- Falcão
- Kerrouche
- Alan
- Benfica
- Leixões
- Rogério Gonçalves
- V. Guimarães
- Polga, Miguel Veloso e Paulo Bento
- Carlos Carvalhal
Na ressaca europeia, moralizadora para Sporting e Benfica, os 3 grandes terão jogos muito complicados e interessantes.
Ontem à noite, o Leixões venceu o V. Guimarães por 3-1.
Comecemos pelos primeiros. O Leixões na época passada fez uma péssima 2ª volta, fruto da saída de Wesley. No final do campeonato, Elvis, Bruno China e Beto disseram Adeus! O desafio era formar uma equipa nova e para isso, os responsáveis recorreram ao mercado ... sul americano. Por isso, a equipa está naturalmente em construção e conseguiu finalmente a 1ª vitória à 5ª jornada.
Em Guimarães, já referi numa jornada anterior que esta equipa está abaixo do que se esperava. Muitos gastos, muita expectativa, muitos jogadores, mas com poucos resultados. Nelo Vingada está a ver a sua vida a andar para trás (1/3 dos ptos possíveis).
POSITIVO DA JORNADA
Azenha saiu e a equipa ganhou. Numa semana muito complicada, em que o treinador flop custou a sair (deixando a imagem de um homem agarrado alô poder e de só pensar em dinheiro), mas o seu afastamento foi muito saudável para a equipa. Ganhou, pela primeira vez, e logo fora. A equipa foi orientada por Joaquim Serafim e cumpriu. Kazmierczark, que foi a “ovelha negra” dos últimos dias marcou o único golo da tarde. Sem dúvida, uma jornada muito positiva para o Vitória
Surpresa das surpresas, o líder isolado continua a ser o Sp. Braga. Depois de vencer em Alvalade, os comandados de Domingos venceram em casa o campeão nacional, FC Porto. Alan marcou o golo solitário e por si só já é motivo para ser um dos, senão o homem da jornada. Para além do brasileiro, Mossoró, Hugo Viana e Eduardo merecem igualmente destaque. Veremos até quando aguenta a equipa, mas lá que o “intrometimento” do Sp. Braga na luta pelos primeiros lugares é positiva para o futebol português, isso é.
Ao fim de 5 jogos, surgiu a primeira vitória e logo uma goleada. O facto de só surgir numa fase tão adiantada justifica-se pelo facto da equipa ter de ser construída de raiz…
O avançado ex FC Porto bisou e deu a vitória, que à muito escapava, ao Nacional. A escassez de bons resultados no campeonato já começava a preocupar, mas Edgar resolveu o problema.
NEGATIVO DA JORNADA
Bem derrotado em Braga. A equipa jogou mal, fez uma péssima exibição, onde nenhum jogador escapou, então Guarin… Contudo, esta semana servirá para corrigir os erros deste jogo, que foi a pior reacção que a equipa podia ter à derrota de Londres.
Quando o seu nome foi anunciado para treinador da Académica houve muita, melhor, demasiada contestação. Um dos adjuntos da direcção até se demitiu e pelos vistos tinha razão. O tempo está-lhe a dar. Três meses depois e depois de decorridas 5 jornadas, a equipa não ganha e não larga o último lugar, de onde nunca saiu. Trabalho insatisfatório que coloca RG como o principal candidato à próxima “chicotada psicológica”
FOTOGRAFIASNesta jornada, o Portimonense foi surpreendido em casa, pelo Gil Vicente, ao ser goleado sem mácula nem piedade por 0-3. Os restantes candidatos não se fizeram rogados e a Oliveirense também lá mete o bico.
POSITIVO DA JORNADA
FRANCISCO CHALÓ
Elejo-o o treinador da jornada, porque é líder e porque venceu outro dos candidatos à subida, o Trofense (sobre quem já goza de vantagem no confronto directo). O jogo adivinha-se muito complicado e nem nas melhores previsões, estava um resultado tão volumoso. Um golo na PB, outros de Roberto e de Renato Queirós fizeram o fantástico 3-0. Chaló tem um trabalho muito bem feito.
HUGO VIEIRA
Não é muito justo eleger só este jogador do Gil Vicente nos destaques da jornada, mas este tem mais mérito que os restantes por ser um jovem jogador à procura do de um lugar ao sol numa praia lotada. Tem vinte e poucos anos (21) e veio do modesto Santa Maria, dos distritais de Braga. Chegou, viu e em 5 jogos, já marcou 2 golos. É um jogador que promete. Rui Pedro e Sandro marcaram os restantes golos. O Gil Vicente de Rui Quinta começa-se a assumir como candidato à subida
MOREIRA
Talvez a melhor e mais acertada contratação da Oliveirense. É o melhor marcador da equipa e o “ganha-pão” desta equipa, pois o (grande) responsável pelo 5º lugar que a equipa ocupa. Moreia já tinha dado nas vistas no Sp. Espinho, mas a ida para Vizela foi um passo atrás na carreira. Tem 27 anos, mas ainda vai a tempo de progredir na carreira.
VARZIM e D. AVES
Conquistaram a sua primeira vitória ao fim de 5 jornadas. Mendes marcou o golo do Varzim, enquanto Vinicius e Paulo Pereira (2) marcaram para o Aves.
NEGATIVO DA JORNADA
D. CHAVES, PENAFIEL E ESTORIL.
Os repescados e o Estoril (com o plantel que tem também pode ter “esse estatuto”) são as equipas que estão a ter mais dificuldades neste arranque de época. Ainda não ganharam…
TROFENSE
O super candidato está a ter um arranque muito tímido, mas “o primeiro milho é para os pardais” e muita água vai correr debaixo da ponte.