITIVO DA JORNADA
- Boavista. Excelente resultado. Primeiro porque venceu e somou os 3 pontos. Segundo porque foi o 1º jogo que realizou ao contrário das restantes equipas. Terceiro porque foi o 1º jogo de Rui Bento. Quarto porque a pré época foi improdutiva, com o plantel a ser construído às pinguinhas e com muitas indefinições. Quinto porque foi em casa perante os adeptos. Sexto porque o adversário é fortíssimo e candidato à subida.
- Djalmir. Entrada de leão. Hack Trick logo a abrir e a ser decisivo numa vitória à "rasquinha" sobre o Estoril.
NEGATIVO DA JORNADA
- Sp. Covilhã. Má estreia. Depois do resultado satisfatório em Belém, a equipa perdeu por 2-0, com a defesa a meter água por todos os lados. João Real fez falta, mas só interessam os que lá estão e o mercado ainda não fechou.
- Estoril. Mais do mesmo. Eficaz na frente, um desastre atrás. Em 4 jogos, 6 golos marcados e 7 sofridos. Uma defesa por remendar.
domingo, 24 de agosto de 2008
David Blanco vence a Volta a Portugal
O melhor português foi Rui Sousa (Liberty), a 6m39 da liderança.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Liga Sagres 2008/09
Começa este fim de semana a Liga Sagres.
Os candidatos ao título são os 3 eternos: FC Porto, Sporting e Benfica.
Do Sporting e FC Porto já falei na antevisão da Supertaça. Quanto ao Benfica, arrumou a casa. Uma nova liderança, uma nova equipa técnica, novos jogadores, novos métodos ... enfim uma nova organização, que um dos seus maiores problemas estruturais. Este é (mais) um ano zero para os lisboetas. As exibições de pré época entusiasmaram e espera-se uma boa campanha.
Na luta pela Europa, V. Guimarães e Sp. Braga estão muito bem colocados, seguidos pelo V. Setúbal. Quanto aos outros, o costume: lutar pela permanência.
O que os adeptos esperam para esta nova época é golos, espectáculo e poucas polémicas.
Este fim de semana também fica marcado pelo arranque da Liga Vitalis.
Esta edição conta com um reforço de nome: o Boavista. Muito frágil, deverá sentir muitas dificuldades. Quanto à lua pela subida, Vizela, Gil Vicente e U. Leiria são os melhores colocados.
Domingo também começa a 2ª Divisão. Numa análise muito sintética, a série B promete. Candidatos não faltam (Sp. Espinho, Penafiel, U. Madeira, Amarante, Sanjoanense). A série A perdeu um pouco de interesse, dadas as recolações de equipas nas séries e a presença de 4 (em 12) equipas insulares. No série C, o Fátima é o grande favorito. Na D, sem Louletano e com algumas equipas com dificuldade financeiras, poder-se-á ter perdido competitividade. Mesmo assim, promete!
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Portugal 5-0 Ilhas Faroé
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Fiasco Olimpico II
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Vanessa Fernandes, prata em Pequim
domingo, 17 de agosto de 2008
TL - 2ª Eliminatória - 1ª Jornada
- P. Ferreira 2-1 E. Amadora
O P. Ferreira apresenta-se com uma nova equipa técnica. Após muitos anos de Mota, chega um estreante Paulo Sérgio. Bastante elogiado pelos seus métodos de trabalho na LH, chega à Liga com um plantel razoável. Mangualde, Luiz Carlos, Wesley e Peçanha foram as principais saídas. Conceição, Filipe e Ricardo e o regresso de Romeu (que brilhou no Portossantense)as principais entradas. Com dedicação, esforço, empenho e trabalho, a equipa não terá dificuldades em assegurar a permanência. No E. Amadora, o plantel parece-me demasiado jovem e inexperiente, estendendo-se até ao treinador. A equipa nesta fase inicial da época poderá demorar algum tempo até definir os titulares e sistema de jogo. Contudo, aguardo por muitas revelações de jogadores, dado que têm qualidade e talento. Neste jogo, William bisou, confirmando os dotes de goleador da época passada.
- Nacional 2-0 Trofense
O sucesso do Nacional depende da forma como a equipa for trabalhada. Houve muitas contratações, e grande parte delas de jogadores com valor. Contudo, haverá o tempo de adaptação e resta saber quanto tempo demorará a máquina a ser afinada. Este vitória será concerteza moralizadora. Alonso e Miguel Fidalgo (homem da casa que regressa após empréstimo ao U. Madeira) marcaram os golos. Do lado do Trofense, a maior parte dos jogadores já jogou na Liga, portanto não devem estranhar o ambiente. Estão quase todos bem cotados e espero uma época tranquila.
- Naval 3-2 Estoril
A Naval parte para esta época com muitos estrangeiros. Dos convocados para este jogo só 6 são portugueses. Não percebo o porquê desta quase "alergia" ao mercado nacional e à formação do clube. Dos reforços, alguns se há-de aproveitar (o ano passado só Diego Ângelo e Marcelinho). Dúvidas deixa-me a defesa lateral, devido à preponderância de M. Sérgio e China que saíram.. Marinho, Marcelinho e Baradji marcaram os golos. Quanto ao primeiro, vai iniciar pela 1ª vez a época na Liga e depois das boas indicações no Fátima, espero que seja a sua época de explosão. Quanto a Baradji, surpreendeu na estreia. Não espero muito desta Naval. O Estoril tem uma das melhores equipas da LH. O ano passado revelou agradáveis surpresas, prometendo o mesmo para esta época e Manuel Tulipa vai ganhando pontos. É candidato à subida e possui o melhor marcador da prova: Leandro.
- Belenenses 0-0 Sp. Covilhã
O Belenenses investiu (exageradamente) esta época no mercado brasileiro. Os jogadores desconhecidos do público português foram escolhidos pelo treinador. Não sei até que ponto é confiar de mais em Casimiro Mior. Acho que deve haver um equilíbrio nas escolhas (entre clube e treinador). Se este sai e as coisas não correm bem, como é que é? Acho um pouco imprudente. Saíram muitos jogadores e a equipa ainda está em construção. O Sp. Covilhã foi protagonista da 1ª chicotada psicológica. Depois da prestação medíocre no Vit. Setúbal, Hélio Sousa tem um bom desafio, com alguma margem e sem tanta pressão. Para a estreia, no Restelo, o empate é um bom resultado, depois do bónus dado pelo Boavista.
- Sp. Braga 4-0 Leixões
Um resultado e duas equipas com muito que se lhe diga. Começo pelo Sp. Braga, depois das 2 últimas épocas para esquecer, em todos os aspectos, surge em 2008/9 completamente renovado e modificado para melhor. Desde a gestão para o futebol, passando pela equipa técnica e plantel. Manteve os melhores jogadores (também é verdade que não houve compradores) e esta época está dar um "show". Em 4 jogos, 4 vitórias, 10 golos marcados e 0 sofridos. Fantástico. Na baliza, Eduardo já vem tarde e a sua competência acaba de ser premiada com a convocatória para a selecção. O quarteto defensivo é super eficaz, o meio campo muito seguro e consistente e na frente, Linz já marcou 4 golos e Matheus 2. Jorge Jesus tem tudo a correr nos "conformes" e tem uma grande oportunidade para subir degraus na carreira. Aposto neste Sp. Braga para uma grande época. Quanto ao Leixões, a época anterior foi o que foi e senão toma cuidado, esta época será ainda pior. Então neste jogo, o treinador José Mota deixa Beto no banco. Berger, o titular, fez uma péssima figura, sofrendo 4. Beto foi uma das revelações a época passada. Mota pagou demasiado caro esta opção descabida. Para além disso, porque é que Wesley só entrou ao 61', se aos 32' a equipa já perdia por 2-0. O plantel é pior que o da época anterior. O argumento da contenção não pega. Há por aí muitos jogadores baratos e talentosos à procura de uma oportunidade. Aliás, acho que o departamento de formação leixonense deve estar a sentir uma enorme frustração: como é que é possível não haver lugar na equipa para um único júnior? Estou a falar de um conjunto de 20 e tal jogadores que foram ao playoff, e que foram 4ºs do campeonato nacional a 33 (Cacheira foi dispensado). Os jovens juniores são jogadores baratos. No que diz respeito ao treinador, estou curioso para ver como Mota se safa fora da Mata Real. Até agora está a ser mau, mas ainda dou o beneficio da dúvida, que é cada vez menor A juntar a tudo isto, as más exibições de pré época, esta goleada de assustar qualquer um que praticamente elimina o Leixões da prova.
- Académica 1-1 Freamunde
Não me surpreende nem um pouco este empate. A Académica era teoricamente favorito, por ser da Liga e por jogar em casa. Porém olhando para o plantel constata-se que é dos mais fracotes. Muitos estrangeiros, de qualidade "vamos ver" e sem Hélder Barbosa. Uma defesa sem garantias, um guarda redes pelo qual o auge da carreira já passou há muito, um meio campo sem referências, mas a frente bem servida por Lito e Sougou (que marcou neste jogo). Domingos tem uma tarefa difícil. Sem ovos não se podem fazer omeletas, lá diz o ditado. Do lado do Freamunde, a defesa permeável neste inicio de época foi (bem) reforçada por Mangualde. Contudo repito que o ataque, a sua melhor arma o ano passado, sofreu duras baixas. O empate não fecha portas nem a um nem a outro.
Sistematizando,
POSITIVO DA JORNADA: William e Sp. Braga
NEGATIVO DA JORNADA: Berger (Leixões)
Michael Phelps, a figura olimpica
ST: Sporting bate FC Porto
O SPORTING venceu justamente o FC Porto ontem à noite por 2-0.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Antevisão da Supertaça
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Semana Europeia
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Fiasco olimpico I
Está a corresponder às minhas expectativas.
Na verdade só esperava mais de Telma Monteiro. Achei que lhe faltou humildade aquando do discurso de derrotada, em culpar a arbitragem da sua eliminação. No entanto, o 7º lugar é honroso, mas para a história contam as medalhas.
De resto, Tiago Venâncio, o nadador-modelo das passereles, não conseguiu melhor do que ser o último, João Pina não chegou ao pódio (7º), já para não falar nos outros.
Mais uma vez, os atletas portugueses deram o seu melhor, mas isso não chegou. Têm muita letra, mas na hora da verdade não ganham medalhas (no fundo é isso que interessa).
Só tenho ilusões com Vanessa Fernandes, Nelson Évora e Obikwelu. Mais ninguém.
sábado, 9 de agosto de 2008
Taça da Liga - 2ª mão da 1ª Eliminatória
Clubes eliminados: Portimonense, Feirense, Varzim, Boavista, D. Aves, Beira Mar e Santa Clara
Já previa estes resultados.
O Gil Vicente e o Vizela têm equipas fortíssimas, em contraponto com os algarvios e fogaceiros. Quanto aos primeiros realço desde logo a indisciplina: em 2 jogos, 2 cartões vermelhos e a defesa: 4 golos sofridos em apenas 2 jogos é mau. Quanto aos segundos ainda estão em adaptação fruto da incursão no mercado brasileiro. Muito trabalho para Pontes e Chaló. Quanto a U. Leiria e Varzim, duas equipas ao mesmo nível e equilibradas a avaliar pelo resultado escasso. Venceu a equipa mais eficaz. Na Vila das Aves, o D. Aves tentou e até venceu. Rui Miguel tornou a marcar mas foi infeliz nos penaltis. Quanto ao Freamunde, já apanhou 3 golos e teve sorte. Tó Figueira foi figura importante. Em Aveiro, o Beira Mar deu a volta por cima, com uma exibição mais consistente e segura, mas Artur, que na jornada passada marcou, falhou a penalidade decisiva e deu o passaporte para a próxima fase ao Gondomar. Em Olhão, Djalmir resolveu e deu a eliminatória ao Olhanense, eliminando ao Santa Clara. Quanto ao Sp. Covilhã, foi um sortudo, beneficiando da falta de comparência do Boavista.
Ficam:
POSITIVO DA ELIMINATÓRIA: Gil Vicente
NEGATIVO DA ELIMINATÓRIA: Portimonense
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Pequim 2008
domingo, 3 de agosto de 2008
Portugal vence o Mundialito
Portugal esteve a perder por 2-0, mas conseguiu empatar no segundo tempo, com dois golos de Madjer. No iniciou o último tempo, Portugal deu a volta com um golo de Bilro, mas de seguida o Brasil empatou.
Mesmo com muito poucos segundos para jogar Portugal não desistiu e Madjer voltou a fazer história, e justificou o troféu de Melhor Jogador e Melhor Marcador deste Mundialito, com oito golos, e marcou o 5-4, que seria o resultado final.