segunda-feira, 21 de julho de 2014

O aparecimento da Sporting TV e o problema da Sport TV no médio prazo

Ponto prévio: na minha televisão por cabo não tenho Sporting TV, por isso não vou avaliar o conteúdo mas a estratégia.

Nos último anos, verificamos que os três grandes têm o seu canal de televisão e isso é bom. Dá autonomia aos clubes para se mostrarem (o que querem e o que lhes convém), permite-lhes fazer publicidade gratuita e realizar alguns encaixes financeiros com os direitos vendidos às operadoras.

O Benfica foi mais audaz e pioneiro ao centralizar no seu canal os direitos televisivos da sua equipa e da liga inglesa. Pelo que parece e até agora tem tido sucesso. Embora não haja dados dos clientes que são particulares e dos que são cafés/restaurantes, o Benfica libertou-se da SportTV. O FC Porto e o Sporting a médio prazo, quando os contratos com a Sport TV terminarem, poderão fazer o mesmo.

Nestes casos, o público alvo é o mesmo da Benfica TV: adeptos do clube e cafés/restaurantes. A maioria dos adeptos não está pagar pela Benfica TV nem irão pagar pela Sporting TV nem pelo Porto Canal. Para quê? Consegue-se ver os jogos  nos sites piratas e passados segundos do jogo acabar, há 5 canais a transmitir o resumo dos jogos.

O que determinará se os esses canais transmitirão os seus jogos?
Na nossa opinião, os resultados da Benfica TV. Esta é a cobaia. Se as suas receitas líquidas forem superiores àquelas que o FC Porto e o Sporting estão a vender à Sport TV não há grandes dúvidas que vão transmitir os jogos nos seus canais.


E o que vai acontecer à Sport TV? Desaparecer, pois sem venda de jogos para canais abertos e sem audiência nos jogos sem os três grandes, não será solvente. E Joaquim de Oliveira? Depois de anos a fio a lucrar com este negócio (os montantes de revenda à TVI que se falava há uns anos atrás eram muito elevados), e com a Controlinveste tomada pelos credores e novos investidores angolanos, poderá ser o fim de um império.

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