quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Liga Sagres - 6ª Jornada


O FC Porto venceu o Sporting por 1-0, deixando os leões com dois e importantes jogadores suspensos. Falcão marcou o golo. Na Luz, o Leixões foi um brinquedo nas mãos do Benfica e nos pés de Cardozo. Aliás, este jogador começou com problemas em relação ao falhanço de grandes penalidades, mas agora já é o melhor marcador do campeonato. Na Madeira, Carlos Carvalhal não resistiu à pressão e demitiu-se, enquanto a Naval festejou a sua 1ª vitória. Em Braga, estupenda a sorte, o mérito e os resultados da equipa. Veremos até quando dura...
O MELHOR DA JORNADA
  • Falcão
  • Kerrouche
  • Alan
  • Benfica
O PIOR DA JORNADA
  • Leixões
  • Rogério Gonçalves
  • V. Guimarães
  • Polga, Miguel Veloso e Paulo Bento
  • Carlos Carvalhal

sábado, 26 de setembro de 2009

Liga Vitalis - 5ª Jornada


Nesta jornada, os da frente empataram praticamente todos. Aproveitou o Portimonense, que se aproximou. Vivas para Lázaro Oliveira e o Penafiel, que ganhou pela 1ª vez. Aliás, se o equilíbrio é uma característica desta competição, esta ficou bem vísivel nesta ronda.

POSITIVO DA JORNADA
  • Lázaro Oliveira
    Chegou e ganhou! Nem mais, substituiu esta semana, surpreendentemente, Bruno Cardoso e com efeitos imediatos. A equipa finalmente arrecadou a sua 1ª vitória contra o Sp. Covilhã. Com este resultado, o Penafiel ascende ao 11º lugar.
  • Portimonense
    A derrota da semana passada foi superada e com muito sucesso. Vitória estrondosa sobre o super candidato ... Trofense. 0-3 na Trofa com golos de Ricardo Pessoa, Aragoney e Jorge Monteiro. O percalço da semana passada foi ultrapassado e o Portimonense já ascendeu ao topo.
  • Rui Varela.
    Marcou o golo do Beira Mar, garantindo a vitória, que dá o 4º lugar.
  • Freamunde
    Chegou-se à frente. Marco Cláudio está-se a revelar goleador e Jorge Regadas foi expulso pela enésima vez.
NEGATIVO DA JORNADA
  • Trofense.
    Está a surpreender pela ... negativa. Derrota com goleada pesada, em casa, frente a um candidato à subida. Ocupa um ingrato 14º lugar. Vítor Oliveira tem a vida muito complicada...
  • Ricardo Formosinho
    Os resultados não aparecem numa das equipas que mais cedo apresentou o plantel para esta época. Ocupa o último lugar e ainda não ganhou. Formosinho (mais uma vez) desiludiu, depois de ter estado mal no Santa Clara.
  • Varzim.
    A equipa não avança. Tornou a perder...

domingo, 20 de setembro de 2009

Liga Sagres - 5ª Jornada

Na ressaca europeia, moralizadora para Sporting e Benfica, os 3 grandes terão jogos muito complicados e interessantes.

Ontem à noite, o Leixões venceu o V. Guimarães por 3-1.
Comecemos pelos primeiros. O
Leixões na época passada fez uma péssima 2ª volta, fruto da saída de Wesley. No final do campeonato, Elvis, Bruno China e Beto disseram Adeus! O desafio era formar uma equipa nova e para isso, os responsáveis recorreram ao mercado ... sul americano. Por isso, a equipa está naturalmente em construção e conseguiu finalmente a 1ª vitória à 5ª jornada.
Em
Guimarães, já referi numa jornada anterior que esta equipa está abaixo do que se esperava. Muitos gastos, muita expectativa, muitos jogadores, mas com poucos resultados. Nelo Vingada está a ver a sua vida a andar para trás (1/3 dos ptos possíveis).

POSITIVO DA JORNADA

  • V. SETÚBAL

Azenha saiu e a equipa ganhou. Numa semana muito complicada, em que o treinador flop custou a sair (deixando a imagem de um homem agarrado alô poder e de só pensar em dinheiro), mas o seu afastamento foi muito saudável para a equipa. Ganhou, pela primeira vez, e logo fora. A equipa foi orientada por Joaquim Serafim e cumpriu. Kazmierczark, que foi a “ovelha negra” dos últimos dias marcou o único golo da tarde. Sem dúvida, uma jornada muito positiva para o Vitória

  • ALAN

Surpresa das surpresas, o líder isolado continua a ser o Sp. Braga. Depois de vencer em Alvalade, os comandados de Domingos venceram em casa o campeão nacional, FC Porto. Alan marcou o golo solitário e por si só já é motivo para ser um dos, senão o homem da jornada. Para além do brasileiro, Mossoró, Hugo Viana e Eduardo merecem igualmente destaque. Veremos até quando aguenta a equipa, mas lá que o “intrometimento” do Sp. Braga na luta pelos primeiros lugares é positiva para o futebol português, isso é.

  • LEIXÕES

Ao fim de 5 jogos, surgiu a primeira vitória e logo uma goleada. O facto de só surgir numa fase tão adiantada justifica-se pelo facto da equipa ter de ser construída de raiz…

  • EDGAR

O avançado ex FC Porto bisou e deu a vitória, que à muito escapava, ao Nacional. A escassez de bons resultados no campeonato já começava a preocupar, mas Edgar resolveu o problema.

NEGATIVO DA JORNADA

  • FC PORTO

Bem derrotado em Braga. A equipa jogou mal, fez uma péssima exibição, onde nenhum jogador escapou, então Guarin… Contudo, esta semana servirá para corrigir os erros deste jogo, que foi a pior reacção que a equipa podia ter à derrota de Londres.

  • ROGÉRIO GONÇALVES

Quando o seu nome foi anunciado para treinador da Académica houve muita, melhor, demasiada contestação. Um dos adjuntos da direcção até se demitiu e pelos vistos tinha razão. O tempo está-lhe a dar. Três meses depois e depois de decorridas 5 jornadas, a equipa não ganha e não larga o último lugar, de onde nunca saiu. Trabalho insatisfatório que coloca RG como o principal candidato à próxima “chicotada psicológica”

FOTOGRAFIAS

Há fotografias e fotografias. Pesquisando no site da Lusa encontrei esta de Beto, defesa central do Belenenses, ou mais conhecido, pela sua vida social, que as revistas portuguesas tanto gostam de explorar. Nesta foto vê-se Beto a levar com o spray "milagroso" nas suas partes mais sensiveis, mas com os calções para baixo para quem quisesse fotografar. Quem disse que era só a sua ex-mulher que fazia tudo para aparecer.

Liga Vitalis - 5ª Jornada

Nesta jornada, o Portimonense foi surpreendido em casa, pelo Gil Vicente, ao ser goleado sem mácula nem piedade por 0-3. Os restantes candidatos não se fizeram rogados e a Oliveirense também lá mete o bico.

POSITIVO DA JORNADA

FRANCISCO CHALÓ

Elejo-o o treinador da jornada, porque é líder e porque venceu outro dos candidatos à subida, o Trofense (sobre quem já goza de vantagem no confronto directo). O jogo adivinha-se muito complicado e nem nas melhores previsões, estava um resultado tão volumoso. Um golo na PB, outros de Roberto e de Renato Queirós fizeram o fantástico 3-0. Chaló tem um trabalho muito bem feito.

HUGO VIEIRA

Não é muito justo eleger só este jogador do Gil Vicente nos destaques da jornada, mas este tem mais mérito que os restantes por ser um jovem jogador à procura do de um lugar ao sol numa praia lotada. Tem vinte e poucos anos (21) e veio do modesto Santa Maria, dos distritais de Braga. Chegou, viu e em 5 jogos, já marcou 2 golos. É um jogador que promete. Rui Pedro e Sandro marcaram os restantes golos. O Gil Vicente de Rui Quinta começa-se a assumir como candidato à subida

MOREIRA

Talvez a melhor e mais acertada contratação da Oliveirense. É o melhor marcador da equipa e o “ganha-pão” desta equipa, pois o (grande) responsável pelo 5º lugar que a equipa ocupa. Moreia já tinha dado nas vistas no Sp. Espinho, mas a ida para Vizela foi um passo atrás na carreira. Tem 27 anos, mas ainda vai a tempo de progredir na carreira.

VARZIM e D. AVES

Conquistaram a sua primeira vitória ao fim de 5 jornadas. Mendes marcou o golo do Varzim, enquanto Vinicius e Paulo Pereira (2) marcaram para o Aves.

NEGATIVO DA JORNADA

D. CHAVES, PENAFIEL E ESTORIL.

Os repescados e o Estoril (com o plantel que tem também pode ter “esse estatuto”) são as equipas que estão a ter mais dificuldades neste arranque de época. Ainda não ganharam…

TROFENSE

O super candidato está a ter um arranque muito tímido, mas “o primeiro milho é para os pardais” e muita água vai correr debaixo da ponte.

sábado, 19 de setembro de 2009

Liga Sagres - 5ª Jornada


Na ressaca europeia, moralizadora para Sporting e Benfica, os 3 grandes terão jogos muito complicados e interessantes.

Ontem à noite, o Leixões venceu o V. Guimarães por 3-1.
Comecemos pelos primeiros. O Leixões na época passada fez uma péssima 2ª volta, fruto da saída de Wesley. No final do campeonato, Elvis, Bruno China e Beto disseram Adeus! O desafio era formar uma equipa nova e para isso, os responsáveis recorreram ao mercado ... sul americano. Por isso, a equipa está naturalmente em construção e conseguiu finalmente a 1ª vitória à 5ª jornada.
Em Guimarães, já referi numa jornada anterior que esta equipa está abaixo do que se esperava. Muitos gastos, muita expectativa, muitos jogadores, mas com poucos resultados. Nelo Vingada está a ver a sua vida a andar para trás (1/3 dos ptos possíveis).

domingo, 13 de setembro de 2009

Liga Sagres - 4ª Jornada

As primeiras jornadas do campeonato evidenciam o mais lógico e natural: os que melhor se preparam e reforçaram para o campeonato de topo estão a dominar e a derrotar os que pior se preparam. FC Porto e Benfica estão a esmiuçar V. Setúbal, Naval, Belenenses e Leixões.
Surpreendido? Não.

COMENTÁRIOS
  • APRÍGIO SANTOS
    O plantel da Naval é dos piores do campeonato. A saída de dois dos melhores jogadores (Paulão e Marcelinho) foi compensada com ... alguns jovens franceses sem nenhuma experiência, nem no futebol, nem na vida, nem sequer na vida.
    A culpa não é só do treinador, é de quem reforçou tão mal a equipa. Os resultados estão à vista.
    Porém, quando Ulisses saiu, vários jogadores queixaram da desmotivação que vive o grupo. Será Augusto Inácio o salvador?
  • CARLOS AZENHA
    A culpa do descalabro não é só dele, mas claro que também a tem.
    O plantel está desmotivado e tem pouca qualidade, mas quem é que o mandou dispensar o Elias? O Bruno Ribeiro?
    Hoje a equipa tornou a ser um desastre e mais uma golada sofrida. Porquê manter o Kazmierczack em campo? Porquê ser ele a marcar a grande penalidade?
    Azenha tem vindo a desiludir. Não basta perceber muito de teoria de futebol e bons estágios e professores. É preciso ter matéria prima para aplicá-la e isso não acontece no V. Setúbal esta época. A ideia parece ser imitar José Mourinho - com poucos jogadores e desconhecidos fazer muito. Mas o Vitória não é o Porto (o melhor argumento para justificar a minha tese é a motivação de Kaz)...
    Será o próximo a sair?