O ano de 2018 mas infelizmente perspetiva-se a continuação do clima crispado no futebol.
As polémicas, os comentadores televisivos extremistas e mal criados, os emails e a suspeita sobre a arbitragem deverão prevalecer novamente sobre o espetáculo e o futebol propriamente dito.
As estrelas de 2018 continuarão a ser os diretores de comunicação e não os jogadores nem os treinadores.
É uma pena.
Do ponto de vista desportivo, o Benfica começa o ano mais pressionado depois de um mês de Dezembro negro, onde apenas luta pelo campeonato. A vida está complicada para o treinador, mas tudo vira se se reforçar bem em Janeiro e ganhar o campeonato.
O FC Porto segue em todas as competições e exige-se títulos. Com um plantel curto, espera-se que em 2018 continue condicionado pelo fair play devido a erros de gestão de anos anteriores. Até agora está a correr bem, mas ainda não ganhou nada.
Do Sporting, espera-se o mesmo que o FCP, i.e., títulos e vitórias. Não ganha nada desde que Jorge Jesus chegou, vai fazer três anos.
Dos outros clubes espera-se mais do mesmo: o Sp. Braga como quarto grande. O V. Guimarães com a irregularidade habitual e tudo o resto é paisagem. Infelizmente não deverão ir mais adeptos aos estádios nem se espera que nenhum clube extra os big5 se afirme.
Para 2018, preocupa-me a influência dos investidores estrangeiros, em clubes de pequena dimensão. O crime das suspeição da viciação de apostas e corrupção pode ser uma consequência disso mesmo. A maioria dos "investidores" têm origem desconhecida ou com nenhuma ligações a Portugal e financiam pequenos clubes, sem que se perceba as intenções e potencial rentabilidade. Em 2018, com a investigação a decorrer e com dirigentes com mais olhos que barriga poderá haver novidades.
Nas modalidades, espera-se um crescimento do futebol feminino pela entrada (para já) do Benfica e pela aposta da FPF na modalidade e pelo crescimento das modalidades. Se em 2017, o Sporting apostou no voleibol e o Braga no atletismo, em 2018 os resultados estarão à vista. Enquanto isso, o FC Porto vai-se deixando adormecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário