quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Apontamentos - 14 de Agosto de 2014

- Quem manda no futebol português?
O caso Doyen vs Sporting é o primeiro caso a sério das consequências que o peso cada vez maior dos "fundos"/"parceiros" começam a ter no futebol português. Quem manda no futebol? As SAD's que vivem em bicos de pés para serem competitivas recorrem a todo o tipo de financiamentos (o bancário já acabou), os "fundos" que começam agora a sustentar os planteis, os agentes (Jorge Mendes faz e desfaz nos principais clubes em Portugal)? Uma reflexão que é necessário fazer, já que a situação está a mudar? O dinheiro fica sempre à frente e o sócio pagante para trás.

- Benfica depois da Supertaça
O Benfica venceu a Supertaça, ganhando confiança. O Rio Ave era um adversário fácil e o standard da maioria dos adversários que o Benfica terá no campeonato. O problema chama-se Liga dos Campeões (Além de FCP, SCP e SCB), para a qual o actual plantel não oferece confiança suficiente. Salvam-se Enzo Perez, Gaitan e Luisão, mas estes estão por um fio. Por incrível que pareça, até o mais valiosos da equipa B (Cavaleiro e Bernardo Silva) foram para outras paragens.

- Ruben Neves, a surpresa.
É mesmo! A formação do FC Porto, nos últimos 10 anos tem sido zero exponenciada. Criam-se projectos, chamam-se nomes interessantes ("Dranon Force") e criam-se equipas B's, mas na hora da verdade e mesmo com treinadores portugueses, a aposta tem sido praticamente nula. Porém, esta época, um espanhol, tem potenciado um júnior portista: Ruben Neves. Para já, tem tido minutos nos jogos a feijões e foi convocado para a primeira jornada. Pode não jogar, mas ao menos está lá.

- Bruno de Carvalho mão de ferro
As ausências de Rojo e Slimani não são boas notícias para Marco Silva, pois são dos melhores jogadores do Sporting. No entanto, abrirão espaços para outros jogadores mais "escondidos" se mostrarem: Montero tem razões para sorrir.


Sem comentários: