quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Antevisão Liga Orangina/Taça da Liga

Este fim de semana começa a Taça da Liga, com os planteis das equipas da Liga de Honra muito incompletos. Vamos a análise individual.

Leixões
O Leixões vem de uma época fracassada. Alertamos vezes sem conta para os erros na construção do plantel. Jogadores fracos, que vieram de clubes e campeonatos desconhecidos deram numa descida sem piedade. Para esta época, o treinador é Augusto Inácio, que até já foi campeão nacional. É surpreendente as voltas que a vida dá. Há 10 anos estava no céu, a treinar clubes de topo. Ultimamente tem-se resignado a lutar pela permanência e subida de Beira Mar, Naval e agora Leixões. Quanto ao plantel, o desta época é mais remediado e, no seu conjunto, mais equilibrado que o do ano passado. Se é verdade que saíram Joel, Zé Manuel, Didi, Braga, Hugo Morais, entre outros; entraram Oliveira, Tales e Eder. O Leixões é candidato à subida, pois apesar do plantel não ser grande coisa, o da concorrência não é muito melhor.

Belenenses
Outra equipa que fez uma lavagem. Novo presidente, novo treinador (um homem da casa) e novos jogadores. É de enaltecer a aposta maciça na Formação do clube. O Belenenses deve ser das equipas com mais jogadores formados internamente dos 32 clubes profissionais. Ainda assim, nem sempre juventude e ter ex-juniores é sinónimo de equipa competitiva. Miguel Rosa e André Martins são os melhores reforços, enquanto que, infelizmente, saíram praticamente todos os melhores jogadores da época passada (Zé Pedro, Cândido Costa, Lima, Miguelito, Fajardo e Yontcha). Com isto, conclui-se que esta equipa ainda precisa de ser necessariamente (bem) reforçada. Apesar da ter a mística, a paixão e a sede de vitórias dos jogadores e adeptos, neste momento só isso não chega.

D. Aves
É óbvio candidato à subida (bem melhor apetrechada que Leixões e Belenenses). A venda de João Silva gerou fundos que permitem este investimento no campeonato. Os 11 reforços são todos do mercado nacional e com provas dadas. Quanto a saídas para além da transferência milionária e excepcional de João Silva, dos veteranos Sérgio Nunes e Pedro Geraldo, o Aves perdeu também Severino. A equipa técnica mantém-se e há ambição suficiente para atacar a subida.

Estoril
Esta equipa é estranha, pois é um clube-empresa onde o campeonato serve de montra para venda com o fim último de obter lucro. A mística é zero, os adeptos devem ser mínimos, já para não falar nas audiências de Tv e espectadores nos jogos. Correrá o Estoril o risco de se tornar um clube fantasma? Bem, o seu plantel é quase 100% novo, quase só com jogadores brasileiros e ... desconhecidos (até o treinador...). Porém, dá alguma confiança o facto da Traffic não querer apostar em maus jogadores, pois isso não iria de encontro aos seus interesses. Aliás, da época passada é curioso observar que só três jogadores da empresa foram "promovidos": Jardel, Lulinha e Ismaily para a Liga Sagres. Por falar em promoções, que valor terão os jogadores das camadas jovens do clube? Do plantel só há um sénior de 2º ano formado no clube: Joãozinho.

Fátima
A equipa satélite do Benfica tem um nº exagerado de jogadores emprestados pelo SLB: 9. É muita gente. Esta modelo estratégico tem vantagens, como a redução de custos; mas desvantagens como o excesso de juventude e de dependência face a terceiros. Até o treinador vem do Benfica: Diamantino Miranda, o que dadas as circunstâncias até é benéfico. Esta equipa deverá lutar pela permanência.

Feirense
O Feirense mudou onde devia mudar: o treinador. Jovem, ambicioso e com subidas no currículo. Mesmo assim, não será o suficiente. Tales e Adilson foram as principais saídas, enquanto não houve nenhuma entrada particularmente relevante. O Feirense deverá fazer um campeonato tranquilo, na primeira metade da tabela. Talvez não fosse má ideia recorrer a empréstimos dos grandes. A receita resultou com Portimonense e Beira Mar, mas não é habitual na direcção de Rodrigo Nunes. Por falar nele, espera-se que não cometa o mesmo erro da época passada quando dispensou Francisco Chaló, o que lhe custou uma eventual subida.

Freamunde
Devagar lá vai construindo o plantel. É para lutar pela permanência. Nicolau Vaqueiro é o homem que vai lutar por esse objectivo. Bertinho e Cascavel são baixas de vulto, mas outros nomes aparecerão. O plantel ainda incompleto.

Gil Vicente
O seu plantel não é tão agreste em parcerias como o do Estoril, mas também não é lá muito entusiasmante. Não se conhece a qualidade dos jogadores, nem a sua valia. Paulo Alves costuma ter olho, mas não se pode deixar de lamentar a preferência pelo mercado externo.

Oliveirense
Um plantel ainda muito longe de estar acabado e por isso não permite tirar grandes prognósticos, até porque esses só no fim do jogo. Mesmo assim, o clube tem tido muitos jogadores à experiência e os reforços amealhados até agora são bons. No ano passado, ninguém dava um tostão pela Oliveirense (um plantel curto e remendado), esteve até à última a lutar pela subida. Por isso, vamos esperar para ver.

Penafiel
O essencial mantém-se nesta equipa, após uma repescagem à última da hora e um último terço muito conseguido na época passada. O campeonato prevê-se tranquilo.

Santa Clara
Após duas épocas a "morrer na praia", o clube tem uma cara lavada: nova direcção, novo treinador e novos jogadores. A espinha dorsal da equipa foi totalmente desfeita. Os bons jogadores saíram todos. Por isso, temos uma equipa nova com 19 reforços. Destaque para Alex, Jorge Monteiro e Tengarrinha (FCP) e Amido Baldé (SCP) pois são os que mais garantias parecem dar.

Sp, Covilhã
João Pinto estreia-se num clube pequeno e sem pressões e tem motivos para estar optimista. O plantel é pequeno, com jogadores rotinados neste campeonato e com boas referências. Contudo, ainda precisa de retoques.

Trofense
Não nos parece que esta equipa vá longe (suba). A seguir ao Gil Vicente, é a que mais reforços foi buscar ao Brasil. Chico, Zé Manuel e João Dias são os reforços que se aproveitam, enquanto dois juniores foram promovidos. Dá a sensação que falta algo a aquele plantel...

Varzim
Mais uma vez o Varzim conseguiu saldar tudo a tempo e horas e inscrever-se. Esta semana teve a boa notícia: vai receber 440.000€ pela transferência de Bruno Alves. Capital, esse, que deve ser aplicado no principal entrave ao seu crescimento: saldar dívidas. Este ano e mais uma vez, a aposta na Formação vai ser intensa e estes milhares são a prova de que a prazo, poderá ser o sustento da organização.

Arouca
O clube tem crescido imenso nos últimos anos. Desde que o estádio foi construído e Carlos Pinho assumiu a direcção, que o clube só tem subido desde os distritais até à Liga de Honra. O treinador da estreia é o da subida: Henrique Nunes. o plantel sofreu uns retoques mantendo-se a base. Pode conseguir a permanência, necessitando ainda de mais uns reforços...

Moreirense
Idem, mas com uma ressalva para a baliza: saiu uma das jóias da coroa: Ricardo para o Leixões.

Sem comentários: