domingo, 10 de abril de 2016

Liga NOS - 29ª jornada

Nesta jornada, decidiu-se quem vai à Liga dos Campeões e ao respetivo play-off, com o FC Porto a descer do fundo, ao -1. Mais uma derrota, desta vez em Paços de Ferreira. Valha o Sp. Braga que marcou passo. Já o Benfica e o Sporting cumpriram as suas obrigações. No fundo da tabela, o Tondela continua a dar sinais que está vivo.




- Sporting
Jogo fácil frente ao Marítimo, que até permitiu dar minutos aos jogos da equipa B Matheus Pereira e Gelson Martins. Os golos apareceram naturalmente: William Carvalho (finalmente marca!), Teo Guttierrez e Slimani. Nesta jornada, o Sporting praticamente garantiu o acesso direto à Liga dos Campeões.

- Diogo Jota
Tem 19 anos, formado no próprio Paços de Ferreira e já marcou 10 golos. Um caso raro que enche de orgulho e com um futuro promissor.

- Tondela
De despromovido a renascido.  Em 2 jornadas, 2 vitórias que podem alterar o rumo. Não há margem para erro. Desta vez não foi Natahn, foram os centrais que deram a volta a Soares que marcou na própria baliza. A questão é: ainda vai a tempo de evitar a despromoção?

- Pedro Nuno
Tem história para contar aos filhos: realizou o seu sonho de marcar ao Benfica. Pena não ter servido de nada.

- Jimenez
Saiu do banco para resolver a partida. Em 5 minutos dentro de campo, concretizou o golo que valeu 3 pontos e mais um passo rumo a campeão. Não está a ser fácil o percurso do jogador mais caro do campeonato, mas aos poucos vai cumprindo o seu papel. Pizzi esteve perto de marcar e Mitroglou (o melhor reforço do nosso campeonato) marcou.
 
- Iuri Medeiros
O melhor do Moreirense frente ao Sp. Braga. Um ótimo jogador.




- FC Porto
PdC disse que o clube tinha batido no fundo e que agora ia começar a pré época. Esta começou mal. O FC Porto tornou a perder! José Peseiro nesta jornada arriscou ao deixar as estrelas caras Brahimi e Aboubakar fora do onze inicial, promovendo Varela e Suk . Coragem do treinador.
Não foi foras as ausências nem de um, nem de outro que ditaram a derrota. Foi um falhanço de Layun. Foi a falta de inspiração. Foi o azar de ter um guarda redes em noite sim pela frente. Foi a ineficácia. Foi a ausência de André André A equipa está em crise.
- Sérgio Oliveira aproveitou a oportunidade. O melhor do FC Porto e dos pouco que está a aproveitar a oportunidade que o treinador está a dar.
- André Silva continua a ser lançado quando a equipa está em crise ou desesperada para marcar. Certamente não é uma pressão positiva para o avançado.
- A entrada de José Angel. Não percebi a substituição que José Peseiro fez de Chidozie (central) por Angel (um lateral esquerdo). Quer dizer, percebo a saída do central que já estava amarelado. Mas porque entrou um defesa e ficou Marega no banco quando a equipa estava a perder?

- Académica
Percebemos , mais uma vez, porque razão a Académcia está em zona de descida: a defesa é ruína.

- V. Setúbal
Há longas jornadas sem ganhar e sem Suk, vai vivendo dos golos do japonês e do que conquistou na primeira volta. Mas atenção, que a zona de descida está próxima, apesar da concorrência não ter vencido.

- Estoril
Apenas um português me campo: Afonso Taira. O que é que uma equipa assim constituída acrescenta ao futebol português?

Rui Vitória
(Benfica)

Sem comentários: