domingo, 5 de maio de 2019
Sp. Braga campeão de fut feminino (Análise)
À terceira foi de vez!
Ao fim de três anos, o Sp. Braga sagrou-se campeão nacional de futebol feminino.
Vamos ao início da época.
António Salvador manteve a aposta no futebol feminino mas foi obrigado a alterações forçadas. Se por um lado manteve o treinador Miguel Santos, perdeu várias jogadoras para o Benfica (no caso de Sílvia Rebelo até foi um favor que o Benfica fez) e ainda Andreia Norton. Para colmatar essas falhas, foi contratar jogadores estrangeiras, com outra rodagem e experiência.
Foi uma aposta feliz. O Braga venceu logo a Supertaça, com a sorte na lotaria dos penalties. Ao longo do campeonato não vacilou e foi mais forte no confronto direto com o Sporting, algo que não conseguiu no passado.
Hoje sagrou-se campeão nacional. Vem para o Norte e é inédito. Parabéns ao Braga.
O Sporting manteve a sua estrutura, mas alguns erros táticos e de opção (Diana Gomes no banco?) fizeram tremer a equipa no confronto direto e na Madeira (empate comprometedor). Por outro lado, apostou em jogadoras sérvias quando os maiores talentos estão na América.
Do lado da direção, notou-se um certo abandono que se refletiu na crença da equipa na hora H. Esta época e ao contrário das anteriores (com Bruno de carvalho), esta Direção nunca permitiu que as leoas jogassem no estádio de Alvalade.
Dos restantes clubes, as descidas de Vilaverdense e Boavista têm justificação.
O Boavista perdeu as suas melhores jogadoras para a Ovarense e Valadares. Quando construiu o seu plantel, já foi tarde. Já não havia jogadoras de qualidade disponíveis, fazendo refletir a negligência da Direção do clube na gestão do plantel.
Do lado do Vilaverdense, também foi delapidado pelo Benfica e pelo Braga. Acredito que ambos virão mais fortes.
Destaque ainda para a presença de quatro treinadoras. É pouco, mas mais que no passado: Alfredina Silva, Paula Pinho, Mara Vieira e Madalena Gala.
Aliás, Mara Vieira protagonizou um cenário nada recorrente por estas bandas: estar grávida! :)
Descem duas equipas do Norte, mas sobe o Benfica (e que vai jogar para ser campeão na próxima época) e outra equipa que ainda está por apurar (Cadima, Grijó ou Amorim)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário